Belfy e Lillibit

Título original:
森の陽気な小人たちベルフィーとリルビット
Mori no Youki na Kobito-tachi: Berufi to Rirubitto

Exibição:
1983/1984 (RTP 1)

Número de episódios:
26

Produção:
Tatsunoko (1980)

Versão portuguesa

Tradução:
Ana Serrano

Montagem:
Celeste Alves
Nuno Vassalo e Silva

Vozes:
António Montez – Calhau / Salomão / Mongar
João Perry – Napo / Simeão
Leonor Poeira – Chuchinha / Totó / Nicopico
Lia Gama
Margarida Rosa Rodrigues – Belfy
Maria de Medeiros – Lillibit
Pedro Pinheiro – Dói-Dói / Velho Sábio

Direção de dobragem:
João Fernandes Mota

Direção (interpretação):
João Perry

Esta série retrata um povo liliputiano que vive nas profundezas de um lindo bosque. São os fanis, seres pequenos mas muito civilizados e trabalhadores.

Entre as crianças fanis, encontra-se Belfy, uma menina órfã que perdeu os pais muito cedo e vive na floresta com o seu tio Dói-Dói. O seu melhor amigo é Lillibit, um rapaz com grande imaginação e espírito de aventura.

Juntos, e na companhia de outros amigos, inclusive animais, Belfy e Lillibit vivem incríveis aventuras enquanto exploram as maravilhas que a natureza ao seu redor lhes proporciona.

Belfy
É uma linda menina do povo dos fanis, doce e muito querida por todos. É uma grande amiga dos animais, com quem tem o raro dom de comunicar.

Lillibit
É o menino mais despachado e valente do povo dos fanis. É o melhor amigo de Belfy, a quem adora e com quem brinca sempre. Lillibit é o líder natural das crianças fanis.

Napoleão (Napo)
Faz parte do grupo de amigos liderado por Belfy e Lillibit. Tem uma certa inveja de Lillibit, com quem disputa a atenção de Belfy. No entanto, não é tão mau como por vezes quer aparentar.

Nicopico e Totó
Outros dois integrantes do grupo de crianças fanis.

Chuchinha
É uma linda e pequena menina fani, irmã de Lillibit. Gosta de se intrometer nas coisas do seu irmão, com quem quer brincar a toda a hora. Porém, nem sempre Lillibit a deixa, por ser muito pequena.

Simeão
Pai de Napo. É um dos cidadãos mais ilustres do povo dos fanis. Na verdade, é uma espécie de alcaide ou chefe da aldeia. Tem muitas plantações de flores e é um dos fanis mais ricos.

Velho Sábio
É um ancião a quem todos escutam. Nos momentos mais complicados, a opinião serena do Velho Sábio é muito importante para os fanis.

Dói-Dói
É médico e tio de Belfy. Gosta muito de dormir e até de beber um pouco além da conta. Está sempre disposto a ajudar os outros habitantes. Nas situações mais difíceis da aldeia, é um dos primeiros a arranjar soluções e a pôr mãos à obra.

Calhau
Pai de Lillibit. É um dos homens mais fortes da aldeia fani e um dos mais trabalhadores. Tem gosto em que Lillibit o ajude porque quer fazer dele um fani responsável e honrado.

Salomão
É um artesão do mel. Trabalha para o senhor Simeão e fabrica o mel mais delicioso da aldeia dos fanis. Mas Salomão é também muito teimoso. Quanto mete uma ideia na cabeça, é difícil fazê-lo mudar de opinião.

Mongar
É um esquilo amigo de Belfy e Lillibit. É de uma espécie rara porque não só dá saltos e sobe às árvores com agilidade, mas também consegue voar como um pássaro. Leva Belfy às costas em muitas viagens e aventuras.

Bola
É um ouriço amigo de Belfy, com quem se comunica muito facilmente. Acompanha a menina fani em todas as suas brincadeiras e aventuras. Tem muito bom caráter, mas para defender Belfy, enche-se de picos e salta.

Belfy e Lillbit foi exibida entre 1983 e 1984, às sextas-feiras ao fim da tarde.

Foi a estreia de João Perry como diretor de dobragens. Foi também a primeira série que Margarida Rosa Rodrigues dobrou na íntegra, após participações pontuais em Tom Sawyer e Sport Billy. A seu lado, esteve Maria de Medeiros, com 18 anos na época.

As duas atrizes voltariam a cruzar-se no filme Adão e Eva (1995), no qual fizeram uma cena juntas.

Foram publicadas diversas coleções de livros da série:

– Álbuns de BD da Edinter

– Livros da Disvenda

– Revista de BD da Agência Portuguesa de Revistas

Foi também comercializada uma coleção de quatro bonecos em PVC, com os personagens Belfy, Lillibit, Napo e Mongar.

Ao contrário do que acontecia com a maioria das séries de animação exibidas por cá, Belfy e Lillibit não teve direito ao lançamento de uma caderneta de cromos. Nesse aspeto, o nosso país vizinho teve mais sorte.

Belfy e Lillibit é uma série relativamente rara. Em DVD, encontra-se apenas uma edição lançada em Itália.

Partilhar:

Belfy e Lillibit