Adão e Eva

Exibição:
10/05/1996 – 12/05/1996 (SIC)

Número de episódios:
03

Fotografia:
Juan Molina

Música:
Pedro Abrunhosa

Produção:
Tino Navarro

Argumento e realização:
Joaquim Leitão

Coprodução:
MGN Filmes
SIC
Central de Producciones Audiovisuales
Artcam

Elenco:
Maria de Medeiros – Catarina
Joaquim de Almeida – Francisco
Karra Elejalde – Rafael
Ana Bustorff – 
Cristina Carvalhal – Helena
Marcantónio del Carlo – Ricardo
Filipe Crawford – Guilherme
Rogério Samora – Apresentador
Júlio César – Queirós
Cândido Ferreira – Jornalista
Ricardo Pais – Produtor
Cristina Collado – Ana
Francisco Pestana – Sr. Morais
Guilherme Mendonça – Operador
Luís Filipe Rocha – Médico (Belas)
Jorge Pinto – Deputado
José Maria Sacristán – Rececionista
Durval Lucena – Filipe
Alexandra Santiago – Guida
Figueira Cid – Carteiro
Cristina Gonçalves – Madalena
Isabel Neves – Anotadora
Margarida Rosa Rodrigues – Enfermeira
Custódia Gallego – Enfermeira (Belas)
Suzete Bragança – Médica Hospital
José Eduardo – Médico Obstetra
Filipe Cochofel – Médico Jovem
Clara Joana – Escritora
Alexandre Crespo – Concorrente 1
José Mora Ramos – Concorrente 2
Laura Valadas – Empregada Gelados
Ângela Pinto – Maquilhadora
Cândida Vieira – Merceeira
Maria José Camecelha – Vizinha
Jorge Silva – Barman
Maria Goretti – Secretária

Participação especial:
Ana Bola
Eládio Clímaco
Margarida Marante
Rui Veloso
Luís Represas

Catarina (Maria de Medeiros) tem trinta anos, é uma cara famosa da televisão. Tem uma grande vontade de ter um filho e sabe exatamente o tipo de homem que deseja para pai dessa criança. Só não sabe quem é esse homem e quando o vai encontrar. A última coisa que quer é envolver-se com ele. Entre outras coisas, porque os homens são uns chatos e ela já está apaixonada… por outra mulher, Tê (Ana Bustorff).

Mas, para Catarina, querer é poder e, quando conhece Rafael (Karra Elejalde) durante um trabalho em Espanha, decide que chegou o momento de realizar o seu sonho. Atingido o seu objetivo, apenas não consegue manter à distância as pessoas que a rodeiam e dificultam o nascimento isolado da criança, como desejara, principalmente o seu colega Francisco (Joaquim de Almeida), que, entretanto, se apaixonara por ela.

Catarina Menezes (Maria de Medeiros)
Jornalista da SIC. Com 30 anos, acalenta o desejo de ser mãe, sem contudo querer ligar-se a nenhum homem. Vive em união de facto com Tê.

Francisco Aguiar (Joaquim de Almeida)
Igualmente jornalista da SIC. É convidado para apresentar um programa em parceria com Catarina, apesar de, entre eles, não existir grande afinidade.

Rafael Tristán (Karra Elejalde)
Médico espanhol que lidera um movimento de protesto, e de quem Catarina se tenta aproximar, mesmo ele sendo avesso a entrevistas.

 (Ana Bustorff)
Ex-mulher de Francisco e atual companheira de Tê. Está ligada à política, trabalhando como adjunta de um ministro. É ciumenta e temperamental.

Helena Amado (Cristina Carvalhal)
Pivot da SIC. Tem inveja do sucesso de Catarina e é uma espécie de sua arqui-inimiga. Muda-se, entretanto, para o recém-estreado Canal 5, fazendo concorrência direta ao novo programa da sua rival.

Ricardo (Marcantónio del Carlo)
Fotógrafo de uma revista cor-de-rosa. Envolve-se com Helena, que faz dele gato-sapato.

Guilherme (Filipe Crawford)
Ex-companheiro de Helena, a quem ela faz questão de humilhar. É por este motivo que não hesitará em vingar-se dela.

