Estude-o

Exibição:
06/11/1988 – 26/02/1989 (RTP 1)

Número de sessões:
14

Autoria:
Alexandra Solnado
Rui Madeira

Apresentação:
Alexandra Solnado

Produção:
Mário Rui Ferreira

Realização:
Ângelo Peres

Estude-o é um concurso especialmente dirigido aos jovens que frequentam os últimos três anos de escolaridade.

As equipas, compostas por três elementos, são submetidas a seis provas fixas e uma livre.

É nomeada vencedora aquela que, no conjunto geral das provas, obtiver maior pontuação.

As provas

Qual a pergunta?
Cada equipa escolhe aleatoriamente um envelope no qual se encontra uma resposta, em relação à qual terão de formular a respetiva pergunta. Esta prova consta de duas rondas: na primeira, as perguntas são de cultura geral; na segunda, das áreas curriculares dos concorrentes.

Primeira página
Os concorrentes são convidados a realizar um programa de informação. Os entrevistados são figuras históricas, incorporadas por um elemento de cada equipa.

Troféu (prova do leitão)
Consta de uma arena com lama, na qual é colocado um leitão que terá de ser agarrado pelos três concorrentes e erguido como troféu. A prova só estará concluída quando o leitão tiver as quatro patas fora do chão.

Teledisco
Em cada escola, as equipas vão preparar um número musical, gravado no local por uma equipa de televisão. O teledisco é depois montado com a orientação das equipas, não podendo exceder os 3 minutos.

Telenovela
Com mote e cenário fornecidos pelos autores da sessão, as equipas e seus convidados (máximo de 3 pessoas) farão um episódio de telenovela com a duração de 3 minutos.

Culinária
Cada equipa, no décor de uma cozinha, explicará uma receita culinária.

Prova livre
Esta prova terá como fundo o décor do programa e, como o seu próprio nome indica, será uma forma dos concorrentes demonstrarem a sua imaginação. Todos os requisitos técnicos, como iluminação e som, são da responsabilidade da RTP, de forma a garantir o espetáculo televisivo.

O júri

Cada elemento do júri (composto por três) disporá de um a dez pontos para atribuir como classificação a cada uma das provas, exceto às duas que não contam com a sua participação (Troféu e Qual a pergunta?).

Paulo Fernando
Clara d’Ovar
Fernando Costa

“E se não sabe… estude-o!”

Depois de Jaquitá, Alexandra Solnado voltava a apresentar um concurso também para jovens, mas de um escalão etário mais alto.

As gravações decorreram nos estúdios da RTP Porto.

A equipa do Estude-o (Foto: Jorge Félix)

Estude-o contou com 14 emissões, tendo a primeira sido uma demonstração das provas e a última uma finalíssima entre as duas equipas mais pontuadas ao longo das 12 sessões efetivas.

As inscrições foram feitas em todas as escolas secundárias do continente e ilhas através de boletins enviados previamente pelo Ministério da Educação, entidade que apoiou o concurso, tendo as equipas sido selecionadas por sorteio.

Partilhar:

Estude-o