Camilo, o Pendura

Exibição:
24/03/2002 – 19/10/2002 (RTP 1)

Número de episódios:
26

Adaptação de textos:
António Pinho
Alexandre Duarte

Produção:
Pedro Correia Martins

Realização:
Jorge Marecos Duarte

Produtora:
SP Filmes

Camilo (Camilo de Oliveira), depois da morte da mulher, vem viver para casa do filho Paulo (Heitor Lourenço) e da nora Luísa (Paula Marcelo).

Paulo, publicitário, e Luísa, produtora de moda, vivem confortavelmente em Lisboa, num apartamento de bom gosto, e mantêm uma relação estável e atividades profissionais bem-sucedidas.

Rapidamente o jovem casal se farta da presença desestabilizadora de Camilo e tenta, por todos os meios, pô-lo fora de casa para voltarem a ter uma vida normal. A todas essas tentativas responde Camilo com manhas e truques, de forma a perpetuar a sua presença.

Os novos amigos de Camilo, companheiros no bar da esquina, vão também acrescentar confusão no lar e proporcionar inesperados e hilariantes conflitos.

Camilo Gouveia (Camilo de Oliveira)
72 anos. Após a morte da mulher, vem viver para Lisboa, para casa do filho e da nora. Camilo encontra na cidade a liberdade, o local onde todos os excessos são permitidos – e não são poucos. Apesar de ser extremamente inconveniente, consegue sempre “dar a volta” a Paulo e Luísa e manter a situação que tanto gosta, a de “pendura”.

Paulo (Heitor Lourenço)
35 anos. Trabalha como criativo numa agência de publicidade. Desde cedo que veio para Lisboa. Assim, as visitas à Lourosa tornaram-se cada vez menos frequentes, o que fez com que o seu relacionamento com os pais se tornasse quase nulo. Quando o pai vem viver para Lisboa, a sua relação com a mulher torna-se mais vulnerável; o seu feitio conciliador e a condição de filho obrigam Paulo a um stress permanente para evitar os conflitos familiares.

Luísa (Paula Marcelo)
35 anos. Redatora numa revista feminina. Ao longo dos vários anos de casada, viu os sogros duas vezes. Vir a partilhar uma casa com Camilo nunca fez parte dos seus planos de vida. Tenta, por várias vezes, fazer com que Paulo expulse o pai de casa, o que nunca dá resultado. Ao longo dos tempos, Luísa, mesmo sem nunca se habituar, vai condescendendo aos maus hábitos de Camilo.

Participações recorrentes

Alice (Catarina Avelar)
Mãe de Luísa. Tal como a filha, embirra com Camilo.

Jacinto (António Montez)
Amigo de Camilo.

Mário (Canto e Castro)
Amigo de Camilo.

Soares (João de Carvalho)
Dono do café frequentado por Camilo e seus amigos.

Falcão (Luís Zagalo)
Chefe de Paulo na agência de publicidade.

Teresa (Ana Zanatti)
Diretora da revista onde Luísa trabalha.

Arminda (Amélia Videira)
Viúva, mora no mesmo prédio de Paulo e Luísa. Ao conhecer Camilo, renova-se-lhe a esperança de arranjar alguém que lhe aqueça o coração.

1. A chegada (24/03/2002)
Camilo está muito satisfeito no enterro da mulher: finalmente está livre! Decide ir viver para Lisboa, para casa do filho e da nora. Nesta nova fase da sua vida, o que Camilo quer é vida noturna, para escândalo do filho e sobretudo da nora, que já não o quer mais em sua casa. Camilo anuncia que já não pode voltar para a sua casa na província, porque já a vendeu.

Atores convidados:
João Rodrigo – Padre
Margarida Reis
Sandra B.
Ana Bastos


2. O testamento (31/03/2002)
Camilo está a pensar em comprar uma casa com o dinheiro da herança. Vão ao notário ouvir o testamento, onde Camilo, à espera de receber uma fortuna, recebe apenas uma dívida. Paulo diz ao pai que vá a uma entrevista na empresa onde trabalha, para obter emprego como segurança. Não podia correr pior. Chateado e com dor de cabeça, Camilo toma um comprimido, mas deixa cair o resto do frasco. Paulo e Luísa, ao descobrirem o frasco vazio, pensam que Camilo tentou matar-se. Chamam uma ambulância e socorrem-no. Quando este conta o que se passou, chegam os enfermeiros. Paulo e Luísa deixam que eles tratem da saúde de Camilo…

