Alice no País das Maravilhas

Título original:
Alice im Wunderland (Alemanha)
ふしぎの国のアリス
Fushigi no kuni no Alice (Japão)

Baseada na obra de Lewis Carroll

Exibição:
20/05/1987  13/07/1988 (RTP 1)

Número de episódios:
52

Produção:
Apollo Film / Nippon Animation (1983)

Argumento e conceção:
Marty Murphy

Realização:
Taku Sugiyama

Música:
Christian Bruhn

Versão portuguesa

Vozes:
António Feio – Coelho Branco / Lagarta Azul / Tweedledee / Dodô
Argentina Rocha – Benny Bunny / Sra. Spiceham / Cozinheira da Duquesa
Carmen Santos – Mãe de Alice / Rainha de Copas / Duquesa
Ermelinda Duarte
Francisco Pestana – Rei de Copas / Pequeno Bill / Lebre
Isabel Ribas – Alice
João Lourenço – Pai de Alice / Chapeleiro / Tweedledum / Jabberwocky
Luís Mascarenhas – Humpty Dumpty / Rei Paul / Príncipe Harold
Luísa Salgueiro – Célia / Rainha Paula
Manuel Cavaco – Bobo / Falsa Tartaruga de Sopa
Melim Teixeira – Gato que Ri

Direção (interpretação):
João Lourenço

Baseada na famosa obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas é uma rica e maravilhosa viagem a um mundo de imaginação e fantasia.

Alice vive com os pais e uma irmã chamada Célia, numa bonita casa no meio de um parque situado nos arredores de Londres. Alice gosta de brincar ao ar livre, sobretudo no Verão, quando a temperatura é mais agradável, mas detesta visitas, pois acha-as muito aborrecidas.

Durante uma ida à cidade com a sua mãe, Alice aborrece-se e é autorizada a dar um passeio. Entra numa loja de antiguidades, onde encontra uma velha cartola que será o início das suas fantásticas aventuras. Dentro da cartola está um coelhinho, Benny Bunny. O dono da loja, vendo-a tão interessada na cartola, resolve vendê-la em troca de alguns tostões.

É assim que Benny Bunny passa a ser hóspede definitivo em casa de Alice. Benny Bunny, porém, é um coelho especial, pois fala. Mas só as pessoas com fantasia, como Alice, podem ouvi-lo. É precisamente ele quem leva Alice até ao País das Maravilhas, apresentando-a a todos os seus amigos e também à temida Rainha de Copas.

Desde então, Alice nunca mais se aborrece, pois começa a viver fabulosas aventuras no País das Maravilhas, onde se depara com todo o tipo de estranhos seres e acontecimentos.

Alice
É uma menina de 7 anos com grande curiosidade e imaginação. É simpática e bem-educada, embora às vezes faça comentários um tanto inoportunos. A sua vida não é a mesma a partir do momento em que encontra o coelhinho Benny Bunny, com quem descobrirá um novo mundo chamado País das Maravilhas.

Benny Bunny
É o melhor amigo de Alice. Ela encontrou-o escondido dentro de uma cartola velha e imediatamente travaram amizade. Como Benny Bunny é sobrinho do grande Coelho Branco, tem sempre acesso ao País das Maravilhas e é ele que leva Alice para lá, contando-lhe as histórias dos seus habitantes e apresentando-a a eles.

Célia
É a irmã mais velha de Alice, mas tem um temperamento exatamente oposto. Não gosta de brincar e dispensa a presença de animais. Passa a vida a ler e faz questão de implicar com Alice, mostrando que sabe mais do que ela.

Mãe de Alice
Preza, acima de tudo, a boa educação. Fica em pânico sempre que Alice diz alguma palavra menos formal ou comete alguma indelicadeza com as visitas.

Pai de Alice
É bastante menos rigoroso com as filhas do que a sua mulher. Tem prazer em receber os amigos para jogar croquet e dedica-se também à floricultura, tendo especial orgulho nas suas petúnias premiadas.

Sr.ª Spiceham
É a cozinheira da família de Alice.

Dina
A gata de Alice. Não gosta de Benny Bunny.

Rainha de Copas
É a despótica governante do País das Maravilhas, que não admite ser contrariada. Quando há qualquer coisa que lhe desagrada, ameaça mandar cortar as cabeças a todos e é por isso que a receiam.

Rei de Copas
É o submisso marido da Rainha de Copas. Não ousa fazer-lhe frente, acabando por ser ridicularizado na maioria das situações.

Príncipe Harold
Filho da Rainha e do Rei de Copas. Só pensa em comer, chegando mesmo ao ponto de roubar a comida dos outros, para satisfazer a sua gula.

