Agora Escolha

Exibição:
13/10/1986 – 10/09/1993 (RTP 2)
13/09/1993 – 07/01/1994 (RTP 1)

Apresentação:
Vera Roquette

Com um formato totalmente diferente de tudo o que já se tinha visto, Agora Escolha foi o primeiro programa interativo da televisão portuguesa, apelando à participação direta do telespectador.

Durante os primeiros minutos, Vera Roquette apresentava dois programas alternativos (Bloco A e Bloco B), escolhidos entre os maiores êxitos da televisão portuguesa. Seguia-se uma votação por telefone, em que o público elegia um desses programas. Enquanto decorria o escrutínio, a RTP transmitia uma série, normalmente de desenhos animados, com duração aproximada de 25 minutos.

O programa escolhido era exibido integralmente, respeitando a vontade do telespectador, demonstrada na votação, que podíamos acompanhar no canto superior esquerdo.

A história do Agora Escolha na RTP confunde-se com a da sua própria apresentadora. Vera Roquette entrou para a RTP em 1986. Para além de ser locutora de continuidade, começou a apresentar, alternadamente com Serenella Andrade, histórias para os mais pequeninos em Uma História ao Fim do Dia.

É precisamente nessa altura que Carlos Pinto Coelho surge com o projeto para o Agora Escolha. O programa estreou a 13/10/1986, às 15:02, na RTP 2.

Vera Roquette sempre fez questão de frisar o caráter humano do programa. De facto, este não se limitava à escolha entre o Bloco A e o Bloco B. A apresentadora procurava um contacto próximo com o público, sobretudo o mais jovem, respondendo às suas cartas e mostrando alguns dos seus desenhos. Esporadicamente, eram também realizados alguns passatempos.

Foram várias as séries apresentadas ao público no Agora Escolha, destacando-se entre outras, O Tal CanalMissão ImpossívelAs Aventuras de Sherlock Holmes ou O Barco do Amor.

Foram também muitas as séries que acompanharam os minutos em que os telespectadores votavam. Inicialmente era dada prioridade aos desenhos animados ou a programas de índole infanto-juvenil, tais como:

Tom Sawyer
Os Três Mosqueteiros
Ana dos Cabelos Ruivos
Histórias de Sempre

Mais tarde, a escolha incidiu sobre séries em tom de comédia, como A Casa de Irene ou Quem Sai aos Seus.

No primeiro dia, os programas em votação foram o espetáculo de ballet La Sylphide, pela Companhia Nacional de Bailado, e um episódio de Espaço: 1999, que foi o vencedor. Enquanto votavam, os telespectadores puderam assistir às séries Os Polis e Charlot.

Tendo-se prolongado por muito tempo, Agora Escolha é um dos programas mais populares da televisão portuguesa. Ainda que desse a meio da tarde, é difícil que alguém não tenha visto uma ou outra sessão nos seus mais de sete anos de duração.

Entre 12/10/1987 e 15/09/1989, o programa deixou de ser diário, passando a ser exibido apenas às segundas, quartas e sextas.

Em 13/09/1993, Agora Escolha mudou-se para o Canal 1, onde ficou até à última sessão, que foi ao ar em 07/01/1994.

Nesta fase, o Agora Escolha foi patrocinado pela Frisumo, e o Tampinhas tornou-se a mascote do programa.

O genérico do programa no Canal 1 teve como tema musical Moon Dance, do harpista Andreas Wollenweider.

Os números de telefone para onde se ligava eram o 797 82 14, o 797 83 37 e o 797 82 89, da rede de Lisboa (indicativo 01).

No dia 05/09/1988, foi inaugurado um novo sistema de acolhimento de chamadas, sedeado no Centro de Produção do Porto. Ficaram, assim, disponíveis alguns telefones da rede do Porto (indicativo 02): 711 09 08 e 711 09 77.

A votação começava ainda antes do programa iniciar. Era possível ligar e as telefonistas informavam quais seriam as possibilidades de escolha para o dia.

Vera Roquette abdicou de tirar férias durante alguns anos, pois o verão era precisamente a época de maior sucesso do programa.

Após o final do Agora Escolha, Vera Roquette recebeu um convite para apresentar um programa semelhante na TVI. Perante a sua recusa, esta estação criou uma rubrica chamada A Escolha É Sua, apresentada por Carmen Godinho. Ao contrário do que acontecera na RTP, as chamadas para este programa eram de valor acrescentado.

A TVI também utilizou este esquema no espaço infantil A Hora do Recreio.

Vera Roquette permaneceu na RTP por mais algum tempo, onde apresentou o Um Dó Li Tá, espaço para os mais novos da TV2.

Nos últimos anos, para além de outras atividades, Vera Roquette tem-se dedicado à escrita. Escreveu crónicas para o Diário de Notícias, algumas das quais foram incluídas no seu livro Escrito na Areia, publicado em 2002.

Nessa altura, foi entrevistada no programa Curto Circuito, da SIC Radical.

Mais recentemente, tem escrito vários livros para crianças.

No dia 23/03/2009, Vera Roquette foi entrevistada por Catarina Miranda no Há Conversa, na RTP Memória.

Neste programa, Vera Roquette mostrou um artigo publicado por Inês Pedrosa em outubro de 1992, no Diário de Notícias, que evidenciava bem o fenómeno de popularidade em que o Agora Escolha se tornara ao longo dos seus primeiros 6 anos, com direito até à criação de um clube de fãs.

Em 2011, a RTP Memória retomou o Agora Escolha, com algumas alterações ao formato do programa. A votação era semanal e decorria não só por telefone mas também no site do canal. A apresentação esteve a cargo de Catarina Camacho.

No primeiro programa desta nova edição, foram mostradas imagens dos primeiros tempos do Agora Escolha, em 1986.

Sendo impossível dissociar a imagem de Vera do Agora Escolha, essa associação tem sido muitas vezes aproveitada. Exemplo disso é o livro Agora Escolha! Cromos à Desgarrada, que Vera publicou em 2011. Um dos “cromos” é precisamente dedicado ao Agora Escolha.

Já em 2014, por ocasião do Dia Mundial da Televisão (21 de novembro), a apresentadora protagonizou uma campanha publicitária da Vodafone, em que dava a escolher aos clientes o bloco de canais que pretendiam ver gratuitamente durante 3 dias.

Partilhar:

Agora Escolha