Atores convidados:
Igor Sampaio – Dr. Pessanha (notário)
Rocha Santos – Diretor de RH
Nuno Guerreiro – Enfermeiro


3. Relações picantes (07/04/2002)
Camilo, para compensar Paulo e Luísa, prepara-lhes uma boa jantarada. Como lhe falta um ingrediente, vai até casa da vizinha Arminda. Camilo continua a preparar o banquete, mas quando Paulo e Luísa chegam encontram a casa cheia de fumo e um cheiro horrível. E se o cheiro era mau, o sabor não lhe fica atrás… Nada parece poder correr pior, mas quando chegam à cozinha e descobrem o caos que aqui se instalou, Luísa impõe ultimato: Camilo tem de se ir embora. Ao contar a Arminda que Paulo e Luísa querem ver-se livres de Camilo, ela convida-o para ir morar com ela. Camilo diz ao filho e à nora que irá sair de casa, já que eles não o querem. Sozinha com o marido, Luísa tenta criar um ambiente romântico para uma noite de amor, mas Paulo não consegue deixar de pensar em Camilo, e saem para a rua à sua procura. Entretanto, Camilo, percebendo que as intenções de Arminda são de casar com ele, foge e volta para casa. Quando Paulo e Luísa descobrem, deixam Camilo onde o encontram: no armário…

Atriz convidada:
Amélia Videira – Arminda


4. A cadelinha (14/04/2002)
Camilo sabendo que o seu amigo Jacinto não pode levar consigo a Pituxa (a cadelinha) para a terra, promete ficar com ela mesmo antes de saber se Paulo e Luísa o vão permitir. Quando chega a casa e sabe que não são permitidos animais no apartamento, Camilo esconde a cadelinha no seu quarto, mas não tarda até Paulo e Luísa descobrirem. Uma vez que ninguém quer a Pituxa, e Camilo se recusa a abater a cadelinha, Paulo vai tratar do assunto. É então que Jacinto volta a vir buscar a Pituxa e tudo acaba em bem.

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
João de Carvalho – Soares
José Eduardo – Sr. Martins
Manuela Cassola – senhora no veterinário
Marina Albuquerque – rececionista do veterinário


5. Crise conjugal (21/04/2002)
Luísa convida Teresa, a diretora da revista onde trabalha, para jantar em sua casa. Uma vez que Camilo continua a morar lá em casa, e que o seu comportamento não melhorou, Paulo fica incumbido de dizer a Camilo que não pode estar presente no jantar. Camilo, apesar de desiludido, lá vai ao cinema, sendo que tem horário de regresso a casa para depois das duas da manhã. Para satisfação de Luísa, tudo corre bem, até Camilo aparecer em casa de surpresa, bem antes da hora combinada, em pleno jantar… e é escusado dizer que tudo passa a correr mal. Luísa, desesperada, anuncia que vai viver para casa da mãe até que Camilo saia de sua casa, mas quando menos se espera tudo se altera, e Luísa volta mais cedo, para satisfação de todos.

Atores convidados:
Ana Zanatti – Teresa
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Catarina Avelar – Alice
Henrique Feist – Marcel
Rui de Sá – Sérgio


6. O Major (05/05/2002)
Luísa e Paulo estão cada vez mais felizes com a gravidez de Luísa. Camilo vai a um convívio com uns amigos, mas, como não podia deixar de ser, traz um amigo para casa (o Major). Luísa e Paulo, nada satisfeitos com a atitude de Camilo, continuam a procurar um sítio para Camilo ir viver. Luísa, sabendo que a sua mãe procura alguém a quem alugar um quarto, lembra-se de apresentar Camilo a Alice. Camilo vai ao encontro de Alice, mas, como não consegue fazer só o que lhe dizem, tenta passar o quarto a um amigo e, assim, ainda não é desta que sai lá de casa.

