Jogos de Natal

Exibição:
01/01/1983 (RTP 1)

Apresentação:
Ivone Dias Ferreira e Eládio Clímaco (RTP)
Vince Hill (BBC)
Dick Passchier (NCRV)

Arbitragem:
Gennaro Olivieri
Guido Pancaldi

Vedetas:
Dana (BBC)
Hans Kazàn (NCRV)
Paulo Caetano (RTP)

Produção:
João Nuno Nogueira e Olívia Varela (RTP)
Geoff Wilson (BBC)
Harry van der Steeg e Dick Van T’Sant (NCRV)

Realização:
Victor Manuel

A partir da praia do Carvoeiro, no Algarve, três equipas – uma portuguesa (de empregados de mesa do Algarve), uma inglesa (de staff médico da Royal Navy) e uma holandesa (de funcionários da NCRV) – competem para alcançar o desejado troféu, no ambiente descontraído e soalheiro do Algarve invernal.

Os jogos propostos às equipas inserem-se em três temas escolhidos por cada uma das nações participantes: “comes e bebes” (escolhido por Portugal), “Marinha” (escolhido pelo Reino Unido) e “Televisão” (escolhido pela Holanda).

A apresentação está, também, repartida pelos três países.

Eládio Clímaco e Ivone Dias Ferreira (Portugal)
Vince Hill (Reino Unido)
Dick Passchier (Holanda)

Cada equipa tem como capitão honorário uma vedeta do seu país: o cavaleiro tauromáquico Paulo Caetano, por Portugal; a cantora Dana, pelo Reino Unido; e, pela Holanda, o ilusionista Hans Kazàn.

Paulo Caetano
Dana
Hans Kazàn

Tudo pode mudar após o desfecho de cada jogo: a pontuação é majorada (ou minorada) pelo resultado de um gag proposto às equipas.

Curiosamente, tanto os próprios apresentadores como os presidentes das localidades concorrentes também participam nos gags, proporcionando alguns momentos inusitados – como o de Eládio Clímaco, vendado, a tentar distinguir uma sardinha de um limão.

A equipa da casa ficou em último lugar, tendo o troféu sido conquistado pelos anglo-saxónicos.

Jogos de Natal foi o 13.º especial natalício dos Jogos sem Fronteiras, uma competição europeia que dispensa apresentações e cuja tradição incorporava, desde 1970, a produção de um especial dedicado à quadra natalícia.

Desta feita, e por iniciativa da BBC, procurou-se fugir à já desgastada repetição destes jogos em ambientes de neve, optando-se pela introdução de uma componente de variedades e também uma mudança radical de cenário: a costa algarvia. A proposta de realização deste especial partiu, assim, diretamente da BBC para a RTP.

Devido à decisão de não continuar com a produção regular das emissões dos Jogos sem Fronteiras no ano de 1983, considerava-se que a produção regular destes Jogos de Natal poderia servir como substituto aceitável – e económico – na grelha das várias estações televisivas europeias. Esta possibilidade de continuidade alargou o interesse do projeto para lá do eixo anglo-português, juntando também à equipa representantes das televisões belgas e holandesas.

Nasceu assim a ideia da realização deste Quarteto – Jogos de Natal, que, para além das emissoras já mencionadas, foi também recebido com interesse por outros membros da UER. As gravações na praia do Carvoeiro contaram com observadores das televisões suíça, francesa, italiana e jugoslava.

A dimensão internacional da produção e exibição de Quarteto – Jogos de Natal afigurava-se como mais um grande desafio para a RTP, cujo sucesso (ou falta dele) ditaria a continuidade (ou não) da experiência. Porém, a prestação da emissora nacional ficou, aparentemente, aquém das expectativas.

Quarteto – Jogos de Natal contava com a participação da Bélgica (com uma equipa originária da cidade de Blankenberge), tendo as gravações ocorrido em 23/10/1982. Contudo, uma análise técnica das várias equipas de televisão determinou que o programa resultante não apresentava os níveis de qualidade desejados, motivo pelo qual a gravação teria de ser refeita dias mais tarde (no dia 28), e a primeira versão descartada.

Tendo a Bélgica ganho esta primeira edição, este “take dois” foi considerado pela equipa flamenga como injusto e descredibilizante, o que levou à sua recusa de continuar o projeto e a sua subsequente retirada. Esta primeira versão do programa foi unicamente transmitida pela BRT em 26/12/1982.

Com uma equipa a menos, as gravações do programa, agora em versão “Trio”, continuaram como previsto no dia 28.

Os problemas não se esgotaram com a primeira edição. A organização desta segunda versão enfrentou diversas dificuldades, como a fragilidade dos adereços e a má planificação dos desafios (que resultou numa ocasião em que, no final dos jogos, as três equipas receberam igual pontuação).

O programa resultante foi novamente considerado como de qualidade questionável. Apesar de ter sido anunciado pela BBC para a grelha de 30/12/1982, com o título de Trio – A Knockout Special, o programa foi retirado e substituído por um especial best-of, tendo a sua transmissão neste país nunca ocorrido.

Este especial coincidiu com o interregno da produção da série Jogos sem Fronteiras, que apenas retomaria em 1988. Foi considerado por muitos como um fecho com “chave de lata” para a primeira etapa de uma série tão marcante no panorama da produção televisiva europeia.

Jogos de Natal apenas foi transmitido em Portugal e na Holanda, e, dado o fracasso da experiência, nenhuma cópia parece ter sobrevivido em arquivos oficiais. A informação aqui apresentada baseia-se, para além da imprensa da época, numa gravação doméstica da transmissão portuguesa, efetuada por um membro da equipa responsável da RTP.

Jogos de Natal