Cruzamentos

Exibição:
05/10/2000 – 28/12/2000 (RTP 1)

Número de episódios:
13

Autoria:
Vanda de Sousa
João Louro

Direção de atores:
Natália Luiza

Música:
Carlos Martins

Produção:
Vasco Rolão Preto

Realização:
Jorge Cardoso

Produção executiva:
NBP

Elenco:
Maria João Luís – Joana
Almeno Gonçalves – Pedro
Luísa Cruz – Teresa
Suzana Borges – Matilde
João Ricardo – António
Sérgio Silva – João
José Meireles – Fernando
Carla Maciel – Suzana
Filipa Maló Franco – Catarina

Cruzamentos fala de um grupo de amigos cuja amizade remonta ao tempo do liceu. A série pretende fazer um retrato, sem clichés, da geração portuguesa em geral, e da lisboeta em particular, que hoje tem 40 anos.

As personagens procuram personificar uma geração que viveu um período importante das suas vidas ainda sobre o espelho da ditadura e que, com a revolução, abriu totalmente as portas para os seus sonhos mais escondidos. Depois de vividos os primeiros tempos da liberdade em completa euforia, o descrédito foi-se progressivamente instalando e os sonhos de militância foram-se perdendo. Hoje, estes quarentões são cidadãos estabelecidos, que cumprem fielmente os seus deveres para com a sociedade. Para trás ficou o tempo de rebeldia e de contestação.

As histórias desta série têm um forte registo social, mas são “servidas” sempre com alguma dose de humor. Assim, esta comédia dramática pretende refletir a atual sociedade portuguesa através da abordagem dos conflitos quotidianos e propõe-se abrir um leque de problemas que procuram perceber como são hoje as gerações mais novas e mais velhas. Em suma: como é crescer e envelhecer em Portugal.

Pedro (Almeno Gonçalves)
Com 39 anos, é um engenheiro de sucesso, muito dedicado à família e amigos. Foi dirigente estudantil nos anos 70, passou pela política e adaptou-se bem aos tempos modernos.

Joana (Maria João Luís)
É casada com Pedro, tem 35 anos e é a mais sensata do grupo. Para além disso, tem um instinto maternal tão vincado que acaba por “adotar” a filha de Pedro.

Catarina (Filipa Maló Branco)
Filha de Pedro e de Luísa.

Fernando (José Meireles)
É empregado numa loja de roupas e estuda, à noite, na Faculdade de Direito. É um rapaz de 38 anos, muito ambicioso e orgulhoso. Tem uma namorada chamada Cristina.

João (Sérgio Silva)
Herdou o negócio de contabilidade do pai e, por isso, detesta o trabalho que faz. Embora já tenha 38 anos, tem dificuldade em levar a vida a sério, mas é a figura mais divertida do grupo.

Suzana (Carla Maciel)
Vive com João e não frequentou o liceu com Pedro e os amigos, por isso é mal-aceite no grupo. Trabalha como secretária de direção e tem 34 anos. É sofisticada e competitiva.

Teresa (Luísa Cruz)
Tem 35 anos, nasceu em Angola e vive dividida entre duas culturas. É uma mulher com atitudes de criança. Vive sozinha e ocupa-se com a sua loja de artesanato, no Alentejo, para onde se mudou tentando fugir ao stress da capital. Como deixou de ter habitação própria em Lisboa, vai rodando pelas casas dos vários amigos.

António (João Ricardo)
Conhecido como “o gordo”, é o dono do bar onde os amigos se reúnem. Tem 39 anos e também vive sozinho. É tímido, afetuoso e está sempre bem-disposto.

Matilde (Suzana Borges)
É uma personagem complexa, com valores masculinos, e questiona a própria sexualidade. Tal como a maior parte dos amigos de Pedro, esta professora universitária, de 39 anos, vive só.

Participações especiais

Cristina (Sandra Faleiro)
Companheira de Fernando. Inicialmente, trai-o e abandona-o, por considerá-lo uma pessoa sem ambição e sem futuro. Embora não pertença ao elenco fixo, é uma presença recorrente na série.

Luísa (Alexandra Lencastre)
Primeira mulher de Pedro e mãe de Catarina. Encontra-se a viver no estrangeiro e aparece para tumultuar o casamento de Pedro e Joana.

Sr. Neves (Benjamim Falcão)
Dono da loja de roupa desportiva onde Fernando trabalha. Despede-o para empregar uma sobrinha.

Álvaro (Artur Ramos)
Tio de João. Vive em Coimbra e vem a Lisboa para tratar de problemas de saúde.

