Diário de Sofia

Exibição:
1.ª temporada: 18/04/2005 – 07/10/2005 (RTP 2)
2.ª temporada: 09/01/2006 – 07/07/2006 (RTP 2)
3.ª temporada: 12/02/2007 – 10/08/2007 (RTP 2)

Número de episódios:
385

Criação:
Nuno Bernardo
Marta Gomes

Argumento:
Pedro Flores (I-II)
José António Cunha (II)
Marta Gomes (II-III)
Nuno Bernardo (II-III)
David Carronha (III)

Direção de atores:
Mónica Delgado (I)
Marta Osiecka (II-III)

Diretor geral:
Nuno Bernardo

Realização:
Gil Ferreira (I-II)
Hugo Albuquerque (II-III)

Produção executiva:
beActive

Elenco:
Marta Gil – Sofia (I-III)
Maria Inês Lopes – Joana (I-II)
Mafalda Roxo – Rita (I-III)
Tiago Garrido – Joca (I)
Marta Rodrigues – Mónica (I)
David Carronha – Zeca (I-III)
Raquel Strada – Bianca (I-III)
Tomás Caetano – Chico (I-III)
Bianca Motta – Mariana (I-II)
Filipa Oliveira – Mariana (III)
Ana Padrão – Helena (I-III)
Ricardo Carriço – Alexandre (II-III)
Bruno Veloso – Hugo (I-II)
João Passos – Luís (I)
Bruno Vaz – Pedro (I)
Mariana Santos – Beatriz (I-II)
Mariana Perucho – Beatriz (III)
Inês Oneto – Teresa (II-III)
Miriam Santos – Susana (II-III)
Cláudia Aguizo – Paty (II-III)
Luís Eusébio – Kiko (II-III)
Tiago Cruz – Paulo (II-III)
João de Brito – Nuno (III)
Alexandra Diogo – Prof.ª Isaura (II-III)
Marta Osiecka – Prof.ª Português (II)
Cátia Nunes – Geninha (III)
Catarina Gonçalves – Carla (III)
Alexandre Ferreira – Johnny (III)
Patrícia Varges – Profª. Português (Luísa) (III)
Bruno Cunha – Prof. Henrique (III)

1.ª temporada (2005)

A Sofia (Marta Gil) é uma miúda como tantas outras da sua idade. Tem 17 anos e todos os problemas que a idade traz consigo. E parece que não acabam nunca! Sempre que acha que finalmente resolveu todos os seus problemas, surge sempre um mais complicado que os anteriores. É muito difícil ser adolescente, e a Sofia é a típica adolescente complicada.

Tem duas amigas inseparáveis: a Rita (Mafalda Roxo) e a Joana (Maria Inês Lopes), que conhece desde o infantário. E um acessório que é quase um amigo: o telemóvel! Os três são o seu “kit de sobrevivência” a uma adolescência complicada.

Para além da Rita e da Joana, na vida da Sofia há também o Joca (Tiago Garrido), o seu ex-namorado. Depois de um namoro atribulado, ela decidiu que o melhor era experimentar a liberdade e acabaram o namoro. Apesar disso, a Sofia não quer cortar relações com o Joca.

Além dos amigos, a Sofia tem de conviver com os seus pais e os dois irmãos: o Francisco (Tomás Caetano), de 21 anos, com quem passa a vida a discutir, porque ele nunca faz nada em casa, e a Mariana (Bianca Motta), de 14 anos, que está a atravessar a terrível “idade do armário” e que, para tentar imitar a irmã mais velha, passa a vida a mexer nas suas coisas: na roupa, maquilhagem, nos sapatos, nas fotos, no diário…

A relação da Sofia com os pais não é muito atribulada do ponto de vista emocional. São uma família equilibrada, ambos os pais trabalham, e tudo corre bem. Ambos sentem um orgulho muito grande na filha, que apesar de distraída e muito despreocupada, acaba por ser uma aluna aplicada.

