O Bando dos Quatro (1994)

Exibição:
11/07/1994 – 27/07/1994 (RTP 1)

Número de episódios:
13

Argumento e diálogos:
João Miguel

Música original:
Carlos Alberto Moniz

Diretor de produção:
Manuel Castro e Silva

Realização:
Rogério Ceitil

Elenco:
Adriano Luz – Quim
Alberto Quaresma – Chinês 2
Almeno Gonçalves – Ernesto
Ana Madureira – Rosinha
Ana Nave – Princesa
António Assunção – Ricardo
Diogo Infante – Fausto
Estrela Novais – Clara
Francisco Antunez – Miguel
João Lagarto – Chinês 1
José Gomes – Grande Chefe
Renata Estrela – Renata
Rita Salema – Super-Heroína
Rui Mendes – Professor
Teresa Sobral – Psicanalista
Victor Rodrigues – Super-Herói

Após analisar os manuscritos deixados pelo seu tetravô, o Professor Renato da Fonseca (Rui Mendes), arqueólogo, acredita ter descoberto a localização da Flauta de Pã. Com a ajuda do assistente Ricardo (António Assunção) e da secretária Rosinha (Ana Madureira), decide procurar o valioso objeto.

Professor, Ricardo e Rosinha

Em busca da flauta está também o bandido Fausto (Diogo Infante), para quem Rosinha trabalha como espia, e um grupo de chineses liderado por uma déspota Princesa (Ana Nave).

Fausto
Princesa

Para enfrentar os seus inimigos, o Professor ver-se-á em diversas situações de perigo, nas quais contará com a ajuda de dois misteriosos super-heróis, que são nada menos do que Renata (Renata Estrela), filha dele, e de Miguel (Francisco Antunez), filho de Ricardo – é graças a um sofisticado computador que os jovens se transformam nestes valentes seres.

Professor Renato da Fonseca (Rui Mendes)
É um arqueólogo “destemido, sempre a rir-se do perigo”. Ao encontrar, num livro escrito pelo seu tetravô, pistas acerca da localização da Flauta de Pã, acredita estar prestes a fazer a descoberta da sua vida.

Ricardo (António Assunção)
Assistente do Professor, a quem é fiel, apesar dos meses de ordenado que tem em atraso. Medroso e pouco hábil, recusa-se a executar tarefas que exijam qualquer tipo de esforço da sua parte. Do que gosta mesmo é de ler A Bola. Pela-se de medo de múmias.

Rosinha (Ana Madureira)
Secretária do Professor. É valente e dá socos como ninguém. Trabalha como espia para Fausto, por quem é apaixonada.

Renata (Renata Estrela)
Filha do Professor. Inteligente e sagaz, age de forma invisível para ajudar o pai, quando este se mete em sarilhos.

Miguel (Francisco Antunez)
Filho de Ricardo, amigo inseparável de Renata. É perito em programação informática.

Clara (Estrela Novais)
Mulher de Ricardo e mãe de Miguel. Bastante mais desenvolta que o marido.

Princesa (Ana Nave)
Princesa chinesa que também procura a Flauta de Pã, acreditando que a sua descoberta fará com que seja condecolada. Não sabe confecionar pratos chineses, mas dá cartas na cozinha tradicional portuguesa. Suspeita-se que seja filha de um vendedor de gravatas.

Chinês 1 (João Lagarto)
Trabalha ao serviço da Princesa, que o escraviza a si e ao seu companheiro inseparável, e que a todo o momento ameaça fazer as suas cabeças lolal no chão. Tem um chapéu de coco que utiliza como arma de arremesso.

Chinês 2 (Alberto Quaresma)
Outro servo da Princesa, bastante mais vulnerável que o seu parceiro. Repete tudo o que ele diz (quais irmãos Dupont e Dupond). Não é à toa que o seu passatempo são as revistas do Tintim…

Grande Chefe (José Gomes)
Vem para Portugal após o fracasso da Princesa na missão de obter a flauta. Apresenta alguns sinais de senilidade e é facilmente deposto por um dos chineses. Cita de forma constante (e extenuante) “provélbios da sua aldeia”.

Fausto (Diogo Infante)
É um bandido impiedoso, cujo principal objetivo, no momento, é obter a posse da Flauta de Pã, contando para isso com a ajuda de Rosinha e de dois capangas, Quim e Ernesto. Tem, contudo, alguns problemas do foro íntimo, que carrega desde a infância e que não consegue resolver.

Psicanalista (Teresa Sobral)
Dá consultas a Fausto todas as quintas-feiras à tarde. Rejeita o amor do seu paciente, acreditando que ele sofre do Complexo de Édipo e que vê nela a figura da mãe que nunca conheceu.

