O Anel Mágico

Exibição:
15/10/1986 – 14/01/1987 (RTP 1)

Número de episódios:
12

Autoria:
Ana Maria Magalhães
Isabel Alçada
Maria Teresa Ramalho
João Mattos e Silva

Adaptação cinematográfica:
Jorge Cabral

Produção e realização:
Jorge Cabral

Laboratórios de imagem e som:
Radiotelevisão Portuguesa

Elenco:
Asdrúbal Teles – Luís Barbosa
Carlos César – Marcelo
Carlos Wallenstein – Luigi Ferratini
Henrique Pinho – Mota
Jorge Nery – Romano
Luísa Barbosa – Emília Matos
Luís Horta – Afonso Leopoldo da Cunha
Manuela Marle – Marta Vaz
Mariana Rey Monteiro – Beatriz Cunha
Óscar Acúrcio – Óscar
Tozé Martinho – Vasco Cunha

Participações especiais no 1.º episódio:
Irene Isidro – Irene Cunha
Varela Silva – Afonso Leopoldo da Cunha

Outros intérpretes:
Carla Faria
Cristina Brandão
Custódia Gallego
Francisca Magalhães
Luís Jorge
Maria Arriaga
Miúxa Neto
Mónica Pinto
Nathalie Cabral
Patrícia Cabral
Pedro Bettencourt
Pedro Branco
Pedro Trindade
Vera Amorim
e o gato Fritz

O mafioso Luigi Ferratini (Carlos Wallenstein) chega a Portugal com o intuito de estabelecer um canal de passagem para o contrabando de obras de arte. A sua ambição é adquirir a casa da família Cunha, que, por se situar junto ao mar, torna-se o local perfeito para centralizar as suas operações ilícitas. No entanto, as irmãs Irene (Irene Isidro) e Beatriz Cunha (Mariana Rey Monteiro) mostram-se irredutíveis e não aceitam a proposta de Ferratini.

Ferratini pressiona Beatriz

Numa das visitas à casa, os mafiosos apercebem-se de que o professor Vasco Cunha (Tozé Martinho), neto de Irene, possui alguma espécie de super poderes. Na sua origem está um anel mágico que há várias gerações pertence aos Cunhas.

O anel mágico

Pretendendo conhecer mais pormenores, Ferratini contrata o detetive Óscar (Óscar Acúrcio) e fica a saber também que, por debaixo da casa, existe um grande subterrâneo, que seria perfeito para encobrir os seus negócios.

Os subterrâneos

Marta Vaz (Manuela Marle), a secretária de Ferratini, apercebe-se das jogadas do patrão e faz jogo duplo, tornando-se aliada de Vasco, com quem se envolve sentimentalmente…

Marta e Vasco

Vasco Cunha (Tozé Martinho)
Professor no Ginásio Clube Português. Encontra, no sótão do solar da família, um anel mágico que lhe confere alguns poderes secretos.

Luigi Ferratini (Carlos Wallenstein)
Mafioso italiano. Pretende instalar-se em Portugal para mais facilmente se movimentar no tráfico de obras de arte.

Marta Vaz (Manuela Marle)
Contratada para ser secretária de Ferratini em Lisboa. Ao conhecer Vasco, passa a atuar do lado dos “bons”.

Irene Cunha (Irene Isidro)
Avó de Vasco. Vive numa casa ancestral que pertence à família há décadas e que é alvo da cobiça de Ferratini.

Beatriz Cunha (Mariana Rey Monteiro)
Tia de Vasco. Tal como a irmã, Irene, é muito apegada às memórias da família.

Afonso Leopoldo da Cunha (Varela Silva / Luís Horta)
Falecido tio de Vasco, que aparece sempre que este usa um anel mágico, há anos guardado no sótão.

Emília Matos (Luísa Barbosa)
Empregada de longa data da família Cunha. Defende os patrões com unhas e dentes.

Óscar (Óscar Acúrcio)
Detetive particular contratado por Ferratini para investigar a família Cunha. A sua competência é, contudo, bastante duvidosa.