Atores convidados:
Catarina Avelar – Alice
Rui Luís – Major Mata


7. O jantar (19/05/2002)
Camilo anda preocupado com a aprendizagem de todos os cuidados a ter com o bebé. Por outro lado, Luísa está cada vez mais insegura com o evoluir da gravidez. Paulo, por seu turno, está bastante preocupado com Luísa, principalmente com o facto de ter de se encontrar com Xana, uma ex-namorada (modelo), da qual Luísa tem bastantes ciúmes, logo no dia em que Paulo e Luísa tinham combinado um jantar romântico. Mas, no fim, Luísa e Xana descobrem que afinal têm muito em comum.

Atores convidados:
Anabela Neves – Inês
Ana Paula Mota
Isabel Damatta – Xana Chaves
Luís Zagalo – Falcão


8. Vida no campo (26/05/2002)
Camilo está prestes a fazer anos e, com isto, passa o tempo a gabar-se da sua poupança-reforma. Luísa e Paulo, que cada vez têm menos paciência para Camilo, resolvem aproveitar o fim-de-semana e ir dar uma volta ao campo. Eis quando encontram uma casa para venda e ficam entusiasmados com a ideia. Paulo, ao descobrir que o banco não lhes concede o empréstimo, lembra-se da poupança do pai. É então, com bastante dificuldade, que tentam convencer Camilo a ceder-lhes a mesma.

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Márcia Breia – camponesa


9. O pirralho (02/06/2002)
Toda a família anda entusiasmada com a proximidade do nascimento do bebé. Luísa cancela a sua viagem à Madeira, sendo que só Paulo é que embarca, para reuniões de negócios. Como se pode calcular, Luísa sozinha em casa com Camilo pode não ser uma boa ideia, principalmente quando de repente chegou a hora, e lá têm de fazer a mala a caminho da maternidade.

Atores convidados:
Alexandra Leite – Ana
Helena Montez – rececionista da maternidade
Joaquim Guerreiro – Cajó
Luís Mascarenhas – Coelho


10. Noites em branco (09/06/2002)
Depois da grande festa do nascimento do bebé, vem o tempo das insónias. Camilo, Paulo e Luísa andam exaustos. Luísa, cansada de fazer tudo em casa, divide as tarefas com a família. Escusado será dizer que a parte que compete a Camilo não é cumprida da melhor forma. Desta feita, Luísa e Camilo zangam-se, e Camilo, para grande felicidade de Paulo e Luísa, decide ir embora e ir viver com o seu mais recente amigo Alfredo. Mas volta rápido…

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Carlos Vieira d’Almeida – Padre
Fernando Guerreiro – Alfredo


11. O carro de Camilo (16/06/2002)
Camilo compra um carro a um amigo. Paulo vai ter de reavivar os conhecimentos de condução de Camilo, o que não vai ser uma tarefa fácil, e o desastre espreita… Luísa, que continua em casa, cada vez com mais trabalho, desta vez vai ter ainda de tratar de Camilo e de Paulo. Por fim, Paulo, achando que o pai é muitas vezes tratado como um fardo, resolve pôr-se do lado do Camilo, não sabendo ele que o pior ainda está para vir.

Atores convidados:
Alberto Magassela – Dr. Gaspar
Canto e Castro – Mário
Catarina Avelar – Alice


12. Há cartas e cartas (23/06/2002)
Paulo e Luísa descobrem que Camilo tem uma coleção de cartas de gente famosa; tentam saber quanto valem, pois assim teriam o dinheiro suficiente para arranjar uma casa para Camilo. Paulo e Luísa vão a um jantar com a diretora da revista onde trabalha Luísa; é aí que descobrem que a baby-sitter não pode vir, mas eis que Camilo se oferece para ficar com o neto. Quando Paulo e Luísa chegam a casa com os convidados, descobrem que Camilo não só ainda não deitou a criança, como não fez nada do que devia. Paulo prepara-se para abrir uma garrafa de vinho francês e eis quando Camilo tem um repentino mal-estar. Mais tarde, descobrem que Camilo acabou com todo o stock de vinho existente em casa e que, como se não bastasse, voltava a encher as garrafas com água. E, obviamente, as famigeradas cartas eram… falsas.

