O Meu Pequeno Pónei

Título original:
My Little Pony (EUA)

Exibição:
17/10/1987 – 14/05/1988 (RTP 1)

Número de episódios:
31

Produção:
Marvel Productions
Sunbow Productions
Hasbro

Versão portuguesa

Tradução:
Espirídia Viterbo

Som:
Fernando Rocha
Sérgio Figueiredo

Vozes:
Emília Silvestre – Botões
Fernando Sá
João Paulo Costa
Jorge Mota – Moochick
Jorge Paupério – Fumaça
Josefina Ungaro – Marta
Margarida Machado – Laçarote
Rosa Quiroga – Bolhas / Surpresa
Teresa Miranda – Tempestade / Beto
Zélia Santos – Lufada / Guida

Canção do genérico:
Maria do Amparo

Direção (canções):
Samuel

Direção (interpretação):
Jorge Mota
Jorge Paupério

Produtor:
Branco da Cunha

O País dos Póneis é um mundo mágico, onde vive todo o tipo de fantásticas criaturas, destacando-se, naturalmente, os Pequenos Póneis das mais diversas espécies: Terrestres, Pégasos, Unicórnios, Esvoaçantes e Marinhos são as mais conhecidas.

No Vale do Sonho, fica situada a Estância do Paraíso, onde vivem alguns póneis na companhia dos seus amigos, como o dragão Fumaça e os humanos Marta, Beto e Guida.

Mas nem tudo são rosas no País dos Póneis, que se vêem frequentemente confrontados com seres maléficos – tais como bruxas, monstros e até fantasmas – que os perseguem, aprisionam e torturam.

Póneis Terrestres

Mosquiteira (Cupcake)

Estrela Mágica (Magic Star)

Cereja Jubilada (Cherries Jubilee)

Pão Doce (Gingerbread)

Gulosa (Lickety-Split)

Pomposa (Posey)

Sombreada (Shady)

Recheada (Sweet Stuff)

Sincera (Truly)

Póneis Pégasos

Lufada (Wind Whistler)

Pulsação (Heart Throb)

Medalhão (Locket)

Claridade (Twilight)

Orgulhosa (Lofty)

Mascarada (Masquerade)

Estrela Polar (North Star)

Paraíso (Paradise)

Surpresa (Surprise)

Sibilante (Whizzer)

Unicórnios

Botões (Buttons)

Tempestade (Gusty)

Bolhas (Fizzy)

Laçarote (Ribbon)

Galáxia (Galaxy)

Mímica (Mimic)

Póneis Bebés

Bebé Carícias (Baby Cuddles)

Bebé Saltitante (Babby Tiddly)

Bebé Semifusa (Baby Half Note)

Bebé Laçarote (Baby Ribbon)

Bebé Orgulhosa (Baby Lofty)

Bebé Pulsação (Baby Heart Throb)

Bebé Gulosa (Baby Lickety-Split)

Póneis Marinhos (Baby Sea Ponies)

Póneis Esvoaçantes

Pó Rosado (Rosedust)

Glória da Manhã (Morning Glory)

Madressilva (Honeysuckle)

Flor de Pêssego (Peach Blossom)

Miosótis (Forget-Me-Not)

Humanos

Marta (Megan)

Guida (Molly)

Beto (Danny)

Outros amigos dos póneis

Fumaça (Spike)

Moochick (Moochick)

Cenoura (Rabbit)

Penugentos (Bushwoolies)

Encaracolados (Furbobs)

Carapaças (Stonebacks)

Vulcão da Escuridão

Hedionda (Hydia)

Manchada (Draggle)

Fumosa (Reeka)

Aranhão (Aagh)

Abelhândia

Abelha Rainha (Bumble)

Ferrão (Sting)

Aguçada (Pointer)

1. O fantasma da Estância do Paraíso (I) (17/10/1987)
The ghost of Paradise Estate (I)

Uma ameaça fantasmagórica paira sobre a Estância do Paraíso. O fantasma é, na verdade, um “pena” chamado Pluma, que apareceu para recuperar metade de um amuleto que está enterrado debaixo da estância. Trata-se de uma imposição do Tirano, que exige esse amuleto em troca da liberdade de Rijo, o avô de Pluma.


