1. (18/11/1989)
No quarto do asilo onde vive, Alda, semilouca, recorta de um jornal uma notícia de necrologia que guarda num envelope onde escreve o nome de Franz Shteller. Entretanto, a chegada de Franz Shteller faz acorrer ao aeródromo um grande número de fotógrafos e jornalistas, impossibilitados de se aproximarem do recém-chegado, que é imediatamente envolvido por um cordão de segurança. No jornal “A Cidade”, o diretor Luís Duque espera a chegada de Francisca, uma jovem jornalista incumbida de entrevistar Franz Shteller.
2. (25/11/1989)
No seu quarto, Alda sonha, enquanto tira roupas do baú. Francisca vai buscar Xavier ao ginásio e seguem para o jornal, onde combinam com o diretor a partida para as Minas da Silveira, em Moncorvo. Pedro de Almeida fala com Fernando Jorge de uma cláusula acrescentada ao testamento de Shteller. Uma vez em Moncorvo, Francisco e Xavier são recebidos por António Maia, que se esquiva às questões postas pelos jornalistas, embora lhes coloque alguns livros à disposição. Quando pretendem consultá-los, Francisco e Xavier verificam que os mesmos desapareceram…
3. (02/12/1989)
Alda continua no seu quarto de asilo. No jornal “A Cidade”, o Diretor inteira-se, pela leitura da concorrência, de uma parte da história de Franz Shteller que liga este último aos nazis. Shteller manda suspender as investigações. Xavier fica a saber por um amigo da existência de um estrangeiro na Ilha do Príncipe. Resolve, então, partir para S. Tomé na companhia de Francisca, apesar das investigações terem sido canceladas.
4. (09/12/1989)
Francisca visita Shteller, participa-lhe a morte do irmão e ele pede-lhe que encontre Alda. Em conversa com Xavier, Levy diz-lhe que o número investigado correspondia a uma conta bancária na Suíça. Francisca surpreende Xavier na cama com Nanda e, irritada, comunica que tenciona prosseguir as investigações por sua conta e risco.
5. (16/12/1989)
Alda lê, no quarto, alguns programas antigos de Teatro de Revista, mostrando-se muito nervosa. O advogado reúne-se com Karl, Kern e Fernando Jorge. Pedro de Almeida dispõe-se a colaborar com os alemães, e informa-os de que é Alda que está na posse dos documentos. Em Sintra, conversando com Francisca e Xavier, Shteller adianta que, para além dele, só Alda conhecia o segredo da combinação do cofre, onde estavam guardados os documentos. Entretanto, Luís Duque sugere aos jornalistas que investiguem quais os Teatros mais importantes entre 1940 e 1950, visto Alda ter sido atriz.
6. (30/12/1989)
Alda observa, pensativa, o cartão de Levy. Os alemães Karl e Kern atiram a pasta de Levy para o carro, que fazem explodir com uma granada. Num cabaré, em Marrocos, Francisca e Xavier lembram-se de quem é José Luís, que acabara de contactar Pedro de Almeida. Monika Shteller é acordada brutalmente por José Luís, que lhe exige os documentos. Xavier aparece no momento exato e mata o assaltante, em legítima defesa, salvando Monika.
7. (06/01/1990)
Alda recebe a visita de Quim das Minas, que lhe dá os parabéns. O cerco ao refúgio dos nazis avança. Por entre o tiroteio, Hans tenta fugir, enquanto Raquel é solta. Hans é, contudo, atingido numa perna e entregue ao Inspetor Campos. Karl recebe ordem para continuar a seguir os jornalistas, até conseguir obter os documentos. Francisca e Xavier tentam que Alda lhes diga onde os guardou…