A Nossa Turma

Exibição:
29/10/1988 – 08/07/1989 (RTP 2)

Número de programas:
36

Apresentação:
Carlos Ribeiro

Colaboração:
Mário Augusto
Nuno Santos

Produção:
Luísa Maria Jacinto

Realização:
Manuel Varella
Maria de Lurdes Carvalho
António Faria
Jorge Rodrigues
Marques Pinto

A Nossa Turma é um magazine juvenil que convida turmas de escolas preparatórias e secundárias a reunir imaginação e talento para tratar um determinado tema, previamente proposto pelo programa, nos estúdios da RTP.

A turma participante tem à sua frente vários convidados com quem irá dialogar, num debate moderado por Carlos Ribeiro.

O tema é completado por um inquérito de rua, conduzido pelo repórter Nuno Santos.

A turma realiza também uma entrevista de fundo a uma figura pública, não necessariamente ligada ao tema do programa.

Rosa Mota, a entrevistada no programa de estreia

Ao longo da emissão, acontecem outras intervenções. Uma delas é a divulgação do top musical de preferências da turma. De entre os cinco artistas ou grupos eleitos, um deles tem direito à exibição de um teledisco.

Mário Augusto apresenta uma rubrica dedicada ao tema em que é especialista, o cinema, onde são apresentados os mais recentes lançamentos, bem como uma curta biografia de um ator ou atriz.

Nuno Santos, para além de responsável pelas reportagens de rua, aparece também em estúdio para divulgar eventos que possam ser do interesse da juventude.

O programa conta ainda com momentos musicais e diversos outros apontamentos especialmente dirigidos ao interesse da camada juvenil.

A Nossa Turma foi exibido aos sábados, por volta do meio-dia, na RTP 2.

Com um formato substancialmente diferente do dos programas anteriormente apresentados por Carlos Ribeiro – os concursos Arco-Íris e Sobe e Desce –, tinha como alvo um público mais juvenil e menos infantil.

A ideia para o programa nasceu da vontade de Carlos Ribeiro de oferecer aos jovens, ávidos de participar, um programa sem os limites que a fórmula concurso impunha.

Carlos Ribeiro

Para colaboradores, convidou dois jovens vindos da rádio, ainda com pouca experiência em televisão: Mário Augusto e Nuno Santos.

Mário Augusto
Nuno Santos

A turma do primeiro programa foi o 8.º D da Escola Secundária do Lumiar, da qual fazia parte a filha de Carlos Ribeiro.

Para além dos segmentos que compunham a espinha dorsal do programa, A Nossa Turma teve algumas rubricas volantes.

Nas primeiras emissões, realizou-se um concurso de fotografia, no qual eram apresentadas fotografias tiradas por elementos da turma, sendo duas delas premiadas: uma com os votos da turma e outra escolhida por um fotógrafo convidado.

No 14.º programa, estreou a rubrica “Vamos Dançar”, divulgando um estilo de dança a cada semana. Liliane Viegas fazia um breve enquadramento histórico e cultural do estilo escolhido, seguido de uma performance em par com José Arantes. No final, uma dupla pertencente à turma entrava também na dança.

Liliane Viegas com Carlos Ribeiro

Durante cinco semanas, foi dada a oportunidade a jovens ilusionistas de demonstrarem o seu talento.

Nas últimas 13 emissões, a abertura do programa passou a ser feita por um dos alunos da turma.

No último programa, que contou com a presença de sete turmas (cinco alunos de cada), o tema foi, precisamente… A Nossa Turma. A apresentação ficou a cargo de Mário Augusto e de Nuno Santos, assumindo Carlos Ribeiro o posto de personalidade convidada.

Também no último programa, foi apresentado um teledisco dos U2, cujo guião foi escrito por alunos do 7.º D da Escola Secundária de Santo António dos Cavaleiros e realizado pela equipa técnica da RTP.

A apresentadora Tânia Ribas de Oliveira, com 12 anos, foi uma das jovens entrevistadas por Nuno Santos no primeiro programa, a respeito dos Jogos Olímpicos.

Este facto foi recordado no programa Agora Nós, na rubrica Agora Memórias, da responsabilidade de Serenella Andrade. Tânia afirmou ter ido também a estúdio com a sua turma, mas já não existiam registos desse programa.

No portal RTP Arquivos, foram disponibilizados 7 dos 36 programas.

A Nossa Turma