Marcello Pucci (Carlos César)
Secretário particular de Ferratini.

Romano Calentano (Jorge Nery)
Perigoso gangster ao serviço de Ferratini.

Mota (Henrique Pinho)
Guarda-costas de Ferratini. Homem de poucas palavras.

Luís Barbosa (Asdrúbal Teles)
Bandido que ajuda Ferratini a planear a Operação Janelas Verdes.

Fritz
Gato de Ferratini, que lhe presta uma verdadeira devoção.

1. A descoberta (15/10/1986)
Vasco Cunha, professor de ginástica, recebe um convite das suas alunas para participar numa “festa verde”. Particularidade da festa: todos os convidados trajarem de verde. E, a partir desse momento, toda a sua vida sofre uma grande alteração, porquanto ao procurar no velho sótão da casa algo de insólito para levar à festa, encontra um anel mágico…


2. A festa verde (22/10/1986)
O perigoso Luigi Ferratini concentra toda a sua atenção na descoberta de um objeto mágico que se encontra na posse do professor Vasco Cunha. Para o efeito, contrata um investigador, que se revela um autêntico desastre. Entretanto, professor e alunos preparam-se para a “festa verde”. Mas, voltando a Ferratini, será que ele consegue descobrir o objeto mágico?


3. Um diário de família (29/10/1986)
Na posse de um objeto que julga mágico – mas que não é – Luigi Ferratini acusa os seus cúmplices de incompetência. Entretanto, chega a Lisboa a tia Beatriz, que recusa vender a casa a Ferratini. Vasco Cunha, saturado com os problemas que lhe traz o anel mágico e o fantasma do tio Afonso, decide devolver o anel a Beatriz. Esta recusa, e fala ao sobrinho da existência de um diário de família, onde tudo está registado…


4. Um jantar movimentado (05/11/1986)
Luigi Ferratini quer apoderar-se do diário dos Cunhas e encarrega Óscar e Romano de o tentarem conseguir. Aproveitando uma festa na casa dos Cunhas para a qual o professor havia convidado alguns alunos, Óscar e Romano entram na residência para roubar o diário mas são surpreendidos pela governanta. Ao mesmo tempo, um caso de amor começa a nascer entre Vasco e Marta, a secretária de Ferratini…


5. O gato Fritz (12/11/1986)
Luigi Ferratini e os seus homens conseguem finalmente saber, através do diário da família Leopoldo Cunha, que o objeto que transmite poderes mágicos ao professor Vasco Cunha é um anel. O diário menciona igualmente a localização da entrada para os subterrâneos da casa da Guia. De posse destes elementos fundamentais, Ferratini despede Óscar, o detetive. Vasco Cunha procura por todos os meios reaver o diário da família e sem querer conta com uma ajuda inesperada, a do gato Fritz.


6. Gato por diário (19/11/1986)
Como estava acordado entre Vasco Cunha e Luigi Ferratini, ambos se encontram no Castelo de S. Jorge para efetuar a troca do gato Fritz pelo diário dos Cunhas. Ingénuo como sempre, Vasco será enganado por Ferratini e o seu bando…


7. Os subterrâneos (26/11/1986)
Vasco Cunha e Óscar descobrem a passagem secreta que dá acesso aos subterrâneos da casa. Os homens de Ferratini não perdem tempo e dirigem-se aos subterrâneos pela entrada que fica do lado do mar. Irão os dois grupos encontrar-se?


