O Urso Teddy

Título original:
Miś Uszatek

Exibição:
1986-1995 (RTP 1)

Número de episódios:
104

Produção:
Se-ma-for (1975-1987)

Música:
Piotr Hertel

Versão portuguesa

Tradução:
Luísa Rodrigues

Narração:
António Montez (1986)
Jorge Sequerra (1994)

Produtor delegado:
João Fernandes Mota

Teddy é um simpático ursinho de peluche que, todos os dias, antes de ir para a cama, conta aos amigos que o vêem de casa uma história que aconteceu durante o seu dia, vivida por si e pelos seus melhores amigos: o Coelho, o Porquinho, os Coelhinhos e o cachorro Blacky, entre outros.

Teddy

Coelho

Porquinho

Coelhinhos

Blacky

Bonecas

Tia Crum-Crum

Mãe dos Coelhinhos

Professora

O urso Teddy (Miś Uszatek) é uma criação conjunta do escritor Czesław Janczarski e do ilustrador Zbigniew Rychlicki.

Czesław Janczarski
Zbigniew Rychlicki

De origem polaca, surgiu pela primeira vez na revista infantil Miś, em 1957. Seguidamente, esteve presente em livros que foram traduzidos em várias línguas.

Entre 1975 e 1987, os estúdios Se-ma-for realizaram esta série de animação utilizando a técnica stop motion. Ao todo, foram 104 os episódios produzidos.

A série foi exibida com dois títulos alternativos:

Miś Uszatek
(O Urso Teddy)

Przygody Misia Uszatka
(As Aventuras do Urso Teddy)

Em Portugal, o ursinho Teddy surgiu pela primeira vez entre 1986 e 1987, com exibição no Brinca Brincando.

António Montez foi o primeiro ator a emprestar a sua voz a Teddy e a todos os outros personagens.

Nos primeiros episódios, os genéricos inicial e final foram mantidos na sua versão original, em polaco. Posteriormente, António Montez começou a cantar na abertura e o encerramento passou a ser instrumental.

O Urso Teddy regressou aos ecrãs portugueses, no mesmo espaço, entre 1988 e 1989.

Em 1994, a RTP retomou a transmissão da série, repondo todos os episódios que víramos anteriormente. Desta feita, a série começou por ser exibida na RTP 2, antes do Vitinho, entre 09/11/1994 e 30/12/1994.

No ano seguinte, passou a dar por volta das 8:20, na RTP 1, entre 02/01/1995 e 30/05/1995. Esta transmissão ocorria dentro do magazine Bom Dia, pese embora Teddy cumprimentasse os espectadores sempre com “boa tarde” e se despedisse com “boa noite”…

Esgotado o lote de que a RTP dispunha, foram adquiridos novos episódios, que passaram a contar com a interpretação de Jorge Sequerra.

Em 2007, em homenagem ao 50.º aniversário do urso Teddy, foi-lhe erguida uma estátua na principal artéria da sua cidade natal, Łódź.

Em junho de 2010, Teddy foi um dos selecionados para uma coleção de moedas com figuras clássicas de animação.

O significado de Miś Uszatek é “urso com a orelha caída”. A tradução em inglês é Teddy Floppy Ears. De resto, em português o nome seria exatamente Teddy Orelha Caída, como ficamos a saber no episódio A festa de anos, quando Teddy recorda o dia em que conheceu os seus amigos.

O cachorrinho Blacky apareceu de duas formas distintas: como um dos membros do grupo de amigos de Teddy – na posição vertical, apoiado em apenas duas patas – e como seu cão de estimação, em quatro patas.

Antes de O Urso Teddy, a RTP exibira já outras séries da Se-ma-for, nomeadamente O Ursinho Colargol e Muminhos.

O Ursinho Colargol
Muminhos

Partilhar:

O Urso Teddy