1. O grande susto (19/07/1997)
Três homens procuram Marcial para que ele interceda junto do presidente da junta – seu primo – a respeito de uma lixeira. Quando Marcial se aproxima da dita cuja, é abordado por um polícia, o que faz ter uma violenta crise de soluços e perder a fala…
Participação:
Jorge Paupério – polícia
Jorge Mota – Otávio (Tirone)
Rui Oliveira – Amadeu Costa
Alfredo Correia – Filinto Elísio
2. A banca é do povo (02/08/1997)
A banca da cozinha dos Andrades está para consertar há 3 dias. Marcial tenta fazer o conserto sozinho e, ao aproximar-se, vê na parede o que julgam ser pinturas rupestres. A notícia não tarda a tornar-se pública…
Participação:
Nuno Filipe – Varela
3. Rosários é o que há mais! (03/08/1997)
Enquanto assistem ao programa Reencontros, cujo objetivo é o reencontro de pessoas desaparecidas, os Andrades vêem o caso de um homem que procura a irmã e cujas características coincidem com as de Rosário…
Participação:
Cristina Oliveira – Isabel Teixeira
Anabela Mota Ribeiro – apresentadora
Gonçalo Pimentel – Mário
Participação especial:
Carlos Miguel – Avelino
4. Pesadelo em Aroso Street (09/08/1997)
As discussões entre Zulmira e Marcial sempre foram uma constante. Mas a convivência entre os dois começa a beirar o limite do insuportável, o que leva Marcial a pedir o “divórcio” da sogra…
Participação especial:
António Reis – advogado
5. Doentes da Bola Anónimos (16/08/1997)
Idalino tenta convencer Marcial de que a bola é uma doença e está a fazê-los deixar de viver as suas vidas. Decidem, então, participar numa sessão dos Doentes da Bola Anónimos…
Participação:
Fernando Bento
Joaquim Silva
Participação especial:
Alexandre Falcão – psicólogo
Carlos César – Adalberto
6. Cartas de amor (17/08/1997)
Lila tem recebido muitas cartas em resposta a um anúncio que colocou no jornal. Entre os vários pretendentes, está inclinada para um rapaz giro, de olhos verdes, mas Zezé tenta convencê-la a optar por um que é bom na escrita.
7. Sol de Inverno (23/08/1997)
Rosário encontrou, entre as coisas de Marcial, uma revista de mulheres nuas. Embora isso não a perturbe, Zulmira incentiva-a a cortar relações com o marido. Mas Marcial sofre um acidente, o que deixa Rosário entre a espada e a parede…
Participação especial:
Simone de Oliveira
8. A presença (1.ª parte) (24/08/1997)
Uma sucessão de acontecimentos indesejados leva Zulmira a acreditar que a casa está azarada. Resolve, então, chamar uma vidente, indicada pela D. Conceição, para ajudar a descobrir a origem do problema.
Participação especial:
Maria Vieira – Dulce
9. A presença (2.ª parte) (30/08/1997)
A vidente Dulce identificou uma presença que está a azarar a casa dos Andrades e propõe-se exorcizá-la. Mas a dita presença recusa-se a abandonar a casa, exigindo o pagamento de uma indemnização…
Participação:
Nuno Filipe – Varela
Participação especial:
Maria Vieira – Dulce
10. Ninguém diga que está bem! (31/08/1997)
Uma onda de assaltos tem tomado conta das redondezas. Revoltados, os homens da vizinhança tomam a iniciativa de organizar uma milícia popular, e já que Marcial não participa, Zulmira decide ser ela a ir…
Participação:
Jorge Paupério – polícia
Jerónimo Silva – Adalberto
Nuno Filipe – Varela
11. Fora o árbitro! (20/09/1997)
Marcial está a preparar-se para ser árbitro. Como o curso é oneroso, Zulmira aceita patrocinar a empreitada, na esperança de que seja um investimento com elevado retorno…
Participação:
João Cardoso – Carlos Calado
Paulo Almeida Santos – Luís Gaspar
12. Um dia no campo (21/09/1997)
Está muito calor e Rosário tem a ideia de levar a família para fazer um piquenique no Parque de São Roque. Apenas Marcial não alinha no programa, pois quer ir mais cedo para marcar lugar no estádio…
Participação:
Joaquim Vieira – Manuel Almeida
Participação especial:
António Reis
13. Sonho de uma noite de inverno (27/09/1997)