Bobo (Joker)
Responsável pelas brincadeiras na corte, é a companhia preferida do Rei de Copas. Diz algumas piadas que, em geral, não agradam à Rainha.

Rainha Paula
É a rainha branca do xadrez. Para ela não existe maior divertimento do que jogar croquet.

Rei Paul
É o rei branco do xadrez. Adormece sempre que encontra uma oportunidade.

Duquesa
Uma das irmãs da Rainha de Copas. Está permanentemente em atrito com a cozinheira, pelo que em sua casa há uma constante guerra de pratos e tachos.

Cozinheira
Além de brigar constantemente com a sua patroa, tem o hábito de abusar na quantidade de pimenta que coloca na comida.

Porquinho
Filho da Duquesa. É um bebé que, volta e meia, se transforma em porquinho.

Coelho Branco
Arauto do Palácio de Copas. A sua missão é dizer as horas certas à Rainha. Porém, apesar de ter muitos relógios, anda sempre atrasado e passa a vida com medo que a Rainha mande cortar-lhe a cabeça. É o tio de Benny Bunny e é através dele que Alice vai parar ao País das Maravilhas.

Humpty Dumpty
É um ovo muito bem posto que passa a vida com medo de se partir. E tem razões para isso, pois vive em cima de um muro. Se caísse, ficaria com o aspeto de um ovo mexido. No entanto, com a ajuda de Alice, Benny Bunny e do seu amigo Rei de Copas, consegue salvar-se sempre.

Tweedledee e Tweedledum
São dois irmãos gémeos que brigam por tudo e por nada.

Pequeno Bill
É um lagarto do qual todos fazem troça. Sobre ele contam-se várias anedotas.

Lagarta Azul
É uma sábia lagarta que vive num cogumelo. Dá conselhos úteis aos habitantes do País das Maravilhas, enquanto fuma o seu cachimbo turco.

Gato que Ri
O seu nome define-o: é um gato que ri. Para além disso, tem a particularidade de aparecer e desaparecer instantaneamente.

Jabberwocky
É um dragão que vive num castelo nos confins do País das Maravilhas. Todos o temem, até a própria Rainha de Copas.

Outros habitantes do País das Maravilhas

Chapeleiro

Lebre

Rato Dorminhoco

Dodô

Falsa Tartaruga de Sopa

Águia

Papagaio

Gato

Rato

Guarda Florestal

Morsa

Carpinteiro

Don Fernando e Andarilho

Leão

Unicórnio

 Episódio adaptado de Alice no País das Maravilhas
♠ Episódio adaptado de Alice do Outro Lado do Espelho

1. O coelho da cartola
Num passeio a Londres com a mãe e a Sra. Spiceham, Alice pede para ir ver uma loja de antiguidades pois para ela têm algo de misterioso. Desta vez encontra uma velha cartola que, para grande espanto do dono da loja, Alice compra de imediato. Contudo, se o dono da loja soubesse o que Alice sabe, não o teria certamente vendido por tão pouco. Na verdade, dentro da cartola vive Benny Bunny, sobrinho do grande Coelho Branco, o controlador real do tempo na corte da Rainha de Copas.


2. A queda na toca do coelho
Alice nem acredita quando vê um grande coelho a correr pelo jardim. Persegue-o até à toca e, por fim, salta também lá para dentro. É com grande espanto que se apercebe que, desta forma, entrou num mundo completamente novo. Cai por um grande túnel e aterra finalmente na sala das portas do País das Maravilhas. Mas todas as portas estão fechadas e não há uma chave que as abra…


3. O lago de lágrimas
A caminho do País das Maravilhas, Alice bebe um certo chá e começa a crescer sem parar. Fica tão infeliz que não consegue evitar o choro, inundando completamente tudo em redor com a sua torrente de lágrimas. Os habitantes do País das Maravilhas não têm outro remédio senão correr para a segurança de uma ilha. E era precisamente aí que um misterioso pintor andava a fazer das suas. Pintava arbustos e, por fim, também Alice com riscas castanhas. Alice tenta seguir o rasto destes enigmáticos acontecimentos.


4. A corrida especial
Alice e os seus amigos aborrecem-se com a vida na ilha solitária. Dodô sugere então que façam uma corrida cujo vencedor é decidido logo à partida. Alice acha esta regra muito insólita para uma corrida, mas não deixa de se divertir. Até a Rainha de Copas decide participar.