Atores convidados:
Ana Zanatti – Teresa
Carlos Ribeiro – Daniel
Isabel Wolmar – enfermeira
Octávio de Matos – Acácio
Susana Cacela – médica


13. Negócio de frangos (30/06/2002)
Luísa anda atarefada entre os afazeres da casa e os artigos para a revista. Paulo, por sua vez, está preocupado com apresentação de uma nova campanha publicitária. Esta é aceite, mas ao tentarem encontrar o rosto da campanha, Falcão sugere Camilo. Assim, durante os testes de imagem, são experimentadas várias perucas em Camilo e, para surpresa de todos, Camilo adere ao seu novo visual, com o propósito de convencer Paulo de que ninguém o reconhece, fazendo uma aposta de 150 Euros com o filho de que se a primeira pessoa que entrar em casa não o reconhecer, Camilo ganha a aposta. Tendo previamente combinado com Arminda, esta finge acreditar que se trata do irmão gémeo de Camilo. Camilo ganha a aposta e assim, com o dinheiro, faz “sociedade” com Jacinto no negócio de frangos congelados. Mas, para grande surpresa de todos, os frangos ainda vêm vivos.

Atores convidados:
Alfredo Brito – Pedrosa
Amélia Videira – Arminda
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Isabel Balbi – Maria Franco
João de Carvalho – Soares
Luís Zagalo – Falcão
Paulo Oliveira – João Ramalho


14. Encontro às cegas (06/07/2002)
Alice foi passar o fim-de-semana a casa da filha, para incómodo de Paulo e Camilo. Luísa, que continua farta do sogro, como último recurso, lembra-se de pôr um anúncio no jornal, de forma a arranjar uma namorada para Camilo, na esperança de que este saia de casa. Por outro lado, Camilo chega a casa com boas notícias: arranjou um emprego, mas logo se torna em piada quando anuncia que é para fazer de coelho da Páscoa. Luísa consegue fazer com que Paulo obrigue Camilo a ir ao almoço com a senhora que terá respondido ao anúncio. Camilo aceita a proposta e, quando chega ao bar para mudar de roupa, descobre que Soares foi passar a Páscoa fora e que trancou a porta que dá acesso ao interior do bar. Assim, Camilo não tem como mudar de roupa e lá vai para o dito almoço vestido de “coelhinho”. Para sua grande surpresa, ao chegar ao restaurante, descobre que a dita senhora é uma sua conhecida.

Atores convidados:
Ana Zanatti – Teresa
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Catarina Avelar – Alice
João de Carvalho – Soares
José Boavida – empregado de mesa


15. Terapia familiar (27/07/2002)
Com a permanência de Camilo, o ambiente em casa de Paulo está cada vez pior. Visto que tanto Falcão como Teresa aconselham terapia familiar, a nossa família, que já está por tudo, resolve experimentar. Alice vai até lá a casa para tomar conta do neto, mas Luísa, com receio de que a mãe interfira ainda mais, diz-lhe que vão todos ao dentista. Uma vez que já estão todos no consultório do terapeuta, começam a contar os seus problemas – entramos em sucessivos flashbacks, em que se encontram sempre a tentar jogar ou ao trivial, ou ao scrabble, ou ainda ao monopólio –, mas a consulta é constantemente interrompida pelos problemas do próprio terapeuta. Luísa resolve pôr fim à sessão e, assim, regressam todos a casa. Visto terem chegado tão cedo, Alice, para que tudo acabe em “bem”, propõe jogarem ao Jogo da Glória.

Atores convidados:
Ana Zanatti – Teresa
Catarina Avelar – Alice
Fernando Ferrão – terapeuta
Luís Zagalo – Falcão
Lena Coelho – Susana


16. O artigo (03/08/2002)
Como já é sabido, Camilo está sempre onde não devia e, assim, Luísa tem imensa dificuldade em concentrar-se no seu trabalho. Camilo vai até à cozinha e descobre um prospeto de um lar para idosos. Convencido de que mais uma vez vão correr com ele de casa, e visto Luísa repentinamente ter ficado doente, Camilo transforma-se sem explicação aparente numa verdadeira “fada do lar”. Faz tudo para os satisfazer e, ao perceber que Luísa tem um artigo para escrever e que não o consegue terminar a tempo, Camilo começa a entrevistar os amigos sobre o tema do artigo, “O sexo depois dos 60 anos”, escrevendo e entregando o seu trabalho na revista de Luísa. Teresa, a chefe de Luísa, fica surpreendida com o texto, já que o verdadeiro artigo deveria abordar o tema “O sexo nos anos 60”…

Atores convidados:
Ana Zanatti – Teresa
António Montez – Jacinto
Catarina Avelar – Alice
Canto e Castro – Mário
João de Carvalho – Soares
José Pinto


17. Apaixonado (10/08/2002)
Paulo diz a Camilo que Luísa convidou uma amiga feminista para ir lá a casa, depois do jantar. Paulo pede a Camilo que se vá divertir para o bar. Quando Luísa chega com a amiga, Paulo esconde Camilo na varanda. Camilo espirra e é desmascarado. Camilo e os amigos vão a um espetáculo de hipnotismo e a palavra “música” faz com que Camilo fique momentaneamente apaixonado. Por quem será que Camilo se apaixonará?