2. O fantasma da Estância do Paraíso (II) (24/10/1987)
The ghost of Paradise Estate (II)

Pluma conseguiu encontrar a metade do amuleto que se encontrava debaixo da casa. Agora, o seu objetivo é libertar o avô, que ainda se encontra em cativeiro. O que Pluma e os póneis não imaginam é que, após conseguir a pedra-relâmpago de volta, o Tirano pretende inundar por completo o País dos Póneis…


3. Luzes bilhantes (I) (31/10/1987)
Bright lights (I)

Bebé Pulsação, Bebé Orgulhosa e Bebé Semifusa querem pertencer ao coro do Cavaleiro da Sombra, acabando por se meter num grande sarilho, já que o famoso artista lhes rouba as suas sombras e, consequentemente, toda a sua energia…


4. Luzes brilhantes (II) (07/11/1987)
Bright lights (II)

Marta e Guida, com a ajuda do Cavaleiro da Sombra e dos habitantes do Vale Soturno, vão tentar reaver as sombras dos póneis-bebés, que se encontram em poder de Érebo e Zebo.


5. As moedas mágicas (I) (14/11/1987)
The magic coins (I)

Os póneis marinhos descobrem uma arca cheia de moedas de ouro com poderes especiais. Os póneis rapidamente percebem que conseguem fazer desejos tornar-se realidade. Mas Bebé Gulosa coloca o País dos Póneis em estio quando deseja que nunca mais chova…


6. As moedas mágicas (II) (21/11/1987)
The magic coins (II)

Quando descobrem que as moedas mágicas pertencem ao antipático gigante Miguelique, os póneis tentam persuadi-lo a reverter todos os seus desejos, para que o País dos Póneis regresse ao normal…


7. A princesa dos espelhos (I) (28/11/1987)
The glass princess (I)

Os pequenos póneis preparam-se, muito excitados, para dar início às suas olimpíadas. Entretanto, Porcina, que tem a sua capa rota, quer um tecido mágico para a remendar e, ao saber que as crinas dos póneis têm poderes mágicos, começa a engendrar um plano para os raptar.


8. A princesa dos espelhos (II) (05/12/1987)
The glass princess (II)

Porcina obriga os póneis a trabalharem duramente para lhe acabarem a sua bela capa. Ameaça-os de que, se não o fizerem, todos serão transformados em espelhos. Será que Sombreada consegue salvar os seus amigos, sabendo que a magia de Porcina está na capa?


9. O regresso de Tambelão (I) (12/12/1987)
The return of Tambelon (I)

Enquanto brincam às escondidas, os unicórnios começam a desaparecer magicamente, sem conseguir regressar, pondo os seus amigos em alvoroço e com receio de algo de grave lhes tenha acontecido.


10. O regresso de Tambelão (II) (19/12/1987)
The return of Tambelon (II)

Os Penugentos só pensam em fugir e sonham encontrar uma saída capaz de os levar ao exterior. Tentam, então, descobrir a fraqueza de Grogar, e acham que ela reside no sino que ele usa à volta do pescoço.


11. Flores fugitivas (26/12/1987)
Fugitive flowers

Sibilante e Mascarada vêem o seu jardim ser invadido por uns animais estranhíssimos – os caranguejolas. Não são nada bonitos, e elas pensam tratar-se dos inimigos que andam a destruir as simpáticas Flórias.


12. A revolta da Estância do Paraíso (02/01/1988)
The revolt of Paradise Estate

Na Estância do Paraíso, a mobília, o candeeiro e a cadeira estão animados, pois sabem que uma pintura nova renova o espírito e o mundo ganha vida. Mas outras peças de mobiliário recordam com saudade o tempo dos póneis e a forma gentil como eles estimavam tudo, e descobrem que apenas quando se perdem as coisas é que se lhes dá valor.


13. Desgraçado de mim (09/01/1988)
Woe is me

Neste episódio, temos um encontro com um azarento que vai deixar de o ser, graças a uma bruxa má, que afinal não era tão má como se julgava… Mas porque era tão azarento o azarento? E como conseguiu ele mudar a sua vida?


14. Tritão, o cão de pedra (16/01/1988)
Crunch, the rockdog

Um penugento aterrorizado avisa os póneis de que Tritão, o cão de pedra, partiu das Montanhas Púrpuras e está a chegar. Tritão é uma massa de rocha viva que transforma tudo em pedra, e somente a pedra-coração os poderá ajudar…


15A. O cachorrinho dos póneis (23/01/1988)
Pony puppy

Bebé Saltitante cai à água e é salva por um cachorrinho chamado Dino. Os póneis decidem ficar com ele e construir-lhe uma casota. Quando o novo animal de estimação reencontra os seus amigos, os póneis enchem-se de tristeza na hora da despedida…

15B. Recheada e a caça ao tesouro (23/01/1988)
Sweet Stuff and the treasure hunt

Primeiro dia de outono. Apesar de haver tarefas outonais para fazer, Mosquiteira, Sincera e Gulosa decidem pôr os folguedos à frente do trabalho e brincar um pouco primeiro. O mesmo acontece com os restantes póneis, que se divertem com o jogo da caça ao tesouro.