1. (10/05/1996)
Em Madrid, Catarina tenta aproximar-se de Rafael. Como sabe que ele não dá entrevistas, usa um nome falso e esconde a sua condição de jornalista. Durante o jantar, descobrem que têm várias coisas em comum. Catarina vive uma relação homossexual com Tê, mas, ao mesmo tempo, deseja ter um filho, e vê em Rafael o pai ideal para satisfazer esse seu propósito. Depois de uma noite de amor, no dia seguinte, ele descobre que foi enganado. Catarina e Francisco são convidados para apresentar um programa da nova grelha da SIC, chamado Adão e Eva, o que é uma missão difícil, pois os dois não simpatizam um com o outro. Catarina comunica a Tê que está grávida e, como seria de esperar, a reação é a pior possível, culminando com o fim do relacionamento de ambas.


2. (11/05/1996)
O que parecia impossível acontece: Rafael consegue localizar Catarina e aparece em sua casa. Quem também aparece, momentos depois, é Tê, que, completamente histérica, arma um escândalo, que termina com ela e Rafael estendidos no chão. Este incidente acaba por promover a aproximação de Catarina e Francisco, que encetam uma ligação sentimental. Apesar deste envolvimento, Catarina mantém uma relação amigável com Rafael, a quem conta os últimos acontecimentos. Helena tem conhecimento do que se passou em casa de Catarina e chantageia-a: se não aceitar ser a primeira convidada do seu novo programa, onde estará ligada a um detetor de mentiras, irá tornar público o seu segredo.


3. (12/05/1996)
Rafael deixa uma mensagem a Catarina, dizendo que vai voltar para Madrid, mas que deseja ter um papel na vida dela e da filha de ambos. Já recuperada da crise que a levara a um internamento, Tê arranja maneira de impedir a gravação do programa de Helena, levando-a para um lugar ermo. Helena acaba por ser a convidada do seu próprio programa. Rafael salva Catarina de ser atropelada e quase morre. Com o susto, Catarina entra em trabalho de parto e vai para o hospital. Francisco, Rafael e Tê aguardam, ansiosos, na sala de espera…

Adão e Eva é um filme da autoria de Joaquim Leitão, um dos realizadores mais apreciados do cinema português contemporâneo.

Estreou nas salas de cinema a 22/12/1995 e foi um estrondoso sucesso de bilheteira, muito graças à campanha de divulgação promovida pela SIC, que co-produziu a película juntamente com a MGN Filmes (Portugal), Central de Producciones Audiovisuales (Espanha) e Artcam (França).

A interpretação reuniu a famosa dupla de atores portugueses internacionais, Maria de Medeiros e Joaquim de Almeida, contando ainda com Ana Bustorff, Cristina Carvalhal e Karra Elejalde nos principais papéis.

Destaque para a interpretação de Cristina Carvalhal, como a perversa Helena Amado.

Ana Bola, Eládio Clímaco, Margarida Marante, Rui Veloso e Luís Represas apareceram como eles próprios, em eventos do mundo do espetáculo.

Catarina entrevista Ana Bola

Já em 1996, foi concebida uma adaptação do filme para televisão. Apresentada em três episódios de aproximadamente 40 minutos, a série surgiu com algumas cenas adicionais – cerca de 20 minutos – face à versão cinematográfica.

Esta constituiu, de resto, a única aparição de Maria de Medeiros numa série televisiva portuguesa.

Adão e Eva foi galardoado com o Globo de Ouro da SIC, na categoria de melhor filme.

O filme foi lançado em DVD em 2003, numa coleção do jornal Público.

A banda sonora popularizou o tema Se eu fosse um dia o teu olhar, de Pedro Abrunhosa, incluído no álbum Tempo.

A música fez também parte da banda sonora da telenovela Por Amor, produzida pela Rede Globo em 1997, e que a SIC estreou em novembro desse mesmo ano. Era tema da personagem Virgínia (Ângela Vieira).

Em 2003, a TVI utilizou-a no genérico da telenovela O Teu Olhar.

Partilhar:

Adão e Eva