A Grande Aposta

Exibição:
23/09/1997 – 13/03/1998 (RTP 1)

Número de capítulos:
150

Original de:
Tozé Martinho
Sarah Trigoso
Cristina Aguiar

Direção de ensaios:
Manuela Maria

Direção musical:
Paco Bandeira

Produção:
Pedro Miranda

Realização de estúdio:
Lourenço J. de Mello

Realização de exterior:
António Moura Mattos

Supervisão:
Álvaro Fugulin

Direção geral:
Nicolau Breyner

Elenco:
Anita Guerreiro – Augusta
António Pedro Cerdeira – Simão das Neves
Armando Cortez – Lourenço Cardoso (Sorriso)
Catarina Avelar – Helena Ribeiro
Cucha Carvalheiro – Stella Rodrigues
Estrela Novais – Camila
Fernanda Serrano – Carlota Costa
Flávia Sardinha – Elvira
Guilherme Filipe – Sérgio Gomes Rosa
Isabel de Castro – Babiette
Joel Branco – Vítor Romero
José Gomes – Baltazar
Luís Esparteiro – Carlos Costa
Lúcia Moniz – Bárbara / Susana
Luís Vicente – Maurício
Lurdes Norberto – Luísa Cardoso (Mary Reynolds)
Manuela Carona – Kiki
Manuela Santos – Raquel Ramos
Manuel Cavaco – Júlio Romero
Margarida Marinho – Ana Maria Cardoso Ramos
Margarida Reis – Isabel Gouveia (Becas)
Maria Arriaga – Sofia
Maria das Graças – Adelaide Nhambone
Maria da Paz – Carmela
Natália Luiza – Teresa Marques Leal
Noémia Costa – Rosa
Patrícia Brito e Cunha – Rita
Patrícia Bull – Sara
Pedro Lima – Pedro Ramos Romero
Ricardo Carriço – Orlando Gomes
Rogério Samora – Fernando Ribeiro
Rosa Alexandra – Vera
Sandra Cóias – Liu Lin
Vítor de Sousa – Edmundo Marques Leal
Virgílio Castelo – Francisco Ramos
Xana Campos – Margarida

Participações especiais:
Francisco Jotta – Padre Francisco
Carlos Gonçalves – Amigo de Edmundo e Teresa
Carlos Mendonça – Médico
João Azevedo – Professor de Susana
Ana Castelo – Cantora
Fernando Tavares Marques – Diretor da clínica
Ivan Coletti – Maquilhador no desfile organizado por Becas
Teresa Côrte-Real – Freira
Joaquim Nicolau – Joaquim
Ilídio Trindade – Funcionário do aeródromo
António Aldeia – Motorista de Luísa
José Fiúza – Jornalista que entrevista Luísa
Alexandra Leite – Joana
Luís Fortunato – Agente da PSP que prende Ana Maria
Roberto Durão – Dr. Ribas
Rosa Guerra – Agente A. Reis
Rosa Villa – Rosete
Lina Morgado – Rute
Luís Gaspar – Rapaz que tenta tirar a mala a Sara no Bar das Marés
António Fortuna – Testa-de-ferro na compra do circo
Rui Fernandes – Sr. Alves
Badaró – Pirolito
Carlos Lacerda – Gestor de conta de Becas
Jorge Veiga Xavier – Agente Tavares
João Mais – Gestor de conta de Raquel
Manuel Arouca – Médico oftalmologista
Sandra Nozes – Rose
Juan Goldin – Garcia
Tozé Martinho – Apresentador do concerto de Susana

Foi há vinte anos – em 1976 – que, vendo rapariga aflita e acidentada num veleiro, a esbracejar por socorro no mar de Cascais, dois jovens salvaram-lhe a vida e entre eles fizeram uma curiosa aposta, ao ficarem deslumbrados com a sua beleza. A aposta – que não passou de palavra dita ao vento – consistia em perceber qual dos dois amigos conseguiria casar com ela.

