David, o Gnomo

Título original:
David, el Gnomo

Exibição:
18/04/1987 – 10/10/1987 (RTP 1)

Número de episódios:
26

Produção:
BRB (1985)

Criação:
Claudio Biern Boyd

Baseada na obra de:
Will Huygen
Rien Poortvliet

Versão portuguesa

Tradução:
Odete Matias

Som:
Fernando Rocha
Sérgio Figueiredo

Vozes:
Fernando Sá
Jorge Mota – David
Jorge Paupério – Swift / Narrador
Josefina Ungaro – Lisa
José Topa
Raul Constante Pereira
Regina Castro
Zélia Santos – Susana

Direção (interpretação):
Jorge Mota
Jorge Paupério

Produtor:
Branco da Cunha

Esta série apresenta-nos o modo de vida dos gnomos, pequenos seres com apenas 15 centímetros de altura e que pesam entre 250 e 300 gramas. A sua longevidade é de exatamente 400 anos. Vivem em acolhedoras casas debaixo das árvores. Entendem a linguagem dos animais, com quem vivem em perfeita harmonia, e rejeitam qualquer tipo de violência.

A casa de David

As figuras centrais são David e Lisa, um casal de gnomos do bosque com 399 anos. Casaram-se ainda jovens, com apenas 180 anos, e tiveram dois filhos – é sabido que cada casal de gnomos pode procriar apenas uma vez e nascem sempre dois gémeos –, que agora vivem nas suas próprias casas. David e Lisa contam com a companhia de dois ratinhos domésticos.

David e Lisa

Em cada episódio, David e Lisa dão-nos a conhecer pormenores sobre os hábitos dos gnomos. No entanto, o principal elemento de ação são as aventuras de David, que, para além de exercer a medicina com todos os habitantes do bosque, é muitas vezes chamado para resolver os mais diversos tipos de missões.

Os maiores inimigos dos gnomos são os trolls, que, embora sejam consideravelmente desprovidos de inteligência, têm como principal ocupação infernizar a vida dos outros animais e, em especial, dos gnomos.

Os Trolls

Os gnomos transmitem-nos valores de profundo respeito pela natureza e pelos animais, muitas vezes negligenciados pelo Homem, mostrando assim que “ninguém é melhor por ser alto”!

David
É um gnomo do bosque com 399 anos, o que o torna o mais ancião de todos (já que nenhum gnomo vive mais de 400 anos). Apesar da idade avançada, encontra-se muito bem conservado e em pleno exercício das suas funções de médico. A sua missão é curar animais ou outros gnomos. Para isso, conta com a ajuda da raposa Swift, que rapidamente o transporta para onde for necessário. Para percursos mais longos, viaja num cesto pendurado ao pescoço de aves migratórias, como os gansos.

Lisa
É a companheira de David. Tem a mesma idade e o mesmo bom carácter. David e Lisa tiveram dois filhos gémeos (como acontece com todos os casais de gnomos): Lili e Harold. Lisa ocupa-se das tarefas domésticas, o que não a impede de acompanhar David nas suas diversas missões.

Swift
É o mais fiel amigo de David. Trata-se de uma raposa que vive no bosque e está sempre disponível para transportar David. Dono de uma velocidade singular, atende prontamente à chamada de David.

Holley
É um dos Trolls, seres hediondos cujo maior prazer é perturbar a tranquilidade dos animais e, sobretudo, dos gnomos. É o único que tem capacidade para pensar.

Pat, Pot e Poopey
Fiéis seguidores de Holley. Como qualquer troll, têm alguns poderes sobrenaturais, mas uma fragilidade que reside no facto de se transformarem em pedra quando estão diretamente expostos à luz solar.

Susana
Neta de David e Lisa. Passa frequentemente alguns dias de férias em casa dos avós, e adora ouvir as suas histórias.

1. David, o gnomo (18/04/1987)
David abre as portas da sua casa aos seus novos amigos, os espectadores desta série. Depois de nos apresentar a sua esposa, Lisa, fala-nos um pouco sobre os gnomos, dando a conhecer os seus hábitos e pormenores da sua relação com os animais e com os seus inimigos, os trolls. O simpático gnomo recorda ainda alguns episódios ocorridos no exercício da sua profissão de médico.