Agora que está no 11.º ano, e com as responsabilidades que estes últimos anos de adolescente trazem, a Sofia anda completamente perdida. Sente que o mundo lhe vai cair na cabeça e os problemas parecem ser mais que muitos e cada vez mais complicados…

2.ª temporada (2006)

A Sofia passou para o 12.º ano e está no curso de Ciências. Com as responsabilidades que estes últimos anos de adolescente trazem, anda completamente perdida! Sente que o mundo lhe vai cair na cabeça, e os problemas parecem ser mais que muitos, e cada vez mais complicados!

O amor bate-lhe de novo à porta e, mais uma vez, enche-a de indecisões. Será o Rui (Frederico Barata) o seu príncipe encantado? Além de tudo isto, ainda realizará um dos seus maiores sonhos: ir para Nova Iorque fazer um curso de teatro!

Felizmente, no meio de tudo isto, a Sofia conta sempre com o apoio das suas amigas inseparáveis: a Joana e a Rita. A primeira divide-se entre os estudos e as discussões com o namorado, Hugo (Bruno Veloso). A segunda vê-se obrigada a lidar com a separação dos pais e com a mudança para outra cidade.

Como se não bastasse, há uma nova aluna na escola, a Teresa (Inês Oneto), sempre pronta a semear a discórdia e que tem na Sofia o seu alvo predileto.

Quem também não pára de se meter em confusões é a Mariana, agora que é a principal redatora do jornal da escola. A acompanhá-la, estão sempre o Kiko (Luís Eusébio) e a Paty (Cláudia Aguizo).

Mais um ano em cheio para a Sofia e para os que a rodeiam!

3.ª temporada (2007)

Sofia estava preparadíssima para ir para a faculdade. O problema é que não conseguiu entrar em Medicina… por duas décimas. Agora, só lhe resta repetir o 12.º ano, para fazer melhoria de notas. Mas não é a única. Ao contrário do Zeca (David Carronha) e da Susana (Miriam Passarinho), que entraram na faculdade, a Rita também vai regressar às salas do secundário. Foi colocada em Engenharia de Materiais – curso que desconhece o que seja – e agora tem um único objetivo: entrar em medicina dentária.

É claro que esta “tortura” tinha de ser complementada pela presença da Teresa, que chumbou de ano, e que desta vez se faz acompanhar de duas “damas de companhia”: Carla (Catarina Gonçalves) e Geninha (Cátia Nunes). Um trio interessado em tudo, menos nos livros e no estudo!

Quem também está pronta para atormentar os estudantes é a professora Isaura (Alexandra Diogo), que não vê com bons olhos os alunos repetentes. Mas como nem tudo é mau, os alunos podem contar com a ajuda da professora Luísa (Patrícia Varges) e do professor Paulo (Tiago Cruz), peritos em furar os esquemas da diretora da escola.

A Sofia e o Rui continuam apaixonados, embora as discussões e as birras sejam uma constante. Principalmente porque ambos são ciumentos! A Rita também vai redescobrir o amor! O Nuno (João de Brito), o novo aluno da escola, mais conhecido por ser um verdadeiro D. Juan dos tempos modernos, é o alvo! Ou será que é a Rita o alvo da seta do cupido? Fora destes conflitos estão o Zeca e a Susana, que continuam in love!

Em casa da Sofia, as coisas vão de mal a pior! A Mariana (Filipa Oliveira) está sempre pronta para fazer asneira, mas a Sofia não está disposta a continuar a arcar com as consequências. Será que a Mariana tem à sua espera longas horas de avental e esfregona na mão? Por outro lado, o Chico está cada vez mais distante e esconde alguma coisa da família. O que será?

Para além das peripécias habituais, passadas entre os corredores da escola e as salas de aula, desta vez a Sofia tem novas realidades para enfrentar. Realidades que a vão fazer refletir sobre o mundo que a rodeia…

Sofia (Marta Gil)
Com 17 anos, vive os dramas típicos de uma adolescente. O seu grande sonho é seguir Medicina, à semelhança da mãe, que é pediatra. O seu maior drama: as aulas de Matemática!

