Título original:
Mofli, el Último Koala
Exibição:
08/01/1989 – 07/05/1989 (RTP 1)
Número de episódios:
13
Guião original:
Jaime González
Realização:
Jordi Amorós
Produção:
Equip
TVE
Título original:
Mofli, el Último Koala
Exibição:
08/01/1989 – 07/05/1989 (RTP 1)
Número de episódios:
13
Guião original:
Jaime González
Realização:
Jordi Amorós
Produção:
Equip
TVE
Tradução:
Fernanda Porto
Som:
Luís Barão
João Vidal
Carlos Peres
Vozes:
António Marques – Trombonetti / Henk Polman
Carlos Freixo – Bailosolo / Sr. O’Neal
Cristina Carvalhal – Bruno
Francisco Pestana – Mr. Money / Paolo
Irene Cruz – Rebeca / Sr.ª O’Neal
Isabel Ribas – Corina
João Lourenço – Bob Detroit / Dr. Fool
Melim Teixeira – Ivan
Direção (interpretação):
João Lourenço
Produtor:
João Mota
Tradução:
Alexandra Parra Mateus
Vozes:
Argentina Rocha – Bruno / Rebeca / Sr.ª O’Neal
Carmen Santos – Corina
Jorge Sequerra – Bailosolo / Bob Detroit
José Gomes – Henk Polman / Dr. Fool
Manuel Cavaco – Trombonetti / Ivan / Sr. O’Neal
Pedro Pinheiro – Paolo / Mr. Money
Direção (interpretação):
Carmen Santos
Estúdio de som e dobragem:
Videoplano
No princípio do século XXI, Bob Detroit, showman e apresentador da Mundovisão, informa o mundo de que apareceu, algures na Austrália, um pequeno koala – o último koala!
Esta notícia vai desencadear uma autêntica caça a este último exemplar da espécie. Imediatamente, iniciam a sua busca:
– O excêntrico milionário Mr. Money, colecionador de animais dissecados, a sua caprichosa neta Rebeca e o feroz caçador Ivan;
– Trombonetti, empresário de circo, e o seu empregado Paolo, um divertido par;
– Dr. Fool, um singular explorador.
Em Rivermint, pequeno povoado australiano, vive a pequena Corina. Só ela sabe onde se encontra Mofli, o último koala. Só ela conhece o caminho secreto para chegar até ele. Corina protege, esconde e salva constantemente o seu pequeno amigo de Ivan, Trombonetti e Dr. Fool, que tentam encontrar e apoderar-se do simpático Mofli.
Com as divertidas aventuras de Corina e Mofli, a história avança com muitas surpresas, até um desenlace original…
Mofli
É o último koala vivo na Terra. Vive nos eucaliptos dos bosques de Rivermint, no leste australiano. A descoberta da sua existência dá início a uma operação de caça sem precedentes.
Corina Polman
Menina australiana, vive com o pai no povoado de Rivermint. No início da história, é a única que conhece a existência de Mofli. Toma para si a missão de o esconder e de o proteger dos seus perseguidores.
Henk Polman
Pai de Corina. Paraplégico, dedica o seu tempo à pintura. Com o seu cachimbo, faz bolas coloridas que deixam em delírio o seu criado, Bailosolo.
Bailosolo
É um larápio desastrado que, ao tentar assaltar a casa dos Polman, provoca um incêndio. Contando a sua própria versão da história, acaba por ser contratado como empregado da família. É capaz de qualquer coisa para ganhar meia dúzia de tostões. Alia-se a Ivan na captura de Mofli, motivado pela recompensa que espera auferir.
Estela
Borboleta amiga de Corina e Mofli. Vive numa gruta secreta por detrás da grande catarata. É uma espécie de “anjo da guarda” de Mofli.
Bruno O’Neal
Amigo de Corina. É um miúdo enérgico, com grande habilidade no lançamento do boomerang. Torna-se um joguete nas mãos de Rebeca, que o leva a tomar atitudes pouco louváveis.
Sr. O’Neal
Pai de Bruno. Dono do hotel de Rivermint. Embora seja o responsável por controlar as contas do estabelecimento, submete-se a todos os caprichos da mulher, Marta.
Sr.ª O’Neal
Mãe de Bruno. Mulher extravagante, idolatra Bob Detroit, fazendo questão de manter afixado um póster seu na receção do hotel. Fica eufórica com os prestigiados hóspedes que chegam a Rivermint.
Trombonetti
Empresário veneziano, dono de vários circos. Ao ouvir a notícia da existência de Mofli, não perde tempo e viaja para a Austrália com o seu vassalo Paolo, pois pretende tornar o animal a grande atração dos seus espetáculos.