2. A pequena bruxa (25/04/1987)
À espera de David para o almoço, Lisa preocupa-se com a sua demora. E com razão: David e Swift caem numa armadilha preparada pelos trolls e são feitos prisioneiros. Pressentindo o perigo, Lisa sai à procura de David. Ao descobrir que ele está em poder dos trolls, disfarça-se de bruxa e consegue adormecê-los, ficando assim livre o caminho para a libertação de David.


3. A menina italiana (02/05/1987)
David parte para Itália, atendendo a um chamado do Rei dos Gnomos. Só os seus conhecimentos médicos podem salvar uma menina que ficou doente, depois de ter comido um morango contaminado com pesticida. A única esperança reside numa planta rara que apenas se encontra numa pequena ilha situada nos Alpes. Mas, para conseguir obtê-la, David terá de enfrentar uma perigosa serpente.


4. O bebé troll (09/05/1987)
Lisa fala sobre as roupas a forma de vestir dos gnomos. David foi socorrer dois veados que ficaram presos um ao outro, durante uma luta por uma fêmea. No regresso, o velho gnomo depara-se com um bebé troll que está em apuros no meio do rio. Com a ajuda de um amigo, Beto, David monta uma operação de salvamento e consegue resgatá-lo.


5. Como se constrói uma casa (16/05/1987)
David explica, com riqueza de detalhes, como decorreu o processo de construção da sua casa, há 300 anos. O relato é interrompido com a chegada de um coelho, que avisa que um veado está com a pata ferida e precisa do auxílio de David. Depois de o socorrer, David ajuda outro veado a livrar-se das larvas de moscardo que se aninharam na sua garganta.


6. O casamento (23/05/1987)
No caminho para um casamento, David e Lisa vislumbram algumas pegadas de trolls, mas David tranquiliza a esposa, dizendo que as armadilhas deixadas não permitirão que eles se aproximem. Após a cerimónia, acontece uma grande celebração, que acaba mesmo por ser interrompida pelos trolls. David, com a ajuda dos animais, resolve dar-lhes uma merecida lição.


7. Um dia em casa (30/05/1987)
Enquanto David está em casa com uma grande constipação, Lisa sai para ir buscar Susana, a neta de ambos, para vir passar uns dias com eles. À chegada, Susana recebe de presente um lindo barrete. Lisa e Susana saem para passear e encontram um porco-espinho, que pede a Lisa auxílio para a sua fêmea, que está prestes a dar à luz.


8. O Lago Negro (06/06/1987)
David é chamado ao palácio e incumbido pelo Rei de uma importante missão: encontrar o ouro que o anão Tirolim roubou da corte, com a ajuda dos trolls. O ouro está escondido no Lago Negro e, para chegar até lá, David tem de atravessar um imponente castelo. Com relativa facilidade, David consegue ludibriar os trolls e recuperar o ouro.


9. O lago do bosque (13/06/1987)
David dá a conhecer alguns pormenores sobre a forma como os gnomos fabricam o seu artesanato, nomeadamente a cerâmica. Em seguida, descobre que Swift foi vítima de envenenamento por parte dos trolls, mas rapidamente lhe administra um antídoto. David resolve dar uma lição a Hooley e, para isso, contará com a ajuda de um grupo de elfos.


10. A arte de curar (20/06/1987)
David recorda uma ocasião em que foi visitado pelo seu sobrinho Jonathan. Os seus pais queriam que ele se tornasse médico, mas Jonathan achava que se tratava de uma profissão aborrecida. Através das recordações de vários episódios em que David se tornou um verdadeiro herói, Jonathan pôde rever a sua opinião acerca do exercício da Medicina.


11. O bisturi mágico (27/06/1987)
Lisa recebe a visita da sua irmã Isla, que oferece a David um bisturi de prata. David reconhece-o como cópia de um bisturi mágico que pertenceu aos seus antepassados e que, neste momento, se encontra no Himalaia. David decide ir com Swift até lá e, com a ajuda de Madir, descobre que o bisturi legítimo está algures num velho templo…


12. O velho jardim (04/07/1987)
David acompanha a neta Susana a uma festa no jardim de Ari. No caminho, ajudam uma galinha selvagem que deixou para trás alguns dos seus filhos. Durante a festa, todos os brinquedos começam a ser destruídos. David trata de averiguar quem é o responsável por isto. Como não podia deixar de ser, os Trolls estão envolvidos no assunto…