5. A casa do Coelho Branco
Alice tem mais uma vez azar: o grande Coelho Branco confunde-a com a sua criada de casa e manda-a ir buscar as luvas de pelica e o leque à cozinha. Primeiro, Alice tenta ainda esclarecer o mal-entendido, mas depois resigna-se ao seu destino. Na cozinha há chá acabado de fazer, com um cheiro convidativo. Quando bebe uma chávena, começa a crescer e não pára. Agora mal se consegue mexer e fica irritada com os habitantes do País das Maravilhas, que não lhe revelam qualquer compaixão. Por fim, consegue libertar-se da pequena casa do grande Coelho Branco e, ao mesmo tempo, volta ao seu tamanho normal.


6. O ovo em cima do muro ♠
Reina uma grande excitação no País das Maravilhas. Aconteceu finalmente aquilo por que todos esperavam: Humpty Dumpty caiu do muro abaixo! Ainda está suspenso pela gravata, que ficou presa num ramo, mas é só uma questão de tempo até a gravata se rasgar e Humpty Dumpty cair. Alice gostaria de ajudá-lo, mas ele recusa o seu auxílio. Só uma pessoa o pode salvar: o Rei de Copas. Num momento de fraqueza, o Rei prometeu ao inteligente ovo que o apoiaria em qualquer situação. Alice tenta convencer o Rei de Copas a avançar com todo o seu exército para salvar Humpty Dumpty. Mas isso é muito mais difícil do que tinha pensado…


7. O cão gigante
Num momento de pouca sorte, um pequeno cão vem ao encontro de Alice. Apesar dos avisos de Alice, o cão engole um pouco do bolo que dizia “come-me”, pelo que fica tão grande como um elefante. Alice fica desesperada: o que vai fazer agora com este monstro? É apenas por um acaso da sorte que os habitantes do País das Maravilhas não a expulsam dali para fora, porque o bebé gigante transforma num perfeito caos uma magnífica festa de aniversário, preparada com tanto cuidado e que todos esperavam tão ansiosamente.


8. A Floresta Sem Nome
Alice e Benny Bunny perdem-se enquanto passeiam pelo País das Maravilhas e chegam à Floresta Sem Nome. De repente, vêem-se numa situação extremamente desagradável: nem Alice nem Benny Bunny conseguem lembrar-se de como se chamam, onde estão e, acima de tudo, quem são. A culpa parece ser de uma estranha névoa colorida que faz com que todos se esqueçam de tudo. O País das Maravilhas está uma grande balbúrdia e Alice já nem sabe por onde começar. Tenta investigar a causa de toda esta desorientação, mas demora muito tempo até descobrir quem é o verdadeiro culpado…


9. Gralhas que roubam
Alice acaba de chegar ao País das Maravilhas e logo se depara com acontecimentos estranhos: alguém rouba o relógio de bolso preferido do Coelho Branco, depois desaparecem as peças de xadrez do Rei e, por fim, até a coroa e o cetro da Rainha de Copas. Alice e Benny Bunny são feitos prisioneiros e raptados num barco de piratas. E é aqui que descobrem os segredos dos malfeitores: um bando de gralhas gatunas descobriu um antídoto contra o esquecimento na “Floresta Sem Nome”…


10. O conselho da Lagarta Azul
Alice cometeu um erro e agora encolhe tanto que até a Lagarta Azul é maior do que ela. Como tem medo de aranhas e escaravelhos, compreende mal todos os gestos bem intencionados dos insetos do País das Maravilhas. Foge para a casa da Duquesa, mas esta confunde-a com um escaravelho e dá-lhe um pontapé. Os outros insetos ajudam-na a fugir. Por fim, a Lagarta Azul dá-lhe ainda um conselho para conseguir recuperar o seu tamanho normal.


11. Onde estão os ovos da pomba?
Primeiro Alice estica e fica comprida como uma cobra. Depois, é acusada por uma mãe pomba desesperada de ter roubado o seu único ovo e Humpty Dumpty recusa-se a dirigir-lhe uma única palavra. Na verdade, não se lhe pode levar a mal porque, desta vez, Alice ficou mesmo muito diferente. Depois da mãe pomba ainda confundir a bola de croquet da Rainha de Copas com o ovo que lhe foi roubado e de causar estragos, põe-se a caminho do castelo do misterioso e temível dragão. A verdade é que todos no País das Maravilhas estão convencidos de que um ato tão vil como roubar um ovo de pomba só pode ser obra de uma pessoa: o dragão Jabberwocky.


12. Pimenta e o porco
Alice e Benny Bunny percorrem o País das Maravilhas. Benny Bunny sugere que visitem a Duquesa. A Duquesa e a sua cozinheira riem às gargalhadas enquanto atiram pratos e chávenas uns aos outros e parecem divertir-se a valer. Um convite para tomar chá entregue por um dos mensageiros da Rainha vem por fim acabar com o prazenteiro combate. A Duquesa pede então a Alice que tome conta do seu bebé, o que, na verdade, não é tão simples quanto isso. Sem quê nem para quê, o bebé transforma-se num porco e parece decidido a seguir Alice e Benny Bunny para toda a parte.


