André Topa-Tudo

Exibição:
04/01/1992 – 04/04/1992 (RTP 1)

Número de episódios:
13

Argumento e diálogos:
António Torrado

A partir da história original André Topa-Tudo no País dos Gigantes

Música original:
José Marinho

Produção:
Nuno Delgado
Henriqueta Ricardo

Realização:
Luís Lança

Elenco:
Francisco – André
Mafalda – André 1
Bruno – André 2
Catarina Lehrfeld – Irene
Rómulo Fragoso – Filipe
Manuela Carlos – Mãe
Carlos Dias – Pai
Igor Sampaio – Dr. Samuel
Manuela Cassola – D. Hortênsia
Maria João Baginha – Dra. Vânia
Luís Vicente – rececionista do hotel
Mason Funk – indivíduo 1
Eurico Surgey – indivíduo 2
Eduardo Chang – indivíduo 3
João Sarabando – Inspetor Gouveia
Liliana Ralha – Filomena
Patrícia Pereira – Joana
Gonçalo Roque – colega 1
Filipe Dias – colega 2
Ramon Melo – Eduardo
Carolina – Tanielinka
Isabel Costa – Ivanka
Luísa Cruz – bibliotecária

Quando se mete na cabeça de um cientista que os bebés podem nascer já instruídos, a falarem de História e de Astronomia, como velhos sábios, tudo passa a ser possível. Os Mouratos, que são uma família igual a tantas, sujeitam-se à experiência. Mal sabem eles no que se meteram!

André...
... e a sua família

André (Francisco)
O mais recente membro da família Mourato. Ainda na barriga da mãe, servirá de cobaia numa experiência levada a cabo pelo Dr. Samuel, que o fará nascer dotado de uma cultura e inteligência invejáveis por qualquer adulto.

Henriqueta (Manuela Carlos)
35 anos. É mãe de Irene e Filipe, e está à espera de mais um menino, André. É dona de uma loja de flores.

João Mourato (Carlos Dias)
40 anos, desenhador de arquitetura. Está neste momento desempregado, o que é preocupante, agora que a família está em vias de aumentar. Arranja um emprego no laboratório do Dr. Samuel.

Irene (Catarina Lehrfeld)
15 anos. Apesar de jovem, é já bastante madura e responsável. Torna-se a primeira pessoa a conhecer o segredo de André.

Filipe (Rómulo Fragoso)
12 anos. Vive às turras com a irmã, Irene.

Dr. Samuel Quiroga (Igor Sampaio)
45 anos. Biólogo, psiconeurólogo e matemático. Alicia a família Mourato a participar na sua mais recente experiência: dotar um recém-nascido de um elevado nível de conhecimento, ainda no período pré-natal.

Dr.ª Vânia Voltanvinganvalgan (Maria João Baginha)
36 anos. Investigadora científica oriunda dos Balcãs, diplomada pelas mais importantes universidades europeias e americanas. Mulher de poucas falas, apesar de dominar várias línguas. Procura evidenciar-se e suplantar o Dr. Samuel.

Dona Hortênsia (Manuela Cassola)
Cliente habitual da loja de flores. Das águas-furtadas da sua casa, com o auxílio de binóculos, observa tudo o que se passa na vizinhança.

Inspetor Gouveia (João Sarabando)
Entra na história para investigar o desaparecimento de André.

Eduardo (Ramon Melo)
Colega de Irene. Faz furor entre as miúdas da escola.

Joana (Patrícia Pereira) e Filomena (Liliana Ralha)
Amigas de Irene.

1. (11/01/1992)
João Paulo está à procura de emprego e a sua oportunidade parece surgir no laboratório do Dr. Samuel. Este, na verdade, quer propor a João Paulo e à sua mulher, Margarida, que está grávida de 7 meses, a participação numa experiência inovadora, prometendo-lhes mundos e fundos.


2. (18/01/1992)
Embora contrariada, Margarida submete-se à experiência no laboratório do Dr. Samuel. Durante uma das sessões, começa a sentir as contrações do parto: chegou a hora do nascimento de André…


3. (25/01/1992)
Dr. Samuel está frustrado com o aparente fracasso da sua experiência e viaja para o estrangeiro, deixando João Paulo novamente desempregado. Irene continua a ser a única a saber do segredo do seu recém-nascido irmão.


4. (01/02/1992)
Fazendo-se passar por cliente de João Paulo na aquisição de um imóvel, um dos homens misteriosos que vem seguindo os passos da família consegue adentrar o quarto de André. Filipe surpreende-o junto do bebé e descobre finalmente o segredo do irmão.