Joana (Maria Inês Lopes)
Uma das melhores amigas de Sofia. Um pouco desbocada. É virada para as artes.

Rita (Mafalda Roxo)
A outra melhor amiga de Sofia. É romântica e sonhadora.

Joca (Tiago Garrido)
É apaixonado por Sofia, que tem dificuldade em definir se o sentimento que tem por ele é amizade ou algo mais. Joga râguebi.

Mónica (Marta Rodrigues)
É a rebelde e contestatária do grupo.

Zeca (David Carronha)
entertainer do grupo. Sente uma admiração por Joana. Dinamiza um programa na rádio da escola, intitulado Manual de Sobrevivência.

Bianca (Raquel Strada)
É o “ódio de estimação” de Sofia, não dispensando uma oportunidade de a provocar. É convencida e maldosa.

Chico (Tomás Caetano)
Irmão mais velho de Sofia. O seu sonho na vida é não fazer nenhum.

Mariana (Bianca Motta | Filipa Oliveira)
Irmã mais nova de Sofia, com quem se incompatibiliza constantemente. Vai ser redatora no jornal da escola, onde escreve artigos bastante polémicos.

Helena (Ana Padrão)
Mãe de Sofia, Mariana e Chico. Adora os filhos, mas tenta não mimá-los demasiado, sendo, por isso, bastante rigorosa na educação que lhes dá.

Alexandre (Ricardo Carriço)
Pai de Sofia, Mariana e Chico. Muito “boa onda”, é bastante mais permissivo que a mulher.

Beatriz (Mariana Santos | Mariana Perucho)
Namorada de Chico. Não lida bem com a sua imaturidade.

Luís (João Passos)
Apaixona-se por Sofia no momento em que o namoro desta com Joca está a chegar ao fim, o que faz com que esteja pouco aberta a encetar uma nova relação.

Hugo (Bruno Veloso)
Namorado de Joana. É um tanto ciumento e impulsivo, o que provoca desentendimentos frequentes entre os dois.

Rui (Frederico Barata)
Namorado de Sofia. Embora gostem muito um do outro, têm frequentes discussões (que não são mais do que birras).

Kiko (Luís Eusébio)
É bastante próximo de Mariana e, tal como ela, escreve para o jornal da escola. Será também o seu primeiro amor…

Paty (Cláudia Aguizo)
Amiga de Mariana. Vai namorar com Kiko, provocando um desentendimento entre as duas amigas.

Teresa (Inês Oneto)
Surge na segunda temporada, tornando-se a “peste” de serviço. Na temporada seguinte, faz-se acompanhar por duas fiéis escudeiras, Carla e Geninha.

Geninha (Cátia Nunes)
Fiel seguidora de Teresa, colabora com todas as suas maldades.

Carla (Catarina Gonçalves)
Tal como Geninha, vibra com os planos de Teresa para desmoralizar Sofia.

Susana (Miriam Passarinho)
Muda-se para a escola de Sofia a meio do 12.º ano, tornando-se uma das suas melhores amigas. Mais tarde, irá namorar Zeca.

Nuno (João de Brito)
Novo elemento do grupo na terceira temporada, fazendo par com Rita. É um autêntico D. Juan.

Prof.ª Isaura (Alexandra Diogo)
É o perfeito estereótipo da Professora de Matemática: antipática, sisuda e rabugenta – uma autêntica bruxa!

Prof.ª de Português (Marta Osiecka)
Bastante mais compreensiva que a Prof.ª Isaura, está sempre atenta aos problemas dos alunos.

Prof. Paulo (Tiago Cruz)
É o diretor do jornal da escola, no qual colaboram Mariana e Kiko.

Luísa (Patrícia Varges)
Professora de Português. É alvo de disputa entre Henrique e Johnny.

Prof. Henrique (Bruno Cunha)
Professor de Educação Física.

Johnny (Alexandre Ferreira)
Sobrinho de Isaura. Vem tomar conta do bar da escola.

Participações especiais

Miguel (Miguel Rocha)
Pretendente de Sofia nos primeiros episódios, quando ela ainda não se sente preparada para assumir um relacionamento.

