Desporto e Ciência

Exibição:
21/11/1987 – 12/08/1989 (RTP 1)

Número de programas:
39

Apresentação:
Prof. C. Saphera da Costa

Quem ouvisse falar em Desporto e Ciência dificilmente imaginaria que se tratava de um espaço sobre modelismo. Apresentado pelo Professor Saphera da Costa, considerado um dos maiores especialistas no tema, ia para o ar aos sábados de manhã.

Professor Saphera da Costa

Ao longo de quase dois anos, foram dados a conhecer conceitos e factos sobre modelismo. Mas o cerne era a orientação para a construção de modelos. As instruções para cada modelo estendiam-se por vários programas. Entre os modelos explicados, estiveram um avião motorizado e uma vedeta PT-109.

A vedeta PT-109

O professor foi acompanhado na apresentação por diversos assistentes, selecionados entre os alunos do seu atelier de modelismo na Casa de Cultura de Lisboa. Embora solicitasse com frequência a intervenção dos assistentes para dar explicações ou executar tarefas, o professor demonstrava uma certa impaciência e acabava por lhes dar pouco tempo de antena.

O professor com Vasco Fazenda Alves, um dos seus assistentes

Para a execução dos modelos, os espectadores necessitavam, obviamente, dos respetivos planos. Estes podiam ser requisitados por carta e eram enviados a título gratuito pela RTP.

O plano do avião construído nos primeiros programas

O programa é ainda hoje recordado pelos amantes do modelismo, como de resto confirmam algumas lembranças expostas em fóruns especializados, mas não voltou a ser transmitido pela RTP.

Partilhar:

Desporto e Ciência