Quim (Adriano Luz)
Capanga de Fausto. Embora enamorado de Rosinha, é um pinga-amor que se apaixona de forma instantânea por qualquer rabo de saias. Uma visita à sua mãe fá-lo questionar a continuidade da sua carreira de bandido.

Ernesto (Almeno Gonçalves)
O outro capanga de Fausto. Ao contrário de Quim, é frio e racional.

Computador
Programado por Miguel, é um aparelho com superpoderes, capazes de fazer carros andarem sozinhos e de transformar Miguel e Renata em super-heróis.

Super-Herói (Victor Rodrigues)
É a identidade secreta de Miguel, quando investido dos superpoderes conferidos pelo computador.

Super-Heroína (Rita Salema)
É a identidade secreta de Renata, quando investida dos superpoderes conferidos pelo computador.

1. (11/07/1994)
O Professor dirige-se a um alfarrabista, onde encomendou um livro de exemplar único, escrito pelo seu tetravô. Poucos minutos antes, entrara também no estabelecimento um Chinês, que entretanto lhe rouba o livro. Numa perseguição vertiginosa, Rosinha consegue reaver o valioso objeto. Já em casa, o Professor encontra no livro a localização da flauta de Pã, no túmulo do faraó Ramsés, no Egito.

Participação especial:
Manuel Castro e Silva – Hermenegildo


2. (12/07/1994)
Rosinha fala a Fausto sobre o livro e sugere-lhe que a melhor forma de o obterem será assaltar a casa do Professor quando ela se encontrar lá, para não levantar suspeitas. E assim acontece. Mas o Professor oferece total resistência ao assalto, até que Rosinha entrega “o ouro” aos bandidos. Disfarçados de super-heróis, Renata e Miguel salvam a situação.


3. (13/07/1994)
Rosinha segue os chineses e consegue descobrir a localização do seu esconderijo. A Princesa fica maravilhada ao ver o livro, pois acredita que isso lhe renderá uma condecoração. Fausto vai à sua consulta semanal com a psiquiatra e, uma vez mais, declara-se a ela, sem grande sucesso. Fausto ordena aos seus homens que roubem o livro aos chineses.


4. (14/07/1994)
Os homens de Fausto exigem que a Princesa lhes entregue o livro. Apesar de Quim se apaixonar pela oriental e tentar fazer a coisa com delicadeza, a Princesa ataca-os; ainda assim, conseguem fugir com o livro. Os Chineses vão atrás deles, mas, por engano, vão parar a uma festa de jovens e por lá ficam. Rosinha sugere a Fausto que a melhor forma de decifrar o livro é raptando o Professor…


5. (15/07/1994)
Os Chineses chegam mais rápido e raptam o Professor e Ricardo. Estes recusam-se a falar e são ameaçados com tortura chinesa. O carro vai à escola buscar Renata e Miguel, e estes, com disfarces de super-heróis, vão salvar os seus pais. Uma vez libertados, o Professor e Ricardo procuram boleia para irem e embora e acabam por entrar precisamente no carro dos homens de Fausto…


6. (18/07/1994)
Fausto tenta chegar a um acordo com o Professor, mas este não se deixa comprar. Os super-heróis entram em ação e libertam novamente os prisioneiros. Cansados da vida de bandidos, Quim e Ernesto pedem a demissão a Fausto, não sem antes exigirem todos os seus direitos trabalhistas. Rosinha sugere que o livro fique com Ricardo.


7. (19/07/1994)
Depois do falhanço da missão de obtenção do livro, além de não ser condecorada, a Princesa por pouco não é decapitada pelo Grande Chefe. Fausto desentende-se com a sua psiquiatra, pois esta não acredita que ele tenha visto super-heróis. Por indicação de Rosinha, Fausto assalta a casa de Ricardo, na tentativa de recuperar o livro.


8. (20/07/1994)
Renata e Miguel têm um desentendimento devido à briga que houve entre os seus pais, mas o computador consegue reconciliá-los. Quim e Ernesto mudaram de ramo e estão agora à frente de uma roulotte. O Grande Chefe dos chineses quer Rosinha a trabalhar para eles. Ela resolve aceitar, apesar da oposição de Fausto. O Professor conclui que a verdadeira flauta está em Portugal.

Participações especiais:
António Melo – Assaltante 1
Jorge Estreia – Assaltante 2


9. (21/07/1994)
Apesar das ameaças de maldições proferidas pelo Grande Chefe, um dos chineses rebela-se e assume o comando, pondo tanto o Grande Chefe como o seu companheiro a trabalhar para ele. O Professor tece críticas ao computador, e este, para se vingar, põe o seu carro a voar. Aterrorizado com o sucedido, o Professor pede a Ricardo que teste a condução do veículo.


