Fim de Século

Exibição:
12/03/1984 – 16/03/1984 (RTP 1)

Número de episódios:
02

Autoria:
Sérgio Porthman

Encenação, produção e realização:
Herlânder Peyroteo

Elenco:
Fernanda Coimbra – Consolação
Francisco Ribeiro (Ribeirinho) – Comendador Fortunato Viçoso
Lygia Telles – Margarida
Carlos Cabral – Álvaro de Sousa
Margarida Carpinteiro – Isadora
Luís Mascarenhas – Sargedas Caramelo
Lurdes Lima – Adalgisa
Carlos Rodrigues – Sebastião
Luís Horta – Januário
António Anjos – Amâncio Coelho
Benjamim Falcão – polícia secreto
Octávio de Matos – Careto
Camacho Costa – Professor Catinga
João de Carvalho – Camolino
Adelaide João – Juventina
Artur Mendes da Silva
Norberto Barroca – Cleonardo Pedrosa

A atribulada ação de Fim de Século tem lugar dentro das paredes de um prédio burguês da Rua dos Fanqueiros, onde moram um ministro e um comendador mais as suas respetivas esposas, para além de muitas outras personagens que contribuem para o desenrolar de uma história rebuscada, cheia de pequenos conflitos e recheada de intrigas, rivalidades e muita coscuvilhice.

Haverá lugar para uma cantora lírica, um tanto ou quanto suspeita, para a tentativa de um atentado contra uma augusta personagem por uma organização secretas de “terroristas”, e para os “ataques” mútuos das esposas das suas importantes personalidades políticas, que rivalizam na toilette a levar à grande receção real… culminando tudo isto (e muito mais) no rapto da costureira e num crime passional de faca e alguidar.

Margarida
(Lygia Telles)

Álvaro
(Carlos Cabral)

Consolação
(Fernanda Coimbra)

Comendador Viçoso
(Ribeirinho)

Januário
(Luís Horta)

Isadora
(Margarida Carpinteiro)

Sargedas Caramelo
(Luís Mascarenhas)

Cleonardo Pedrosa
(Norberto Barroca)

Amâncio Coelho
(António Anjos)

Adalgisa
(Lurdes Lima)

Sebastião
(Carlos Rodrigues)

Polícia secreto
(Benjamim Falcão)

Careto
(Octávio de Matos)

Professor Catinga
(Camacho Costa)

Camolino
(João de Carvalho)

Juventina
(Adelaide João)

1. A augusta personagem
Preparando-se um atentado contra uma augusta personagem, terroristas improvisados, criadagem e coscuvilheiros envolvem na intriga Margarida e Consolação, as duas rivais, esposas de ministeriáveis.


2. A grande “recepeção”
Rivalizando na toilette que as duas vizinhas levarão à receção real, a solução achada por intriguistas e terroristas é raptar a costureira e o mais que se verá.

Os dois episódios de Fim de Século, cada um com 3 partes, foram exibidos de segunda a sexta, no horário que a telenovela Pai Herói ocupara até à semana anterior.

Mais uma realização do Centro de Estudos e Produção de Teledramáticos da RTP, pelas mãos de Herlânder Peyroteo.

Com o subtítulo Retrato de Lisboa de 1890, era, nas palavras do realizador, um projeto que surgiu a seguir à série A Senhora Ministra”, do dramaturgo Eduardo Schwalbach. “Inicialmente, pensou-se em fazer com outros escritores uma continuação d’A Senhora Ministra, em seis episódios, pegando nas mesmas personagens e pondo-as noutras situações. Só que, por acidentes vários, acabámos por não ter nem outros escritores, nem os mesmos atores, nem o mesmo nome”.

Contudo, o espetador mais atento apercebeu-se de imediato que Fim de Século começa exatamente onde terminou A Senhora Ministra, e embora com nomes distintos, é possível estabelecer uma ligação direta entre os personagens de uma história e de outra. Madalena passa a chamar-se Margarida; Conceição vira Consolação; o Conselheiro agora é Comendador; Isabel é Isadora; Bernardo é Cleonardo; e por aí vai…

Lygia Telles, a "senhora ministra", e Carlos Cabral, o ministro

Apesar de ter havido algumas mudanças no elenco, Fernanda Coimbra, Norberto Barroca, António Anjos e Carlos Rodrigues interpretaram personagens idênticos aos que tinham desempenhado em A Senhora Ministra.

António Anjos, Fernanda Coimbra e Lygia Telles

No entanto, mesmo com todas as semelhanças, Fim de Século não repetiu o êxito de A Senhora Ministra.

Francisco Ribeiro, mais conhecido como Ribeirinho, fazia a sua estreia em televisão. Este teledramático foi exibido pouco após o seu falecimento, que ocorreu a 07/02/1984.

Partilhar:

Fim de Século