Homens da Segurança

Exibição:
29/07/1988 – 21/10/1988 (RTP 1)

Número de episódios:
13

Original de:
Nicolau Breyner

Argumento e diálogos:
Manuel Arouca

Realização:
Nicolau Breyner

Produção:
Atlântida

Elenco:
Nicolau Breyner – Carlos Jorge
Tozé Martinho – Filipe Sarmento
Baptista Fernandes – Tomás Mendonça
Manuela Marle – Luísa
Carlos Areia – Quim
Filipa Cabaço – Cecília
Noémia Costa – Irene
Licínio França – Pais
Cristina Homem de Mello – Catarina
Mafalda Amorim – Paula
Ivan – Toni
Henrique Santana – Vítor Mesquita
Morais e Castro – Humberto Fernandes

Carlos Jorge (Nicolau Breyner) e Filipe Sarmento (Tozé Martinho) trabalham na mesma empresa de segurança. Embora nunca se tenham cruzado, são contratados simultaneamente para trabalhar na segurança de um hotel em Tróia. Ultrapassada uma mútua antipatia inicial, tornam-se uma dupla imbatível no combate aos profissionais do crime que por ali vão passar.

Carlos Jorge (Nicolau Breyner)
Trabalhou alguns anos como arqueólogo, mas foi na Polícia Judiciária que passou a maior parte da sua vida. Após pedir demissão, ingressou no ramo da segurança, tornando-se um profissional de alto gabarito.

Filipe Sarmento (Tozé Martinho)
Trabalha na mesma empresa de Carlos Jorge e é também um dos mais conceituados funcionários. Torna-se o Don Juan do hotel.

Tomás Mendonça (Baptista Fernandes)
Diretor do hotel. Contrata Carlos e Filipe como medida de prevenção contra a crescente onda de insegurança que assola o país.

Vítor Mesquita (Henrique Santana)
Subdiretor e relações-públicas do hotel. Cheio de tiques e frescuras, morou vários anos na Suíça. Não lhe agrada a ideia de ter homens da segurança no hotel, o que considera uma “americanice”.

Luísa (Manuela Marle)
Funcionária no rent-a-car do hotel, é também estudante de Direito. Envolve-se sentimentalmente com Filipe.

Catarina (Cristina Homem de Mello)
Rececionista do hotel.

Irene Espiga (Noémia Costa)
Telefonista do hotel. Trabalha em part time como repórter do jornal “Ecos Regionais”.

Quim (Carlos Areia)
Barman do hotel. Trabalha em parceria com Irene, como fotógrafo. Tem um fraquinho por Cecília.

Cecília (Filipa Cabaço)
Empregada de quarto. Gosta de homens bastante mais velhos e ignora as investidas de Quim.

Toni (Ivan)
Rapazito que trabalha como groom no hotel. De origem muito humilde, fica órfão prematuramente, sendo adotado por Carlos.

Paula (Mafalda Amorim)
Divide com Luísa o atendimento no rent-a-car.

Humberto Fernandes (Morais e Castro)
Inspetor da Polícia Judiciária. Foi colega de Carlos Jorge, com quem tem permanentes desentendimentos.

Pais (Licínio França)
O desajeitado braço-direito do Inspetor Humberto. Tem como passatempo o flirt com as hóspedes estrangeiras do hotel.

1. A cadeira de rodas (29/07/1988)
Carlos e Filipe conhecem-se de forma algo atribulada, num ferry-boat a caminho de Tróia, sem saberem que acabam de ser contratados para seguranças do mesmo hotel. Não tarda a que apareça o primeiro caso para resolverem: prepara-se no hotel um grandioso jantar para milionários, onde até um príncipe russo estará presente. Filipe e Carlos decidem revistar o quarto de alguns hóspedes que lhes parecem suspeitos…

Atores convidados:
Ladislau Ferreira – príncipe
Luís Esparteiro – Francisco
Cila do Carmo – enfermeira
João Fura – Youseph Krassman
Álvaro Félix – porteiro
José Paulo Fernandes – motorista
Nelo – travesti
Catarina Pereira – irmã de Toni
Tiago Pereira – irmão de Toni