A rapariga em questão, Ana Maria Cardoso (Margarida Marinho), herdeira de uma colossal fortuna, nunca se recompôs de forte abalo no coração: a mãe, Luísa (Lurdes Norberto), fugira sorrateiramente com o tio Lourenço, e o pai tentara remendar a vida com a ambiciosa e inescrupulosa Raquel (Manuela Santos), mas um ataque no coração revelou-se-lhe fatal. Ana Maria passa, desde então, a carregar sentimento de culpa pela morte do pai, pois julgava ter-lhe dado o medicamento errado.

Vinte anos depois, já Ana Maria se esqueceu que se havia cruzado com os dois apostadores e encontra-se ainda mais condoída e amolgada psicologicamente. O casamento com o playboy Francisco (Virgílio Castelo) rasgara definitivamente o caminho para a neurose. O enlace fora contraído a contento de Raquel, que, sedenta da fortuna de Henrique Cardoso, juntara o irmão à filha do homem com quem vivera, tentando abocanhar parcela significativa da fortuna. Francisco gere a carteira de ações de Ana Maria e ainda o Hotel das Marés, e manipula a mulher com o auxílio do psiquiatra Sérgio Gomes Rosa (Guilherme Filipe). O médico é casado com a melhor amiga de Ana Maria, Becas (Margarida Reis), e vive caído nas malhas da bebida.

Os dois apostadores, entretanto, desinteressaram-se pela aposta, deixando-a esquecida. Fernando (Rogério Samora) tem nome feito em Cascais, onde é oftalmologista. Nunca casou, mantendo atualmente uma relação com Becas. Carlos (Luís Esparteiro), agitado por uma aventura, não descansa enquanto não casa com Liu Lin (Sandra Cóias), que conheceu em Macau, para onde fora em trabalho enquanto fotógrafo freelancer. O arrebatamento tem contra si o facto de Liu estar prometida ao ciumento e violento Maurício (Luís Vicente).

Um novo ataque de Ana Maria, cada vez mais no fio da navalha, faz esbarrar novamente Fernando no seu caminho, salvando-a novamente, desta vez de um salto que poderia vir a ser fatal. Ao contar o facto a Carlos, a paixão volta a acender-se, e a aposta divide os amigos. Ficando perplexos por a encontrarem feita em frangalhos, decidem, lestos, tentar fechar-lhe as cicatrizes que a vida lhe abriu. Inesperadamente, e quando a cabeça de Ana Maria parecia começar a estar diferente, Sérgio aparece morto junto da piscina do Hotel das Marés, com uma bomba de asma vazia a seu lado, e logo as suspeitas se viram para ela, por a bomba conter as suas impressões digitais. O destino volta a servir-lhe momentos de angústia na bandeja: depressa recebe ordem de prisão preventiva e é encarcerada em Tires, onde divide cela com Rosete (Rosa Villa).

Enfarinhados andam os ânimos no Circo Romero, estacionado em Cascais para a temporada. O plangor do cofre vazio arrepia todos, e paira sobre a cabeça do seu gestor, Júlio (Manuel Cavaco), aviso de que está por liquidar, brevemente, uma dívida que este contraíra com Henrique, o pai de Ana Maria. Interessada em deixar Júlio vexado e de mãos a abanar, Raquel alicia Vítor (Joel Branco), o rancoroso irmão de Júlio que, inconformado com o testamento do pai, promete passar para as suas mãos a gestão do circo. Mais do que a ruína de Júlio, seu ex-marido, o que Raquel quer é garantir que o filho, Pedro (Pedro Lima), o domador de leões da companhia, se afaste das caravanas e das jaulas, empurrando-o a trouxe-mouxe para um curso de informática. Vítor vive com Camila (Estela Novais), a mãe das gémeas Susana e Bárbara (Lúcia Moniz). Susana mora com o irmão Orlando (Ricardo Carriço), um amante de caça submarina e professor de filosofia, que vive um romance com Raquel e que despreza Camila. Susana é cega, limitação que não a impede de lutar por um sonho: quer afirmar-se na música, sendo violinista esmerada. Bárbara, a outra gémea, é trapezista do circo e apaixonada por Pedro, que a evita. Nas folgas, canta no Hotel das Marés, onde Francisco lhe arrasta a asa. Numa caravana do circo Romero, vive ainda o palhaço Sorriso (Armando Cortez), afeiçoado à companhia e a Júlio, que impacientemente tenta manter fechadas a sete chaves as amarguras do passado em que chegou quase a tocar no precipício. Quando se desvenda a sua identidade, caindo o disfarce que rodeia o passado que não foi aquilo que alguns disseram que tinha sido, percebe-se o sofrimento solitário de um palhaço triste e acabrunhado, acarinhado por miúdos e graúdos para escapar à condenação de um crime do qual é inocente.