Atores convidados:
António Filipe – Prof. Kazan
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
João de Carvalho – Soares
Noémia Costa – Inês Vasconcelos


18. A sessão espírita (17/08/2002)
Camilo, Luísa e Paulo chegam a casa com tralhas em segunda mão, para vender, e encontram uma tábua espírita. Camilo combina com os seus amigos fazerem uma sessão espírita lá em casa. Desta vez, são Paulo e Luísa a pregarem uma grande partida a Camilo, que fica bastante assustado com as coisas estranhas que começam a acontecer. Quando Camilo percebe que foi tudo uma brincadeira, amua, mas não dá o braço a torcer e deixa-os bastante intrigados.

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
João de Carvalho – Soares


19. O dinheiro não traz felicidade (24/08/2002)
Camilo recebe uma carta do otário. Um parente distante faleceu e Camilo é herdeiro de 500 mil euros. Numa das noites de festa, Camilo conhece Maria João, que se apaixona por ele. Para se vingarem do comportamento arrogante que ele passou a ter, Paulo e Luísa preparam uma surpresa para quando Maria João vai visitar Camilo. Paulo finge-se homossexual e Luísa passa-se por uma empregada muito “oferecida”… E nem mesmo Jacinto e Mário (ou será melhor dizer o Guarda Costas e o Motorista?) faltam à chamada… O que será que irá acontecer? Poderá uma mulher apaixonada resistir a isto?

Atores convidados:
Alina Vaz – Maria João
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
João de Carvalho – Soares
Luiz Pavão – notário


20. A festa surpresa (31/08/2002)
Jacinto faz anos. Camilo e Mário preparam-lhe uma festa surpresa. Aproveitando o facto de Paulo e Luísa irem para Paris, a casa vazia parece ser um ótimo sítio para fazer uma festa. Mas mãe de Luísa teve a mesma ideia: marcar uma reunião em casa da filha – no mesmo dia, à mesma hora… E, como se a confusão não fosse suficiente, Paulo e Luísa regressam do aeroporto, porque a viagem foi cancelada! Que surpresa terão eles ao chegar a casa? Irão dançar ao ritmo da festa, ou fazer “dançar” os convidados dali para fora?

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Catarina Avelar – Alice
Luís Zagalo – Falcão
João de Carvalho – Soares
Sofia Nicholson – bombeira


21. A guerra do futebol (07/09/2002)
Camilo, Mário e Jacinto, vindos de mais um enterro, chegam ao bar e só conseguem pensar no jogo (Sporting/Benfica) que vai ser transmitido nessa mesma noite na televisão. Luísa pede ao sogro para ir à EDP liquidar a fatura da eletricidade, mas, como sempre, Camilo distrai-se no caminho. À noite, quando Camilo e os amigos vão ver a transmissão televisiva, descobrem que Soares tem o televisor avariado. Camilo resolve que vão até casa de Paulo ver o jogo, para infelicidade deste e de Luísa, que iam ver o vídeo que eles próprios fizeram, do bebé. O jogo vai para começar, e eis que a luz vai abaixo. Paulo e Luísa descobrem que a conta da eletricidade não foi paga e, quando vão pedir explicações a Camilo, este e os amigos já lá não estão – e levaram o televisor… No bar, já todos bem instalados assistem ao jogo, é então que chegam Paulo e Luísa, na esperança de ainda conseguirem reaver o dinheiro que tinham dado a Camilo.

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Durval Lucena – padre
Licínio França – cangalheiro
João de Carvalho – Soares


22. Ganhar e perder (14/09/2002)
Camilo ganhou 100 mil euros no Totoloto. Paulo apresentou uma campanha para uma agência funerária que não correu nada bem. Paulo, pensando que Falcão o vai despedir, diz-lhe umas quantas verdades e despede-se. Luísa prepara um jantar para que Paulo peça desculpa a Falcão, mas Camilo chega e estraga tudo, fazendo com que Falcão saia de casa do casal furioso. Ficará Paulo sem emprego?

