As Aventuras do Bocas

Título original:
Ox Tales

Exibição:
1989/1990 (RTP 1)

Número de episódios:
104

Original de:
Wil Raymakers
Thijs Wilms

Estúdios de animação:
Telescreen Japan Inc.
Teleimage Ltd.

Produção:
Meander Studio / Telecable Benelux / TV Tokyo (1987/1988)

Versão portuguesa

Tradução:
Luísa Rodrigues

Som:
Eduardo Duarte
Carlos Peres

Vozes:
Canto e Castro – Bocas
Irene Cruz – Ted
João Lourenço

Direção (interpretação):
João Lourenço

Produtor:
João Mota

Bocas é um boi muito trapalhão. Na companhia do seu melhor amigo, a tartaruga Ted, administra uma quinta onde coexistem todos os tipos de clima e toda a espécie de animais.

Os animais vêem-se envolvidos nas situações mais absurdas, geralmente causadas pelo próprio Bocas, que, na tentativa de ajudar os outros, acaba por fazer sempre o que não deve.

Não é à toa que quase todas as histórias terminam com Bocas a exclamar: “Fiz outra vez asneira”…

Bocas
Ted
Tói
Bitó e Rosa
Rambo
Gulosina
Rino
Brigite
... e muitos outros

Com um humor fora do comum, As Aventuras de Bocas assumiu-se como uma das séries de animação mais marcantes até hoje exibidas na televisão portuguesa.

A origem do Bocas está na Holanda, numa banda desenhada publicada pela primeira vez em 1979, num jornal local. As histórias de quadradinhos, intituladas Dierenleed (que significaria qualquer coisa como “animal sofre!”), eram idealizadas por Dick van Gerwen e desenhadas por Wil Raymakers.

Mais tarde, Dick van Gerwen abandonou o projeto para se dedicar aos estudos, e Wil Raymakers passou a contar com a colaboração de Thijs Wilms na conceção das histórias. Nascia uma nova série de banda desenhada, Boes, em que o personagem principal era um boi. O sucesso estendeu-se aos periódicos nacionais, tendo chegado aos jornais de 10 países diferentes.

Wil Raymakers e Thijs Wilms

Em 1987, surgiu o projeto para a criação de uma série de desenhos animados, em regime de co-produção japonesa e holandesa.

Esta série estreou entre nós em 1989, tendo sido exibida com grande sucesso no Brinca Brincando, nos fins de tarde de quarta-feira. Foram exibidos os 104 episódios, em blocos de dois.

Nos anos 90, alguns episódios foram lançados em VHS, pela Prisvídeo.

Em 2006, a mesma editora dá início a uma série de DVDs. Portugal é, possivelmente, o único país onde existem oficialmente episódios neste formato, apesar de alguns sites referirem que o mesmo aconteceu em Espanha – contudo, não se encontra qualquer evidência desse facto.

Sendo a voz de Bocas indissociável do ator Canto e Castro, a Prisvídeo fez essa referência na contracapa dos seus DVDs: “Bocas com a voz de Canto e Castro”.

Só pôde, no entanto, fazê-lo até ao quarto DVD, já que, a partir daí, foi utilizada uma nova dobragem, feita nos estúdios Somnorte, com Jorge Vasques como Bocas e Paula Seabra como Ted.

A série chegou a ser anunciada nas revistas de televisão com outro título: No Mundo da Bicharada. Aqui fica um registo curioso da TV 7 Dias, em que Bocas é tratado como Ox, “uma vaquinha bem-disposta”…

No Mundo da Bicharada é uma divertida comédia, que embora preencha parte da rubrica Brinca Brincando, às quartas-feiras, destina-se a todos os apreciadores de desenhos animados de qualquer idade. Ox, a personagem principal, é uma alegre vaquinha, sempre bem-disposta, talvez com algumas peripécias um pouco desastrosas, mas que nos confronta com um mundo animal completamente diferente do habitual.

Na primeira parte da série, foi exibido o genérico com o tema em versão cantada, com um refrão que, embora em holandês, se tornou inesquecível (“Boes, Boes”).

Posteriormente, a música foi substituída por uma versão instrumental.

Nos últimos 4 DVDs da Prisvídeo, foi usada uma terceira versão, com um coro diferente da versão original.

Nos Países Baixos, as melhores tiras foram reunidas numa coleção de álbuns a preto e branco.

Alguns desses volumes foram lançados em Espanha, em 1989, com o título de Bus – Los Cuentos del Buey.

Existiu uma outra coleção, que manteve o título original – Boes –, embora, no interior do livro, o Bocas se chamasse igualmente Bus.

Esta coleção reunia histórias a cores e com diálogos.

Em Itália, onde a série se chama Fantazoo, a editora ReNoir Comics iniciou, em 2007, uma coleção de álbuns em versão colorida, que conta já com 12 volumes. Aqui, o nome do protagonista é Alvaro e o de Ted é Camilla.

Já em França, a série animada teve o título traduzido para Bof!, mas as bandas desenhadas foram editadas com a designação de Drôle de Zoo.

Partilhar:

As Aventuras do Bocas