1. (09/08/1991)
Miguel Sousa Santos está sentado no muro da praia, encolhido com frio e com bastante mau aspeto. Nostálgico, recorda-se de quando, naquela praia, salvou Manel de afogamento. Agora, isolado em si próprio, a amizade que o unia aos amigos, e particularmente a Francisco e a Isabel, parece distante. Ao mesmo tempo, no tribunal, o Dr. João Ramos (advogado que vive com uma tia, Nonô, e com a filha Isabel) é abordado por Mané. Incomodado, João Ramos proíbe Mané de voltar a procurá-lo no tribunal. Entretanto, na casa dos Sousa Santos, fazem-se os preparativos para o Natal. Mais tarde, ao ver o seu pedido de dinheiro recusado pela mãe, Miguel acaba por lhe roubar um anel. Vai ter com dealer Mané, mas este não aceita a jóia em troca de droga.
2. (16/08/1991)
Miguel observa a pulseira de ouro que “surrupiou” à sua mãe, Teresa Sousa Santos; entretanto, esta comenta o assunto com o marido, que resolve que o melhor que têm a fazer é aconselharem-se com João Ramos. Miguel fica desiludido com a pequena dose de droga que obtém de Mané, na troca da pulseira, muito inferior à que necessita. Mais tarde, questionado pela mãe, Miguel acaba por confessar o furto, acrescentando que, para recuperar a pulseira, precisará de muito mais dinheiro do que recebeu. Convencida pelas promessas de regeneração do filho, Teresa presta-se a dar-lhe o que ele pede, embora o avise de que não o aceitará mais em casa, caso ele não cumpra o prometido. Por outro lado, entre João Ramos e Madalena começa a adivinhar-se um romance… Em casa de Miguel, este está determinado a mudar, chegando a recusar um convite de Isabel para sair; no entanto, de manhã, Teresa encontra no seu quarto, casualmente, duas pratas com droga, que guarda. Ao acordar, Miguel procura a droga em todo o lado e, desesperado por não a encontrar, veste-se e sai apressado de casa.
3. (23/08/1991)
No escritório, João Ramos chama por Madalena, que já não se encontra. Entretanto, Miguel, que roubara a caixa de um supermercado, é apanhado pelos membros da segurança e é preso. João Ramos procura Madalena no bar Fanatic, onde a encontra muito revoltada, depois de saber que é Mané quem vende a droga ao irmão. No dia seguinte, Madalena, encontrando-se com Francisco, revela-lhe a sua preocupação depois de ter visto Mané com João Ramos. Mais tarde, sozinha, Madalena decide investigar os arquivos do advogado e verifica que Mané não consta dos ficheiros como cliente. Desconfiada, telefona a Francisco, confidenciando desconfiar que a droga possa vir disfarçada numa remessa de café, cuja chegada se prevê para daí a um mês. Assim que desliga, Madalena dedica-se a investigar os arquivos de importação. Nessa mesma noite, João Ramos leva Carla, uma namorada, até ao escritório. No chão, Carla descobre um papel com algumas anotações de Madalena, sobre as importações de café. Furioso, João Ramos telefona de imediato a Mané, que se encontra no bar Fanatic com Matos. Ao sair do Fanatic, nessa noite, Madalena é atropelada por um automóvel onde segue Matos. Este tira-lhe, depois, a carteira e a pasta com os documentos comprometedores para João Ramos.
4. (30/08/1991)
Miguel sai em liberdade, com três anos de pena suspensa. No entanto, ao encontrar-se com Mané e Matos, na esplanada, junta-se-lhes numa festa. De novo dependente da droga, o jovem acaba por gastar todo o dinheiro que o pai lhe dera para se inscrever num curso de informática. Mafalda resolve provar-lhe os malefícios da droga e, para isso, começa também a consumir. Entretanto, Isabel regressa da sua viagem pela Europa. Francisco vai ao seu encontro, pois continua apaixonado por ela. A rapariga diz-lhe ter chegado à conclusão de que não ama Miguel. Teresa descobre que o filho não se inscreveu nem no colégio, nem no curso de informática. Mafalda é dispensada do seu trabalho como cantora no Fanatic.
5. (06/09/1991)
Miguel e Mafalda estão de ressaca, devido à última dose de droga ingerida; mais lúcido, Miguel pede a Mafalda que inicie um tratamento com ele. Assim, Miguel pede ajuda aos seus pais, para que o ajudem, conseguindo ser internado, bem como Mafalda, numa clínica de desintoxicação. Depois de saírem da clínica, Miguel matricula-se numa escola e ingressa numa empresa como vendedor. Simultaneamente, resolve também procurar o apoio médico de um psicólogo. Não consegue, porém, fugir à influência de Mané e acaba por se meter de novo em sarilhos e a voltar à droga. Desta vez, ele e Mafalda chegam mesmo a prostituir-se.
6. (13/09/1991)
Miguel sai da clínica recuperado, entrega Mané à Judiciária e emprega-se numa fábrica de pranchas de surf. Entretanto, Francisco conta a Isabel o que descobriu sobre João Ramos, e esta vai ter com o pai para lhe dizer que já sabe toda a verdade sobre o seu passado. Enquanto João Ramos anuncia à filha a sua partida, Miguel, que ao longo da série se debateu com o confronto entre a necessidade urgente de droga e o desejo de se sentir realizado, sai bem-sucedido no fabrico de uma prancha de surf – o seu primeiro trabalho acabado, desde sempre. Em casa, sentindo uma realização plena, Miguel exibe à família o resultado do seu trabalho e, afinal, da sua vontade firme de vencer na selva que é a sociedade. Finalmente, Miguel começa a sentir respeito por si próprio e pelas suas vontades.