O Jardim do Celestino

Exibição:
21/10/1983 – 29/01/1984 (RTP 1)

Número de programas:
13

Apoio pedagógico:
Maria Rosa Colaço

Produção:
Arlete Perdigão

Realização:
Maria de Lurdes Carvalho

Elenco:
Badaró
Amélia Videira
Fernando Gomes
Guida Maria
José Júlio Lopes
Julie Sergeant
Nico
Raquel
Patrícia Poeira
Pedro Videira

O Jardim do Celestino é um espaço de sonho e magia, onde há lugar para a música e para o humor, numa intenção de ir ao encontro das “coisas pequeninas” do universo infantil.

No Jardim do Celestino
Giroflé-flé-flá
Estão meus sonhos de menino
Giroflé-flé-flá

Badaró, mentor e figura central do projeto, explicou que este seria um programa essencialmente para crianças, mas não apenas para crianças: “O mundo da criança é um mundo mágico ao qual o adulto, sempre que pode, gosta de regressar em busca do tempo perdido. Daí que tivesse imaginado, como figura central do programa, o Celestino, um bombeiro voluntário da Cavalaria Aérea da Marinha da Outra Banda, um enternecedor velhinho, de cabelos brancos e sobrancelhas da mesma cor, para quem o jardim representa todo o seu mundo. O seu papel, no fundo, é o de recolher, num saco, os sonhos que as crianças e os velhos deixam nos jardins”.

Os dois primeiros episódios de O Jardim do Celestino foram exibidos à sexta-feira, às 18:30. Em seguida, o programa trocou de horário com a série Bicho do Conto, apresentada por Cristina Bettencourt, transitando desta forma para o domingo de manhã.

Mais uma vez, Badaró provou a sua versatilidade, desdobrando-se em inúmeras figuras, tais como o Celestino, o “Senhor dos Berros” e um espantoso “Bebé” que falava como os adultos.

O célebre chinesinho Limpopó, que conhecíamos de Eu Show Nico, também marcou presença, desta feita como comentador de alguns acontecimentos ocorridos em Lisboa no dia-a-dia.

Pequenos sketches humorísticos foram a espinha dorsal de O Jardim do Celestino. Badaró contracenou com os atores Amélia Videira, Guida Maria, Fernando Gomes e José Júlio Lopes e com os pequenos Julie Sergeant, Nico, Raquel, Patrícia Poeira e Pedro Videira.

Cada programa teve a execução de duas músicas originais, da autoria de Badaró, Maria Rosa Colaço, Rui Cardoso e Luís Duarte. Houve ainda lugar a um momento de bailado inspirado nos mais diversos ritmos.

Foi lançado um single com o tema principal do programa e com um tema de Natal, A Santa Ceia.

Partilhar:

O Jardim do Celestino