Bom Dia Portugal

Exibição:
18/10/1982 – 01/07/1983 (RTP 1)

Apresentação:
Raul Durão
Artur Albarran
Manuela de Sousa Rama
Judite de Sousa

Redação:
Carlos Franco
Carlos Narciso
Carlos Ribeiro
Estêvão Gago Câmara
Gualdino Paredes
Jorge Passarinho
Mário Crespo

Produção:
Teresa Claro
Melo Cardoso
Joaquim Silveira

Realização:
Joaquim Miranda
Manuel Tomás
Castro Ribeiro

Em outubro de 1982, a RTP decidiu alargar o seu período de emissão, passando a cobrir também o horário da manhã, a partir das oito horas.

Bom Dia Portugal foi o magazine informativo que passou a abrir a emissão, tendo a duração de cerca de hora e meia. Foi a primeira experiência da RTP com um programa deste género, que tinha como alvo um público volante, que mudava a cada 20 ou 30 minutos.

O décor do Bom Dia Portugal

Da responsabilidade da Direção de Informação, teve como coordenador Raul Durão, que apresentava o programa juntamente com Artur Albarran e Manuela de Sousa Rama.

Judite de Sousa também intervinha, em direto dos estúdios do Porto.

Faziam ainda parte da redação: Carlos Franco, Gualdino Paredes, Carlos Ribeiro, Jorge Passarinho, Carlos Narciso, Mário Crespo e Estêvão Gago Câmara.

Para além do caráter noticioso, Bom Dia Portugal incluía também as rubricas habituais de um magazine: ginástica, culinária, bricolage, meteorologia, previsões astrológicas e ainda algo inédito na televisão, à data: a informação sobre o estado o trânsito.

Eram também exibidos desenhos animados de curta duração, à hora a que os miúdos se preparavam para sair para a escola. Carlos Ribeiro, no programa Inesquecível exibido em 29/09/2013, revelou que a RTP recebera, por essa ocasião, diversas reclamações de pais, que responsabilizavam esses “bonecos” pela dificuldade em tirar os filhos de casa.

Apesar de apenas ter estado no ar durante uma temporada, com cerca de 180 emissões, Bom Dia Portugal foi marcante por vários motivos:

– Foi o primeiro programa de informação matinal de uma televisão europeia. Até então, este formato apenas existia na América, com o Good Morning America.

– Foi a primeira vez que se viu um apresentador a ler as notícias em pé.

– Introduziu-se a inovação de se utilizar um helicóptero, que não só servia para transmitir informações sobre o trânsito, mas também para transportar pessoas e materiais com vista à realização de reportagens em diversos pontos do país.

Estes aspetos foram relembrados em entrevistas dadas à RTP Memória por Raul Durão – no Heranças d’Ouro, apresentado por Maria João Gama – e por Manuela de Sousa Rama – no Inesquecível, de Júlio Isidro.

Raul Durão no Heranças d’Ouro (2005)
Manuela de Sousa Rama no Inesquecível (2015)

A RTP não tem, no seu arquivo, qualquer imagem do Bom Dia Portugal. No entanto, aquando da sua entrevista no Inesquecível, foram mostradas algumas imagens pertencentes ao seu espólio pessoal, pertencentes à primeira e última emissões do programa.

Manuela de Sousa Rama na despedida do programa

Curiosamente, o título do programa informativo matinal da RTP é, também, de há vários anos a esta parte, Bom Dia Portugal.

Partilhar:

Bom Dia Portugal