No Farol do Cabo Raso, vive perto o outro irmão de Henrique, Baltazar (José Gomes), padre aposentado e solícito amigo de Orlando e de Simão (António Pedro Cerdeira), professor de matemática, apaixonado por Susana. Baltazar, colecionador de conchas, dado a misticismos e a longas conversas com “O Patrão”, faz finca-pé à vida que Francisco impõe à sobrinha. Guardou para si uma nuvem de mistério – ocultando tropelia do passado de Francisco – que, a ser furada, pode transformar-se numa autêntica bomba-relógio.

Por entre a sociedade de Cascais, Edmundo (Vítor de Sousa) e Teresa (Natália Luísa) são das mais seletas figuras. Teresa fora casada com Carlos e, cansada do seu espírito aventureiro, preferiu pôr os pés na terra, encontrando conforto em Edmundo, o outro gestor do Hotel das Marés. Teresa é a mãe de Carlota (Fernanda Serrano), a inconsequente filha de Carlos, que, clara como água, põe os pontos nos is: a sua relação com Francisco, que tanto aborrece a mãe, é apenas e só sexo.

Em arrebatamentos cómicos correm os dias na Residencial Giesta, propriedade de Helena (Catarina Avelar), a solteirona irmã de Fernando. Por entre os destemperos de Stella (Cucha Carvalheiro) e as perturbações de Adelaide (Maria das Graças) se vão passando os dias, enquanto o passado não vem à tona desmistificar tudo.

Num virote ficam as emoções quando Mary Reynolds – a nova identidade de Luísa – aterra em Lisboa e, com ela, a certeza de que afinal, ao contrário do que se pensava, não morrera em Moçambique. Traz com ela um sonho que lhe fugira há anos: o de reencontrar a filha Ana Maria e de ajudar a filha a sair do sufoco em que a sua vida se tornou. Vinda de Moçambique, outra pessoa desembarca na trama: Sara (Patrícia Bull), filha de Adelaide, que também tem contas a ajustar com o passado.

A aposta pelo coração de Ana Maria, entretanto retomada, deixa dúvida no ar: qual dos dois amigos conseguirá colar as peças da sua estilhaçada existência?

Núcleo de Ana Maria

Ana Maria Cardoso Ramos (Margarida Marinho)
Nasceu rica, deslumbrante, mas a fuga da mãe para Moçambique trouxe-lhe negrume à vida. A morte do pai condenou-a ainda mais a uma dor profunda e a uma vida de amargura. Neurótica, apática e maleável, é alvo fácil das manipulações e dos golpes baixos de Francisco e de Raquel, que, sedentos, lhe lançam as garras. Foi por ela que Carlos e Fernando correram riscos de acabar com a sua amizade, numa aposta que pode voltar a ser feita.

Francisco Ramos (Virgílio Castelo)
É o marido de Ana Maria, com quem se casou por dinheiro, há quinze anos. Tem várias amantes, mas mantém o casamento devido à confortável posição financeira que este lhe proporciona. Nada faz pela felicidade da mulher. Pelo contrário, suga-lhe toda a fortuna que pode. Amargou na infância, tendo vivido num reformatório. O feitio de crápula já o tinha em Moçambique, onde fez a tropa e onde deixou segredo que ameaça vir à tona. Tem uma fixação por Carlota.