13. Tweedledee e Tweedledum ♠
Logo que chega ao País das Maravilhas, Alice encontra um gorro de dormir que regista todos os sonhos do Rei quando está a dormir, um porco violinista e Tweedledee e Tweedledum que, para felicidade dos habitantes do País das Maravilhas, discutem tanto em torno de uma velha matraca partida que uma luta se torna inevitável. Contudo, a chuva vem impedir a realização da luta.


14. O Leão e o Unicórnio ♠
O Chapeleiro tem de procurar uma nova ocupação e passa a ser “organizador”. Para começar, organiza um combate entre o Leão e o Unicórnio. Quem mais se congratula com este combate é a Rainha de Copas. Mas o Leão não se sente em condições de participar. Não tem um treinador e sem treinador não participa no combate. Só depois de Alice se disponibilizar para assumir esta tarefa pode o Chapeleiro dar início ao combate.


15. A festa da Rainha de Copas
Todos os anos, a Rainha de Copas convida os seus súbditos para um jogo de croquet com os ouriços. Não são os ouriços quem joga croquet, mas sim os habitantes do País das Maravilhas: os ouriços são as bolas e os flamingos são os tacos. Alice sente pena dos pobres animais, pelo que procura pô-los primeiro em segurança antes de enfrentar a Rainha.


16. O gato que ri
O gato que ri faz Tweedledum desaparecer. No princípio, Tweedledee fica muito contente porque, uma vez na vida, pode estar sem o seu irmão gémeo. Mas não tarda a ter muitas saudades dele. Infelizmente, o gato que ri enganou-se no feitiço que lançou e já não sabe como trazer de novo Tweedledum para o País das Maravilhas…


17. A libertação das ostras ♠
Todas as noites desaparecem ostras no mar. Alice pede ajuda à Rainha de Copas. Todos os habitantes do País das Maravilhas são chamados à sala do tribunal, mas não se consegue provar quem são os ladrões. A Benny Bunny e Alice não resta outra solução senão esclarecer o mistério das ostras desaparecidas, e por fim, conseguem resolvê-lo com a ajuda do nobre cavaleiro Don Fernando.


18. A dança das lagostas
A Rainha de Copas organiza um baile de máscaras. O ponto alto da festa deverá ser a famosa dança das lagostas mas, infelizmente, ninguém sabe como se dança. A Falsa Tartaruga, a Morsa e a Lagosta foram incumbidos de mostrar, mas a verdade é que nenhum tem grandes dotes para a música nem para a dança. Alice e Benny Bunny querem salvar a festa. Entram então numa viagem cheia de aventuras pelas desconhecidas profundezas dos mares…


19. O chá do Chapeleiro
Alice começa por ser convidada pelo Chapeleiro para tomar chá com uns amigos. No entanto, não há chá nem amigos, e depois todos os relógios do País das Maravilhas ficam repentinamente parados. Alice e Benny Bunny tentam descobrir a causa e pedem ajuda ao Pai Tempo, já que este conhece bem os relógios e os seus problemas. A solução para este enigma é muito simples: O vil Jabberwocky enfeitiçou os relógios com o seu olhar malvado…


20. Mas que circo!
Tweedledee e Tweedledum querem sair do País das Maravilhas. Sonham com uma carreira no circo Spagettini. Alice também se deixa convencer a ir ao circo, mas este tem um aspeto miserável. E como se ainda não bastasse, salta ainda o terrível Fred para mostrar aos habitantes do País das Maravilhas quão cruel pode ser um leão. Mas Alice não se deixa intimidar.


21. Quem roubou os bolos?
Finalmente, Alice conhece o Príncipe, filho da Rainha de Copas, mas fica desapontada. Ele é tudo menos uma companhia agradável. É gordo, preguiçoso, mal-educado e só sabe falar sobre uma coisa: comida. Até a Rainha de Copas fica indignada. Muito impressionada com tamanho atrevimento, manda o filho de volta para o internato.


22. A Falsa Tartaruga de Sopa
A Rainha está farta de reinar sobre súbditos incultos. Por isso determinou a escolaridade obrigatória no País das Maravilhas e todos os que se recusarem a frequentar as aulas são presos e arrastados até à sala de aula. O professor é a Falsa Tartaruga de Sopa, que não faz a mínima ideia de como se dá uma aula. A escola do País das Maravilhas é um fracasso. Alice e Benny Bunny têm agora de fazer alguma coisa para resolver a situação.