Vera (Sofia Alves)
Amiga de Suzana. Irá seduzir António apenas para se divertir.

Miguel (Gonçalo Waddington)
Aluno de Matilde, declara-se apaixonado por ela.

Rui (Daniel Martinho)
Jogador de futebol cabo-verdiano. Envolve-se com Teresa.

Rosário (Luísa Salgueiro)
Cartomante consultada por Matilde e por Suzana.

Rita (Fátima Belo)
Colega de Fernando no escritório de advocacia.

Rodrigues (Mário Jacques)
Vizinho de João. Reclama do barulho que ele faz com a bola de basquete.

Rosa (Carla de Sá)
Empregada de Matilde. Irá trair a sua confiança num episódio de roubo.

Paula (Rita Durão)
Engenheira estagiária na construtora onde Pedro trabalha. Acusa-o de assédio sexual por vingança.

Manuel Dias (António Pires)
Estagiário na construtora. É escolhido para ocupar uma vaga de efetivo, em detrimento de Paula.

José (Octávio de Matos)
Dono da construtora. Quer a todo o custo evitar o escândalo que Paula ameaça fazer.

Alice (Manuela Couto)
Colega de Matilde. Confessa-se apaixonada por ela, colocando à prova a sua orientação sexual.

Nuno (Ricardo Carriço)
Amigo de Joana. Manifestando algum interesse nela, tenta convencê-la a ir estudar para fora.

Celeste (Fernanda Alves)
Mãe de Fernando. A sua visita é motivo para ele e Cristina fingirem que continuam juntos.

Nunes (Virgílio Castelo)
Antigo colega da turma do Liceu Camões. Enveredou pelos caminhos da droga e transformou-se num mendigo.

Sara (Catarina Furtado)
Jovem de 20 anos com quem João se envolve.

1.
Pedro e Joana são um casal feliz e criaram Catarina, a filha de um primeiro casamento de Pedro. Tudo parece ruir à volta deles quando Luísa, a verdadeira mãe da criança, regressa. Além de colocar em xeque a felicidade do casal, Luísa leva Catarina para passear e desaparece, deixando-os em desespero. Fernando é despedido e descobre que Cristina, a sua namorada, tem um amante.

Atores convidados:
Sandra Faleiro – Cristina
Alexandra Lencastre – Luísa
Benjamim Falcão – Sr. Neves


2.
Joana hospeda Luísa por uns dias, ideia que não agrada, de todo, a Pedro. João recebe a visita do seu tio Álvaro; embora se aperceba do seu débil estado de saúde, resiste afincadamente à ideia de o colocar num lar. Luísa vai com Pedro levar Catarina à escola e aproveita a ocasião para tentar seduzir o ex-marido. Nervoso com a sua condição de desempregado, Fernando agride verbalmente o antigo patrão.

Atores convidados:
Alexandra Lencastre – Luísa
Artur Ramos – Álvaro
Benjamim Falcão – Sr. Neves
Sofia Nicholson


3.
Fernando está deveras preocupado com a sua situação financeira, que se agrava a cada dia. Pedro arranja-lhe um emprego, mas não consegue contactar o amigo. Suzana apresenta António à sua amiga Vera, recém-divorciada, que aparece em cena com a visível intenção de seduzir o “gordo” por mera diversão. Teresa, enfrentando uma crise existencial, desabafa com Joana.

Atriz convidada:
Sofia Alves – Vera


4.
Pedro e Joana atravessam uma série crise conjugal, que se agrava quando ele se esquece de comemorar o aniversário de casamento. Miguel, um aluno de Matilde, apaixona-se por ela, levando-a a pôr em causa a sua postura frente à vida. Teresa não sabe se vai continuar a viver no Alentejo.

Ator convidado:
Gonçalo Waddington – Miguel


5.
Teresa apaixona-se por Rui, um jogador de futebol cabo-verdiano, que lhe chama a atenção para algumas coisas importantes da vida. Suzana e João têm tido discussões frequentes, o que a leva a visitar uma cartomante. Esta é também procurada por Matilde, que fica a saber que o seu grande amor será uma mulher.

Atores convidados:
Daniel Martinho – Rui
Luísa Salgueiro – cartomante


6. Parabéns a você
A festa de anos de Catarina origina importantes descobertas em cada um: Matilde conclui que ama António e João que a vida apenas tem as limitações que lhe quisermos dar. Por seu lado, Fernando é ajudado pela colega Rita num difícil caso de violação de uma menor.