Raquel Ramos (Manuela Santos)
Irmã de Francisco, desde logo mostra aquilo que é: manipuladora, ardilosa, controladora e megera. Não tem nada de seu. Vive na companhia da cunhada e do irmão na mansão, onde funciona como uma espécie de governanta. Viveu vida de provação no circo, onde deslumbrava de maillot colado ao corpo e passos arriscados no arame. Abandonou o marido, Júlio, para se casar com um homem rico – o pai de Ana Maria –, o que acabou por não se concretizar. Tenta evitar a todo o custo que todos saibam que tem um filho, Pedro.

Baltazar (José Gomes)
Padre aposentado, tio de Ana Maria. Vive no Farol do Cabo Raso, onde se dedica com esmero à sua coleção de conchas. Regala-se a preparar peixe na grelha para os amigos. Conhece e guarda segredos que ameaçam explodir-lhe nas mãos a qualquer momento…

Luísa (Lurdes Norberto)
Mãe de Ana Maria. Abandonou a filha ainda pequena, para fugir para Moçambique com o cunhado, Lourenço. Anos depois, casou-se nos Estados Unidos, passando a usar o nome de Mary Reynolds. É a presidente de uma importante fundação em prol dos direitos da família. Regressa anonimamente a Lisboa, com o objetivo de se reaproximar da filha.

Núcleo de Fernando / Becas

Fernando Ribeiro (Rogério Samora)
Médico oftalmologista da moda em Cascais. Funciona como uma espécie de polícia de trânsito dos destemperos de Carlos, tentando, pragmático, chamá-lo à Terra. Na juventude, apostou com ele a conquista de Ana Maria. Fez a tropa com Francisco em Moçambique, conhecendo alguns factos pouco claros sobre o seu passado. Tem um caso com Becas, uma relação que pode vir a revelar-se perigosa. Vai querer reatar a aposta com Carlos.

Isabel Gouveia – Becas (Margarida Reis)
Dona de uma agência de modelos. É casada com Sérgio, mas não ama o marido e mantém um relacionamento com Fernando. Posa como sendo a melhor amiga de Ana Maria, a quem secretamente quer atingir e destruir.

Sérgio Gomes Rosa (Guilherme Filipe)
Marido de Becas, numa relação que é uma farsa, alimentada a chantagem. O álcool atirou-lhe a reputação de psiquiatra afamado pelas ruas da amargura. Cabe-lhe, por compadrio de Francisco e de Raquel, ser o médico de Ana Maria, a quem intencionalmente entope de comprimidos, atirando-a cada vez mais para um pântano depressivo.

Circo Romero

Júlio Romero (Manuel Cavaco)
É o dono do Circo Romero. Cresceu nas tendas de circo, que herdou de modo suspeito do pai, e foi domador de leões, até que um acidente o lesionou irremediavelmente, atirando-o para fora de cena. Tem orgulho no trabalho e no filho Pedro, que lhe segue as pisadas. Parece estar bem resolvido por Raquel o ter largado há anos.

Pedro Ramos Romero (Pedro Lima)
Filho de Raquel e de Júlio, a quem tem uma enorme dedicação. É o talentoso domador de leões do circo. Vai arrefecendo o sonho da mãe de o ver longe do circo, tendo com ela relação glaciar. Sentimentalmente, é inconstante, embora pareça apreciar a companhia de Bárbara. Tem uma amizade improvável com Carlota.

Sorriso (Armando Cortez)
É o palhaço pobre do circo, onde se refugiou para viver na clandestinidade, amortecendo as dores de um passado sofrido e pesado, que o inculca a cada instante. É uma das pedras-chave da companhia, demonstrando ter um carinho especial por Júlio.

Babiette (Isabel de Castro)
Tem um número de cães amestrados no circo e um carinho muito especial por Sorriso. No passado, viveu uma vida desregrada e uma grande amizade com Helena, abruptamente interrompida.

Vítor Romero (Joel Branco)
Irmão de Júlio, funciona como uma espécie de contrapeso na companhia. Ilusionista amargo, trata todos na ponta do chicote. Ambiciona substituir o irmão na liderança da companhia, não calando suspeitas de que o circo lhe estaria destinado a ele e que Júlio lhe passara a perna. Na sombra, à espreita de uma oportunidade, urde plano com Raquel.