Paolo
O subserviente criado de Trombonetti. Carrega toda a tralha até à Austrália, sem protestar. A inóspita fauna australiana fá-lo (e ao seu amo) viver momentos de verdadeiro terror.
Mr. Money
Milionário excêntrico e emproado. Vive em Paris. Coleciona animais dissecados, sendo um panda a sua última aquisição. Interessa-se de imediato pela captura de Mofli, que quer incluir na sua coleção a qualquer custo.
Rebeca
Neta de Mr. Money. Caprichosa, malcriada e ambiciosa. Herdou do avô a paixão por animais dissecados, e quer receber Mofli de presente. Torna-se alvo da atenção de Bruno, provocando ciúmes em Corina.
Ivan
Caçador de origem russa que trabalha para Mr. Money. Viaja pelo mundo à procura de exemplares das mais diversas espécies. Devido ao seu tamanho colossal, provoca frequentemente estragos nas portas. É um velho conhecido de Bailosolo: viveram ambos em África, onde aplicavam golpes, e tentarão alcançar a dobradinha.
Dr. Fool
Famoso investigador, profundo conhecedor de toda a fauna terrestre. É o primeiro a avistar Mofli, com os seus binóculos especiais, e é quem torna pública a sua existência. Apesar de ser um dos perseguidores do koala, o seu interesse no animal é meramente científico.
Robert ‘Bob’ Detroit
Famoso showman. Apresenta, a partir de Nova Iorque, um programa de grande audiência na Mundovisão. É quem anuncia ao mundo a existência de Mofli. Parece ser omnipresente na vida dos restantes personagens.
1. Rivermint (08/01/1989)
Estamos no século XXI, em Rivermint, um pequeno povoado no leste da Austrália. A casa de Corina é assaltada pelo ladrão Bailosolo, que, inadvertidamente, provoca um incêndio. Contudo, a garota fica convencida de que ele entrou na casa para apagar o fogo e convence o pai a dar-lhe um emprego. Na Mundovisão, Bob Detroit enuncia uma lista de espécies animais já extintas, entre as quais o koala. Em Veneza, Trombonetti e Paolo assistem atentamente; o mesmo fazem, em Paris, Mr. Money e a sua neta Rebeca.
2. Mofli (15/01/1989)
Na Austrália, Dr. Fool, um conhecido investigador, avista Mofli ao longe. Eufórico por ter encontrado um koala, que julgava extinto há mais de 10 anos, não contém a sua euforia e cai num precipício. Corina e Bruno, que assistem a tudo, pedem socorro, e ele é levado para o hotel dos pais do rapaz. Quando acorda, Dr. Fool liga imediatamente a Bob Detroit, a fim de lhe contar a sua descoberta.
3. Chegam os vilões (22/01/1989)
Mr. Money, Rebeca e Ivan vêem a notícia de que foi encontrado um espécime de koala. Rebeca sonha em tê-lo na sua coleção, pelo que partem imediatamente para a Austrália, num avião supersónico. Também Trombonetti e Paolo se dirigem para lá. Corina vai ao encontro de Mofli. O casal O’Neal fica eufórico com a perspetiva de um grande afluxo de pessoas a Rivermint.
4. O sonho da Corina (29/01/1989)
Trombonetti e Paolo acampam no deserto, embora fiquem com medo depois de ouvirem Bob Detroit falar sobre a perigosa fauna australiana. Dr. Fool, Corina e Bruno vêem a tenda e acreditam tratar-se de um OVNI. Corina ouve Bob Detroit explicar como eram os koalas e percebe que Mofli é um deles. O pai adverte-a para a possibilidade de Mofli poder vir a ser capturado.
5. O OVNI (12/02/1989)
Bob Detroit anuncia o avistamento de um OVNI nas proximidades de Rivermint. Dr. Fool oferece-se para transportar Mr. Money e Rebeca, que se instalam no hotel dos O’Neal. Bruno observa Trombonetti e Paolo, pensando tratar-se de extraterrestres. Ivan dorme encostado à árvore onde se encontra Mofli.
6. O heroísmo da Estela (26/02/1989)
Mofli consegue escapar sem ser descoberto, enquanto Estela tenta desviar as atenções de Ivan. Bruno fica impressionado com Rebeca e vai apanhar flores para ela. Corina percebe as intenções do rapaz e fica enciumada. Ao chegar a casa, Corina entusiasma-se com o motivo do quadro que o pai está a pintar: um koala.
