A Caça ao Tesouro

Exibição:
27/03/1991 – 02/08/1991 (RTP 1)

Número de sessões:
90

Apresentação:
Luís de Matos

Autoria:
Álvaro de Magalhães

A Caça ao Tesouro é um concurso para dois que pretende estabelecer a união entre os tradicionais jogos de tabuleiro e o computador, tendo como pano de fundo uma ilha que esconde um fabuloso tesouro. Os concorrentes jogam através de dois computadores, onde acionam um dado eletrónico (com apenas três faces).

O percurso, com um limite de 15 jogadas para cada um, inicia-se no mar. Aqui, as caravelas dos dois aventureiros podem passar por lugares onde se encontram arcas afundadas. Estas podem conter prémios, mas também estar infetadas por um terrível vírus.

Após fazerem a sua prospeção por mar, os exploradores tentam aportar, mas têm de encontrar um ponto de passagem, pois nem todas as casas permitem o desembarque na ilha.

Já em terra, para além da arca do tesouro (com prémios no valor de 500 contos), pode ainda ser encontrada uma sereia, também ela oferecendo um valioso prémio. Há, contudo, a possibilidade de aparecer o fantasma do pirata, que lançará um poderoso sortilégio capaz de levar o desprevenido concorrente de volta à casa de partida.

Ao longo do percurso, quer marítimo, quer terrestre, os concorrentes podem também encontrar fragmentos do mapa do tesouro, símbolos que permitem identificar a sua localização precisa.

A Caça ao Tesouro foi produzido pelo Centro de Produção do Porto, tendo sido exibido entre as 11:40 e as 12:00, espaço anteriormente ocupado pelo concurso Trevo da Sorte.

A grande inovação introduzida pelo concurso foi a utilização de um jogo eletrónico. Começava a ser prática comum a adaptação de jogos de tabuleiro para computador, mas em televisão tratou-se de algo inédito.

Luís de Matos era já conhecido do público das manhãs, porquanto foi responsável pela rubrica Espaço Mágico, integrada no magazine Ponto de Encontro. Esta foi, no entanto, a sua estreia como apresentador.

Contrariamente à maioria dos concursos que víamos por esta altura, adaptados de formatos internacionais, A Caça ao Tesouro era de origem 100% nacional. A autoria foi do escritor portuense Álvaro de Magalhães.

Em 1994, a SIC também produziu um concurso intitulado Caça ao Tesouro, com Henrique Mendes, Rita Blanco e Catarina Furtado. Apesar do título idêntico, os dois programas não apresentam qualquer semelhança.

Partilhar:

A Caça ao Tesouro