23. A caixa do castelo está vazia
Quando Alice entra no País das Maravilhas, verifica que está tudo de pernas para o ar. A Rainha de Copas introduziu um imposto para quem anda a pé. Como os habitantes do País das Maravilhas não estão dispostos a pagar este imposto, andam todos sobre as mãos. Depressa aquilo que surgiu como solução de emergência se transforma na nova moda do País das Maravilhas – e até a Rainha de Copas se rende!


24. Benny Bunny desaparece
Na esperança de encontrar Benny Bunny, Alice vai até ao País das Maravilhas. Mas Jabberwocky fez de Benny Bunny o seu animal de estimação e mima-o tanto que este já nem sequer pensa em sair do castelo. Pensa ter sido bem recebido em casa de Jabberwocky, mas está enganado…


25. A hortaliça ofendida
Já não há verde no País das Maravilhas, tem tudo um ar muito desconsolado. Folhas, ervas e hortaliças deixaram o País das Maravilhas sob protesto porque só eram elogiadas as cores vivas das flores. Alice assume a tarefa de repor as coisas no seu lugar. Mas até consegui-lo, terá de passar por uma viagem de navio cheia de aventuras até às pastagens glaciais.


26. A casa do outro lado do espelho ♠
A Rainha quer organizar um concurso de beleza no País das Maravilhas. Todos os que cumprirem os requisitos estabelecidos podem participar e, como apenas Alice corresponde às condições, tem de fazer parte do júri, para garantir a igualdade de circunstâncias. A Rainha de Copas quer a todo custo entregar o prémio ao filho, o Valete de Copas, na esperança de que o resultado dê uma maior autoconfiança ao rapaz. Como não podia deixar de ser, nada corre como previsto e, no final, a Rainha de Copas tem de se auto-coroar Rainha de Beleza.


27. O passeio da Rainha de Copas
A Rainha de Copas convida Alice, Benny Bunny, o Rei Paul e a Rainha Paula para um passeio. O ponto alto do passeio deverá ser um piquenique mas, como formigas roubaram o cesto com a comida, a Rainha de Copas tem de encontrar uma solução. Em vez de presunto e salsichas, oferece aos seus convidados uma salada de cogumelos. Mas alguns desses cogumelos tinham sido cultivados pela Lagarta Azul, e desta vez não é só Alice e Benny Bunny quem ficam pequenos como formigas, mas também a Rainha de Copas e a Rainha Branca. Mas tudo está bem quando acaba bem…


28. O pato envergonhado
Mal começa a sonhar com o País das Maravilhas, Alice cruza-se com um pato a correr que, muito desiludido, quer abandonar o País das Maravilhas. Estava indignado com os flamingos de nariz empinado que, na sua opinião, o trataram muito mal. Alice tenta ajudar o pato mas, em vez disso, coloca-o em grande perigo ao confiá-lo precisamente ao cisne manhoso da Duquesa. Este entrega-o sem cerimónias na cozinha do castelo, onde fica preso numa gaiola. Mas com a ajuda dos flamingos, Alice consegue libertar o pato.


29. O dia das grandes lavagens
Ninguém tem tempo para Alice, estão todos ocupados com o dia anual das grandes lavagens. Lavam e tornam a lavar, mas sem sucesso. A roupa simplesmente não fica limpa. Alice não fica nada espantada, porque os habitantes do País das Maravilhas lavam a roupa na água fria do rio. Mas mal sugere que utilizem água quente, Alice arrepende-se, já que a Rainha de Copas aceita imediatamente a sugestão e ordena a Alice que ponha o rio a ferver. Alice fica numa situação difícil, pois não faz a mínima ideia de como realizar este desejo.


30. A ovelha dos sonhos ♠
Alice quer falar com as pessoas mas ninguém lhe dá ouvidos. Faz perguntas e não obtém respostas, cumprimenta com simpatia e todos a ignoram. Até o sempre amável Pequeno Bill se comporta com ela com grande falta de educação e o Rei Paul e a Rainha Paula, que estão sempre em grande sintonia, estão agora a discutir. “Tem de haver uma razão”, pensa Alice e procura uma explicação.


31. Tinham de ser os Dawsons ♠
Os gémeos Dawson, que vivem na casa do lado, seguiram Alice secretamente até ao País das Maravilhas. Alice não gostou nada, porque os Dawsons não sabem mesmo comportar-se. São verdadeiros traquinas que só pensam em disparates de manhã à noite.


32. O Coelho Branco sai de casa
O grande Coelho Branco quer abandonar o País das Maravilhas e leiloa os seus bens. Até está a dar o seu relógio de bolso preferido, com o qual dizia as horas à Rainha. Alice e Benny Bunny ficam muito preocupados com o grande Coelho Branco, porque ele deixou de comer e não quer falar. Perdeu mesmo a vontade de andar depressa. A culpa é da Rainha de Copas, que despediu o grande Coelho Branco e substituiu-o por um grande Coelho Preto. Alice gostaria de ajudar, mas não sabe como.


