Este anúncio, publicado num jornal de uma cidade de província nortenha, é o mote para a Ceia de Natal que dá nome a esta peça.
Enquanto o Maître (José Manuel Mendes) e José (Barroso Lopes), o empregado de mesa, vão ultimando os preparativos para a ceia, começam a chegar os primeiros fregueses. Entre eles, destaca-se Gabriel (Alfredo Brissos), que foi precisamente quem encomendou o banquete e colocou o anúncio.
Instantes depois, surge Gonçalves (Rogério Paulo), sujeito rico que mora na cidade e tem família, mas engendrou uma falsa viagem de negócios a Lisboa, apenas para poder passar o Natal longe de casa, buscando um pouco de tranquilidade.
Laura (Paula Mora), por sua vez, está de passagem pela cidade, onde tem alguns familiares, com o intuito de se esconder do marido, depois de ter descortinado a sua infidelidade conjugal. O episódio torna-se, aliás, o assunto mais debatido durante a ceia, sobretudo quando aparece uma outra mulher (Teresa Roby), que tenta aconselhar Laura.
No final, descobre-se que o marido de Laura é senão Gabriel, que organizou a ceia como estratégia para obter o perdão da esposa.