2. A peça rara (05/08/1988)
O hotel acolhe uma exposição de arqueologia, tendo como convidado especial Sir John Francis, considerado uma sumidade no ramo. Vítor está preocupado com a segurança e manda instalar um alarme com ligação direta à polícia, pois não confia no trabalho dos seguranças do hotel. Entretanto, descobre-se que a peça mais valiosa da exposição foi trocada por uma cópia…

Atores convidados:
Luís Esparteiro – Francisco
Bryan Bowyer – Sir John
Isabel Schedel – Lady Caroline
Tina Alves – Debby
Américo Pereira – Sir John
Branquinha P.M. – Lady Caroline


3. O playboy (12/08/1988)
Ahmed, um empresário árabe que está hospedado no hotel, não consegue esconder o seu encanto pela loira Kim. Esta faz-se acompanhar por um americano chamado Bill, que diz ser seu irmão. A dupla consegue uma aproximação cada vez maior com Ahmed, despertando a suspeita de Carlos e Filipe…

Atores convidados:
Luís Esparteiro – Francisco
Carlos Quintas – Ahmed
Carlos Rodrigues – Dr. Pereira
Felipa Garnel – Kim
João Arouca – Bill
Maria Clementina – mãe de Toni


4. O rapto (19/08/1988)
Isabel, a ex-mulher de Filipe, aparece no hotel com a filha Marta. Começa por ameaçar Luísa e, em seguida, dirige-se ao seu pai, que é o dono do hotel, pedindo-lhe que despeça Filipe. Como não é bem sucedida nos seus intentos, recorre à ajuda de Vítor, para que este arranje maneira de comprometer o seu ex-marido. A oportunidade parece surgir quando Filipe ajuda uma mulher inglesa que fugiu do marido com a filha…

Atores convidados:
Cecília Bochman – Carol
Joe Abdo – Patrick
Asdrúbal Teles – Dr. Alfredo Magalhães
Helena Alvarez – Isabel
Rita Martinho – Marta
Alexandra Bochman – Katy


5. Torneio de golfe (26/08/1988)
Cohen da Silva patrocina um grande torneio de golfe que é realizado na Cidade do Cabo, Tróia e Amesterdão. No entanto, atrás dele, esconde-se um perigoso tráfico de diamantes, do qual os seguranças desconfiam. Os suspeitos são muitos e mesmo o grande campeão português, Rodrigo de Almeida, parece não estar isento de culpas…

Atores convidados:
Alexandre V. Almeida – Ernesto
Sr. Fonseca – Leon Silva
Margarida Sá Machado – Rita
Pedro Ricciardi – Rico Trapatoni
Rodrigo C. Pereira – Rodrigo de Almeida
Vasco E. Santo – Calderón
Tareka – Maria de Lurdes


6. O atropelamento (02/09/1988)
O marido de uma funcionária do hotel é acusado de um atropelamento mortal. O carro que foi visto por Carlos Jorge é o único na região, mas entretanto chega ao hotel um cliente que tem um carro exatamente igual ao do marido da funcionária, mas tem um álibi perfeito. Quem terá morto, afinal, o Morais…

Atores convidados:
Henrique Santos – Américo Torres
Linda Silva – Josefina
Gil Vilhena – Alberto Contreiras
Tareka – Maria de Lurdes


7. A testemunha (09/09/1988)
O inspetor Humberto tem à sua responsabilidade a testemunha do crime ocorrido contra um milionário, o qual se esconde no hotel com o consentimento prévio do seu diretor. Contudo, este aceita com uma condição: que sejam os homens da segurança a tomar conta do caso da testemunha…

Atores convidados:
João de Carvalho – Gaspar
Manuel Castro e Silva – José Lourenço
Teresa Clode – Sofia Moreira
Gerardo – João de Castro
Helena Alvarez – Isabel
Rita Martinho – Marta


