Até ao final da década de 80, entre a exibição dos vários programas transmitidos pela RTP, apareciam os locutores (maioritariamente locutoras) de continuidade, a anunciar o que poderia ser visto nos dois canais até ao fim da emissão. Também eram anunciados os destaques para o dia seguinte e, aquando das estreias, era feita uma pequena abordagem, muito sintética.
Locução de continuidade
Os principais locutores desse tempo foram, entre outros:
Alice Cruz
Ana Cristina Valente
Ana Maria Cordeiro
Ana Paula Reis
Ana Zanatti
Carolina Ferreira
Cecília Penteado
Cristina Assunção
Cristina Esteves
Cristina Lebre
Cristina Semião
Fátima Medina
Helena Ramos
Isabel Ayres
Isabel Bahia
Isabel Martins
Ivone Ferreira
João Abel Fonseca
Lúcia Soares
Lurdes Dias
Manuela Moura Guedes
Margarida Mercês de Mello
Maria Fernanda
Maria Helena Falé
Maria João Carreira
Maria João Freire
Paula Vicente
Serenella Andrade
Susana Santos
Teresa Cruz
Teresa Pereira
Valentina Torres
Vera Roquette
1978 foi o ano em que se registou a maior “fornada” de locutores. Nesta altura, realizou-se um concurso em que foram 13 os locutores admitidos: Ana Maria Cordeiro, Cândida Gerardo, Fátima Medina, Fernanda Garcia, Helena Pinto, Helena Ramos, Isabel Ayres, Isabel Bahia, João Abel Fonseca, Manuela Matos (Moura Guedes), Margarida Andrade (Mercês de Mello), Miguel Coelho e Teresa Cruz.
Em fevereiro de 1979, ainda recém-integrada nos quadros da RTP, Teresa Cruz foi capa da TV Guia n.º 1.
Em 1986, assistimos ao aparecimento de três novos rostos nos nossos ecrãs: Vera Roquette, Lúcia Soares e Serenella Andrade.
Em setembro de 1990, se era certo que as locutoras de continuidade já não surgiam com a mesma frequência de anos atrás, com a entrada do novo mapa-tipo, passaram a assegurar apenas o fecho da emissão, até desaparecerem definitivamente da televisão.
Apesar disso, ainda assistimos, nesta altura, à entrada de novas locutoras, como foi o caso de Ana Cristina Valente, Cristina Esteves, Cristina Lebre e Susana Santos.
Em 1993, a TVI voltou a implementar este expediente para divulgar a sua programação ao longo do dia, mas desistiu ao fim de poucos meses.
As locutoras de continuidade marcariam ainda presença nos canais internacionais: RTP Internacional e RTP África.