Marcial sonha com o número premiado da lotaria, mas como é fim do mês, não tem dinheiro para jogar. Rosário, embora relutante, empresta-lhe o dinheiro que estava destinado a pagar a conta do telefone…
14. A cozinheira ideal (28/09/1997)
Zulmira manda cupões para o concurso A Cozinheira Ideal, cujo prémio é uma cozinha nova. Porém, devido a um equívoco, é Marcial que acaba por ser chamado e que terá a responsabilidade de preparar o célebre Frango à Cafreal…
Participação:
Goretti Peneda – Leonilde
Participação especial:
Filipa Vacondeus
15. Dá Deus nozes… (05/10/1997)
Chega a casa dos Andrades um carregamento de nozes enviado pela mãe de Marcial. Zezé tem a ideia de montar um negócio de tortas de noz que pode ser bastante lucrativo para a família…
Participação:
Luciano Nogueira – cliente
16. O capachinho vermelho (16/11/1997)
É Carnaval. Conceição vai ao baile do jet set fantasiada de Diabo. Lila veste-se de punk e Marcial, por descuido, põe o colorante que ela usou, ficando com o cabelo completamente vermelho…
17. O amor, às vezes, vence sempre! (22/11/1997)
Zezé está apaixonado e anda sempre no mundo da lua. Também Luísa, a mãe de Marcial, aparece com uma novidade bombástica: vai-se casar com um homem dez anos mais novo…
Participação especial:
Luísa Barbosa – Luísa
18. Das tripas coração (29/11/1997)
Marcial faz análises ao sangue e o médico recomenda-lhe uma dieta rigorosa. Zezé, por seu turno, anda sensibilizado para causas ecológicas e decide deixar de comer tudo o que tenha origem animal.
19. Quando o galo toca (13/12/1997)
Uma amiga de Lila zanga-se com o marido e pede-lhe guarida. Enquanto isso, chega uma camponesa com um galo, prenda da avó Luísa. De madrugada, o animal começa a cantar e acorda toda a gente, pelo que Marcial decide acertar-lhe o fuso horário…
Participação:
Glória Férias – camponesa
Carla Maciel – Marta
Jorge Vasques – Pedro
20. Cobranças difíceis (27/12/1997)
Idalino está a ser perseguido por homens das cobranças difíceis. Os Andrades escondem-no na sua casa, e ele instala-se sem qualquer cerimónia. Entretanto, começa a engraçar-se com a D. Conceição…
Participação:
José Pinto – Belmiro
Nuno Filipe – Varela
21. Ninguém! (04/01/1998)
Zezé e dois amigos preparam-se para ir para um acampamento em Vila Nova de Gaia. Como está a chover muito, Marcial decide mantê-los em casa, que transforma num autêntico quartel…
Participação:
Nuno Filipe – Varela
Damião
Pedro
22. Um dia para esquecer (11/01/1998)
Marcial levou uma pancada num armário e, desde então, tem sucessivos ataques de amnésia. A sua memória regride 20 anos, chegando ao ponto de não reconhecer a família e de achar que está num hotel.
23. Amor de mãe (25/01/1998)
Luísa, a mãe de Marcial, vem tomar conta do filho, que está com sarampo. Como Zulmira foi para as termas durante uma semana, Luísa aproveita a sua ausência para alterar algumas regras e a arrumação da casa…
Participação especial:
Luísa Barbosa – Luísa
24. Um domingo em família (01/02/1998)
Zezé foi passar o domingo a Chaves e Rosário liga constantemente para lá, para saber como está o filho, o que deixa Zulmira irritada, a pensar na conta do telefone que vai chegar…
Participação:
Alexandre Martins
Luís Barroso
25. Lar, doce lar (08/02/1998)
A casa dos Andrades é invadida por dois enfermeiros que confundem Zulmira com uma velhota vizinha e querem levá-la para um lar. O incidente impressiona Zulmira, que começa a pensar que a família quer livrar-se dela.
Participação:
António Baldaia – Lopes
Vaz Mendes
26. O dono da bola (15/02/1998)
Marcial consegue apanhar a bola de um jogo do Porto. Tentam comprar-lha por uma avultada quantia, mas ele não quer vendê-la por nada. Pressionado também pela família, resolve esconder a bola, mas fá-lo tão bem que esquece-se de onde a pôs…
Participação especial:
Júlio Cardoso – Domingos Brandão