Mópi

Exibição:
27/04/1990 – 13/07/1990 (RTP 1)

Número de programas:
10

Autoria:
João Paulo Seara Cardoso

Intérpretes:
João Paulo Seara Cardoso
Mário Moutinho

Música:
João Lóio

O Mópi é um cão que, semanalmente, faz companhia aos mais pequenos durante cerca de 10 minutos, mostrando um pouco do seu dia-a-dia. Para além de cuidar da sua horta, o Mópi adora cantar e pintar.

A casa do Mópi, onde vive com o seu peixe Horácio, fica situada num local de difícil acesso. Por este motivo, o carteiro que lá vai todas as semanas apresenta-se sempre rabugento e de mau humor, ainda mais pelo facto de ter de carregar uma saca cheia de correspondência.

Das cartas que as crianças lhe enviam, o Mópi seleciona algumas e dá-lhes resposta durante o programa, mostrando também alguns dos desenhos que lhe são oferecidos.

Mópi
(João Paulo Seara Cardoso)

Carteiro
(Mário Moutinho)

Mópi foi exibido às sextas-feiras, no início do programa matinal Às Dez. O relógio do Mópi, aliás, marcava sempre as 10h.

Este foi o trabalho de João Paulo Seara Cardoso que se seguiu ao grande sucesso Os Amigos do Gaspar.

Tratava-se de uma série interativa, em que o Mópi respondia semanalmente à correspondência que recebia dos seus jovens espectadores.

Com uma produção bastante modesta, o programa não chegava a ter sequer um realizador. João Paulo Seara Cardoso, para além de ser responsável pelos conteúdos, fazia também a manipulação e voz do Mópi.

Sempre que era necessário que o Mópi movimentasse as duas mãos, Mário Moutinho dava, literalmente, uma “mãozinha”, já que, sozinho, João Paulo Seara Cardoso apenas conseguia mexer a cabeça e uma das “patas”.

Num episódio em que o Mópi cuida de um pintainho doente, o carteiro faz um comentário acerca do galinheiro do seu “compadre Serôdio”, referindo-se ao imortal personagem a quem o próprio Mário Moutinho deu vida em Os Amigos do Gaspar.

A música esteve a cargo de João Lóio, que colaborou em outros programas da RTP Porto, tais como ABZÀs Dez e Praça da Alegria.

Partilhar:

Mópi