Cupido Electrónico

Exibição:
15/03/1993 – 07/09/1993 (RTP 1)

Número de episódios:
26

Sitcom de:
Jayme Camargo

Escrita por:
Jayme Camargo
Duca Rachid
Paulo Narciso

Produção:
Septimis Comunicação

Direção geral:
Cecil Thiré

Elenco:
Tônia Carrero – Nenete
Luísa Barbosa – Balbina
Joaquim Rosa – Cardoso
Nuno Melo – Nuno
José de Abreu – Betinho
Rita Blanco – Lurdes

Nenete (Tônia Carrero) é uma famosa estilista brasileira, especializada em vestidos de noiva e dona de uma agência matrimonial no Rio de Janeiro. Após descobrir uma traição do marido, Nenete pede o divórcio. Mas o seu marido, Antunes (Antônio Abujamra), tinha incluído uma cláusula no contrato da empresa, que proíbe a mulher de abrir qualquer boutique de alta costura para noivas no Brasil. Nenete enfrenta-o e resolve tentar a sorte em Portugal.

Fazendo-se acompanhar pelo seu costureiro Roberto (José de Abreu), com quem mantém uma amizade colorida, Nenete abre uma loja num movimentado shopping de Cascais. O gerente do shopping é Cardoso (Joaquim Rosa), antigo admirador de Nenete, que a recebe com todo o esmero. Para não perder as regalias que Cardoso lhe oferece, Nenete esconde dele o seu caso com Roberto, e este comporta-se como se fosse homossexual.

Quem não fica nada satisfeita com a vinda de Nenete para Portugal é Balbina (Luísa Barbosa), irmã de Cardoso. Há alguns anos atrás, ela conseguira separar o seu irmão de Nenete e, de um dia para o outro, tudo parece ter voltado à estaca zero. Balbina promete, então, fazer tudo para impedir que o irmão volte a ter um caso com a “sirigaita brasileira”. Com a ajuda dos afilhados Lurdes (Rita Blanco) e Nuno (Nuno Melo), Balbina cria vários planos para sabotar o sucesso da Maison Nenete

Antonieta de Souza – Nenete (Tônia Carrero)
Conceituada estilista brasileira, especializada em trajes matrimoniais. Separa-se do marido e muda-se para Portugal, abrindo uma nova boutique num shopping de Cascais.

Paulo Narciso Cardoso (Joaquim Rosa)
Gerente do shopping. No passado, teve um romance com Nenete, por quem continua apaixonado.

Balbina Cardoso (Luísa Barbosa)
Irmã e secretária de Cardoso. Para ela, todos são “estúpidos”. Sente-se dona do shopping e quer afastar Nenete do irmão a qualquer custo. Mas os seus planos falham sempre.

Roberto Ribeiro – Betinho (José de Abreu)
Estilista da boutique. Apaixonado por Nenete, tem ciúmes da sua relação com Cardoso. Finge-se de gay para esconder o seu caso com a patroa.

Maria de Lurdes Abrantes (Rita Blanco)
Afilhada de Balbina, deve-lhe alguns favores e, como tal, faz tudo o que a madrinha lhe manda. Emprega-se na loja de Nenete como secretária, para servir de espia, embora seja um pouco desprovida de inteligência. Apaixonada por Nuno.

Nuno Artur (Nuno Melo)
Também afilhado de Balbina, está em situação idêntica à de Lurdes. É um agente da madrinha infiltrado na Maison Nenete, onde é uma espécie de paquete.

1. Fado antigo
Nenete chega a Portugal no dia em que está marcada a inauguração da sua loja e tem uma grande deceção quando descobre que a obra está longe de estar acabada. Balbina descobre que a nova lojista é uma antiga paixão do seu irmão e mostra-se determinada a fazer com que o negócio não dê certo, antes mesmo de começar…

Convidados especiais:
Nancy Hoff – Denise
Antônio Abujamra – Antunes


2. Ser ou não ser
Balbina coloca Nuno e Lurdes como seus espiões na Maison Nenete. Enquanto isso, Nenete está sem dinheiro e precisa de alguém com conhecimentos na banca, que possa ajudá-la a conseguir crédito. Resolve então procurar Cardoso. Mas é Roberto quem descobre uma forma mais rápida de atrair clientela…

Convidado especial:
Simon Khoury


3. 2 noivas para 2 irmãos
Cardoso chama Roberto ao seu escritório para sondar como andam os negócios de Nenete, a quem pretende ajudar. Neste momento, as únicas clientes são Alzira e Albertina, duas irmãs idosas que procuram um marido na sua faixa etária. Diante da dificuldade em encontrar noivos adequados, Cardoso resolve dar uma “forcinha”…


