Título original:
The Adventures of Raggedy Ann & Andy
Exibição:
07/01/1991 – 24/12/1991 (RTP 1)
Número de episódios:
13
Produção:
CBS Animation Productions (1988)
Título original:
The Adventures of Raggedy Ann & Andy
Exibição:
07/01/1991 – 24/12/1991 (RTP 1)
Número de episódios:
13
Produção:
CBS Animation Productions (1988)
Vozes:
Clara Nogueira – Sabonete
João Cardoso – Farelos
Jorge Mota – Caracolino
Paula Seabra – Ana
Rosa Quiroga – André
Rui Oliveira – Panda Tó
Zélia Santos – Pinoca / Marcela
Sempre que os humanos saem de cena, os bonecos de trapos da menina Marcela ganham vida e são conduzidos a um mundo paralelo, onde tudo é possível. Aí, a sua missão é ajudar os novos amigos a libertarem-se das maldades do feiticeiro Caracolino e dos seus ajudantes, Tic e Tac.
Para além dos irmãos Ana e André, participam nestas aventuras os outros bonecos de Marcela, como o camelo Farelos, o panda Tó, o coelho Pimpas, o cão Sabonete e a gata Pinoca. Por vezes, juntam-se a eles brinquedos mais modernos, como robôs ou soldados.
Ana (Ann)
André (Andy)
Panda Tó (Grouchy Bear)
Sabonete (Raggedy Dog)
Pinoca (Raggedy Cat)
Farelos (The Camel with the Wrinkled Knees)
Pimpas (Sunny Bunny)
Caracolino (Cracklin)
Tic & Tac (Tick & Tack)
Marcela (Marcella)
1. Uma aventura com os Verrugosos
The Perriwonk Adventure
Os bonecos de trapos tentam reaver o medalhão de Marcela, que está em poder de horrendas criaturas, os Verrugosos. Estes pretendem dar o medalhão a um dragão, que por sua vez o entregará ao feiticeiro Caracolino.
2. Uma aventura com os piratas
The Pirate Adventure
Um mapa do tesouro encontrado pelos bonecos de trapos leva-os até um bando de piratas que sequestram André.
3. Uma aventura com os Coelhacos
The Mabbit Adventure
Pimpas recebe o pedido de auxílio de uma correspondente que tem na Coelhacolândia: Caracolino invadiu o país à procura do livro de artes mágicas dos Coelhacos.
4. Uma aventura com o abominável fantasma
The Beastly Ghost Adventure
Uma história de fantasmas lida por Marcela torna-se assustadoramente real quando o fantasma da história sai do livro e começa a aterrorizar os bonecos.
5. Uma aventura com os Titacas
The Pixling Adventure
Os bonecos de trapos têm a missão de, antes que o sol se ponha, levar o Príncipe Lucas ao Castelo dos Titacas, evitando que o malvado Conde Garcês ascenda ao trono.
6. A aventura do resgate do Pimpas
The Ransom of Sunny Bunny Adventure
Caracolino precisa de um cão para um feitiço e, por incompetência de Tic e Tac, quem lhe vai parar às mãos é o coelho Pimpas. Os bonecos de trapos vão tentar resgatá-lo.
7. Uma aventura com o Megamito
The Megamite Adventure
O primo de Marcela, David, tem um robô chamado Megamito. Este é transportado para o mundo paralelo com os bonecos de trapos. Quando Caracolino vê que ele tem o poder de transformar água em prata, rouba a sua antena e seca o reservatório do Reino dos Duendes. Se nada for feito, o reino ficará num estado de seca total…
8. Uma aventura com o bicho-papão
The Boogeyman Adventure
Os bonecos de trapos encontram, debaixo da cama de Marcela, o que julgam ser um bicho-papão. Descobrem que se trata, afinal, de um “miúdo-papão” que foi destinado a praticar o bem. Ao descobrir os poderes do rapaz, Caracolino ordena o seu sequestro.
9. Uma aventura de Natal
The Christmas Adventure
Na véspera de Natal, os bonecos de trapos ficam a saber, através de dois duendes que trabalham para o Pai Natal, que as renas e o trenó – cheio de presentes – foram roubados. Como não poderia deixar de ser, Caracolino está metido ao barulho. Conseguirão os bonecos salvar o Natal?
10. A aventura da gata sagrada
The Sacred Cat Adventure
Os bonecos de trapos vão parar ao Egito, onde conhecem a princesa Clea, filha de um faraó que acaba de falecer. Os bonecos ajudam-na a derrotar a sua mal-intencionada irmã gémea, Nefra, que planeia roubar o cetro de jóias com o objetivo de se tornar a nova rainha.
11. Uma aventura com o Galinhola
The Little Chicken Adventure
Os bonecos de trapos vão parar ao Velho Oeste. Conhecem um jovem índio, que é gozado por ter a alcunha de Galinhola e que apenas conseguirá que a tribo lhe confira um nome mais respeitado se conseguir apanhar um grande unicórnio branco. A dificuldade está no poder que o animal tem de se teletransportar…
12. Uma aventura com a Estrela Guerreira
The Warrior Star Adventure
Desta vez, os bonecos de trapos são transportados para outro planeta. Um feiticeiro extraterrestre rouba-lhes a trompa do poder, cujos poderes hipnóticos lhe permitirão controlar todo o universo. Será com a ajuda da princesa Astra que os bonecos tentarão recuperar o valioso objeto.
13. Uma aventura com as asas mágicas
The Magic Wings Adventure
Ao tentarem colocar no cimo de uma árvore um misterioso ovo que encontraram no jardim, os bonecos de trapos vão parar a um mundo onde assustadoras criaturas se defrontam pela sua posse.
As Aventuras dos Bonecos de Trapos foram inspiradas na obra do norte-americano Johnny Gruelle (1880-1938).
A boneca Ana (Raggedy Ann) foi patenteada por Gruelle em 1915 e apresentada ao público em 1918.
O lançamento da boneca coincidiu com a publicação do primeiro livro, Raggedy Ann Stories.
Dois anos depois, foi a vez de André (Raggedy Andy), o irmão de Ana, dar título a um novo livro, Raggedy Andy Stories.
A partir de 1924 e até à sua morte, o autor publicou cerca de duas dezenas de livros tendo Ana e André por protagonistas.
Esta série animada foi produzida pela CBS em homenagem ao 70.º aniversário dos personagens.
Marcella, a menina a quem pertencem os bonecos de trapos na história, tem o nome da filha mais velha de Johnny Gruelle, falecida em 1915, aos 13 anos. Na série, o seu rosto nunca é mostrado.
Na RTP, a série foi exibida às segundas-feiras, no espaço Brinca Brincando, entre 07/01/1991 e 25/03/1991. O episódio The Christmas Adventure foi exibido na véspera de Natal desse ano.
A Maia & Borges lançou uma coleção de bonecos em PVC.
Em 2005, foram lançados, nos Estados Unidos, seis episódios em DVD.
Somente em 2018, numa outra edição, a série foi publicada na íntegra.
Tanto os livros como os bonecos de Raggedy Ann & Andy estão atualmente em domínio público, continuando a ser comercializados com grande sucesso.