Exibição:
18/11/1983 – 10/02/1984 (RTP 1)
Número de sessões:
13
Autoria:
Júlio Isidro
Apresentação:
Manuela Moura Guedes
Realização:
João Serradas Duarte
Exibição:
18/11/1983 – 10/02/1984 (RTP 1)
Número de sessões:
13
Autoria:
Júlio Isidro
Apresentação:
Manuela Moura Guedes
Realização:
João Serradas Duarte
Baseado no velho Jogo da Glória e conduzido por Manuela Moura Guedes, O Caminho da Glória é um miniconcurso em que, durante cerca de meia hora, os concorrentes se empenham na conquista da glória e de variados prémios.
Os participantes vestem-se com túnicas de padrões diferentes, correspondentes às letras A, B, C e D, e colocam-se sobre um tabuleiro representado no solo do estúdio. Com vista a atingir a meta, vão avançando o número de casas determinado pela roleta eletrónica.
O seu percurso é, no entanto, bastante acidentado, já que pelo meio existem 11 estações que ditam tarefas ou castigos aos quais os participantes terão de se submeter.
As tarefas, algumas delas mais ou menos ingratas, podem ser de ordem física, artística e intelectual, tais como:
– saltar à corda 10 vezes sem parar;
– avançar um determinado número de casas dentro de um saco;
– transportar uma bola de ping-pong numa colher de pau segura pelos dentes;
– interpretar uma canção;
– dançar um tema folclórico;
– fazer uma imitação;
– responder a perguntas sobre teatro, cinema, rádio, televisão, etc.
Já os castigos, podem passar por regressar ao início do jogo ou esperar que todos os adversários passem à frente para voltar a jogar.
Ao longo do jogo, se cumprirem com sucesso as tarefas que lhes são designadas, os concorrentes têm a possibilidade de acumular diversos prémios. Ganha o primeiro prémio o concorrente que, mesmo não atingindo a meta, conseguir avançar o maior número de casas.
O Caminho da Glória foi um concurso em moldes inéditos na RTP 1, quer no seu horário de exibição (19:30) quer na duração (25 minutos). Era, por este motivo, classificado como “miniconcurso”.
A exibição nos fins de tarde de sexta-feira tinha como objetivo captar o interesse do público juvenil, o que também foi conseguido pela presença em estúdio de uma plateia essencialmente jovem.
Na sessão experimental, exibida no dia 18/11/1983, os concorrentes foram Joaquim Bastinhas (cavaleiro tauromáquico), Cândida Branca Flor, Dulce Guimarães e António Variações.
Com uma forte componente publicitária, o miniconcurso teve o patrocínio de diversas marcas:
– Relógios Pulsar Quartz
– Kibom
– Frami
– Moviflor
– Singer
– Taurus
Manuela Moura Guedes apenas regressaria à apresentação de concursos em 2013, com Quem Quer Ser Milionário.