Pedro (Bruno Vaz)
Namorado de Bianca. Enfrenta problemas em casa e é ajudado por Sofia, com quem acaba por ter um breve envolvimento.

Tiago (André Nunes)
Instrutor do ginásio frequentado por Sofia e pelas amigas.

Anna (Cristina Lopes)
Correspondente holandesa de Sofia, vem passar uns dias a Lisboa e vive um namorico com Zeca.

Prof.ª de Matemática (Fátima Luzes)
Ministra as primeiras aulas de Matemática do 12.º ano, antes de ser substituída pela Prof.ª Isaura. É tão detestável quanto a sua sucessora.

João (Miguel Morais)
Namorado de Rita. Vai estudar para fora, pondo desta forma termo à relação dos dois.

Francesco (Ricardo Pereira)
Italiano que Sofia conhece em Nova Iorque, num curso de teatro, e por quem sente um fraquinho, apesar de estar comprometida com Rui.

Ricardo (Ricardo Moraes)
Guitarrista que acompanha Sofia nos ensaios para uma audição. Embora seja amigo de Rui, interessa-se por Sofia.

Irina (Marlene Sequeira)
Booker de uma agência de modelos procurada por Hugo. Pede-lhe 500 euros de adiantamento, tudo não passando de uma fraude.

Leonor (Ciomara Morais)
Ex-namorada de Rui. Reencontram-se quando ele está à procura de uma vocalista, e ela tenta reconquistá-lo.

Isabel (Sara Inês)
Rapariga vítima de bullying. Acha-se gorda e, por isso, envolve-se com um dealer que lhe vende medicamentos que supostamente a farão emagrecer.

Dealer (João Ventura)
Vende medicamentos de emagrecimento a Isabel, pelos quais cobra avultadas quantias. Ameaça-a quando ela começa a falhar os pagamentos.

Encenador (João Mota)
É responsável pela seleção do elenco da representação de Romeu e Julieta, na qual Sofia e Teresa disputam o papel de protagonista.

Leonardo (Guilherme Barroso)
Irmão de Rita. Envolve-se com drogas.

Ana (Sílvia Lucena)
Responsável pelo centro social de apoio a crianças em risco, com o qual Sofia e os amigos colaboram.

Amy (Gabriela de Sá)
Amiga de Zeca. Vem fazer Erasmus para Portugal, despertando o interesse dos rapazes e o ciúme das raparigas.

João (Jorge Albuquerque)
Primo de Sofia. Vai namorar com Teresa.

Gilberto (José Nogueira)
Velhote que explora o bar da escola. É alvo de um boicote por parte dos alunos, cansados da sua postura extremamente rígida.

MC (Pedro Carvalho)
Skater que provoca um alvoroço quando tenta seduzir Sofia numa festa no bar da escola.

Ricardo (Mário Morgado)
Amigo de Susana, convida-a para uma surf trip de dois anos, colocando em xeque o seu relacionamento com Zeca.

Baseado nos livros escritos por Marta Gomes e Nuno Bernardo, o Diário de Sofia foi lançado na web a 27/01/2003, no portal Clix, entretanto desativado.

Apresentando-se como um novo conceito de ficção, fazia uso das novas tecnologias para contar, de forma interativa e multicanal, a história de Sofia, uma adolescente de 17 anos.

Diariamente, era publicado, no site, um capítulo da história, ou seja, uma página do seu diário. Apostando num conceito 100% interativo, os participantes não eram meros espectadores e ouvintes passivos, assumindo um papel ativo no desenvolvimento da história. Através das suas escolhas, influenciavam o dia-a-dia da Sofia e, como consequência, a página do diário a publicar na manhã seguinte.

A participação do público podia ser feita pela web ou por SMS.

Em março desse ano, resultado de um casting que reuniu cerca de 1200 jovens, foram selecionados seis vencedores para encarnar os principais personagens da história interativa. Foram eles: David Carronha (Zeca), Maria Inês Lopes (Joana), Tomás Caetano (Chico), Tiago Garrido (Joca), Liliana Correia (Rita) e Sara Jorge (Sofia). Os quatro primeiros viriam a participar também na série televisiva.