8. O anel (16/09/1988)
Hospeda-se no hotel Luís Raposo, um arquiteto bem colocado na vida. Pouco tempo depois, desaparece do seu quarto um anel de valor incalculável, pertença da sua esposa. Entre vários acontecimentos ocorridos no hotel, este parece ser o que vai preocupar mais os homens da segurança. Paralelamente, Catarina convida Filipe a dar um passeio de barco, propiciando-se um clima de romance entre os dois…

Atores convidados:
António Feio – assaltante
Luís Norton de Matos – Luís Raposo
Xana Norton de Matos – Ana Raposo
Helena Alvarez – Isabel
Rita Martinho – Marta


9. A tripulação (23/09/1988)
O inspetor pede a Cajó que fique de olho no Dr. Carvalho, um industrial oriundo de Famalicão, pois acredita que este esteja envolvido em negócios escusos. Cajó não dá a devida importância a este pedido. Por seu turno, Filipe aproxima-se da secretária do Dr. Carvalho e sugere-lhe que este viaje acompanhado por um segurança. Entretanto, hospeda-se também no hotel a tripulação do avião particular do empresário. Uma tripulação algo suspeita…

Atores convidados:
Alexandre de Sousa – Dr. Carvalho
Carlos Pimenta – Michel
Mónica Correia Mendes – Mónica
Rita Varão – Maria
José – Antoine


10. O futebolista (30/09/1988)
Fonseca é o empresário de um famoso futebolista, Chico. Ele tenta mantê-lo incógnito, registando-o no hotel com o nome de Elvira, ao mesmo tempo que vai preparando a transferência do jogador para Itália. O negócio é feito sem este último saber. Mais tarde, Chico é seduzido por uma mulher e, através de chantagem, assina um contrato com um clube rival, facto que provoca uma grande preocupação em Filipe e no inspetor, que são adeptos do atual clube do jogador. Eles começam, por isso, as investigações, a fim de saberem quais são as intenções da mulher fatal e do empresário.

Atores convidados:
Rui Luís – Fonseca
Carla Matta – Sara
Gonçalo Garnel – Chico
Filipe Aguiar – Leonardo
Margarida A. Baptista – Debby


11. Lua-de-mel (07/10/1988)
Um casal em lua-de-mel hospeda-se no hotel. Entretanto, Zé Ventura convida Filipe para uma festa e diz-lhe sem rodeios que a sua mulher está apaixonada por ele. Filipe escuta esta revelação, boquiaberto. Enquanto isso, a mulher de Ventura deixa precipitadamente a festa a que assiste e, assustada, pede proteção aos seguranças. Filipe sente-se tentado a ajudá-la, tanto mais que a atitude de Ventura torna-se ameaçadora, chegando mesmo a tentar agredir a mulher. Os seguranças redobram a vigilância. Entretanto, Cecília encontra um pacote de heroína no quarto de Ventura.

Atores convidados:
Filomena Gonçalves – Teresa Vieira
André Maia – Zé Ventura


12. A disquete (14/10/1988)
O engenheiro Couceiro e o seu neto hospedam-se, todos os anos, pela mesma altura, no hotel. Couceiro é um especialista em informática, responsável pela informatização do Banco Coelho e Silva, do qual é diretor de serviços. Entretanto, o diretor do hotel readmite um antigo rececionista, Antunes. Quando uma disquete é roubada por mãos misteriosas, Couceiro oferece uma soma exorbitante a quem a encontrar. Mas, curiosamente, não quer que a Polícia interfira na questão, o que leva as pessoas a interrogarem-se sobre o conteúdo da disquete desaparecida.