13. O urso entalado (11/07/1987)
Através da força do pensamento, David é chamado à corte dos gnomos na Sibéria. Depois de uma viagem longa e marcada pelo frio e pela neve, David faz uma exibição de ski e, em seguida, é incumbido pelo rei Sérgio de ajudar a resgatar um urso que há vários dias se encontra preso numa árvore, missão da qual o rei acredita apenas David ser capaz…


14. Um passeio acidentado (18/07/1987)
David leva a neta Susana a conhecer o trabalho na serração. Enquanto David conversa com Carolo, Susana e Hans – filho de Carolo – decidem dar uma volta pelo bosque com Swift, para testarem a rapidez da raposa. Durante o passeio, Swift cai numa armadilha e, enquanto vai procurar por socorro, Hans cai ao rio e é levado pela corrente…


15. O lenhador (25/07/1987)
Lisa sai para apanhar algumas plantas e é atacada por um gato, que a leva, desacordada, até a um lenhador. Ele e a sua mulher não poupam esforços para tratar de Lisa, mas acabam por se convencer de que está morta. Durante a noite, Lisa consegue escapar e encontra David. Este, agradecido, oferece ao lenhador a possibilidade de pedir três desejos…


16. Uma lição ao gnomo Kostia (01/08/1987)
David e Lisa encontram-se na Sibéria. Aproveitando a sua estada, o rei manda chamar David, porque tem problemas com um súbdito que anda a aterrorizar os caçadores da zona, ameaçando-os de envenenar as suas renas se não lhe entregarem as melhores peles. Cabe a David elaborar um plano para dar uma lição a Kostia…


17. O resgate das lebres (08/08/1987)
David e Lisa recebem um chamado e viajam até à Holanda. Há várias semanas que chove incessantemente, e mais de 60 lebres que estão cercadas de água numa pequena ilha morrerão afogadas se não forem salvas rapidamente. David fará todos os esforços para que isso não aconteça…


18. O tornozelo partido (15/08/1987)
David e Lisa irão contar uma história que se passou com eles há muitos anos, sobre uma velhinha que lhes deixava o leite todos os dias. Um dia, subitamente, deixou de haver leite e todos se interrogavam no bosque sobre o que teria acontecido à simpática velhinha. Estaria doente?


19. A pedra sem sombra (22/08/1987)
David fala dos diferentes tipos de calçado que ele e os seus companheiros utilizam e para que servem. David e Lisa são chamados à corte do Rei Thaya porque a sua pedra sem sombra (uma pedra onde os antepassados dos gnomos gravavam as suas leis) foi roubada. David está convencido de que mais uma vez se trata de uma partida de Hooley.


20. O papa-moscas (29/08/1987)
David vai ter de enfrentar um problema grave: salvar um papa-moscas capturado por um caçador que encontra enquanto vai à procura de alimento para as crias. Conseguirão os filhotes aguentar tanto tempo à espera? Conseguirá David salvar o papa-moscas?


21. O salvamento dos morcegos (05/09/1987)
Um gnomo chamado Cosme vai pedir ajuda a David, pois anda muito preocupado com os morcegos, pretendendo evitar a sua extinção. Para aceder ao pedido de Cosme, David terá de fazer uma viagem ao Benelux, onde os gansos estão a passar o inverno. Conseguirá David salvar os morcegos?


22. A festa no moinho (12/09/1987)
David vai à festa de aniversário do seu sobrinho Maximiliano. Durante a festa, Florentina – a mulher de Maximiliano – decide ir dar uma volta pelas redondezas e acaba por ser atacada por um feroz gato preto. Que irá acontecer a Florentina? Será que David e seus companheiros conseguirão salvá-la?


23. Uma viagem à Austrália (19/09/1987)
David e Lisa vão receber a visita do príncipe Ben, da Austrália. O príncipe nutre um carinho muito especial por David, pois, quando era pequeno, David prestou-lhe um grande favor.


24. O lobo envenenado (26/09/1987)
David e Lisa vão dar um passeio pela floresta e encontram um lobo que desesperadamente tenta salvar a vida de um lobinho que se encontra envenenado. David decide dar uma ajuda. Enquanto isso, Lisa é capturada por Hooley. Será que David consegue salvá-la?


25. O velho médico (03/10/1987)
David vai visitar um velhote seu amigo, que é médico como ele e que adora ouvir contar histórias de gnomos. David conta-lhe, então, a história de um menino e de um cão que se transformaram em gnomos, vivendo, assim, uma emocionante aventura.


