1. O suspeito (16/08/1990)
O “Cacilheiro do Amor” inicia a sua viagem inaugural pelas águas do Tejo. A princípio, as coisas parecem correr pelo melhor. Pela parte que lhes toca, o comandante Teodósio e os membros da tripulação fazem o que podem para agradar a todos os passageiros. Mas em breve os distintos viajantes (alguns não tão distintos como isso…) começam a exigir o impossível. A começar no “chato” propriamente dito e nomeado, que atormenta o barbeiro com perguntas do arco-da-velha, e a acabar no “homem da mala”, suspeito de contrabando que se envolve com Josefa, a diretora do cruzeiro, não há ninguém que não levante ondas…
2. Miss Tejo (23/08/1990)
Reina grande agitação a bordo, com a realização da eleição de Miss Tejo. As várias candidatas são acolhidas com pompa e circunstância pela imprensa, que pretende saber os planos e sonhos das cinco beldades. No entanto, tal “abordagem” revela-se difícil, pois atrás delas, e sem nunca as perder de vista, anda Frau Grünchen, a severa precetora militarista, que não admite graças. Octávio está satisfeitíssimo com a presença a bordo de Nelson Wanderley, cronista social que, facilmente, lhe consegue arrancar uma revelação explosiva sobre uma das misses. Um contratempo surge no momento crucial, quando o cetro da vencedora é roubado.
3. Meu amor é pirata (30/08/1990)
O Comandante Teodósio fica surpreendido, quando vê chegar ao barco Clemente, pirata genuíno, seu colega de infância. No posto médico reina grande excitação, pois vai ser realizada a primeira intervenção cirúrgica numa doente que padece de um estranho vírus. Josefa encontra um velho amante, o Bambino d’Oro, e ambos recordam os bons velhos tempos. Mas quando Gian Carlo repara na Belle Dominique, a atração desta viagem até Porto Brandão, Josefa passa para segundo plano! Clemente, o pirata, faz a inspeção ao navio do seu amigo e é seguido por quatro fortalhaços que finge não conhecer. Mas esses homens serão os protagonistas de uma grande viragem no estado de coisas reinante.
4. Torres do Tejo (06/09/1990)
Óscar Torres, um famoso arquiteto, decide embarcar no Cacilheiro rumo a Almada, para poder estudar, com calma, um novo projeto: a construção das Torres do Tejo. A bordo vão, também, Amável, de profissão pato-bravo, e o Embargador, que só pensa em embargar os projetos que lhe aparecem pela frente. Um caçador de autógrafos consegue infiltrar-se a bordo, e quase é atirado à água pelo segurança Simões. Um casal de namorados também participa no “cruzeiro” com a intenção de tomar sérias e finais decisões sobre as suas complicadas vidas…
5. À deriva (13/09/1990)
A grande estrela desta viagem ao Montijo é a mãe do comandante Teodósio. Excetuando as várias intromissões em todos os setores do navio e as consequentes discussões com os responsáveis, a sua presença não causa grande transtorno. Até ao momento em que ela própria decide… tomar o leme do navio! Tranca-se a sete chaves na ponte de comando e provocará a maior confusão a bordo! Manitas de Ouro, o carteirista, consegue roubar as coisas mais incríveis nas situações mais difíceis. Um ferrenho sócio, adepto do Montijo, faz os possíveis para a atrair as atenções de D. Branca, uma viúva riquíssima, e propõe-lhe a compra do Clube.
6. Barco parado de água fria…
A tripulação do cacilheiro recebe mais um conjunto de estranhas personalidades, desta vez para uma viagem até Vila Franca de Xira. Entre os passageiros, estão o toureiro Domingos Parker Coelho e a famosa atriz Elsa Mineli, que deixa todos em estado de euforia com a sua presença. Correm rumores de que o navio vai ser vendido a Zonazis, um magnata estrangeiro. Acontece que o Comandante não consegue pôr o motor a trabalhar, fazendo a tripulação respirar de alívio, achando que assim o negócio não irá para a frente. Mas Teodósio não descansa enquanto não descobre por que razão o barco está parado.
7. O inspetor
O cacilheiro recebe a bordo o inspetor Batalha. Trata-se de um inspetor de finanças, na mira do qual ficam todos quantos fogem ao fisco. Utilizando uma grande diversidade de disfarces, Batalha consegue desmascarar todas as pessoas que não têm os impostos devidamente regularizados. Não tarda a que as vítimas se unam e armem uma conspiração contra o inspetor, que resulta num acontecimento trágico…
8. Triângulo mágico
Desta feita, o cacilheiro do amor organiza uma viagem temática até ao Seixal: trata-se de um “cruzeiro dos mágicos”, contando com a presença de vários ilusionistas, bruxas, videntes e afins. Nem o Aladino e o génio da lâmpada incandescente faltam ao evento. Duas bruxas resolvem divertir-se e transformar o Tejo num autêntico Triângulo das Bermudas…