Atores convidados:
Rogério Paulo – Eng. Couceiro
Luís Aleluia – Antunes
António Martinho – Rui
Filomena Gonçalves – Teresa Vieira


13. Rivais (21/10/1988)
Carlos Jorge é avisado pelo inspetor Humberto que Matos e Careca, outrora cúmplices e agora ex-presidiários, foram avistados nas redondezas. Carlos Jorge não esquecera Careca, pois foi ele que em tempos o prendeu. Entretanto, começa-se a suspeitar da existência de uma rede de tráfico de álcool e tabaco. Careca acaba por se encontrar com Carlos Jorge e ambos mantêm uma conversa, que o polícia considera importante. Careca afirma que foi traído por Matos e garante que se vai vingar. Aos seguranças só lhes resta esperar o encontro dos rivais…

Atores convidados:
Ruy de Carvalho – Careca
Rita Ribeiro – Helena Tavares
Cajó – Matos

Depois da telenovela Palavras Cruzadas, esta foi a primeira série produzida pela Atlântida, produtora de Tozé Martinho.

Para além de protagonistas, Tozé Martinho e Nicolau Breyner acumulavam, respetivamente, as funções de produtor e realizador.

Homens da Segurança foi exibida aos sábados à noite.

Tozé Martinho e Manuela Marle repetiam o mesmo par romântico da série O Anel Mágico (1986).

As gravações ocorreram no Complexo Turístico de Tróia.

Alguns aspectos do hotel que serviu de cenário à série

Participaram na série vários atores estrangeiros. Foi também utilizado um recurso até então pouco explorado em séries nacionais: os próprios atores portugueses falavam frequentemente em língua estrangeira.

Alguns papéis foram representados por figuras do jet set, como Felipa Garnel ou o treinador de futebol Luís Norton de Matos, acompanhado da sua esposa na época, Xana Nunes.

Felipa Garnel
Luís Norton de Matos e Xana Nunes

A respeito da sua participação, Felipa Garnel comentou, em entrevista à TV Guia: “Gostei muito desse trabalho, apesar de achar que não fui muito bem, até porque era um papel difícil, em que metade do tempo tive que falar em inglês”.

Pouco tempo depois, Felipa assumiu a função assistente no programa P’ra Variar, com Victor Espadinha, e no concurso Jogo de Cartas, apresentado por Nicolau Breyner.

Já Manuela Marle mostrou-se dececionada pela falta de ação nas cenas da sua personagem: “Nesta série, considero o meu papel um pouco estéril. Acho que me podiam ter aproveitado melhor, utilizando-me em cenas de verdadeira ação, passando assim a ter uma participação mais ativa e dinâmica”.

Efetivamente, acabou por interpretar uma figura igual a tantas outras que fizera anteriormente: uma “menina de bem”, com o hábito de tratar toda a gente por “você”.

Os filhos de Tozé Martinho, Ana Rita e António, fizeram participações esporádicas na série. Ana Rita apareceu em alguns episódios como Marta, filha de Filipe (interpretado pelo próprio Tozé). António viveu o neto do engenheiro Couceiro (Rogério Paulo), no episódio A disquete.

Ana Rita Martinho em cena com Tozé Martinho
António Martinho em cena com Rogério Paulo

Mafalda Bessa, mais tarde esposa de Nicolau Breyner, fez uma pequena participação nesta série. Na época, utilizava o nome de Mafalda Amorim.

Este foi o último trabalho de Filipa Cabaço em televisão. Filipa participara na novela Chuva na Areia (1985) – curiosamente, também gravada em Tróia – e no Eu Show Nico (1987/1988). Contudo, optou por não seguir a carreira de atriz.

Homens da Segurança foi a estreia de Manuel Arouca na escrita para televisão. À data, o autor tinha já três livros publicados: Os Filhos da Costa do SolGente Marcada e Ricos, Bonitos e Loucos.

Nos seus primeiros tempos, a RTP Memória iniciou a reposição da série. No entanto, o canal encontrava-se numa espécie de “fase experimental” e a programação era constantemente alterada, sendo que apenas os 4 primeiros episódios foram exibidos. Em finais de 2008, foi finalmente reposta na íntegra, durante a madrugada. Em junho de 2009, foi de novo exibida, por volta das 17:00.

Partilhar:

Homens da Segurança