1. (05/01/1991)
O bando de Zarolho assalta a casa da família de Geraldo. Ao ver que se tratam de correligionários do Marechal Saldanha, os bandidos tentam matar Geraldo, mas ele sobrevive. Porém, o seu pai, Francisco, sucumbe aos ferimentos. Fininho observa a casa de Figueiredo no Monte das Mezas. O Major considera que é um bom alvo para assaltarem e fazerem renascer o Exército de Operações do Sul. O Sargento e a Morgada vão até lá, disfarçados de malteses, para preparar o terreno e dar o sinal de avanço. No caminho, quase são apanhados por Galamba. Mariana, a filha de Figueiredo, recusa-se a aceitar o casamento imposto pelo pai. Enquanto o bando aguarda pelo sinal, Fininho é atacado e, desprevenido, mata um homem. Furioso, Zarolho dá-lhe uma punição. Geraldo conhece Joaquim e este convida-o a pernoitar na casa da Mana Anica, que, de noite, é assaltada, assim como a propriedade de Figueiredo.
2. (12/01/1991)
Durante o assalto à sua casa, Manuel Figueiredo recusa-se a dar o dinheiro que os bandidos pedem. Zarolho e Marianita sentem imediatamente uma forte atração um pelo outro. Anica quer atirar à ribeira o corpo do bandido que tentou invadir a sua casa. Galamba aparece e oferece-se para levar o corpo, mas é mal recebido. Zarolho beija Marianita, sob o olhar enraivecido de Ana Rita. Marianita trai o pai e junta-se ao bando. Geraldo chega ao Monte das Mezas e inicia-se um violento tiroteio entre ele e o bando de Zarolho. Entretanto, chega também Galamba. Geraldo e Ana Rita ficam frente a frente e sentem, também, uma atração mútua. O bando consegue fugir, mas Negas fica para trás, é torturado por Galamba e executado por Geraldo. O Major trata de Fininho, que foi atingido na perna. Ana Rita repudia Marianita. Geraldo, Joaquim e Cara Rota vão no encalço do bando.
3. (19/01/1991)
A Morgada mostra-se irritada com a súbita paixão entre Zarolho e Marianita e, sentindo-se provocada, dispara um tiro ameaçador contra a rapariga. O bando toma o rumo de Espanha. Ferido e sem condições de fazer uma viagem longa, Fininho despede-se dos companheiros. Na taberna, Mil-Homens reconhece-o e obriga-o a revelar o paradeiro de Zarolho. De seguida, Fininho tenta disparar sobre Geraldo, mas Joaquim é mais rápido e mata-o. Mil-Homens e outro guarda defrontam-se com o bando e acabam mortos. Zarolho e o seu bando descansam num acampamento de ciganos. Já depois de partirem, há um confronto entre o grupo de Geraldo e esses mesmos ciganos, que resulta na morte de Cara Rota. Ferro decide não ir para Espanha e abandona o grupo; mata Preto e é atingido por Galamba. E é chegado o momento do confronto final entre Geraldo e Zarolho…