Fera Radical

Exibição:
18/12/1989 – 09/05/1990 (RTP 1)

Número de capítulos:
100

Produção:
Rede Globo (1988)

Novela de:
Walter Negrão

Direção geral:
Gonzaga Blota

Cláudia da Silva (Malu Mader) viveu os últimos 15 anos com um único objetivo em mente: vingar a morte dos seus pais e irmãos, cruelmente assassinados durante uma chacina, da qual foi a única sobrevivente.

Embora desconheça ao certo a identidade do responsável pelo crime, Cláudia sabe que a resposta para esse mistério se encontra na Fazenda Olho D’Água. O destino parece estar do seu lado quando a família Flores, proprietária da fazenda, solicita à empresa onde trabalha a contratação de um operador de sistemas.

Cláudia

Assim que chega a Rio Novo e se apresenta ao serviço, as suas suspeitas começam a pairar sobre Altino (Paulo Goulart), que usa botas idênticas às da pessoa que comandou o massacre. Com o tempo, Cláudia afeiçoa-se a Altino e apercebe-se de que a verdadeira megera é a sua mulher, a amarga Joana (Yara Amaral).

Cláudia passa também a ser alvo de disputa entre os filhos do casal, Fernando (José Mayer) e Heitor (Thales Pan Chacon), mas acaba por ficar noiva de Fernando, enquanto Heitor se une a Marília (Carla Camurati), também ela dividida entre os dois irmãos.

Marília, Fernando e Cláudia

Na véspera do casamento de Cláudia e Fernando, Joana aparece na casa da noiva, disposta a terminar o serviço que iniciara há 15 anos – fora ela a verdadeira mandante do crime. A vilã ameaça Cláudia com uma arma e as duas envolvem-se numa briga corporal, que termina com a morte de Joana.

Cláudia e Joana

Cláudia é julgada, mas absolvida, visto ter agido em legítima defesa. Fernando, que não assiste ao julgamento, invade o tribunal a cavalo, determinado a salvar a sua amada, ainda sem saber da sua absolvição. Os dois têm um filho que, três anos depois, já cavalga com Fernando, enquanto Cláudia os acompanha na sua mota…

Cláudia e Fernando

Fera Radical foi a primeira telenovela de Walter Negrão exibida em Portugal.

Foi também a primeira vez que tivemos a oportunidade de apreciar o trabalho de Laura Cardoso. Os anteriores trabalhos da atriz na Rede Globo – BrilhantePão Pão Beijo Beijo e Livre Para Voar – não foram exibidos em Portugal.

Também Paulo Goulart era para nós, até então, uma cara desconhecida nas telenovelas. Apenas o tínhamos visto num especial sobre Louco Amor, onde aparecia junto da esposa, Nicete Bruno.

Fera Radical estreou entre nós quase um ano depois da tragédia que vitimou a atriz Yara Amaral, um naufrágio na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A vilã Joana Flores foi o último trabalho da atriz e, indubitavelmente, um dos melhores.

À semelhança da sua antecessora, Amor com Amor se Paga, também Fera Radical foi vista numa versão internacional de 100 capítulos, menos de metade dos 203 originais.

A banda sonora não foi lançada oficialmente, mas a Vidisco lançou uma edição em LP e K7, com alguns temas em versões cover.

Partilhar:

Fera Radical