1. A descoberta (15/10/1986)
Vasco Cunha, professor de ginástica, recebe um convite das suas alunas para participar numa “festa verde”. Particularidade da festa: todos os convidados trajarem de verde. E, a partir desse momento, toda a sua vida sofre uma grande alteração, porquanto ao procurar no velho sótão da casa algo de insólito para levar à festa, encontra um anel mágico…
2. A festa verde (22/10/1986)
O perigoso Luigi Ferratini concentra toda a sua atenção na descoberta de um objeto mágico que se encontra na posse do professor Vasco Cunha. Para o efeito, contrata um investigador, que se revela um autêntico desastre. Entretanto, professor e alunos preparam-se para a “festa verde”. Mas, voltando a Ferratini, será que ele consegue descobrir o objeto mágico?
3. Um diário de família (29/10/1986)
Na posse de um objeto que julga mágico – mas que não é – Luigi Ferratini acusa os seus cúmplices de incompetência. Entretanto, chega a Lisboa a tia Beatriz, que recusa vender a casa a Ferratini. Vasco Cunha, saturado com os problemas que lhe traz o anel mágico e o fantasma do tio Afonso, decide devolver o anel a Beatriz. Esta recusa, e fala ao sobrinho da existência de um diário de família, onde tudo está registado…
4. Um jantar movimentado (05/11/1986)
Luigi Ferratini quer apoderar-se do diário dos Cunhas e encarrega Óscar e Romano de o tentarem conseguir. Aproveitando uma festa na casa dos Cunhas para a qual o professor havia convidado alguns alunos, Óscar e Romano entram na residência para roubar o diário mas são surpreendidos pela governanta. Ao mesmo tempo, um caso de amor começa a nascer entre Vasco e Marta, a secretária de Ferratini…
5. O gato Fritz (12/11/1986)
Luigi Ferratini e os seus homens conseguem finalmente saber, através do diário da família Leopoldo Cunha, que o objeto que transmite poderes mágicos ao professor Vasco Cunha é um anel. O diário menciona igualmente a localização da entrada para os subterrâneos da casa da Guia. De posse destes elementos fundamentais, Ferratini despede Óscar, o detetive. Vasco Cunha procura por todos os meios reaver o diário da família e sem querer conta com uma ajuda inesperada, a do gato Fritz.
6. Gato por diário (19/11/1986)
Como estava acordado entre Vasco Cunha e Luigi Ferratini, ambos se encontram no Castelo de S. Jorge para efetuar a troca do gato Fritz pelo diário dos Cunhas. Ingénuo como sempre, Vasco será enganado por Ferratini e o seu bando…
7. Os subterrâneos (26/11/1986)
Vasco Cunha e Óscar descobrem a passagem secreta que dá acesso aos subterrâneos da casa. Os homens de Ferratini não perdem tempo e dirigem-se aos subterrâneos pela entrada que fica do lado do mar. Irão os dois grupos encontrar-se?
8. O roubo do anel (03/12/1986)
Vasco e Óscar são recebidos à saída dos subterrâneos de uma forma assaz “original”… Entretanto, os mafiosos preparam cuidadosamente o encontro onde lhes serão facultados os planos do percurso do veículo que transporta uma preciosa coleção de obras de arte. Vasco Cunha consegue, através de artes mágicas, fazer desaparecer o seu tio, ficando em poder dos seus sapatos…
9. O rapto (10/12/1986)
Romano, que se encontra na posse do anel mágico, tenta a todo o custo testar os seus poderes quando pretende fazer desaparecer o Monumento das Descobertas, em Belém. Claro que o resultado não é o pretendido… Marta sugere-lhe, então, o rapto de Beatriz Cunha. Entretanto, Luigi Ferratini descobre a valiosa coleção de quadros, o que faz despoletar a operação “Janelas Verdes”…
10. Operação Janelas Verdes (17/12/1986)
O professor Vasco Cunha, por sugestão de Marta, encontra-se pela primeira vez com o mafioso Luigi Ferratini, que num gesto de boa vontade lhe restitui o diário e o anel mágico. Em contrapartida, fica com a tia do professor como refém até ao final da operação “Janelas Verdes”. Esta operação vai desenrolar-se tal como estava previsto no plano do mafioso Romano…
11. O grande bluff (07/01/1987)
Vasco Cunha é prevenido através de Óscar que a tia Beatriz se encontra em poder de Luigi Ferratini e que este a mantém sequestrada na cave da sua casa. Vasco Cunha decide libertá-la, contando com a ajuda de alguns dos seus alunos. Emília, a governanta, que entretanto regressou de férias, é também raptada, o que vem complicar ainda mais a situação…
12. La bella “Marta” (14/01/1987)
Beatriz Cunha e Emília Matos continuam sequestradas num horrendo subterrâneo, às ordens de Romano. Vasco Cunha não tem outra alternativa senão salvá-las. Prevenido por Marta, Romano tenta escapulir-se a nado, tentando atingir – imagine-se – a cidade de Nápoles! Porém, devido a uma avaria da bússola, aporta a Cascais, onde é preso pelas autoridades…