7. O boomerang do Bruno (12/03/1989)
Trombonetti e Paolo instalam-se no hotel dos O’Neal. Mofli é atacado por um animal feroz, mas consegue escapar-se. Ivan reencontra Bailosolo, seu velho conhecido. Bailosolo conta-lhe que está a viver em casa de Polman e que planeia fazer dinheiro com a venda dos seus quadros. Ivan lança o boomerang de Bruno com demasiada força e este fica pendurado na árvore de Mofli.
8. Uma corrida alucinante (02/04/1989)
Mr. Money e Ivan, na companhia de Bailosolo, procuram o koala. Ivan diz ter visto o nome “Mofli” gravado numa árvore, e Bailosolo fica com a pulga atrás da orelha, pois ouviu Corina dizer esse nome. Ao chegar a casa, tenta tirar nabos da púcara. Ivan procura Bailosolo e Corina fica amedrontada ao vê-lo. Polman diz a Carina que Mofli estará mais seguro se for viver com eles.
9. Rebenta a tempestade (09/04/1989)
Assustada com os tiros que ouviu, Corina corre trás de Mofli, julgando que algo lhe aconteceu. Mas Mofli acaba por aparecer e Corina leva-o consigo. Como Dr. Fool e Mr. Money andam a rondar a área, Corina deixa Mofli pernoitar na gruta de Estela, onde ficará em segurança. Bob Detroit anuncia a ocorrência de uma grande tempestade em Rivermint.
10. Hipnotismo (16/04/1989)
A tenda voadora de Trombonetti vai de encontro à catarata, e Paolo acaba por ir parar à gruta, onde se depara com Mofli. Este consegue fugir e, na manhã seguinte, Estela vai dar conta do sucedido a Corina. Enquanto procura por Mofli, Corina encontra Bruno e Rebeca, que passeiam e tentam apanhar borboletas. Fingindo que hipnotiza Ivan, Bailosolo engana Corina para, juntamente com o caçador, capturar Mofli.
11. O Mofli encontra um amigo (23/04/1989)
Ivan e Bailosolo continuam à caça de Mofli. Este faz amizade com um canguru. Bruno e Rebeca tentam, em vão, apanhar Estela; Corina diverte-se com a situação. No rio, Trombonetti e Paolo são ameaçados por crocodilos. Corina dá uma pista falsa a Ivan, mas logo em seguida indica a Bailosolo a área onde Mofli se encontra, sem desconfiar das más intenções do seu empregado.
12. A grande emboscada (30/04/1989)
Trombonetti e Paolo continuam cercados por crocodilos. Corina, Estela e o canguru procuram Mofli. Corina encontra Bruno e sente que ele mudou muito, desde que começou a andar com Rebeca. Bailosolo, Ivan, Mr. Money e Dr. Fool também continuam à procura do koala. Rebeca volta a pedir a Bruno que capture Estela, mas, sensível às súplicas de Corina, ele não o faz, o que deixa Rebeca irritada.
13. O fim do princípio (07/05/1989)
Bruno ajuda Dr. Fool a libertar-se do tronco, e o investigador pede-lhe que o ajude a encontrar Mofli. Inadvertidamente, Bruno conta a Rebeca que o koala se encontra nas rochas brancas. Ivan tenta alvejar Mofli, mas não consegue. Bruno avisa que o animal caiu ao rio, e Corina fica desolada ao tomar conhecimento do seu desaparecimento. Porém, quando os perseguidores vão embora de Rivermint, Bruno surpreende Corina com uma revelação…
Mofli, o Último Koala foi exibida aos domingos de manhã, no espaço Juventude e Família.
Com uma animação de qualidade mediana, a série enfrentou alguns problemas com a TVE (Televisión Española), que a encomendara aos estúdios Equip, vendo a sua duração – que seria de 26 episódios – reduzida para metade. Apesar disso, foi relativamente bem recebida pelo público.
Com exceção de António Marques, todo o elenco da dobragem da RTP foi repescado da série Nils Holgersson, dobrada imediatamente antes.
Curiosamente, mais ou menos na mesma altura, foi realizada uma outra dobragem de Mofli, utilizada no lançamento da série em VHS, levado a cabo pela editora Visa Vídeo.
Nesta versão, cujo elenco era totalmente diferente, a atriz Argentina Rocha chegou a fazer a voz de três personagens (Bruno, Rebeca e Marta) na mesma cena.
Refira-se ainda que, na edição em VHS, foi mantido o genérico original espanhol, ao passo que, na versão da RTP, a música foi adaptada para português.
Entre 12/08/1990 e 09/09/1990, novamente aos domingos, a série foi parcialmente reposta.