Os seis selecionados
Sara Jorge e Tiago Garrido

Diário de Sofia ganhava assim uma nova dimensão, com episódios audiovisuais.

Mensalmente, a “Sofia” assinava ainda uma rubrica na revista Ragazza, onde partilhava as suas histórias com os leitores.

Em 2005, Diário de Sofia é levado para a televisão, ficando no ar até 2007, num total de três temporadas.

Sara Jorge, a intérprete original de Sofia, afastara-se do projeto por motivos de saúde. Entrando em seu lugar, Marta Gil viu o seu visual radicalmente transformado para que se assemelhasse ao da sua antecessora.

A série ia para o ar diariamente, na RTP 2, em episódios de 5 minutos que relatavam o dia-a-dia da adolescente mais popular de Portugal. No final, o público era convidado a votar e a decidir o que a Sofia deveria fazer no dia seguinte.

Ao fim-de-semana, era emitido, na RTP1 ou na RTP 2, um compacto semanal com a duração de 25 minutos.

A 15/07/2005, é lançada a primeira edição da revista O Meu Diário de Sofia.

Foi editado um DVD com 6 episódios da primeira temporada e um making of de 5 minutos, posto à venda com a revista ou com os livros.

Na segunda temporada, houve a preocupação de dar a Sofia um núcleo familiar mais ativo. Assim, se até essa altura apenas existia a mãe de Sofia (Ana Padrão), a família completou-se com a entrada em cena de Ricardo Carriço, como o pai. Curiosamente, só na terceira temporada o casal teria direito a nome próprio (Helena e Alexandre).

A Mariana, irmã mais nova de Sofia, tornou-se também uma personagem mais autónoma, com um núcleo de amigos próprio: “Uma maior exploração da personagem Mariana permite-nos alcançar um público mais jovem, entre os 9 e os 14 anos”, explicou Nuno Bernardo.

Kiko e Mariana

Entretanto, o elenco foi sofrendo algumas modificações.

– Joca (Tiago Garrido), o primeiro namorado de Sofia, saiu ainda antes do final da primeira temporada.

– Bianca (Raquel Strada) viu reduzida a sua participação na segunda temporada, não chegando sequer a ser creditada no genérico inicial. Já na última temporada, apareceu apenas na primeira semana, com direito a festa de despedida.

Bianca na segunda temporada...
... e na terceira

– Para além de diminuir o número de cenas, Bianca, que era a antagonista, ficou “boazinha”. Para fazer as suas vezes de má da fita, entrou uma nova personagem, Teresa (Inês Oneto).

– Joana (Maria Inês Lopes) e Rita (Mafalda Roxo), as amigas de Sofia, desapareceram quase por completo na segunda metade da temporada de 2006, surgindo apenas esporadicamente.

– Nesse período, o papel de melhor amiga de Sofia foi assegurado por uma nova personagem, Susana (Miriam Passarinho).

– Joana encerrou a sua participação nesse ano, mas Rita regressou como presença fixa na terceira temporada.

– Na última temporada, Mariana e Beatriz foram interpretadas por novas atrizes.

As intérpretes de Mariana...
... e de Beatriz

– A Prof.ª Isaura (Alexandra Diogo), docente de Matemática na segunda temporada, fez tanto sucesso que reforçou a sua presença no último ano, aligeirando o seu penteado desproporcional e incrementando a vertente cómica da personagem.

Prof.ª Isaura na segunda temporada...
... e na terceira

Na terceira temporada, David Carronha, o intérprete de Zeca, foi também um dos argumentistas.

Devido à originalidade do formato e ao modelo de emissão, o Diário de Sofia foi case study internacional no MIPTV, o maior mercado internacional de programas de TV, realizado em Cannes, tendo sido também alvo de artigos em prestigiadas revistas do setor, nomeadamente a influente Variety, e nomeado para os Mobile Entertainment Fórum Awards em 2004, na categoria de Inovação.