16. Está frio lá fora (30/01/1988)
Baby, it’s cold outside

Os pequenos póneis aproveitam a neve para fazer um boneco e atirar-lhe bolas, mas Galáxia está preocupada, pois não é normal nevar nesta época do ano. Trata-se de um plano diabólico, que cabe aos póneis descobrir e neutralizar…


17A. Um pequeno truque de magia (06/02/1988)
Little piece of magic

Os póneis bebés aborrecem-se de jogar às damas e pedem a Botões para brincar com eles. Mas Botões sugere-lhes que se entretenham sozinhos com a ajuda da bola mágica.

17B. A grande balbúrdia (06/02/1988)
Mish Mash Melee

Os pequenos póneis decidem ir à Floresta da Ilusão, onde vão travar conhecimento com os seres que habitam no fosso.


18. Através da porta (13/02/1988)
Through the door

Estrela Polar, Orgulhosa e Paraíso resolvem fazer explorações. Na Rocha Maciça, encontram uma porta dourada – com a indicação “Entrada proibida” –, que fornece acesso ao País das Lendas, um reino distante e misterioso para a qual foi empurrada a mais temível criatura que aterrorizou o País dos Póneis.


19A. O pretendente a cavaleiro (20/02/1988)
Would be dragon slayer

Marta e os póneis ajudam Alonso a praticar uma boa ação para este se tornar cavaleiro. Na procura da boa ação, encontram Sir Hunguenote, a princesa Sibilina e a sua fada-madrinha Emilidia.

19B. A grande cabriola do arco-íris (20/02/1988)
The great rainbow caper

Beto e o pónei Princesa vão dar um passeio, sendo aprisionados por Gok e Gluta, os grandes inventores que esperam assim ter oportunidade de exigir a Marta o Arco-Íris de Luz, em troca da libertação de ambos.


20. O fim do Vale do Alvoroço (I) (27/02/1988)
The end of Flutter Valley (I)

Os pequenos póneis estão a caminho do Vale do Alvoroço para a celebração da “terça-feira solar” com os póneis esvoaçantes. Enquanto isso, as bruxas do Vulcão da Escuridão preparam-se para acabar com a festa…


21. O fim do Vale do Alvoroço (II) (05/03/1988)
The end of Flutter Valley (II)

As bruxas traçam um plano para roubar a pedra solar do Vale do Alvoroço. Sem esta pedra, o vale ficará murcho e escuro. Precisando de ajuda para derrotar os póneis esvoaçantes, Fumosa e Manchada viajam até à Abelhândia, em busca da Abelha Rainha e das abelhas fora-da-lei, que também detestam os póneis esvoaçantes…


22. O fim do Vale do Alvoroço (III) (12/03/1988)
The end of Flutter Valley (III)

A pedra solar está em poder da Abelha Rainha, mas começa a sobreaquecer e pega fogo à Abelhândia. Por sua vez, o Vale do Alvoroço começa a ficar cada vez mais escuro, e os pequenos póneis fazem uma tentativa desesperada para se escaparem da teia do Aranhão.


23. O fim do Vale do Alvoroço (IV) (19/03/1988)
The end of Flutter Valley (IV)

A Abelha Rainha aprisionou os póneis esvoaçantes num favo de mel. Glória da Manhã consegue libertar-se e procura a ajuda de Marta. É necessário libertar os póneis esvoaçantes, recuperar a pedra solar e colocá-la novamente no Vale do Alvoroço. Tudo isto antes do pôr-do-sol…


24. O fim do Vale do Alvoroço (V) (26/03/1988)
The end of Flutter Valley (V)

Os carapaças, inesperadamente, acabam por se tornar os grandes responsáveis pela libertação dos póneis esvoaçantes. Agora, é uma corrida contra o sol. Ainda haverá tempo de salvar o Vale do Alvoroço?


25. O voo para o castelo das nuvens (02/04/1988)
Flight to cloud castle

O gnomo Garrido conta aos póneis que o seu fiel amor, Ariel, dorme num sono encantado num castelo flutuante, que não consegue alcançar. O pai de Ariel era um feiticeiro que a pôs a dormir, para que apenas um apaixonado suficientemente corajoso para enfrentar os perigos do castelo flutuante possa chegar ao quarto onde ela está adormecida. Com a ajuda dos outros póneis, Garrido está prestes a consegui-lo, mas aguarda-o uma surpresa.


