1. Inimigo à vista (29/09/1990)
É o início do ano letivo. Margarida, recentemente instalada em Lisboa e ainda não completamente adaptada, encara com nervosismo o contacto com os seus colegas e alunos. Ao mesmo tempo, vários alunos saem de casa para ir para as aulas. Miguel conta a Célia que chumbou e que vão ser da mesma turma. Célia está verdadeiramente deprimida com o regresso às aulas.
2. A guerra dos mundos (06/10/1990)
A professora Idalina está indignada com a falta de conhecimento de alguns dos seus alunos. Paulo destrata André, um rapaz que vive no Bairro do Barão. Em defesa do bairro, aparecem na escola alguns elementos menos amigáveis e provocam uma grande confusão, sendo necessário chamar a polícia. Miguel intercede em defesa das pessoas da escola.
3. O dia do patrono (13/10/1990)
Comemora-se o dia do patrono, em homenagem a António de Melo, que dá o nome à escola. Berta quer organizar uma série de atividades. Tony aparece na escola de cabelo rapado. Alguém pinta a cruz suástica no busto de António de Melo. Fala-se no movimento de skinheads e, naturalmente, as suspeitas recaem sobre Tony.
4. Conflito de gerações (20/10/1990)
Joana está preocupada com alguma coisa que não quer partilhar. Paulo encontra Chico a fumar às escondidas, na casa de banho. Isabel está cada vez mais interessada em Miguel. Joana acaba por confessar a Tadeu que desconfia que está grávida.
5. Culturas (27/10/1990)
Desenrola-se um jogo de futebol e Dalila, acidentalmente, leva com uma bola na cabeça, o que a deixa furiosa. O professor Adalberto Guia, pai de Tadeu, vai à escola dar uma palestra sobre a importância da cultura. Isabel descobre que Tadeu tem uma pequena plantação de cannabis no seu quarto, facto que rapidamente se espalha pela escola. Tadeu procura uma forma de se livrar da planta.
6. Gordura é formosura (03/11/1990)
Idalina está recuperada e prepara-se para regressar à escola. Célia tem cada vez mais dificuldade em lidar com a sua obesidade e com os colegas a chamarem-lhe “bolinha”. Miguel arranja um emprego no clube de vídeo do Centro Comercial Lusitânia. Sábado à noite, os amigos vão ao cinema. Célia inventa uma desculpa para não ir com eles, mas é descoberta…
7. Iniciação (10/11/1990)
Prepara-se uma visita de estudo a Sintra. Os alunos visitam o Palácio da Pena e, em seguida, fazem um piquenique. Tiago tenta uma aproximação com Margarida. Finda a visita, os jovens combinam ir para casa de Ricardo, que está sozinho. Aproveitando-se da ausência dos adultos, bebem bebidas alcoólicas e assistem a um filme pornográfico.
8. A Superfofinha (17/11/1990)
As notas de História estão uma lástima e Idalina resolve fazer outro teste, para que os alunos possam recuperar. Alguém pinta numa parede da escola um desenho alusivo à professora, com o rótulo de “Superfofinha”. Revoltada, Idalina passa a ter uma atitude agressiva para com os seus alunos.
9. Os paraísos artificiais (24/11/1990)
Isabel está de namoro com Tony e fica dececionada quando percebe que ele consome drogas. Cruz encontra uma seringa perto da sala do 9.º C. Suspeita-se que seja Tony que se está a injetar. Os rapazes reúnem-se para investigar a situação e pressionam Tony.
10. Um drama verde (01/12/1990)
No Dia Mundial do Ambiente, realiza-se em Lisboa uma conferência internacional da ONU. A escola resolve dedicar um dia à ecologia e ao ambiente. Professores e alunos demonstram um grande empenho nesta iniciativa. Como não poderia deixar de ser, acontecem alguns acidentes de percurso…
11. O túnel do amor (15/12/1990)
Os alunos fazem uma visita ao Museu da Cidade. André entra escondido na camioneta, pois está interessado em Célia. O museu acaba por ser palco de algumas desavenças amorosas entre os jovens casais de namorados.
12. Inspiração súbita (22/12/1990)
O Sr. Francisco resolve tentar consertar um cano que há muito está avariado, provocando um desastre. Idalina continua de baixa, mas pede a Margarida que dê o teste de História aos alunos. O que estes não sabem é que Idalina fez um teste à prova de cábulas, apesar de ser permitida a consulta de livros ou outros elementos.
13. Uma boa notícia (29/12/1990)
Margarida aguarda os resultados do concurso. Concorreu para a sua terra natal, mas ao mesmo tempo sente pena por ter de deixar Lisboa. O ano letivo aproxima-se do fim e prepara-se uma grande festa, com uma representação teatral de O Auto da Alma, de Gil Vicente. Tadeu é encarregue de ensaiar duas cenas e resolve fazer uma adaptação livre.