Camila (Estrela Novais)
Mulher de Vítor, com quem vive na roulotte do circo e auxilia nos números de magia. Submissa, apoia o marido, mesmo não concordando com algumas das suas atitudes. Mãe de duas gémeas, Susana e Bárbara. Com a primeira, tem uma relação quase inexistente, tendo-a deixado aos cuidados do irmão, Orlando, quando veio para o circo. A Bárbara, tenta colocar água na fervura aos seus destemperos e ambições.

Bárbara Gomes (Lúcia Moniz)
Filha de Camila, com quem vive no circo. Trapezista calculista e determinada, tem algum recalque sempre que a atenção não está focada em si. Rejeita a irmã, Susana, por achar que ela se faz de boazinha para merecer as atenções de todos, aproveitando-se do facto de ser cega. Quando não tem espetáculo, canta no bar do Hotel das Marés. Em tempos, Francisco rondou-lhe a saia. Tem uma relação pontual com Pedro.

Carmela (Maria da Paz)
Responsável pelo Burrito, a roulotte do circo.

Núcleo de Orlando

Orlando Gomes (Ricardo Carriço)
Professor de Filosofia, apaixonado pela profissão, recebe alunos em casa para lhes tirar as dúvidas. Amante de surf e de desportos radicais, é irmão das gémeas e amigo de Simão. Guarda algum rancor a Fernando, por ter sido este o médico responsável pela operação fracassada a Susana. Vive um caso de pouca monta com Raquel, por quem se considera apaixonado, até conhecer Carlota.

Susana Gomes (Lúcia Moniz)
Tímida e inteligente, é a irmã de Bárbara e de Orlando, e um claro contraponto com a trapezista do Circo Romero. A cegueira não a impede de ser violinista com larga margem para progressão. Tem devoção pela irmã, imaginando que Bárbara é aquilo que não é. Está sempre disposta a confortar os amigos e incentiva-os.

Núcleo de Carlos / Carlota

Carlos Costa (Luís Esparteiro)
Fotógrafo freelancer, despreocupado, só tem olhos para a aventura. Com bonomia, contorna as situações perigosas em que fatalmente se mete. Tem um casamento falhado no currículo com Teresa, do qual nasceu Carlota, a quem deu alguma da sua irresponsabilidade e inconsequência. Vai ressuscitar a aposta que há vinte anos fizera com Fernando.

Carlota Costa (Fernanda Serrano)
Filha de Carlos e de Teresa. Fria, fútil e carente, negligencia os estudos e vive um arrebitado caso com Francisco, que a diverte e do qual faz questão de ressaltar que só lhe interessa o sexo. Tem alguma da ingenuidade e espírito de aventura do pai. É amiga de Pedro e sente um certo fascínio pelo circo.

Teresa Marques Leal (Natália Luiza)
Mãe de Carlota. Teve um casamento frustrado com Carlos e o segundo matrimónio, com Edmundo, parece andar em piloto automático. Despesita convicta, representa a fina flor da sociedade de Cascais, preocupando-se com apelidos, fama e futilidades. Inquieta-se com o comportamento da filha, opondo-se ao seu namoro com Francisco.

Edmundo Marques Leal (Vítor de Sousa)
Marido de Teresa. O termo “pacato” assenta-lhe como uma luva. É o braço-direito de Francisco na gestão do Hotel das Marés e um homem de boa índole. Quando a sua reputação for posta à prova, não vacila.

Macau

Liu Lin (Sandra Cóias)
Jovem macaense. Apaixona-se por Carlos, mas está prometida a Maurício. Foge de Macau, em busca do seu verdadeiro amor. Sonha com um casamento com pompa e circunstância.

Maurício (Luís Vicente)
Obstinado, vingativo e cruel. É o noivo de Liu Lin e capaz de tudo para obter o que quer.