4. Noivo à força
Antónia é uma cliente árabe muito exigente que pretende um marido rico, estrangeiro e fidalgo. Sabendo desta situação, Balbina contrata Zé Marimbondo, um velho conhecido, para se fazer passar por conde italiano. Cardoso, que é quem indica o noivo a Nenete, acaba por ficar em maus lençóis – literalmente…

Convidados especiais:
Thelma Reston – Antónia
Luís de Lima – Zé Marimbondo


5. Amor a quanto obrigas
Balbina arma mais um plano para levar Nenete à falência. Desta vez, faz com que Nenete prepare um casamento grandioso e, no dia da cerimónia, a suposta noiva – sua cúmplice – telefona a informar que desistiu. O prejuízo é incalculável e, para ajudar Nenete a arranjar novos clientes, Cardoso resolve, ele mesmo, disfarçar-se de cliente…


6. Adivinhe quem vem para casar
Joujou, uma moça com sotaque francês, aparece à procura de Cardoso, carregando no colo uma criança que diz ser seu filho. Como seria de esperar, Nenete mostra-se chocada com esta revelação. Tudo não passa de um plano de Roberto, com o qual Balbina resolve colaborar. Conseguirá Cardoso livrar-se desta intriga?

Convidada especial:
Mara Castilho – Joujou


7. A prova do costureiro
Desconfiado da existência de um romance entre Nenete e Roberto, Cardoso resolve colocar à prova a homossexualidade do costureiro. Contrata, então, os serviços de Hans, que se faz passar por cliente e tenta seduzir Betinho. Como o teste se mostra inconcludente, Cardoso prepara uma nova armadilha…

Convidados especiais:
Carla Souza Lima
Marcos Wainberg – Hans


8. O conto do vigário
Nos corredores do shopping, Nuno reencontra o seu velho amigo Ricardo, que há muito não via e que se tornou um vigarista especializado no golpe da mala falsamente cheia de dólares. Nuno apresenta-o a Balbina, que logo o contrata para fazer com que Nenete desapareça. O plano é simples: Ricardo assumirá o papel de um industrial têxtil paulista e tentará conquistar Nenete de modo a levá-la de volta para o Brasil. Ricardo serve-se do seu irresistível charme e a primeira parte do plano funciona, provocando enormes ciúmes em Roberto e Cardoso.

Convidado especial:
Anselmo Vasconcelos – Ricardo


9. Toma que o filho é teu
Nuno encontra um embrulho à porta da boutique e verifica, admirado, que, no interior, se encontra um bebé. De imediato surge a dúvida sobre a paternidade da criança. Nenete quer apurar responsabilidades e exige que Nuno, Cardoso e Roberto façam um exame de sangue. Entretanto, desenrolam-se algumas peripécias enquanto uns e outros tomam conta do bebé…


10. O noivo da Balbina
Balbina fica enraivecida porque o irmão está a aprender “brasileiro” com Nenete e resolve tomar medidas drásticas. Desta vez, e a fim de evitar mais planos falhados, ela própria se encarregará de levar a brasileira à falência e ao descrédito. E, realmente, não poderia mostrar-se mais radical, pois faz uma entrada triunfal na boutique, surpreendendo todos ao afirmar que deseja… casar-se! De início, Nenete e Cardoso não querem acreditar, mas acabam por levá-la a sério.

Convidado especial:
Jorge Moreira – Carlos Nunes


11. Terramoto espanhol
Desesperada com o namoro entre Nenete e Cardoso, Balbina decide chamar uma ex-namorada do irmão para tentar afastá-lo da brasileira. É então que chega ao shopping a fogosa espanhola Mercedez. De imediato, todos os homens ficam impressionados com os modos e, principalmente, com a figura da espanhola. Nenete sente-se preocupada com o regresso de Mercedez, mas esta vai conquistando os homens com quem se encontra, voltando a despertar o interesse de Cardoso.

Convidada especial:
Ângela Vieira – Mercedez


12. A Miss Shopping
Com o apoio de Cardoso e Roberto, Nenete resolve participar no desfile para a eleição de Miss Shopping. À medida que o dia se vai aproximando, o ambiente da boutique torna-se frenético e tenso. Enquanto Roberto se ocupa do vestido e de todo o visual da brasileira, Cardoso compromete-se a ajudá-la na preparação física. Balbina, indignada ante a possibilidade de sucesso da inimiga, ataca em duas frentes: prepara Lurdes para se candidatar igualmente à eleição de Miss Shopping e dá ordens a Nuno quanto a boicotar a participação de Nenete.