5. (08/02/1992)
Irene vai ao hospital, na tentativa de descobrir alguma coisa sobre o estrangeiro que invadiu a casa da família Mourato e que foi atropelado enquanto fugia. Acaba por ser perseguida pelo outro homem, que também estava de visita ao ferido.


6. (15/02/1992)
O Dr. Samuel regressa a Portugal, trazendo consigo outra cientista, a Dr.ª Vânia. Esta está a levar a cabo uma experiência semelhante à do Dr. Quiroga, e pede para examinar André. No dia a seguir, todos se juntam para um passeio em Sintra.


7. (22/02/1992)
Irene e Filipe vão ao centro comercial tratar de uns recados, e levam André com eles. Ali, trava-se uma verdadeira batalha entre os cientistas e os homens misteriosos, pela posse do urso de peluche do pequeno.


8. (29/02/1992)
O Dr. Samuel e a Dr.ª Vânia fazem uma visita um tanto intempestiva à casa de André, tentando obter provas da sua atividade mental. Para proteger o irmão, Irene leva-o a passar alguns dias na quinta de uma amiga.


9. (07/03/1992)
O colega de João Paulo no hotel revela-lhe que, por a experiência do Dr. Samuel ter sido um sucesso, André corre um sério risco. E o bebé acaba mesmo por ser sequestrado…


10. (14/03/1992)
O desaparecimento de André começa a ser investigado pela Polícia, na figura do Inspetor Gouveia. Mas nada se consegue ainda descobrir sobre o paradeiro do bebé, que continua em cativeiro na companhia de um desconhecido.


11. (21/03/1992)
Depois de, com os seus binóculos, conseguir observar André numa casa abandonada, D. Hortênsia resolve ir até lá investigar. Inconformado por ter sido passado para trás pela Dr.ª Vânia, o Dr. Samuel decide dar uma conferência de imprensa.


12. (28/03/1992)
A Dr.ª Vânia regressa a Portugal, trazendo consigo Tanielinka, a nova “criança-prodígio”; ficam hospedadas na casa dos Mourato. D. Hortênsia leva o Inspetor Gouveia ao local onde viu André.


13. (04/04/1992)
A Polícia continua no encalço dos raptores de André. Ficamos a conhecer o que motivou o seu sequestro, e o bebé volta finalmente para junto da família. Mas o Dr. Samuel tem uma novidade…

O projeto para esta série existia desde 1988, quando a história de António Torrado foi um dos 10 textos vencedores do 1.º Concurso Nacional de Guionistas, promovido pela RTP.

Nenhuma das outras 9 histórias vencedoras foi produzida pela RTP, e esta só viria a estrear em 1992, provavelmente já sem vínculo a esse concurso.

Simultaneamente à exibição da série, deu-se o lançamento da primeira edição do livro que lhe deu origem: André Topa-Tudo no Mundo dos Gigantes.

André Topa-Tudo foi exibida aos sábados, por volta das 13:30.

Na semana anterior à estreia da série, mais concretamente no dia 04/01/1992, foi exibido um making of, contendo imagens de bastidores e uma apresentação dos personagens, feita pelos próprios atores.

No livro, a mãe de André chama-se Margarida. Embora o seu nome não seja pronunciado durante a série – e Manuela Carlos apareça creditada como “Mãe” –, neste making of, ficamos a saber que ela se chama Henriqueta.

Durante os castings, o “Pai” Carlos Dias aparece com bigode, e é mostrado o momento em que o arrancou para se enquadrar no visual que vimos na série.

O ator Vítor Rocha é visto nas imagens dos castings, mas não chegou a entrar na série.

Rómulo Fragoso era já conhecido do público, do programa Juntos e ao Vivo (1990), onde apresentava a rubrica A ver vamos.

Em 1992, vimo-lo novamente na RTP, como protagonista da série Esfera Ki.

Já Catarina Lehrfeld, a Kylie Minogue portuguesa, não voltaria a trabalhar em televisão.

André começa a falar no 2.º episódio, com uma voz masculina, mas a partir do 3.º a sua voz já é feita por uma mulher.

As gravações exteriores decorreram na zona de Benfica, tendo várias cenas sido rodadas na Escola Secundária de Benfica (atual Escola Secundária José Gomes Ferreira).

António Torrado completou a trilogia com outros dois livros: André Topa-Tudo no País dos Minorcas (1999) e André Topa-Tudo no País dos Castanhos (2001).

Partilhar:

André Topa-Tudo