Em 2003, fora lançado um CD com as músicas do Diário. Nenhuma delas foi usada na série, com exceção do Tema de Sofia, que se manteve como tema de abertura na primeira temporada, em versão instrumental.

Entretanto, um novo CD reuniu as músicas da primeira temporada da série.

A RESTLESS NIGHT – Orlanda Guilande
VANISHING BOYS – Post Hit
JULY THE 1st 1984 – Plaza
PORTA ABERTA – Luka
TEM QUE VALER – Kaleidoscópio
ONLY ME (MOVING AHEAD) – Vanessa
MY WAY – Blister
AN EXPLANATION (FOR I LOVE YOU) – Spelling Nadja *
(TRY TO) COVER ME – Rodrigo Leal
SHE’S WILD – Blister
I JUST NEED ONE MORE DAY – So Watt
TÔ NEM AÍ – Luka
INSTINTO (Tema do Diário de Sofia) – Sofia Afonso

* Na série, tocavam duas versões diferentes da música.

Ficou de fora o tema “(OUT) ON THE RADIO”, dos Plaza, amplamente tocado na série.

Na segunda temporada, a banda sonora foi, em grande parte, interpretada pelo cantor Ricardo Moraes. Existiam, porém, outras músicas, com destaque para Despertar Assim, interpretada por Rita, ex-concorrente da primeira edição de Ídolos.

O CD de Ricardo Moraes inclui uma faixa interativa com o videoclip “Sempre a descobrir” (tema de abertura da segunda temporada), que contou com a participação do elenco da série.

SEMPRE A DESCOBRIR
NÃO ME FAÇAS CHORAR OUTRA VEZ
OS MELHORES DIAS
SE EU PERDER O TEU AMOR
DEUS PERDEU MAIS TEMPO SÓ CONTIGO
QUANDO UM HOMEM SE APAIXONA
ANDA CONHECER O MEU CARRO
QUEM EU QUERO ÉS TU
PUTOS DO BAIRRO
NÃO POSSO PASSAR SEM TI
NUNCA MAIS TE DIGO ADEUS (versão 1)
NUNCA MAIS TE DIGO ADEUS (versão 2)

Ricardo Moraes concorreu ao Festival RTP da Canção 2006, com o tema Nunca Mais Te Digo Adeus.

Participou também na série, como um guitarrista com quem Sofia vivia um flirt.

Lamentavelmente, não houve nenhuma compilação com as restantes músicas da segunda e terceira temporadas:

DEIXA-ME SONHAR – Rita
DESPERTAR ASSIM – Rita
SÓ PENSO EM TI (NEM QUERO ACREDITAR) – Rita
PRAIA DA ILUSÃO – Rita
GOTTA GET AWAY – Fonzie
ROCK MY HEART – Fonzie
BLISTER IN THE SUN – Blunder *
BELIEVE IN HOPE – Layout
DREAMS IN BRAILLE (DON’T GO) – Layout
GHOST OF YOU – Layout
IN THE MUD – Layout
WE’LL START FROM THE MIDDLE – Layout
MILÚ – Revoltados **
CLOSED WORDS – Human Cycle (versão 1)
CLOSED WORDS – Human Cycle (versão 2)
SONHOS (À ESPREITA) – Remédio Santo
REGRET (EVERY DAY OF OUR LIVES) – Decode
BELOS SÃO OS MOMENTOS – Vaga Ideia
POR ONDE A VIDA ME FAZ VIVER – Vaga Ideia
ESPERANDO POR TI – Vaga Ideia
SÓ MAIS UM DIA – Super Shor
PRECISO DE TI – Super Shor ft. Virgul
FAZES PARTE DESTE MUNDO – Nigga Poison

* tema de abertura da terceira temporada
** tema de encerramento da terceira temporada

Muitas cenas foram gravadas no Picoas Plaza, um dos lugares de eleição para os encontros do grupo de Sofia.

A terceira temporada encontra-se ainda disponível para visualização, quase na íntegra, em http://videos.sapo.pt/sofiaafonso.

Partilhar:

Diário de Sofia