Atores convidados:
Fátima Belo – Rita
Mário Jacques – Rodrigues


7. O primo de Bragança
Um show de striptease só para homens, organizado no bar do Gordo, e encoberto sob o código de “o primo de Bragança”, acaba por ser casualmente descoberto por Suzana e Joana. Por sua vez, Matilde vê-se a braços com um roubo ocorrido na sua própria casa. E Cristina reaparece na vida de Fernando, tentando reatar o relacionamento entre ambos.

Atores convidados:
Sandra Faleiro – Cristina
Carla de Sá – Rosa
Fátima Belo – Rita


8. Vocês não sabem com quem é que se meteram…
Paula, uma jovem engenheira estagiária, envolve Pedro num caso de pretenso assédio sexual. Atento, Fernando vai ajudar a desmascará-la. Matilde e Teresa irão viver uma aventura: apaixonam-se pelo mesmo homem, que apenas conhecem pela Internet.

Atores convidados:
Rita Durão – Paula
Octávio de Matos – José
António Pires – Manuel Dias
Manuela Couto – Alice
Victor Filipe
João Loy – Cardoso


9.
A pequena Catarina sente-se abandonada pelo pai: Pedro tem-se dedicado excessivamente ao trabalho e esquece-se até de ir buscar a filha à escola. Alice, colega de Matilde, declara-se apaixonada por ela; Matilde fica bastante inquieta com a situação. Sérgio toma conhecimento de que uma antiga colega, com quem esteve envolvido, morreu com SIDA, o que o deixa apreensivo…

Atriz convidada:
Manuela Couto – Alice


10.
A compra de uma cautela vai estar na origem das peripécias que vão envolver António, Cristina e Fernando quando este for premiado com um bilhete de lotaria popular que parece ter desaparecido e que mudará o rumo da sua vida como talvez Nuno não chegue a mudar a vida de Joana ao ganhar, juntamente com ela, um ambicionado lugar de tradutor simultâneo para o Parlamento Europeu. Joana será confrontada com a escolha que, antes dela, Luísa já teve de fazer: deixar Catarina e Pedro para poder prosseguir uma carreira ou abdicar da carreira para continuar a ter uma família?

Atores convidados:
Sandra Faleiro – Cristina
Horácio Manuel – Evaristo
Ricardo Carriço – Nuno


11. Salva-te! Porque é que não te salvas?!…
Enquanto Fernando e Cristina parodiam uma relação que julgam já ter terminado somente para que a mãe de Fernando, Celeste, de visita ao filho, não se aperceba que a relação entre ele e Cristina acabou, António e Matilde envolvem-se numa vertiginosa e dramática descida aos infernos quando reencontram um antigo colega de liceu, Nunes, que abandonou a mulher e perdeu uma vida estável para se deixar envolver pela toxicodependência.

Atores convidados:
Sandra Faleiro – Cristina
Fernanda Alves – Celeste
Virgílio Castelo – Nunes


12. Deste-me rosas?
Enquanto passeiam, Teresa e Catarina assistem ao abandono de um cãozinho. Depois de alguma hesitação, levam-no para a casa de Pedro, que se opõe terminantemente à ideia. António, anonimamente, envia rosas para Matilde, que parece não ficar indiferente ao ato. João conhece Sara, uma jovem de 20 anos, e interessa-se por ela, sem lhe revelar que tem outro relacionamento. Enquanto isso, Suzana prepara-lhe uma surpresa em casa…

Atriz convidada:
Catarina Furtado – Sara


13. O riso do destino
João quer ficar com Sara e promete-lhe resolver rapidamente a sua situação com Suzana. Matilde hesita em oficializar a sua relação com António. Teresa está destroçada com a morte do pai. A notícia brutal faz com que o grupo se una novamente.

Atrizes convidadas:
Sandra Faleiro – Cristina
Catarina Furtado – Sara

Cruzamentos foi exibida nas noites de quinta-feira, na RTP 1.

Os autores, João Louro e Vanda de Sousa, vinham de escrever a segunda metade da série Diário de Sofia.

Natália Luiza foi a responsável pela direção de atores. A escolha do elenco recaiu sobre profissionais pouco mediáticos, com a intenção deliberada de mostrar “sangue novo” aos telespectadores.

Destaque para a menina Filipa Maló Franco, que, com apenas sete anos, interpretou o seu papel de forma natural e encantadora.

A banda sonora no estilo jazz, composta pelo saxofonista Carlos Martins, deu à série uma ambiência especial.

Carlos Martins

A assinalar, também, a presença de Catarina Furtado nos dois últimos episódios.

Catarina Furtado com Sérgio Silva

Partilhar:

Cruzamentos