13. A volta do Antunes
Enquanto na boutique se dão os últimos retoques para a preparação de um desfile de moda, Balbina recebe um telegrama confirmando a vinda de Antunes, ex-marido de Nenete, a Portugal. Após o divórcio e a consequente vinda de Nenete para Portugal, os negócios de Antunes têm andado pelas ruas da amargura e a única hipótese de salvação quanto a evitar a falência será o regresso da brasileira e da sua moda ao país de origem.

Convidados especiais:
Antônio Abujamra – Antunes
Amadeu Celestino – Adriano Lincoln
Vera Barbosa – Valdete


14. A ‘maison’ assombrada
Desesperada com a fixação amorosa do seu irmão Cardoso em Nenete, Balbina resolve tomar medidas drásticas para fazer com que a brasileira abandone, de vez, Portugal. Inspirando-se nos velhos contos de fantasmas, recorre à ajuda de Nuno e de Lurdes e cria alguns efeitos destinados a criar a sensação de que a boutique está assombrada.


15. Nas asas do dinheiro
Nenete quer fazer uma aplicação financeira com os lucros que tem obtido na boutique. Cardoso oferece a sua ajuda, através do investimento nas ações de uma empresa que produz uma cera revolucionária. Os interessados nas ações não param de crescer, e alguns começam a gastar por conta…


16. Vírus informático
Nenete e Roberto têm muitos clientes e as encomendas aumentam. A boutique vai de vento em popa, o que provoca uma enorme irritação em Balbina e a leva a planear uma estratégia de bloqueio à estilista. Sem que Nenete imagine, Nuno introduz uma disquete contaminada com um novo vírus informático no computador da boutique.

Convidados especiais:
Mozart Régis
Simon Khoury


17. Promoção especial
Para resolver com urgência o problema de falta de liquidez da boutique, Roberto tem a ideia de promover a “Semana do Imigrante Brasileiro”. O objetivo da campanha é captar novos clientes entre os imigrantes brasileiros que se encontram ilegais em Portugal, e que casando-se com portugueses poderão regularizar a sua situação.

Convidada especial:
Fernanda Lobo


18. A concorrente
Para acabar de vez com a boutique de Nenete, Balbina resolve abrir ela própria uma loja de artigos para noivas e uma agência matrimonial. Servindo-se do computador do escritório de e da ajuda de Lurdes, Balbina inicia os contactos para a angariação de clientes. Estes serão, em princípio, e obviamente, desviados da boutique de Nenete. No começo, o plano parece resultar e até já o próprio Roberto, atraído pelo dinheiro, trabalha, às escondidas, para Balbina.


19. Dor de cotovelo
Enquanto um jovem, Célio Barroso, contratado por Balbina para prejudicar Nenete, vai causando enormes prejuízos à boutique, Lurdes fica desesperada ao descobrir que Nuno tem uma namorada e, pior do que isso, cada vez a trata com maior consideração. Nenete e Roberto dispõem-se a fazer tudo para que Nuno se apaixone por ela: conferem-lhe um novo visual e apresentam-na a Célio, como se Lurdes fosse uma candidata a noiva.

Convidados especiais:
Luís Filipe de Lima – Célio Barroso
Marcela Altberg – Lúcia


20. O dono do shopping
Sempre pronto a ajudar Nenete, embora por interesse, Cardoso acaba por lhe emprestar dinheiro do próprio shopping. Balbina fica furiosa e telefona imediatamente para o Brasil, avisando Batalha, o dono do shopping, sobre os acontecimentos. Batalha aparece de surpresa e coloca Balbina no lugar de Cardoso. Como era de esperar, ela faz a vida negra a Nenete, multando-a por tudo e por nada, até que um plano diabólico, visando juntar Batalha com a ex-mulher, dá a volta à situação.

Convidados especiais:
Cecil Thiré – Batalha
Cynthia Grillo – Leninha


21. Noiva das arábias
Roberto e Cardoso ficam admirados por encontrarem a boutique repleta de guardas do sheik Mohamed Beabah, que se encontra ali com a finalidade de arranjar cinco noivas para o seu harém. Estando Nenete ausente, os dois resolvem pôr mãos à obra para garantir a concretização desse proveitoso negócio. O que não esperavam é que Nenete se viesse a tornar uma das noivas do sheik…

Convidado especial:
Ibanez Filho – Sheik Mohamed Beabah


22. O marketing do Cardoso
Nenete acha que está tudo muito antiquado e monótono e, concordando totalmente com ela, Cardoso oferece-se para cuidar do novo marketing da boutique. Apesar da oposição de Roberto, Nenete aceita a oferta de Cardoso que, pelo menos, é a mais barata. Lurdes é a primeira “vítima” de Cardoso, que lhe impõe um novo uniforme, ao melhor estilo de filme de ficção científica.


