1. O Campo Verde
Os pais de Jean-Loup informam-no de que a viagem que haviam planeado às Baleares terá de ser adiada, devido a compromissos profissionais do pai. Pela primeira vez, ele terá de viajar sozinho, para uma colónia de férias, ideia que – contrariando as expectativas dos pais – ele acolhe com entusiasmo. Chegados ao Campo Verde, os jovens adaptam-se às novas rotinas. Jean-Loup e outros dois novatos são postos de parte pelos restantes, que já frequentam a colónia há três anos. Jean-Loup manifesta a vontade de entrar para o restrito grupo dos Javalis, liderado por Cow-Boy. Porém, para isso, terá de se submeter a duras provas, de modo a demonstrar a sua valentia.
2. Um manuscrito e um enigma
Durante uma escalada, Bruno sofre uma queda aparatosa e é obrigado a ficar “de molho” por uma semana. Jean-Loup dispensa a diversão na colónia e visita o novo amigo no hospital, onde jogam xadrez. Entretanto, organiza-se um grande jogo de caça ao tesouro, idealizado pelo professor Carteret, um historiador que afirma a existência de um tesouro verdadeiro deixado pelos templários e garante ter pistas certeiras acerca da sua localização, mas precisa de ajuda para o procurar. O grupo de Bruno decide acampar num local onde já está instalado outro grupo. Entram em conflito, mas acabam por unir-se, já que têm um objetivo comum.
3. O tesouro dos Templários
O grupo recém-formado lê atentamente o manuscrito entregue pelo professor Carteret, tentando entender as pistas deixadas pelo templário Hugues de Mayrand. Com grande perspicácia, vão conseguindo decifrar os enigmas, um a um, até que encontram um alçapão. Franz oferece-se para descer e depara-se com um rio subterrâneo. Decidem regressar no dia seguinte, com o material necessário para a descida do rio. Acabam por conseguir encontrar um túmulo onde estão escondidas dezenas de barras de ouro, mas, quando se preparam para regressar, descobrem que as suas canoas desapareceram…
4. O homem do Land Rover
Jean-Loup, Franz e Byloke caíram nas mãos de bandidos. Estranhando a sua demora, os outros elementos vão em sua busca e encontram-nos crucificados e desacordados. Novamente reunido, o grupo não se deixa intimidar e decide recuperar o tesouro a qualquer custo. Porém, quando regressam ao túmulo, descobrem que o ouro foi levado. Começam então a vigiar o Castelo Sem Nome, onde os bandidos aparentemente se esconderam, e seguem um deles, que sai num Land Rover em direção ao centro de Stavelot.
5. O avião mensageiro
De madrugada, o grupo observa os movimentos dos bandidos, que fazem sinais luminosos junto ao castelo. Chega um helicóptero que transporta uma criança, Vanessa, que julgam ter sido raptada. Pensam numa forma de a contactar. Patrick procura o seu primo Bernard e pede-lhe emprestado um avião telecomandado, que usam para enviar uma mensagem à menina, de modo a conhecer a sua real situação. Contudo, o bilhete é intercetado por Mac Donnell, um dos bandidos, que destrói o avião e leva Vanessa de volta para o cativeiro. Mac Donnell resolve ir atrás dos miúdos e inicia-se uma perseguição.
6. A intriga
O grupo prepara-se para penetrar no castelo, mas encontram a entrada bloqueada. Cow-Boy e Jean-Loup conseguem subir a uma das torres e abrem a porta por dentro. Sorrateiramente, observam os bandidos numa operação de fundição de ouro. Jean-Loup percebe, então, que estão perante o bando responsável pelo assalto a um carro blindado do Banco Rothschild, em Londres, que ocorrera há poucos dias, e que são esses os lingotes de ouro que estão agora a ser fundidos. Acabam por encontrar Vanessa e conseguem evadir-se do castelo, levando a menina.
7. O pânico
Jean-Loup e Patrick regressam ao castelo para vigiar os bandidos. Jean-Loup esconde-se dentro de uma armadura. O resto do grupo corre a avisar o Sr. Santérioux, chefe da colónia, de que encontraram a menina inglesa. Pouco depois, os bandidos descobrem que Vanessa desapareceu e entram em pânico, pois ela era a única garantia de que dispunham. No meio da discussão, Jean-Loup é descoberto e encarcerado. Vanessa liga para o pai, que, livre da chantagem, identifica os bandidos. Cow-Boy, por sua vez, tem uma ideia para libertar Jean-Loup…
8. O cerco
Os amigos de Jean-Loup, que se infiltraram na procissão dos Blanc-Moussis ao castelo, saem à sua procura, mas são, uma vez mais, descobertos por Mac Donnell. Os bandidos decidem fugir, mas o castelo já se encontra cercado pela polícia. Dá-se início a um violento tiroteio. Jean-Loup é salvo e os criminosos rendidos, com exceção de Reingold, o chefe da quadrilha, que foge pelos subterrâneos, mas acaba também por ser capturado. Tudo acaba em festa, com os jovens a receberem um prémio pelo seu ato heróico!