Lugar de Encontro

Exibição:
01/02/1989 – 28/04/1989 (RTP 1)

Número de programas:
58

Autoria:
Mário Figueiredo

Apresentação:
Mário Figueiredo
Ivone Ferreira
Ana Paula Reis

Produção:
Piedade Maio
José Montalvão

Realização:
Zita

Lugar de Encontro foi um espaço televisivo consagrado à música, à troca de impressões e a reportagens de atualidade. Um magazine de final de tarde, na linha do anterior Tempos Modernos.

Mário Figueiredo, autor e apresentador, avisou que não traria nada de novo: “Vamos falar das mesmas coisas de que toda a gente tem falado em programas de magazine, mas tentaremos tratá-las de outra maneira”.

Mário Figueiredo

Assim, reuniu uma equipa de oito colaboradores, cada um responsável por uma área temática. Este leque de pessoas sugeria-lhe um risco menor na conceção de um magazine diário.

Além de Mário Figueiredo, Lugar de Encontro teve duas anfitriãs que se revezavam todas as semanas: Ana Paula Reis e Ivone Ferreira.

Mário Figueiredo com Ana Paula Reis...
... e com Ivone Ferreira

Ivone Ferreira passou esta temporada em Lisboa, deixando de apresentar o Às Dez por alguns meses.

Ivone Ferreira

Questionada pela TV Guia sobre a sua participação no programa, a apresentadora mostrou-se bastante satisfeita com a experiência:

Falou-se no Lugar de Encontro, que acaba no final deste mês. O que é que significou para si esta experiência?
Quando o Mário Figueiredo me convidou, já estava só a fazer continuidade, que, no Porto, é bem mais limitada. A proposta envaideceu-me, por o Mário se ter lembrado de me ir buscar. Independentemente de achar que tenho mais ou menos qualidade, é ótimo ver que o nosso valor é reconhecido. Depois, aliciou-me o facto de serem três meses, em que podia vir conhecer um pouco mais do ambiente de trabalho em Lisboa. Aprendi imenso com o contacto com toda esta gente. Devo dizer que levo as melhores recordações da equipa técnica com quem trabalhei. Encontrei uma solidariedade que excedeu todas as expectativas.

Às segundas-feiras, o programa era integralmente preenchido com o concurso Falar Português. Disputado por dois pares de concorrentes, este reportava-se aos conteúdos do programa de Edite Estrela, estreado dias antes, com o mesmo título. Focava-se ainda a obra literária de um escritor, também presente em estúdio. Edite Estrela era, portanto, “madrinha” do concurso, integrando o respetivo júri.

Edite Estrela

Nos restantes dias da semana, destacavam-se rubricas como:

Cinema (com Mário Avelar)
Artes Plásticas (com Rui Mário Gonçalves)
Teatro (com Maria Emília Correia)
Literatura (com Inês Pedrosa)

À semelhança de Tempos ModernosLugar de Encontro entrou no ar com a duração prevista de 3 meses.

Mário Figueiredo, homem essencialmente de rádio, era já conhecido dos telespectadores pela apresentação dos programas Concordo… ou Talvez Não e Pano para Mangas.

No programa dedicado ao 32.º aniversário da RTP, foram convidados: Maria Helena Varela Santos (a apresentadora que abriu a emissão inaugural da RTP, no dia 07/03/1957), José Galvão (um dos primeiros operadores de câmara da RTP e que posteriormente se tornou realizador da área do desporto), Melo Pereira (responsável pela direção musical de vários programas da RTP) e Carlos Alberto Henriques (responsável pelo Centro de Formação da RTP, que falou sobre o futuro da televisão e sobre as grandes alterações tecnológicas de que esta viria a ser alvo).

Maria Helena Varela Santos
José Galvão
Melo Pereira
Carlos Alberto Henriques

O espaço musical deste programa foi preenchido com uma atuação musical do Grupo Coral da Casa do Pessoal da RTP. Isabel Wolmar era uma das integrantes do grupo, dirigido pelo Maestro António José Lourenço.

Partilhar:

Lugar de Encontro