Locução de continuidade

Até ao final da década de 80, entre a exibição dos vários programas transmitidos pela RTP, apareciam as locutoras de continuidade, a anunciar o que poderia ser visto nos dois canais até ao fim da emissão. Também eram anunciados os destaques para o dia seguinte e, aquando das estreias, era feita uma pequena abordagem, muito sintética.

As principais locutoras desse tempo foram, entre outras:

Ana Cristina Valente

Ana Maria Cordeiro

Ana Paula Reis

Carolina Ferreira

Cecília Penteado

Cristina Esteves

Fátima Medina

Helena Ramos

Isabel Martins

Isabel Bahia

Ivone Ferreira

Lúcia Soares

Margarida Mercês de Mello

Maria Helena Falé

Maria João Carreira

Maria João Freire

Serenella Andrade

Susana Santos

Teresa Cruz

Valentina Torres

Vera Roquette

1978 foi o ano em que se registou a maior “fornada” de locutores. Nesta altura, realizou-se um concurso em que foram 13 os locutores admitidos: Ana Maria Cordeiro, Cândida Gerardo, Fátima Medina, Fernanda Garcia, Helena Pinto, Helena Ramos, Isabel Ayres, Isabel Bahia, João Abel Fonseca, Manuela Matos (Moura Guedes), Margarida Andrade (Mercês de Mello), Miguel Coelho e Teresa Cruz.

Em fevereiro de 1979, ainda recém-integrada nos quadros da RTP, Teresa Cruz foi capa da TV Guia n.º 1.

Em 1986, assistimos ao aparecimento de três novos rostos nos nossos ecrãs: Vera Roquette, Lúcia Soares e Serenella Andrade.

Em setembro de 1990, se era certo que as locutoras de continuidade já não surgiam com a mesma frequência de há anos atrás, com a entrada do novo mapa tipo, passaram a assegurar apenas o fecho da emissão, até desaparecerem definitivamente da televisão.

Apesar disso, ainda assistimos, nesta altura, à entrada de novas locutoras, como foi o caso de Ana Cristina Valente, Cristina Esteves, Cristina Lebre e Susana Santos.

Em 1993, a TVI voltou a implementar este expediente para divulgar a sua programação ao longo do dia, mas desistiu ao fim de poucos meses.

As locutoras de continuidade marcariam ainda presença nos canais internacionais: RTP Internacional e RTP África.

Isabel Angelino, Nady Ferreira e Maria João Gama como locutoras de continuidade na RTP África

Partilhar:

Locução de continuidade