33. Uma viagem insólita
A Rainha de Copas organizou uma viagem no País das Maravilhas. Naturalmente, Alice não consegue resistir a ver as paisagens de comboio. Mas não tarda nada a verificar que se trata de um comboio muito singular que voa por entre as nuvens e que mergulha nas profundezas do mar.


34. Benny e os ratos de rabo roscado ♠
Benny Bunny desapareceu porque está com ciúmes. Quando vai à sua procura, Alice descobre lugares do País das Maravilhas onde nunca antes tinha estado. É aqui que encontra os ratos de rabo roscado: pequenos seres bondosos que conseguem perfurar a terra em jeito de saca-rolhas. Infelizmente, Alice e os ratos de rabo roscado não falam a mesma língua.


35. A Senhora e o Senhor Tempo
O tempo no País das Maravilhas está totalmente confuso. Está a nevar em pleno Verão. Os habitantes do País das Maravilhas nunca tinham visto neve. Primeiro ficam todos entusiasmados, fazem esqui, patinam e deslizam pelas encostas do País das Maravilhas. Mas não tarda muito até estarem ansiosos pelo regresso do bom tempo. É um problema difícil que Alice ajuda naturalmente a resolver.


36. Os cangurus zangados
A Rainha de Copas prendeu na cave ovelhas australianas e o castelo está cheio de cangurus aos saltos. Alice tem assim a ideia de viajar pessoalmente até à Austrália para aí conhecer os koalas e os ornitorrincos.


37. A viagem de balão
Alice encontra Don Fernando que, cheio de orgulho, lhe apresenta a sua nova aquisição: um balão de ar quente. Como para ele não há melhor coisa que voar, Don Fernando convida Alice e Benny Bunny para um voo. Uma vez superados os seus receios iniciais de voar, ambos gostam muito do passeio. Mas o que começou por ser um voo pacífico não tardou em tornar-se uma grande aventura. Don Fernando calculou mal a rota e, em vez de aterrar no castelo da Duquesa, aterrou na toca dos Ratos de Rabo Roscado.


38. A terra das nuvens
A Duquesa convocou todos para o concurso anual de voo em dragões. É um empreendimento perfeitamente sem sentido, já que todos os anos a Rainha de Copas se autoproclama vencedora. No entanto, este ano, a Rainha de Copas perde essa oportunidade. Perde o dragão, o que a deixa muito preocupada. Alice promete-lhe que irá recuperar o seu dragão. Mas antes de conseguir cumprir a promessa, Alice e Benny Bunny têm de navegar no navio das nuvens até ao castelo nas nuvens da deusa da chuva…


39. Um convidado desagradável
Humpty Dumpty tem de deixar o seu muro devido a obras de reparação, mas este recusa-se a sair com todas as suas forças. Passou toda a sua vida em cima do muro e nunca na vida irá quebrar este hábito. Mas não adiantam todos os protestos. Humpty Dumpty tem de procurar um novo poiso. Para ele, é perfeitamente evidente que terá de se mudar para o castelo. A Rainha de Copas fica horrorizada, mas o Rei de Copas fica muito satisfeito. Já está a imaginar como vai ser passar alguns dias com o seu bom amigo.


40. O pequeno flautista
O Guarda Florestal entra para a banda de música e tenta fazer carreira como flautista. Para horror dos habitantes do País das Maravilhas, não consegue tocar uma só nota correta. A Rainha de Copas decide conceder a primeira grande oportunidade ao Guarda Florestal e coloca a sala real de concertos à sua disposição. Todos os habitantes do País das Maravilhas são convocados a apresentar-se pontualmente para assistir a este evento musical.


41. Os elefantes de mel ♠
Alice encontra os elefantes de mel: elefantes minúsculos que voam de flor em flor como as abelhas e que produzem mel. Alice fica encantada com estes pequenos elefantes e considera-os uma riqueza do País das Maravilhas. A Rainha de Copas partilha dessa opinião e envia os seus guardas para que apanhem os elefantes de mel. Alice fica tão indignada que desta vez fica no País das Maravilhas mais tempo do que o habitual para proteger os elefantes de mel.