Residencial Giesta

Helena Ribeiro (Catarina Avelar)
Irmã de Fernando. Solteirona e dona da residencial. O seu primeiro amor vai ser Júlio Romero. Revela algum azedume com Carlos.

Simão das Neves (António Pedro Cerdeira)
Professor de Matemática, amigo de Orlando. É apaixonado por Susana.

Stella Rodrigues (Cucha Carvalheiro)
Ex-emigrante nos Estados Unidos. Na residencial, todos toleram as suas loucuras e excentricidades. Tem uma pronúncia caricata, que advém do facto de ser micaelense, e gosta de ter sempre uma palavra a dizer, fingindo intimidades que nunca teve. Não tem má índole e não é propriamente mentirosa, mas gosta de dourar os contos e ditos. Faz batota no jogo de cartas e sonha escrever um guião para um filme em Hollywood.

Adelaide Nhambone (Maria das Graças)
Moçambicana por quem Francisco caiu de amores, quando esteve em África. Em Lisboa, é hóspede da residencial e professora de alemão. Tem um amargo na alma e toda ela treme quando ouve falar em Francisco.

Rosa (Noémia Costa)
Empregada castiça da residencial. Vai tentando levar água à fervura, equilibrando as emoções entre as impaciências de Helena e os devaneios de Stella.

Sara (Patrícia Bull)
Filha de Adelaide. Vive em Moçambique, onde trabalha para o Governo, empenhando-se tanto quanto pode na reconstrução do país. Chega a Lisboa disposta a vingar-se do pai que a abandonou. Simpatiza com Francisco, sem saber de quem se trata.

Outros personagens

Augusta (Anita Guerreiro)
Empregada na mansão da família Cardoso. Toda a vida por lá trabalhou, sendo de uma lealdade exemplar ao pai de Ana Maria, Henrique. A princípio dura e austera (subornada por Francisco e por Raquel), parece ditadora para Ana Maria, impondo-lhe remédios e regras. Quando mostrar a sua verdadeira face, torna-se afável e mais tolerante para com a “menina”, a quem quer bem.

Elvira (Flávia Sardinha)
Empregada de Becas e Sérgio. A mãe já estava empregada naquela casa e ela seguiu-lhe os passos. De lealdade a toda a prova com Becas, vai deixando insinuações e provocações, tentando chamá-la à Terra.

Vera (Rosa Alexandra)
Empregada de Teresa e Edmundo. Afeiçoada aos patrões, tem sempre palavra de consolo para deixar. Liquida, por iniciativa própria, algumas das dívidas de Teresa, com o intuito de aliviar os problemas da família.

Rita (Patrícia Brito e Cunha)
Amiga e conselheira de Carlota. Típica menina de Cascais. Parece não simpatizar muito com o romance da amiga com um homem casado e mais velho.

Margarida (Xana Campos)
Amiga de Carlota. É algo moralista no discurso, recriminando o romance da amiga com um homem mais velho, Francisco. É aluna de Orlando e é ela quem desperta em Carlota o desejo de conhecer o professor de filosofia.

Sofia (Maria Arriaga)
Secretária de Edmundo e Francisco. Por dinheiro, mostra-se capaz de tudo, aprendendo que depois pode ser tarde para arrependimentos…

Américo
Porteiro do Hotel das Marés. Tem as entradas e saídas pela porta giratória do hotel debaixo de olho, sendo sempre fonte fidedigna sobre os movimentos dos hóspedes. Larga, espirituoso, alguns remoques.

Kiki (Manuela Carona)
Senhora do jet set, amiga de Teresa.

Rafael
Marido de Kiki. Advogado de Teresa. Edmundo recorre a ele para que se lhe voltem a abrir algumas portas profissionais, quando a sua reputação for posta em xeque por Francisco.

Joana (Alexandra Leite)
É a assistente e confidente de Luísa. Vem com esta para Lisboa.

Gracinda
Rececionista do consultório de Fernando. Vai de férias.

Lurdes
As férias de Gracinda chamam-na à trama, passando a ser ela a responsável por quem entra e sai no consultório de Fernando.