23. Carnaval à italiana
Aproveitando um período de baixa nas vendas da boutique, Nenete e Roberto decidem fazer uma passagem de modelos de fantasia de Carnaval, com apresentação exclusiva a uma condessa italiana. Ao tomar conhecimento de que até o mano Cardoso vai desfilar, vestido de palhaço, Balbina decide sabotar o desfile.

Convidada especial:
Renata Fronzi – Condessa Antonella Fanfarrone


24. Estilistas à força
Nenete aguarda a visita de Lilico e Vera, dois conhecidos estilistas brasileiros que estão de passagem pela Europa e cuja parceria poderá render bons negócios. Vendo ameaçado o seu lugar na Maison Nenete, Roberto, com a cumplicidade de Balbina, consegue desviar o famoso casal para Londres. Mas Nenete quer que a conferência de imprensa programada aconteça, com ou sem os estilistas…


25. A roupa do rei
Cardoso oferece a Nenete uma camisa de dormir que supostamente pertenceu ao Rei D. Carlos. Nenete decide expô-la na montra da boutique, como forma de atrair clientela. Nuno e Roberto, julgando que se trata de um pano velho, destroem o histórico objeto…


26. O irmão do Betinho
Roberto recebe a visita de Renato, o seu irmão mais velho, que mora em Milão. Nenete e Renato ficam encantados um com o outro desde o instante em que se conhecem. Cardoso e Roberto, enciumados, resolvem atrapalhar o primeiro jantar romântico do casal. Mas não são bem sucedidos pois, no dia seguinte, Nenete e Renato anunciam o seu casamento…

Convidados especiais:
Leonardo José – Renato
Kakau Balbino
Jane Bezerra

Cupido Electrónico foi uma sitcom encomendada ao Brasil pela RTP, tendo sido produzida pela produtora Septimis, conjuntamente com a TV Manchete.

Tratando-se de um trabalho conjunto de atores brasileiros e portugueses, as situações cómicas tiveram o seu ponto de partida no confronto entre os hábitos dos dois países, bem como nas confusões geradas pela utilização diferenciada do mesmo idioma.

A ação decorria em Portugal, mas a série foi integralmente gravada no Brasil. Talvez por este motivo, raramente os personagens secundários falavam, ou tentavam simular um sotaque português quando tinham pequenas falas.

A série também contou com a participação de alguns atores brasileiros conhecidos do público, mas quase todos apareceram a falar outras línguas. Foi o caso de Ângela Vieira como uma espanhola, Luís de Lima como um falso conde italiano e Renata Fronzi, também como condessa italiana.

A estreia da série foi amplamente divulgada pela imprensa, tendo como cabeça de cartaz Tônia Carrero, atriz que conhecíamos de papéis de destaque nas telenovelas Água VivaLouco AmorSassaricando e Kananga do Japão.

Cecil Thiré, filho de Tônia Carrero, foi o realizador da série, tendo também participado como ator no episódio O dono do shopping, onde, curiosamente, contracenou com a própria mãe numa cena de flirt.

Tônia Carrero e Cecil Thiré deslocaram-se a Portugal para promover a estreia da série.

Tônia Carrero e Cecil Thiré à chegada a Lisboa (Telejornal de 10/03/1993)

Na data da estreia, Tônia Carrero e Luísa Barbosa estiveram no programa Chá das Cinco, neste dia apresentado por Ana Bola.

Tônia Carrero foi a entrevistada central no programa Olha que Dois!! do dia 21/03/1993, apresentado por Manuel Luís Goucha e Teresa Guilherme.

Entre os convidados do programa, para além de alguns amigos portugueses da atriz, estiveram presentes Cecil Thiré, Rita Blanco e Joaquim Rosa.

Inicialmente, a série foi exibida às segundas-feiras, ocupando o lugar deixado pelo programa Apanhados, de Joaquim Letria. Mais tarde, passou para as terças-feiras.

Na primeira exibição, houve necessidade de antecipar o final da série, de modo a que terminasse na semana anterior à entrada do novo mapa tipo. Por este motivo, não foi exibido o penúltimo episódio, A roupa do rei.

Em 1994, a série foi reposta por duas vezes, de segunda a sexta, à tarde.

Anos mais tarde, José de Abreu declarou, numa entrevista, que a convivência com Joaquim Rosa durante as gravações não foi fácil, devido ao seu feitio excessivamente sério e formal.

Luísa Barbosa foi o grande destaque da série, como a maquiavélica (mas divertidíssima) Balbina.

Os stockshots do shopping onde se localizava a Maison Nenete eram do CascaiShopping.

Partilhar:

Cupido Electrónico