10. (22/07/1994)
O Professor decide ir até Tomar, à procura da flauta. A Princesa procura Quim e Ernesto para lhes propor uma sociedade e acaba por ficar a viver com eles. Também Fausto oferece sociedade a Rosinha. Esta aceita, mas, não satisfeita, acena a Quim com a promessa de ficarem juntos, convencendo-o a participar num plano contra Fausto.


11. (25/07/1994)
Em Tomar, na Mata dos Sete Montes, o Professor encontra finalmente a flauta, enterrada. Rosinha faz com que ele fique um momento a sós, e Fausto aproveita para lhe roubar a flauta. Quando entra em casa, Fausto tem à sua espera Quim e Ernesto, e descobrem que ambos foram ludibriados por Rosinha. Ao saber do roubo, Renata pensa numa forma de ajudar o pai.


12. (26/07/1994)
Quim e Ernesto voltam a trabalhar para Fausto, com a condição de levarem a Princesa com eles. Rosinha é rejeitada por Quim. Logo em seguida, descobre que foi enganada pelos Chineses, mas acabam por, juntos, assaltar a casa de Fausto e tomar novamente a flauta. A Princesa cuida de Fausto, que se interessa por ela.


13. (27/07/1994)
A psicanalista de Fausto surpreende-o agarrado à Princesa e declara-se finalmente a ele, que fica dividido. Rosinha arrepende-se e confessa ao Professor a sua traição, mas ele perdoa-a. Os super-heróis recuperam a flauta e restituem-na ao Professor, mas, mais tarde, surge um ser do outro mundo que quer levá-la embora…

Participação especial:
Alexandra Diogo – Mãe de Pã

Depois de um trabalho com um registo mais sério – O Beijo de Judas –, Rogério Ceitil fez renascer o espírito de comédia de Duarte & C.ª.

A série foi exibida diariamente, em julho de 1994, nas tardes da RTP 1.

Sendo certo que Duarte & C.ª agradava aos públicos de todas as idades, O Bando dos Quatro era assumidamente destinada aos mais novos. A atestá-lo, estava a presença na história de uma dupla de super-heróis.

Eram diversas as influências da clássica série que podíamos encontrar nesta “releitura”:

– Desde logo, a dupla de protagonistas – Professor Renato da Fonseca (Rui Mendes) e Ricardo (António Assunção) – apresentava perfis idênticos aos homólogos Duarte e Tó, interpretados pelos mesmos atores.

Duarte e Tó
Professor e Ricardo

– Também a secretária Rosinha (Ana Madureira) foi visivelmente decalcada da célebre Joaninha, vivida por Paula Mora.

Joaninha
Rosinha

– O gangster Fausto (Diogo Infante) foi buscar algumas características de Lúcifer (Guilherme Filipe).

Lúcifer
Fausto

– Por fim, se em Duarte & C.ª tínhamos um Chinês (Frederico Cheong) que jurava a pés juntos ser japonês, em O Bando dos Quatro havia chineses a sério, que, no primeiro episódio, fizeram questão de clarificar que não eram japoneses.

O chinês que era japonês...
... e os chineses que não eram japoneses

Contudo, estas semelhanças não desmereceram em nada O Bando dos Quatro. Antes pelo contrário, foram ingredientes que tornaram o resultado ainda mais apelativo.

O título da série, com evidentes motivos orientais, fazia pensar nos tempos em que, na China, a antiga mulher de Mao fazia política com os seus outros três companheiros de bando.

A equipa deslocou-se a Tomar para a gravação de algumas cenas.

Charolinha da Mata dos Sete Montes

António Assunção e Estrela Novais repetiram o mesmo casal que haviam formado em O Beijo de Judas, mantendo inclusivamente os mesmos nomes.

A atriz Sónia Brazão surgiu numa pequena participação.

Em 2000, Renata Estrela, a intérprete da filha do Professor Renato da Fonseca, foi a única vencedora do concurso Quem Quer Ser Milionário, na fase em que este foi apresentado por Carlos Cruz, tendo auferido a quantia de 50 mil contos.

Francisco Antunez, o intérprete de Miguel, tornou-se realizador de televisão e cinema.

Em 2004, a TVI estreou uma série com o mesmo título, que nada tem que ver com esta. Trata-se de uma adaptação da coleção juvenil homónima, da autoria de João Aguiar.

Partilhar:

O Bando dos Quatro (1994)