Jaquitá

Exibição:
24/01/1988 – 01/05/1988 (RTP 1)

Número de sessões:
14

Autoria:
Alexandra Solnado
Rui Madeira
António Semedo

Apresentação:
Alexandra Solnado
António Semedo
Changuito

Produção:
Olga Toscano

Realização:
Carlos Barradas

O Jaquitá… Tá ou não tá?

Jaquitá é um misto de talk show com concurso, no qual participam duas equipas de três crianças, cada uma representando uma escola.

A apresentação está a cargo de Alexandra Solnado, a quem se juntam o palhaço Jaquité (António Semedo), que está sempre a perturbar a ordem das coisas, o jovem Changuito e, por fim, a cadela Zulmira.

Alexandra Solnado
Changuito
Jaquité
Zulmira

Cada sessão tem por base um tema, à volta do qual se realizarão algumas das provas. Existe um convidado ligado ao tema tratado que, juntamente com Jaquité e Changuito, atribui a pontuação às equipas.

As provas às quais as equipas se submetem são:

Prova de composição
Usando material de pintura e alguns adereços fornecidos pela produção, as equipas têm de preencher um painel da forma o mais criativa possível.

Prova específica
Tal como o nome indica, esta prova varia de sessão para sessão, adequando-se ao tema abordado.

Prova de publicidade
Cada equipa tem de criar um cartaz com uma frase e um desenho alusivos ao tema da sessão.

Prova do disc jockey
Um dos elementos da equipa assume o papel de disc jockey, enquanto os outros mostram os seus dotes na pista de dança.

Aos elementos da equipa vencedora, é-lhes atribuído um computador. A equipa que fica em segundo lugar não fica menos beneficiada, pois cada um dos seus membros recebe uma bicicleta.

Antes de se dedicar à escrita de livros ditados por Jesus Cristo, Alexandra Solnado teve uma discreta carreira televisiva. Jaquitá foi o seu primeiro programa, acumulando as funções de autora e de apresentadora. Ainda em 1988, apresentou o concurso Estude-o.

Entrevistada por Fernando Alvim no 5 para a meia-noite do dia 20/07/2010, Alexandra Solnado esquivou-se a falar sobre esta sua fase da sua vida, tendo mesmo afirmado não se recordar dos títulos destes “programas para putos”.

Changuito, cujo verdadeiro nome é Mário Guerra, é filho da atriz Maria do Céu Guerra e irmão da também atriz Rita Lello. Para além da presença em estúdio como jurado, em cada sessão de Jaquitá, Changuito foi também responsável por uma reportagem de rua.

Em 2008, Changuito abriu a Poesia Incompleta, uma livraria de poesia em Lisboa, que entretanto fechou as portas.

Os concorrentes de Jaquitá foram selecionados junto das escolas preparatórias e dos respetivos conselhos diretivos. O tema da sua sessão era-lhes previamente informado, para que as crianças tivessem tempo de se preparar.

O programa foi exibido aos domingos, às 9:30, no espaço Juventude e Família.

Partilhar:

Jaquitá