Exibição:
06/02/1989 – 24/04/1989 (RTP 1)
Número de sessões:
11
Autoria:
Edite Estrela
João David Pinto-Correia
Apresentação:
Mário Figueiredo
Ivone Ferreira
Ana Paula Reis
Produção:
Piedade Maio
José Montalvão
Realização:
Zita
Exibição:
06/02/1989 – 24/04/1989 (RTP 1)
Número de sessões:
11
Autoria:
Edite Estrela
João David Pinto-Correia
Apresentação:
Mário Figueiredo
Ivone Ferreira
Ana Paula Reis
Produção:
Piedade Maio
José Montalvão
Realização:
Zita
Falar Português é disputado por dois pares de concorrentes, que se submetem a quatro provas:
Pergunta/Resposta
A primeira prova consiste em 9 perguntas, que versam sobre conteúdos do programa Falar Português, apresentado, de segunda a sexta, por Edite Estrela e João David Pinto-Correia.
Entrevista ao escritor convidado
Esta prova constitui uma oportunidade para conhecer melhor o escritor convidado de cada programa. Os concorrentes têm de mostrar, em 3 minutos, as suas capacidades como entrevistadores.
O júri avalia se o questionário está ordenado com lógica, se o nível da língua adotado é o mais adequado, se as perguntas estão corretamente formuladas, do ponto de vista gramatical, se são claras e não ambíguas, e se os concorrentes conseguem adaptá-las face às respostas que vão sendo dadas. Também o interesse e a atenção que o convidado demonstra são pontuados.
Descrição física
Cada equipa faz uma descrição física do escritor convidado. José Viana esboça um retrato, baseando-se na descrição do perfil fisionómico que vai ouvindo.
Prova variável
A última prova, que varia de sessão para sessão, pretende testar a competência linguística dos concorrentes.
A pontuação das equipas vai sendo medida num “termómetro”.
A equipa vencedora ganha uma viagem de 8 dias a um país de língua portuguesa. A outra equipa recebe, como prémio, uma enciclopédia.
Ambas as equipas recebem ainda prémios de presença: livros da autoria do escritor convidado, no valor de 30 mil escudos.
Às segundas-feiras, o magazine Lugar de Encontro era integralmente preenchido com este concurso. A apresentação estava, por conseguinte, a cargo de Mário Figueiredo e, a alternar semanalmente, de Ana Paula Reis e Ivone Ferreira.
Falar Português foi ao ar ao mesmo tempo que um programa homónimo, exibido diariamente e apresentado por Edite Estrela e João David Pinto-Correia, também responsáveis pelo concurso.
Os dois autores tiveram ainda a colaboração de Maria José Leitão, professora de Língua Portuguesa (e coautora de alguns livros publicados por Edite Estrela), que integrava também o júri do concurso.
O concurso teve 11 sessões, uma experimental e 10 efetivas.
Na sessão experimental, os concorrentes foram caras conhecidas da RTP: na equipa A, Carlos Ribeiro e Helena Ramos; na equipa B, Alice Cruz e Fialho Gouveia.
Entre os escritores convidados, estiveram: Wanda Ramos (na sessão experimental), David Mourão-Ferreira, Lídia Jorge, António Alçada Baptista e Manuel Alegre.