26A. A busca de Fumaça (09/04/1988)
Spike’s search

Fumaça descobre que já consegue cuspir fogo e decide partir à procura de quem o ensine a controlar esse dom. Junta-se então a um grupo de dragões adultos, mas o que encontra não é o que esperava…

26B. O príncipe e os póneis (09/04/1988)
The prince and the ponies

Os póneis ajudam um príncipe e uma princesa, quando são convidados para uma festa no palácio. Enquanto isso, os póneis bebés aprendem que é preciso ter cuidado com aquilo que se deseja…


27. As ferraduras douradas (16/04/1988)
The golden horseshoes

Mímica está doente. Marta e os póneis pedem ajuda a Moochick. Este diz-lhes que, para Mímica ficar boa, é preciso unir quatro ferraduras douradas, que estão espalhadas por vários sítios.


28. O concurso das Póneis Princesas (I) (23/04/1988)
The quest of the Princess Ponies (I)

O equilíbrio mágico do País dos Póneis sofre perturbações quando Vulcânico, líder dos Demónios da Lava, rouba as varinhas mágicas das Póneis Princesas. Como não sabe usá-las, captura todas as Póneis Princesas, com exceção de Sedosa, que voa para a Estância do Paraíso, para pedir ajuda a Marta. Prestes a serem metidas, por Lodo, num fosso de lava, as Póneis Princesas são salvas por um terramoto. Fumaça e os Penugentos, que tinham conseguido escapar, encontram as Arcas de Gelo, velhos inimigos dos Demónios da Lava.


29. O concurso das Póneis Princesas (II) (30/04/1988)
The quest of the Princess Ponies (II)

Sedosa e Marta pedem ajuda a Moochick para recuperar as varinhas de condão e libertar as Póneis Princesas. Enquanto isso, Vulcânico, fazendo uso das varinhas mágicas, transforma-se em cristal, tornando-se ainda mais perigoso.


30. Sonâmbula (07/05/1988)
Somnambula

Na Estância do Paraíso, os póneis preparam uma festa para receber os póneis mais velhos, que regressam depois de um ano de ausência, mas alguns deles são levados pela bruxa Sonâmbula.


31. A malvada Catarina (14/05/1988)
Escape from Katrina

Os penugentos querem fugir de Catarina, uma gata tirana que os escraviza. Os bichinhos trabalham dia e noite para produzir uma poção de erva daninha, de onde Catarina extrai toda a sua força. Quando os penugentos se escapam, Catarina decide arranjar novos escravos: os póneis.

O Meu Pequeno Pónei foi uma série de animação norte-americana criada em 1986, a partir da linha de brinquedos My Little Pony, produzida pela Hasbro desde inícios dos anos 80.

Previamente à série, foram produzidos dois especiais para televisão – Rescue at Midnight Castle (1984) e Escape from Katrina (1985) – e um filme, My Little Pony: the Movie (1986).

Em Portugal, O Meu Pequeno Pónei estreou em outubro de 1987, com exibição aos sábados, no espaço Juventude e Família.

A série original era composta por 65 episódios de 10 minutos. A RTP comprou uma edição de 31 episódios duplos, sendo um deles o especial Escape from Katrina. Ficaram excluídos, nesta versão, o episódio The Ice Cream Wars e o especial Rescue at Midnight Castle (dividido em duas partes).

A história mais longa, O fim do Vale do Alvoroço, é uma continuação do filme de 1986, contando no enredo com novas personagens, nomeadamente a Abelha Rainha e o seu enxame.

O Meu Pequeno Pónei foi uma das primeiras séries a serem dobradas pela equipa da RTP Porto.

Samuel Quedas foi o responsável pela direção das canções. Já o tema do genérico foi interpretado pela sua esposa, a cantora Maria do Amparo. Na época, o casal residia em Vila Nova de Gaia.

Em alguns episódios, Tempestade foi chamada de Tormentosa, e Gulosa de Glutona.

A transmissão da série fez disparar a procura pelos brinquedos da Hasbro no nosso país.

Sob o título de O Meu Querido Pónei, a editora Diger Video lançou diversos episódios em VHS, alguns em português de Portugal e outros em português do Brasil.

Também o filme foi lançado pela mesma editora, na versão brasileira.

Foi editada, pela Europer, uma caderneta de cromos.

A série foi reposta entre 19/11/1989 e 05/08/1990, desta feita aos domingos.

Em 1992, foi produzida uma nova série, Histórias dos Pequenos Póneis, exibida pela RTP em 1994.

Partilhar:

O Meu Pequeno Pónei