Loucuras de Verão

Exibição:
11/08/1991 – 15/09/1991 (RTP 1)

Número de episódios:
06

Autoria:
Jayme Camargo

Assistente de criação:
Duca Rachid

Realização:
Cláudio Callao

Direção geral:
Henrique Sousa Martins

Produção executiva:
Septimis

Elenco:
Alexandre Veiga – Miguel
Ana Isabel Velez – Catarina
Marta Gonçalves – Marta
Nuno Elias – Nuno
Ramon de Melo – Pedro
Sofia Marcolino – Bárbara
Vasco Levita – Duarte

Loucuras de Verão retrata as aventuras de um grupo de adolescentes entre os 13 e os 18 anos, que passam as férias de verão nas praias entre Cascais e Sintra.

Miguel (Alexandre Veiga)

Catarina (Ana Isabel Velez)

Marta (Marta Gonçalves)

Nuno (Nuno Elias)

Pedro (Ramon de Melo)

Bárbara (Sofia Marcolino)

Duarte (Vasco Levita)

1. (11/08/1991)
Nuno apaixona-se por Teresa, a prima angolana de Catarina que está a passar uma temporada em Portugal, e pensa que, para conquistar a sua atenção, terá forçosamente de aparecer bronzeado. Os seus amigos decidem, então, dar-lhe uma “forcinha” para o ajudar nesta difícil missão.


2. (18/08/1991)
Pedro sente ciúmes de Catarina, que se engraçou pelo novo nadador-salvador, Alexandre. Num acampamento em Sintra, ao raiar do dia, Pedro surpreende dois indivíduos a tentar pegar fogo à mata. Alexandre, que também não simpatizou com Pedro, não acredita na sua história e promete provar que ele está a mentir.


3. (25/08/1991)
Bárbara conhece Henrique, que chega de lancha e se apresenta como sendo do Porto. Saem juntos e ela leva-o a conhecer Lisboa, o que deixa Miguel enciumado e desconfiado de que já vira o rapaz noutra ocasião. Na realidade, Henrique é apenas um motorista de um milionário que se faz passar por menino rico.

Ator convidado:
Ricardo Carriço

Participação especial:
Augusto Urbano – Menzl
Carlos Dias – Segurança
Gonçalo Ferreira – Motorista


4. (01/09/1991)
Os rapazes preparam-se para fazer uma escalada na serra, mas deixam de fora as raparigas, por considerarem que elas não são capazes de os acompanhar. Elas decidem provar exatamente o contrário, mesmo sem nunca terem praticado escalada.

Participação especial:
Vítor Duarte – Escalador


5. (08/09/1991)
Bárbara recebe a visita de um primo brasileiro, Rafa. As raparigas ficam dececionadas ao ver que se trata de um rapaz gordo e desajeitado. Nuno, por sua vez, surpreende o grupo ao apresentar uma atraente prima vinda do Minho, que todos julgavam ser uma saloia.

Participação especial:
Lina – Lurdes
Sérgio Goulart – Rafa


6. (15/09/1991)
As raparigas pretendem participar no campeonato de surf e reivindicam as aulas que os rapazes lhes haviam prometido. Bárbara irrita-se com a pouca disponibilidade mostrada e, sobretudo, com uma partida que eles lhes pregam. Resolve então pedir a ajuda de outro surfista, Marcos, colocando em risco o seu namoro com Miguel.

Participação especial:
Marcos Anastácio – Marcos
Teresa Abraços

Loucuras de Verão foi a primeira série produzida pela Septimis, surgida em finais de 1990. À sua frente estavam Duarte Figueiredo e Jayme Camargo, que criou a produtora com o intuito de conseguir colocar em prática este e outros projetos apresentados à RTP.

Seguiram-se algumas séries infantis, como Zás Trás e O Cantinho da Bebé, bem como a sitcom Cupido Electrónico, exibida com grande sucesso em 1993.

As gravações de Loucuras de Verão decorreram, em grande parte, nas praias da linha de Sintra.

O elenco foi, todo ele, composto por atores amadores sem qualquer experiência.

Alexandre Veiga e Ramon de Melo tiveram, mais tarde, papéis em telenovelas – o primeiro em Cinzas e Verão Quente, e o segundo em Na Paz dos Anjos –, embora não tenham dado continuidade à carreira de atores.

Alexandre Veiga
Ramon de Melo

O único profissional a participar na série foi Ricardo Carriço, apenas no 3.º episódio. O ator, que se estreara nesse mesmo ano, tinha já no seu currículo dois trabalhos: as séries Claxon e A Grande Mentira (coincidentemente, exibida na mesma altura que Loucuras de Verão).

A série encontra-se disponível para visualização no portal RTP Arquivos.

Partilhar:

Loucuras de Verão