8. O roubo do anel (03/12/1986)
Vasco e Óscar são recebidos à saída dos subterrâneos de uma forma assaz “original”… Entretanto, os mafiosos preparam cuidadosamente o encontro onde lhes serão facultados os planos do percurso do veículo que transporta uma preciosa coleção de obras de arte. Vasco Cunha consegue, através de artes mágicas, fazer desaparecer o seu tio, ficando em poder dos seus sapatos…


9. O rapto (10/12/1986)
Romano, que se encontra na posse do anel mágico, tenta a todo o custo testar os seus poderes quando pretende fazer desaparecer o Monumento das Descobertas, em Belém. Claro que o resultado não é o pretendido… Marta sugere-lhe, então, o rapto de Beatriz Cunha. Entretanto, Luigi Ferratini descobre a valiosa coleção de quadros, o que faz despoletar a operação “Janelas Verdes”…


10. Operação Janelas Verdes (17/12/1986)
O professor Vasco Cunha, por sugestão de Marta, encontra-se pela primeira vez com o mafioso Luigi Ferratini, que num gesto de boa vontade lhe restitui o diário e o anel mágico. Em contrapartida, fica com a tia do professor como refém até ao final da operação “Janelas Verdes”. Esta operação vai desenrolar-se tal como estava previsto no plano do mafioso Romano…


11. O grande bluff (07/01/1987)
Vasco Cunha é prevenido através de Óscar que a tia Beatriz se encontra em poder de Luigi Ferratini e que este a mantém sequestrada na cave da sua casa. Vasco Cunha decide libertá-la, contando com a ajuda de alguns dos seus alunos. Emília, a governanta, que entretanto regressou de férias, é também raptada, o que vem complicar ainda mais a situação…


12. La bella “Marta” (14/01/1987)
Beatriz Cunha e Emília Matos continuam sequestradas num horrendo subterrâneo, às ordens de Romano. Vasco Cunha não tem outra alternativa senão salvá-las. Prevenido por Marta, Romano tenta escapulir-se a nado, tentando atingir – imagine-se – a cidade de Nápoles! Porém, devido a uma avaria da bússola, aporta a Cascais, onde é preso pelas autoridades…

Produzida em 1985, O Anel Mágico estreou no dia 15/10/1986. Foi exibida às quartas-feiras, no Brinca Brincando.

Uma história policial-cómica ao estilo de Uma Aventura – não fossem Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada duas das autoras.

A série foi reapresentada aos sábados, ao meio-dia, de 25/07 a 10/10/1987.

Em 1990, foi novamente exibida, às quintas-feiras à tarde, no Espaço Infantil da RTP 2, entre 05/04 e 22/06.

Os exteriores da casa da família Cunha foram gravados na Casa da Guia, que na época se encontrava em avançado estado de degradação, bem visível pela quantidade de vidros partidos que as suas janelas apresentavam.

O palacete foi recuperado e é hoje um dos mais conhecidos espaços comerciais de Cascais.

No primeiro episódio, o fantasma do tio Afonso Leopoldo da Cunha foi interpretado por Varela Silva. No entanto, a partir do episódio seguinte, o personagem apareceu na pele do ator Luís Horta.

Varela Silva
Luís Horta

Irene Isidro também entrou no primeiro episódio como Irene, avó de Vasco. A partir do terceiro episódio, aparece uma sua irmã, interpretada por Mariana Rey Monteiro, que vem ocupar a mesma função.

Irene Isidro
Mariana Rey Monteiro

Também Marcello (Carlos César), o secretário de Ferratini, despede-se no início do segundo episódio, e de imediato assistimos à chegada de Romano (Jorge Nery), um personagem idêntico.

Ao longo da série, Romano apareceu com diversos visuais: primeiro, de cara lisa; depois, de barba; e, por último, com uma grande bigodaça.

Todas estas mudanças indiciam que as gravações da série decorreram durante vários meses.

Custódia Gallego aparece numa pequenina participação, no primeiro episódio.

Merece destaque a excelente banda sonora, onde predominavam temas de Rão Kyao, extraídos do seu álbum Estrada da Luz. O tema do genérico era Canção da Manhã, que viria também a ser incluído na banda sonora da telenovela Palavras Cruzadas.

A banda sonora incluía ainda temas interpretados por: António Pinho Vargas, Luciano Pavarotti, Heróis do Mar, Táxi, Xokmaiô e Rita Lee.

Partilhar:

O Anel Mágico