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
João de Carvalho – Soares
Jorge Marecos Duarte – cangalheiro
Luís Zagalo – Falcão
Victor Coelho – cangalheiro


23. Gouveia e Filho, Lda. (21/09/2002)
Camilo oferece ao filho o dinheiro que ganhou no Totoloto para este abrir uma agência de publicidade. O local escolhido é um andar por cima do bar do Soares, que Camilo decora com tralhas do seu amigo Mário. Luísa vai a uma festa na Embaixada de Espanha e está com pouca sorte, pois Paulo, sem querer, estraga-lhe todos os vestidos. Paulo está desesperado com as “ajudas” de Camilo. Luísa põe tudo na ordem quando descobre as candidatas a secretária que Camilo arranjou para o filho…

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Carlos Rodrigues – Costa (pai)
Hugo Bettencourt – Costa (filho)
João de Carvalho – Soares


24. A obra de arte (05/10/2002)
Camilo critica e revela o preço da escultura que Paulo comprou para oferecer a Luísa pelo seu aniversário. Camilo oferece um grande ramo de flores a Luísa, que fica “encantada”, mas o encanto quebra-se quando esta descobre de onde vieram as flores. Um agente de segurança faz uma vistoria à casa do casal, alertando-os para os perigos da ausência de segurança no prédio. Paulo e Luísa vão jantar fora. Camilo resolve ser artista e fazer estatuetas de barro. O casal fica furioso ao ver a porcaria que ele fez na cozinha. Mas nem tudo é desgraça, pois, graças a Camilo e à sua roda de oleiro, o falso segurança é preso.

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
João de Carvalho – Soares
Tiago Diogo – Pacheco Santos


25. Bambino (12/10/2002)
Luísa está nervosa pois vai jantar com um grande estilista italiano para o entrevistar, mas apanha uma grande seca à espera dele. Benini, o estilista, oferece um emprego a Luísa, e Paulo fica cheio de ciúmes. Franco Benini quer promover um novo conceito de moda para gente normal e escolhe Camilo para seu modelo fotográfico, mas quando a sessão fotográfica começa o fotógrafo diz que o modelo não é bom. Camilo começa a fazer dieta, o que o torna infeliz. Quem acaba por ser o modelo de Benini é Paulo, a quem é incumbida a tarefa de despedir o pai e a mulher.

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Carlos Cunha – Franco Benini
João de Carvalho – Soares
Joaquim Salvador – fotógrafo


26. Os reféns da múmia (19/10/2002)
Camilo caiu em casa e apanhou um grande susto. Paulo dá-lhe um telemóvel para ele ligar quando precisar de ajuda. Um ladrão entra no bar do Soares e faz reféns os quatro amigos. Paulo e Luísa ficam a saber do sequestro pelas notícias na televisão. Paulo tenta ajudar Camilo e os amigos entregando pizzas e falando ao pai do telemóvel, mas este não percebe. Quando o ladrão tira a máscara, descobrem que ele é um rapaz novo. A polícia intervém, mas Camilo e os amigos tentam ajudar o ladrão a fugir. Será que vão conseguir?

Atores convidados:
António Montez – Jacinto
Canto e Castro – Mário
Edmundo Rosa – João
João de Carvalho – Soares
Ricardo Spínola – Agente PSP

Camilo, o Pendura foi a primeira e única sitcom protagonizada por Camilo de Oliveira na RTP, depois de vários anos ligados à SIC, onde havia feito várias séries, e para onde regressou mais tarde.

A mudança de canal deu-se por convite de Emídio Rangel, que se transferira há pouco tempo para a estação pública.

Camilo, o Pendura baseou-se no formato original da série Man About the House.

Comparativamente com os seus trabalhos anteriores, Camilo de Oliveira considerou que esta série tinha um humor “mais evoluído, mais atual e mais moderno”.

Paula Marcelo, mulher de Camilo na vida real, interpretava a sua nora.

A série encontra-se disponível para visualização no portal RTP Arquivos. Até à data, não foi reposta na RTP Memória.

Partilhar:

Camilo, o Pendura