Entre Famílias

Exibição:
21/09/1992 – 03/01/1994 (RTP 1)

Número de sessões:
57

Apresentação:
Fialho Gouveia

Produção:
Isabel Fragata
Luís Fialho Rico

Realização:
Pedro Martins

Produzido em associação com:
Mark Goodson
Fremantle International

Em cada sessão, 4 equipas de 5 elementos (obrigatoriamente da mesma família) participam em vários jogos de pergunta e resposta, todos eles baseados em inquéritos previamente realizados a núcleos de 100 pessoas. O objetivo é que os concorrentes respondam de acordo com a maioria das respostas.

Existem duas eliminatórias, cada uma com duas famílias em jogo. Nesta fase, são dois os tipos de prova a que as equipas se submetem: os tiros certos e os quadros.

Nos tiros certos, os concorrentes só pontuam se conseguirem acertar na resposta mais pontuada no painel do inquérito. São feitas cinco rodadas, com um elemento de cada equipa.

Cada rodada vale 150 contos, mas o dinheiro amealhado nesta prova apenas será ganho pela equipa caso ela seja vencedora na final.

Nos quadros, jogam inicialmente os capitães de equipa. Em seguida, os elementos da equipa que conseguir, através do seu capitão, ganhar o direito a disputar o jogo, jogam individualmente na sua bancada.

A partir do momento em que a equipa que está a jogar tem duas falhas, a equipa adversária pode começar a trocar impressões.

Ao fim de três falhas, a outra equipa pode então tentar acertar numa das respostas, ficando assim com os pontos acumulados até ao momento.

São feitos 3 quadros. No segundo, os pontos contam a dobrar, e no terceiro, a triplicar.

A equipa que obtiver maior somatório nos quadros é apurada para a final.

Na final, desenrola-se um novo tiro certo, com regras um pouco diferentes do primeiro. Desta feita, cada elemento da equipa joga individualmente o seu tiro certo, com uma pergunta diferente, valendo 250 contos cada resposta certa.

A equipa que tiver amealhado mais dinheiro no total dos tiros certos tem a possibilidade de disputar o grande prémio, oferecido pelas Lojas Singer.

grande prémio é jogado por dois elementos da equipa. São feitas a cada um deles, em separado, 5 perguntas a que têm de responder em 15 segundos.

O segundo elemento a responder dispõe de 20 segundos, porque se der alguma resposta já dada pelo primeiro, tem de dizer outra.

Se, juntos, derem respostas que somem 200 ou mais pontos, vencem o grande prémio, no valor de 2100 contos.

A equipa vencedora pode regressar na semana seguinte, até um limite de 5 semanas.

Com origem no formato norte-americano Family Feud, emitido pela primeira vez na ABC em 1976, Entre Famílias estreou na RTP em 1992, com apresentação de Fialho Gouveia e voz off de António Macedo.

Carlos Cruz aparecia a fazer publicidade ao patrocinador do concurso, a Nova Rede.

Uma das equipas participantes era, aliás, selecionada através de um sorteio especial, exclusivo de quem preenchesse os cupões disponíveis nos balcões da Nova Rede.

Houve necessidade de adquirir um quadro eletrónico especial para registar as pontuações, que exigiram um software um pouco mais complicado que o habitual.

A primeira temporada terminou com uma sessão especial, disputada entre as quatro equipas mais bem classificadas nas sessões anteriores.

Na segunda temporada, mais curta (com apenas 16 sessões), os telespectadores podiam também participar, a partir de casa.

Em 2006, foi feita uma nova adaptação do mesmo formato: Em Família, apresentado por Fernando Mendes e com Miguel Vital como voz off.

Partilhar:

Entre Famílias