Exibição:
07/03/1990 (RTP 1)
Apresentação:
Carlos Ribeiro
Exibição:
07/03/1990 (RTP 1)
Apresentação:
Carlos Ribeiro
Por ocasião do seu 33.º aniversário, a RTP preparou este especial, que preencheu o espaço Brinca Brincando, exibido entre as 17:30 e as 18:30. Um programa para os pequenos da altura e de outros tempos.
São recordados programas infantis que fizeram as delícias dos mais pequenos de há mais de vinte anos. Carlos Ribeiro, o apresentador, conversa com algumas das pessoas ligadas a esses êxitos.
O primeiro programa recordado é O Carrossel Mágico (Le Manège Enchanté), produção francesa que popularizou figuras como o Franjinhas e o Zé Calhamaço.
De seguida, relembramos A Bola de Sabão, programa da década de 60.
A comentá-lo, temos Victor Manuel, realizador que esteve na RTP desde o início das emissões.
Mas, se há boneco marcante dessa época, é o Dói-Dói, fantoche que era animado por Paulo Ramalho, com textos de Melo Frazão.
A recordá-lo, Carlos Ribeiro entrevista Maria João Metello, uma das primeiras apresentadoras regulares de programas infantis na RTP, durante quase 10 anos, e que muito dialogou com fantoches como o Dói-Dói.
O próprio Dói-Dói aparece no estúdio, de surpresa, para uma conversa com a sua amiga de longa data.
Apresenta-se, na sequência, um excerto de um teatro de robertos: A Galinha Mágica.
Aqui, o entrevistado é Carlos Varela, um dos diretores da Lanterna Mágica, que nos dá uma perspetiva da evolução do teatro de marionetas em Portugal.
Na segunda parte, é a vez do memorável Peço a Palavra, exibido em 1976/1977.
Mário Viegas relembra com saudade as gravações deste programa.
É, entretanto, evocada uma peça de teatro infantil, A Coelhinha Confeiteira, com Irene Cruz, António Anjos e Nicolau Breyner.
Os dois primeiros estão em estúdio para conversar um pouco sobre os seus trabalhos junto do público infantil.
A presença de António Anjos é o mote para se falar da Rua Sésamo, cuja primeira temporada era, nesta altura, o grande destaque da programação infantil da RTP.
O programa finaliza com uma curta conversa entre Carlos Ribeiro e duas crianças, que enumeram os seus programas preferidos.