Exibição:
02/04/1979 – 02/01/1980 (RTP 1)
Manuel e Beatriz
No âmbito do Ano Internacional da Criança, a RTP transmitiu diariamente uma minitelenovela onde procurou focar questões que, ao serviço da criança, pudessem ser levantadas, no tempo atual, no nosso país.
A história, apresentada através de desenhos estáticos, mostrou a trajetória de duas crianças, os irmãos Manuel e Beatriz, e dos problemas que se apresentavam no seu dia-a-dia.
Em 1979, comemoraram-se os 20 anos da Declaração dos Direitos da Criança. Com o objetivo de virar as atenções para os problemas que afetavam as crianças em todo o mundo, este ano foi proclamado, pelas Nações Unidas, o Ano Internacional da Criança.
Foi neste contexto que surgiu Manuel e Beatriz, uma minitelenovela que, durante 9 meses, foi exibida diariamente, antes do Telejornal, em episódios com cerca de 2 minutos e meio de duração.
O primeiro episódio mostra os preparativos para o casamento de Maria Antónia e Joaquim, pais de Manuel e Beatriz, embora seja desde logo revelado que esses serão os nomes dos seus filhos.
No último episódio, a família assiste, reunida, ao programa… Manuel e Beatriz!