1. (31/01/1993)
Preocupado com a falta de interesse da sua filha Teresa em relação ao casamento, o surrador Joaquim combina secretamente com o seu irmão, Manuel, a união da jovem com o tio. Entretanto, Teresa conhece o humilde ourives Guilherme Nogueira e, pela primeira vez, sente-se atraída por um homem. A paixão é correspondida, mas Joaquim recusa-se a dar a mão da sua filha em casamento a um rapaz pobre…
2. (07/02/1993)
Teresa está aterrorizada com a hipótese de vir a casar-se com o seu tio, agora que descobriu que ele matou a própria esposa. Por intermédio de Caetana, Teresa e Guilherme trocam bilhetes apaixonados. O cónego Araújo, tio de Guilherme, intercede pelos jovens junto de Joaquim, mas o surrador mostra-se irredutível e expulsa-o. Em seguida, avisa Teresa de que ela partirá imediatamente para o Porto, a fim de se casar. O cónego sugere a Guilherme que se case secretamente com Teresa e que fujam para Espanha. Ante a pressão do pai, que tenta demovê-lo dessa ideia, Guilherme mostra-se indeciso…
3. (14/02/1993)
Guilherme, convencido de que o desfecho de um amor impossível só pode ser trágico, pensa em partir da aldeia. O namorado de Caetana comenta com o sacristão da igreja os amores dos dois jovens. O sacristão lança o boato de que Teresa fugiu com o filho do ourives. O próprio Joaquim chega a pensar que a sua filha manchou o nome da família, mas, ao chegar a casa, fica aliviado ao ver que tudo não passou de uma mentira. Para provar ao povo que ela não fugiu, obriga-a a passar os dias à janela da casa de uma tia. Aproveitando a sesta da senhora, Teresa vai ao encontro de Guilherme.
4. (21/02/1993)
Teresa foge de casa, com a cumplicidade do cónego Norberto. Enquanto Feliciana e Caetana rezam pela sua sorte, Joaquim quer que a guarda a persiga e prenda, bem como ao seu raptor. O alvoroço na terra é grande, quando Joaquim, a meio da noite, vai pedir contas ao pai de Guilherme.
5. (28/02/1993)
Teresa e Guilherme conseguem chegar a Espanha sem grandes sobressaltos, mas os problemas começam pouco depois. A jovem tem alguma dificuldade em adaptar-se à nova vida. Recebe notícias de que o pai não se conforma com a sua fuga e que passou a maltratar a sua mãe. Guilherme descobre que o seu pai morreu. Entretanto, Teresa conhece António Maria, um português que fugiu para Espanha para escapar à forca…
6. (07/03/1993)
Dr. Neves presta assistência ao Alcaide, que se encontra gravemente doente. Enquanto António Maria faz a corte a Teresa, esta sofre com as atitudes do marido, que a retrata como santa, mas que a critica sempre que ela se enfeita um pouco mais. Inês tem uma crise histérica, quando António Maria elogia a beleza de Teresa. Guilherme adoece.
7. (14/03/1993)
O pai de Teresa morre e ela pode agora voltar a Guimarães. Mas Guilherme também sucumbe à doença, transtornando todos os planos. António Maria, que poucos dias antes da sua morte anunciara a Teresa o seu casamento com Inês, acaba de mudar de ideias e assumir que é Teresa de Jesus a mulher da sua vida. A sua decisão, que faz a jovem viúva rejubilar, desperta a ira do Alcaide.
8. (21/03/1993)
O cónego chega a Zarza a meio da noite, pede para falar com Teresa e conta-lhe que recebeu uma carta anónima a dar-lhe conta do seu comportamento impróprio. Teresa afirma que irá casar-se com António. Dr. Neves procura o Alcaide e implora-lhe que perdoe António, mas é expulso. Inês morre. Teresa e António, acompanhados de Caetana e do pai dele, fogem. D. Rojo descobre o paradeiro do condenado e denuncia-o às autoridades portuguesas. José e outros quatro homens chegam a Alcântara, à sua procura.
9. (28/03/1993)
Caetana tenta desviar a atenção dos homens de José, mas tanto António como o seu pai são presos. Teresa pede ajuda ao Arcediago e, numa tentativa desesperada, humilha-se também perante o Alcaide, em vão. Teresa regressa a Guimarães, deixando a mãe muito feliz ao revê-la. Feliciana tenta interceder junto de um cunhado do Conde de Basto, mas é cada vez mais certa a execução de António…
10. (11/04/1993)
Caetana reencontra Tavares e decide juntar-se-lhe, abandonando a sua ama. Os guardas exigem a Teresa uma avultada quantia em dinheiro, para que lhe seja possível vê-lo. Na prisão, António tem os dias contados e Teresa propõe-lhe que eles se suicidem. Ele acaba por ser julgado e enforcado.