Objectivo Sirius

Exibição:
08/05/1994 – 31/07/1994 (RTP 1)

Número de sessões:
13

Autoria:
António Cunha Vaz
António Avelar de Pinho

Apresentação:
Sofia Sá da Bandeira

Canções:
António Avelar de Pinho
Pedro Freitas Branco

Intérprete:
Pedro Freitas Branco

Produção e realização:
Maria José Mendonça

Objectivo Sirius é um programa da Comunidade Europeia cuja missão é dar a conhecer melhor os países da comunidade. Cada sessão é, pois, dedicada a um dos 12 estados-membros.

Trata-se de uma competição entre escolas, que junta duas equipas mistas, de dois elementos, representativas de escolas preparatórias do país inteiro.

Cabe a Sofia Sá da Bandeira a condução da emissão e a dinamização das seis provas que compõem cada um dos programas.

1.ª prova: Cultura geral

É apresentado um documentário sobre o país em evidência, seguindo-se uma série de perguntas sobre o mesmo, às quais os concorrentes têm de responder em 10 segundos.

2.ª prova: Puzzle

Os concorrentes têm de montar um puzzle sobre um mapa da Comunidade Europeia.

3.ª prova: Canção dos três erros

Pedro Freitas Branco interpreta uma canção que contém três erros sobre o país, que os concorrentes terão de identificar.

4.ª prova: Atlas

Sofia Sá da Bandeira indica uma localidade do país que tem de ser localizada num atlas, no intervalo de dois minutos.

5.ª prova: Mapa da CEE

Um dos elementos da equipa, com os olhos vendados, é orientado pelo outro no percurso até ao país, num mapa da Comunidade Europeia representado no chão. Por cada país onde passam, é colocada uma questão.

6.ª prova: Criatividade

Trata-se de uma prova-surpresa, que pode consistir, por exemplo, na escrita de uma frase sobre determinado tema em 30 segundos. A pontuação é ditada pelo público, que desconhece a que equipa pertence cada prestação.

O programa conta com a ilustre presença do Sirius, a mascote das crianças da Europa comunitária.

Todos os concorrentes recebem brindes do Sirius, arrecadando os dois elementos da equipa vencedora, também, a quantia de 50 contos.

Objectivo Sirius marcou o regresso da atriz Sofia Sá da Bandeira à apresentação de programas juvenis. O convite foi-lhe endereçado por António Pinho, com quem já havia trabalhado no Vitaminas – programa que apresentara, em 1991/1992, em parceria com Carlos Vidal –, e aceitou prontamente por considerar que se tratava de um produto com qualidade.

António Pinho dividiu a conceção do concurso com António Cunha Vaz, ex-assessor do gabinete da Comissão Europeia em Lisboa.

Objectivo Sirius – que deveu o seu nome ao boneco Sirius, a mascote das crianças comunitárias – teve parte do seu financiamento canalizado através da Comissão Europeia.

Exibido ao domingo de manhã, teve a sua estreia no dia 8 de maio, numa antecipação às comemorações do Dia da Europa, que se celebram no dia 9.

O concurso despertou grande interesse junto das escolas preparatórias, levando os professores a procurarem informações suplementares (nomeadamente junto das embaixadas) àquelas que a equipa de produção lhes enviava.

Eram dez os alunos que cada estabelecimento de ensino convidado fazia deslocar aos estúdios da RTP, sendo dois deles selecionados de forma aleatória, a fim de se evitar que se privilegiassem apenas os melhores alunos. Os restantes oito elementos constituíam o público, para além de assumirem, na prova de criatividade, o papel de jurados.

O 13.º e último programa teve o formato de finalíssima, disputada entre as duas escolas mais pontuadas ao longo das sessões anteriores.

Objectivo Sirius