Imprensa

Como é evidente, na elaboração de um site desta natureza, a recolha de elementos junto da imprensa especializada é fundamental. Pretendemos informar o visitante o mais fidedignamente possível, pelo que temos o cuidado de verificar a veracidade dos factos que nos chegam e, sempre que uma informação parecer menos verosímil, procuraremos referir a respetiva fonte. E que fontes são essas?

Em primeiro lugar, podemos citar as revistas de televisão. Sobre este ponto, importa lembrar que, na década de 60, a RTP tinha a sua própria publicação dedicada ao tema: TV – Semanário da Radiotelevisão Portuguesa.

Em 1973, tem início a Tele Semana, que se manteve à venda até finais da década de 70.

Por esta altura (mais concretamente, em fevereiro de 1979), aparece a TV Guia, que se tornaria o periódico de referência nesta área.

Apesar disso, existiam já duas revistas que dedicavam uma considerável parte das suas páginas à TV: a Nova Gente (cujo primeiro número data de setembro de 1976) e a Maria (novembro de 1978), ambas da editora Impala.

Em 1981, aparece a TV Top, que se mantém até 1985.

Em abril de 1987, surge a TV 7 Dias, da Impala.

Em outubro de 1992, a TV Guia Editora começa a publicar uma nova revista, chamada Tele Guia, simultaneamente ao aparecimento do concurso Publionário, cujos cupões eram fornecidos nesta revista. O primeiro número coincidiu com a semana de lançamento da SIC, pelo que um grande número de páginas foi dedicado à apresentação da primeira televisão privada portuguesa. A publicação desta revista viria a ser cancelada em 2001.

Em fevereiro de 1993, é publicada a primeira edição da TV Mais.

Com o passar do tempo, e com especial incidência a partir dos anos 2000, as três principais revistas (TV Guia, TV 7 Dias e TV Mais) foram perdendo o seu cariz de “revistas de televisão” para se tornarem “revistas de gente da televisão”, tornando-se uma espécie de “parentes pobres” da Caras ou da VIP.

Para além destas revistas, recorremos a diversos jornais, com especial destaque para o Se7e, um jornal semanal de espetáculos que, de 1978 a 1994, trazia vastas informações sobre programas televisivos.

Por outro lado, também consultámos e continuaremos a consultar outros jornais, sempre que for oportuno. Até ao momento, foram-nos bastante úteis, nomeadamente:

A Capital
Correio da Manhã
Diário de Notícias
Diário Popular
Expresso
Jornal de Notícias
O Século