26. A Montanha do Além (10/10/1987)
Chegou o dia em que David e Lisa fazem 400 anos. Gaspar, o gnomo sábio, que também chegou a essa “avançada” idade, decide oferecer-lhes um jantar de despedida, antes de iniciarem a mais longa viagem até às Montanhas do Além. Algo de maravilhoso vai acontecer aos três amigos!…

Esta série animada, produzida em 1985 pela BRB (Espanha), baseia-se nos livros Os Gnomos e A Chamada dos Gnomos, de Will Huygen e Rien Poortvliet, escritor e ilustrador holandeses. Quem folheia as páginas destes livros, profusamente ilustrados e com edições suntuosas, percebe imediatamente a influência que tiveram nas figuras e cenários vistos na série.

Não há, como é óbvio, absolutamente nenhuma passagem dos livros que tenha aderência à realidade. Contudo, os autores redigiram-nos, de forma divertida, como se estes representassem um retrato científico e histórico dos gnomos, resultante de mais de 20 anos de rigorosa investigação etnológica sobre a vida e os costumes desta espécie.

Entre nós, a série foi exibida em 1987, aos sábados de manhã, na RTP 1.

Foi uma das primeiras a serem dobradas por uma equipa da RTP Porto. As vozes dos animais eram também feitas pelos atores.

Na versão portuguesa, as canções dos genéricos foram mantidas em espanhol. No genérico inicial, enquanto tocava “Soy un Gnomo”, o seguinte texto era narrado em português:

“Ninguém é melhor por ser alto.”

Esta série foi inspirada na própria natureza e ela é, na realidade, a principal protagonista. Os nomes, personagens, as situações narradas a seguir foram extraídos do Livro Secreto dos Gnomos, sendo totalmente verídicos. Foi preciso que passassem muitos séculos para que os humanos tivessem acesso à informação mais completa que existe sobre o mundo dos gnomos.

No genérico final, tocaram duas músicas diferentes: “David”, na primeira metade da série, e “Corre Swift”, na segunda. Nas edições espanholas em DVD, todos os episódios encerram com a primeira.

A banda sonora da série foi lançada em Espanha.

SOY UM GNOMO
ZAPATUMBI
MALDADES
CORRE SWIFT
SOY UN GNOMO (Instrumental)
DAVID
EL ARBOL ES VITAL
LISA
SLITZWEITZ
DAVID (Instrumental)

Em Portugal, foi vendida uma caderneta de cromos da Panini.

Em Espanha, para além desta caderneta, existiram ainda duas outras (intituladas David, el Gnomo e El Libro de Lisa), distribuídas a título promocional pela Danone, que davam a conhecer aspetos curiosos sobre a vida dos gnomos.

As Edições Latinas publicaram livros alusivos à série, em diversos formatos.

Em 1988, foi disponibilizada nos clubes de vídeo a série completa, em 9 cassetes VHS.

O sucesso de David, o Gnomo fez com que a mesma equipa criasse, em 1987, uma sequela – A Chamada dos Gnomos –, exibida na RTP em 1989. Nesta série, o protagonista é o juiz Klaus, que viaja com o seu ajudante Dany, procurando resolver os litígios dos gnomos de todo o mundo.

David e Lisa fizeram uma aparição especial no último episódio desta série.

Em 1995, foi feita uma compilação de trechos de David, o Gnomo, que tomou o título de A Grande Aventura dos Gnomos. Este filme foi lançado em Portugal pela LNK e também distribuído numa coleção do jornal Sol.

Em 1997, foi realizada uma nova série, intitulada El Nuevo Mundo de los Gnomos, em que os protagonistas se chamavam também David e Lisa, embora, visualmente, não apresentassem qualquer semelhança com os personagens de David, o Gnomo.

Em 2002, foi lançado o CD Grandes Canciones de los Gnomos, que incluía alguns temas de David, o Gnomo e das outras séries.

Em Espanha, houve diversas edições da série em DVD, mas a de 2019 trouxe uma agradável surpresa: o áudio português é o da dobragem original da RTP, que não era vista nem editada desde os anos 80. Contudo, para o genérico inicial, foi criada uma versão em português (com uma interpretação bastante sofrível).

Edição de 2005
Edição de 2019

Partilhar:

David, o Gnomo