42. Pequeno Bill apaixonado
Alice cruza-se com o Pequeno Bill, que se comporta de forma muito estranha. No princípio, Alice pensa que o Pequeno Bill está doente, mas não tarda a aperceber-se de que está preocupado com outra coisa. Apaixonou-se pela Menina-Serpente Sarah. Sarah retribui os sentimentos do Pequeno Bill e aceita o seu pedido de casamento. Infelizmente, o casamento não pode realizar-se porque aparece Fred, ex-noivo de Sarah. O mundo ruiu para o Pequeno Bill, que jura nunca mais voltar a apaixonar-se. Mas mal passa por ele a Menina-Lagarto Lana, o coração do Pequeno Bill arde novamente…


43. A pérola da sabedoria
Logo que começa a sonhar com o País das Maravilhas, Alice tem todas as razões para se admirar com o grande Coelho Branco, que aparece à sua frente com uniforme e boné de comandante. O grande Coelho Branco foi promovido de arauto real a comandante real. E foi precisamente a ele que a Rainha de Copas confiou o seu veleiro e a sua tripulação. Alice pode subir a bordo mas, se tivesse sabido qual era o objetivo da viagem, teria certamente preferido ficar em terra.


44. Um duende para todas as ocasiões
Alice fica espantada com o comportamento dos habitantes do País das Maravilhas. A verdade é que os habitantes nunca foram muito trabalhadores, mas tornaram-se entretanto tão preguiçosos que nenhum deles quer mexer um dedo. Os habitantes do País das Maravilhas descobriram que vive no País um duende a quem podem ceder todas as tarefas que não queiram fazer eles mesmos. Não interessa se é uma porta estragada, um salto perdido ou uma sopa queimada: o duende arranja tudo.


45. O retrato de família
Alice arranja problemas com a Rainha de Copas porque, por acidente, aterra sobre o retrato de família da família real. A Rainha de Copas fica extremamente indignada com este comportamento, mas Alice não teve culpa. A culpa de tudo é do snark, um ser misterioso que prega partidas aos habitantes do País das Maravilhas. Como a Rainha de Copas gosta particularmente pouco deles, ordena a um caçador de snarks que descubra onde ele se encontra. Mas Alice é a única pessoa a quem o pequeno e travesso pilrete se revela.


46. A poção mágica
Alice apercebe-se de que a Rainha de Copas e todos os habitantes do País das Maravilhas estão numa grande excitação porque alguém roubou os talheres de prata reais. E é precisamente Alice quem recebe da Rainha de Copas a missão de recuperar os talheres. É uma tarefa muito difícil e, como se não bastasse, quando tentam cumpri-la, Alice e Benny Bunny ficam invisíveis. Mas é precisamente esta desagradável situação – é o que ambos pensam – que lhes permite encontrar o ladrão.


47. O desaparecimento da Fada das Luzes
Mal chega ao País das Maravilhas, Alice tem todos os motivos para se admirar, porque está tudo escuro. As estrelas deixaram de cintilar, não brilha uma só gota de orvalho e até os pirilampos estão apagados. Alice tenta resolver o mistério e descobrir o motivo desta enigmática escuridão. A culpa parece ser da Fada das Luzes, que é a responsável pela luz no País das Maravilhas. Mas ela desapareceu.


48. Muitos bombons coloridos
Logo que começa a sonhar com o País das Maravilhas, Alice encontra a Lagarta Azul, que começa a contar-lhe, toda indignada, que a Rainha de Copas mandou recolher todas as guloseimas do País das Maravilhas e que as guardou todas no castelo. Mas quando entra no castelo para falar com a Rainha de Copas, Alice fica a saber que nem no castelo existe um só bombom. Alice crê saber como se fazem bombons e candidata-se à função de cozinheira real de bombons.


49. O dia de não aniversário ♠
Mal chega ao País das Maravilhas, Alice depara-se com um grande problema. A Rainha de Copas festeja o seu dia de não aniversário porque não quer ficar mais velha e espera que todos os convidados lhe tragam um presente. Mas o que se pode oferecer a uma rainha que tem tudo o que deseja? Alice pede conselho à Lagarta Azul, que lhe sugere oferecer outras coisas, como tempo, amor e fantasia. Juntamente com Dodô, Alice pretende oferecer à Rainha um número de magia, já que Dodô se considera o melhor Mágico do mundo. Infelizmente, chega à conclusão de que Dodô não estava a dizer bem a verdade.


50. O bebé chimpanzé
Logo que começa a sonhar com o País das Maravilhas, Alice tem todos os motivos para se admirar. Ninguém tem tempo para lhe dar atenção. Estão todos numa grande agitação. O macaquinho preferido da Rainha de Copas desapareceu e ela está profundamente abatida por ser precisamente o seu macaco preferido, que lê nos seus olhos todos os seus desejos e os concretiza. A ideia de perder o seu pequenino é insuportável para a Rainha, pelo que ordena aos habitantes do País das Maravilhas que o procurem e o tragam de volta.