Participações especiais

Professor (João Azevedo)
Professor de violino de Susana, também ele invisual.

Padre Francisco (Francisco Jotta)
Pároco que Fernando procura, tentando obter informações sobre o paradeiro de Baltazar.

Diretor (Fernando Tavares Marques)
Diretor da clínica onde Ana Maria é internada.

Mónica
Enfermeira da clínica onde Francisco e Raquel internam Ana Maria.

Carmo
Enfermeira da clínica, que Ana Maria ameaça com uma tesoura, numa tentativa de fuga.

Freira (Teresa Côrte-Real)
Irmã com espírito de aventura que, em conluio com Baltazar e Carlos, consegue, sorrateiramente, libertar Ana Maria da clínica.

Joaquim (Joaquim Nicolau)
Funcionário do aeródromo frequentado por Carlos.

Funcionário (Ilídio Trindade)
Funcionário do aeródromo com quem Maurício tenta obter informações a respeito de Carlos.

Dr. Ribas (Roberto Durão)
Advogado contratado para defender Ana Maria.

Rosete (Rosa Villa)
Partilha cela com Ana Maria. Assassinou o marido, amargando a sensação de ter uma filha pequena à sua espera.

Rute (Lina Morgado)
Reclusa de feitio amargo, transforma num inferno ainda maior o tempo que Ana Maria passa na prisão.

Agente A. Reis (Rosa Guerra)
Carcereira da prisão de Tires.

Carla
Filha de Rosete, aguarda com Ana Maria pela sua saída da prisão.

Testa-de-ferro (António Fortuna)
Apresenta-se a Vítor como representante de uma sociedade interessada na compra do circo.

Sr. Alves (Rui Fernandes)
Cansado de ver protelado o pagamento da despesa na sua mercearia, vai a casa de Teresa exigir que a dívida lhe seja liquidada.

Pirolito (Badaró)
Quando Sorriso decide, em tristeza, abandonar o circo, passa a ser ele o novo palhaço, deliciando a pequenada.

Gestor de conta (Carlos Lacerda)
Gestor de conta de Becas. Avisa-a de que está em risco de perder a casa.

Agente Tavares (Jorge Veiga Xavier)
Agente da PJ que tenta prender Maurício e investiga a morte de Sérgio.

Gestor de conta (João Mais)
Gestor de conta de Raquel. Informa-a de que Francisco levantou todo o dinheiro da conta.

Oftalmologista (Manuel Arouca)
Médico indicado por Fernando para a operação de Susana. Consegue convencer o colega a realizar a operação.

Rose (Sandra Nozes)
Sobrinha americana de Luísa, que passa a gerir a fundação da tia para que esta se dedique a Ana Maria. Francisco faz-lhe a corte e ela retribui.

Garcia (Juan Goldin)
Produtor cinematográfico latino-americano que quer comprar o guião do filme de Stella.

Apresentador (Tozé Martinho)
Apresentador do concerto de Susana.

A Grande Aposta trouxe de volta o trio de autores que havia escrito Roseira Brava e Vidas de Sal, prometendo repetir o bom desempenho das antecessoras. Depois de tramas situadas no Alentejo profundo e na borda do mar, era agora a vez de a cidade (Cascais) servir de cenário.

Sem nunca ter deslumbrado, com um início morno e um meio em banho-maria, A Grande Aposta acabou por ser um produto interessante, que cumpriu a função de entreter, embora tenha pecado por algumas situações pouco verosímeis e mal resolvidas.

Com uma espinha dorsal frágil – a aposta feita pelos dois amigos –, a trama pouco nos ofereceu de novo. Cremos que o elenco maioritariamente mediano distanciou o produto oferecido do que poderia ter sido com atores mais calejados.

O trio protagonista – uma apática Ana Maria (Margarida Marinho), um robótico Fernando (Rogério Samora) e um Carlos (Luís Esparteiro) que parecia réplica do agente Bernardo, interpretado pelo ator em Desencontros – não foi especialmente cativante.

Ana Maria e Fernando

Em compensação, a dupla de antagonistas formada por Francisco (Virgílio Castelo) e Carlota (Fernanda Serrano) exalava química e roubou a cena.

Para promover a estreia, foi levada a cabo – na televisão e na imprensa escrita – uma interessante campanha de divulgação. Numa clara investida à telenovela A Indomada, que liderava as audiências na SIC, alguns atores falavam com sotaque do Nordeste Brasileiro, tentando convencer o público de que uma novela falada no nosso português seria também capaz de fisgar o seu interesse.

A Grande Aposta apresentou ao público as promissoras estreias de Pedro Lima, Fernanda Serrano, Lúcia Moniz e Patrícia Bull.

Pedro Lima
Fernanda Serrano
Lúcia Moniz
Patrícia Bull

Pela primeira vez, tivemos na dramaturgia portuguesa a contracena de dois gémeos – neste caso, duas gémeas, vividas por Lúcia Moniz –, técnica que os brasileiros já dominavam, a exemplo das novelas Mulheres de Areia e Cara & Coroa, que víramos pouco tempo antes.

As cenas passadas no Hotel das Marés, o hotel de Ana Maria (Margarida Marinho), foram gravadas no Village Cascais, atualmente denominado Vila Galé Cascais.

Por sua vez, a Residencial Giesta, propriedade de Helena (Catarina Avelar), foi representada pela fachada da Residencial Solar Dom Carlos.

O padre Baltazar (José Gomes) residia no Farol do Cabo Raso, onde também foram rodadas diversas sequências.

Para além de Cascais, também o Algarve e Macau serviram, pontualmente, de pano de fundo para a ação.

Margarida Reis e Rogério Samora, que interpretavam um conturbado par amoroso, haviam apresentado juntos o programa Queridos Inimigos, na TVI.

O personagem Carlos Costa (Luís Esparteiro) referia-se muitas vezes a Adelaide (Maria das Graças) como “preta”, algo que hoje em dia seria impensável.

O genérico contou com a participação da modelo Nucha.

A banda sonora era composta pelos seguintes temas:

TRAPÉZIO – Jorge Palma (tema do circo)
DEIXA-ME RIR – Jorge Palma
CARA D’ANJO MAU – Palma’s Gang (tema de Carlota)
HOJE EM DIA – Paco Bandeira
PALHAÇO – Paco Bandeira (tema de Sorriso)
EU SEI – Paco Bandeira
GONT’S BALLAD – Paco Bandeira
QUASE NADA – Ana Castelo
METAMORFOSE – Ana Castelo
ESCOLHAS – Sara Tavares (tema de Bárbara)
NÃO VOU FICAR – Delfins
FADOS DO VERDE SUL – Bernardo Sassetti (tema de Stella)
HOMENAGEM A DUKE ELLINGTON – Bernardo Sassetti
MOMENTO FINAL – Santos e Pecadores (tema de Pedro)
PARTE DE MIM – Pedro Abrunhosa
MISTÉRIOS DA SAUDADE – Segredo dos Deuses (tema de Susana)
SE TE AMO – Quinta do Bill
NESTA FESTA DOS ABRAÇOS – Rita Guerra (tema de Ana Maria)
CONQUISTA – Alquimia
PELA PRAIA – Rão Kyao
I THINK I’VE MET YOU BEFORE – Carlos Bica
LIGAÇÕES PERIGOSAS – Raul Marques e os Amigos da Salsa (tema de Francisco e Carlota)
BAILADO DAS SOMBRAS – Raimundo Seixas
SALSA CANTO CHÃO – Canto Chão
INTRO – Djamal
AMÉLIA DOS OLHOS DOCES – Lúcia Moniz
BABIETTE – Paco Bandeira
CEGA – Salvador Taborda (tema de Susana)

A cantora Ana Castelo – atualmente vocalista do grupo Fado Lelé –, que interpretava dois marcantes temas da banda sonora, fez uma participação na novela, como uma cantora do Bar das Marés assediada por Francisco.

A novela encontra-se disponível para visualização no portal RTP Arquivos.

Partilhar:

A Grande Aposta