51. Duelo entre cavaleiros ♠
Alice encontra Don Fernando, que lhe conta que está a caminho do castelo de diamantes para pedir mão da filha da Rainha de Diamantes em casamento. Como Don Fernando não é o único a querer casar com a infinitamente rica Princesa de Diamantes, todos os pretendentes deverão participar num torneio de cavaleiros. Quem sair vencedor receberá a Princesa de Diamantes como sua esposa. Don Fernando tem toda a certeza de que irá ganhar, mas tem azar. Tem de enfrentar um misterioso cavaleiro vermelho, que não só é muito mais jovem, como também muito mais hábil.


52. Rainha Alice ♠
Mal chega ao País das Maravilhas, Alice tem uma grande surpresa. A Rainha de Copas está nas suas férias anuais com toda a família e deixou o trono do País das Maravilhas. Alice, que sempre tinha sonhado ser rainha, pede aos habitantes do País das Maravilhas para substituir a Rainha de Copas e estes aceitam, depois de a submeter a uma insólita prova. A princípio, Alice está muito feliz, mas não tarda a encher-se de dúvidas sobre se fez bem em querer ser rainha de um País em que gatos se evaporam no ar e ovos vivem em cima de muros.

Alice no País das Maravilhas foi co-produzida pela Nippon Animation (Japão) e pela Apollo-Film (Áustria) em 1983.

Esta série animada é baseada em Alice no País das Maravilhas (Alice’s Adventures in Wonderland) Alice do Outro Lado do Espelho (Through the Looking-Glass), obras da autoria de Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudónimo de Lewis Carroll. Do total de 52 episódios, apenas cerca de metade foi adaptada dos livros.

Lewis Carroll

O primeiro livro foi inicialmente publicado em 1863, com o título de Alice Debaixo da Terra (Alice’s Adventures Under Ground). Surgiu de uma ocasião em que Charles Lutwidge Dodgson, matemático e cónego, levou as meninas Liddell – Alice e as suas irmãs, Lorina e Edith – a passear de barco no rio Tamisa. Nessa tarde, entreteve as crianças com histórias que, a pedido de Alice, passou a escrito para lhe oferecer.

Em 1865, a obra foi revista e novamente editada, desta feita sob o título de Alice no País das Maravilhas. Em 1871, surge o segundo livro, intitulado Alice do Outro Lado do Espelho.

Alice Liddell, a grande inspiradora de Lewis Carroll, era filha de Henry George Liddell, deão da Christ Church (origem da futura Universidade de Oxford), onde o autor lecionava matemática.

A verdadeira Alice no País das Maravilhas

Para outras curiosidades sobre as obras de Lewis Carroll, recomendamos uma visita ao site Alice-in-Wonderland.net.

Enquanto que, originalmente, Alice entra no País das Maravilhas e aí permanece até ao fim do livro, na série ela regressa ao mundo real no final de cada episódio.

Benny Bunny não existe nas obras de Lewis Carroll.

A RTP comprou a versão germânica da série. O genérico, cantado por Lady Lily, era exibido em alemão, bem como algumas canções no decorrer dos episódios.

A banda sonora desta versão (diferente da japonesa) foi composta por Christian Bruhn e lançada na Alemanha em 2004. Este CD inclui praticamente todas as canções e temas instrumentais tocados na série.

Em Portugal, a série foi exibida pela primeira vez às quartas-feiras, no Brinca Brincando, entre 1987 e 1988.

Nessa época, foi lançada uma caderneta de cromos pela Impala.

Nalgumas saquetas de cromos era possível encontrar senhas premiadas, que podiam ser trocadas por bonecos em PVC da Schleich, de uma coleção de 6.

A série foi reposta a partir de 27/07/1989, também no Brinca Brincando. Começou por ser exibida às quintas-feiras, passando depois a dar de segunda a sexta.

Em 1994, foi reposta na TVI, sendo exibida durante as manhãs, de segunda a sexta.

Ainda nos anos 90, a Prisvídeo lançou alguns episódios em VHS.

Em 2003, a série começa a ser lançada em DVD pela mesma editora. Até 2006, foram lançados 3 DVDs, com 8 episódios cada.

Paralelamente, em 2005, a Planeta DeAgostini lançou todos os episódios numa coleção de 26 DVDs. Para esta edição, foi gravada uma nova versão do genérico, cantada em português por Ana Paula.

A dobragem de Alice no País das Maravilhas foi uma das (infelizmente) poucas que sobreviveram ao tempo. É, pois, de lamentar que a Prisvídeo, quando retomou o lançamento da série em 2009, tenha usado uma nova dobragem a partir do episódio 27.

Partilhar:

Alice no País das Maravilhas