Título original:
Les Minipouss (França)
The Littles (EUA)
Baseado na coleção The Littles, de John Peterson
Exibição:
28/02/1990 – 05/09/1990 (RTP 1)
Número de episódios:
29
Produção:
1983-1985 (DIC Entertainment)
Título original:
Les Minipouss (França)
The Littles (EUA)
Baseado na coleção The Littles, de John Peterson
Exibição:
28/02/1990 – 05/09/1990 (RTP 1)
Número de episódios:
29
Produção:
1983-1985 (DIC Entertainment)
Tradução:
Carlota Pracana
Som:
João Vidal
José Dias
Vozes:
António Feio – Catita
Fernanda Figueiredo – Lena / Sr.ª Graúdo
Fernando Gomes – Avô Polegar / Sr. Graúdo
Isabel Ribas – Lúcia
José Gomes – Dr. Buscas
Natália Luiza – Tó
Teresa Madruga – Henrique
Virgílio Castelo – Pedroso / Miguel
Direção (interpretação):
António Feio
Produtor:
João Mota
Não medem mais do que 10 centímetros. Não são ratos, mas têm caudas e vivem clandestinamente no interior das paredes, onde qualquer recanto se transforma em casa. São uma misteriosa raça de seres minúsculos, conhecidos como os Polegares. Nenhum ser humano está autorizado a vê-los ou a conviver com eles, mas existe uma exceção: o jovem Henrique Graúdo, que vive na cidade de Vale Grande.
Nas paredes da sua casa – sem que os seus pais sequer desconfiem –, vive a família Polegar, composta por Lúcia, Tó, os seus pais, o seu avô e o primo Catita.
Embora devam permanecer incógnitos, por vezes, os Polegares aventuram-se no mundo dos graúdos, onde o maior perigo advém da perseguição do Dr. Buscas e do seu assistente, Pedroso, que tentam ficar célebres provando ao mundo a existência desta estranha espécie.
Henrique Graúdo ( Eric Legrand / Henry Bigg)
É o único ser humano que tem contacto com os Polegares. Filho único, é um miúdo inteligente e astucioso, sempre disposto a defender os seus pequenos amigos e a ajudá-los a manter o segredo da sua existência.
Tó Polegar ( Tom Mini / Tom Little)
Filho mais velho da família Polegar. Valente e decidido, é também o melhor amigo da sua irmã, Lúcia. Embora por vezes andem às turras, não conseguem separar-se um do outro por muito tempo.
Lúcia Polegar ( Lucie Mini / Lucy Little)
Irmã mais nova de Tó. Tem um coração de ouro e está sempre disposta a ajudar no que é preciso. Nem sempre consegue medir bem o perigo, o que a leva – e ao irmão, por arrasto – a meter-se em apuros.
Catita Polegar ( Charlie Mini / Dinky Little)
Primo mais velho de Tó e Lúcia. Tem paixão pela aviação, mas como piloto é um desastre. É desmiolado e não mede as consequências dos seus atos, para desespero do Avô Polegar.
Avô Polegar ( Grand-Pa Mini / Grandpa Little)
É o patriarca da família Polegar. Sempre com um ar sério e uma postura responsável, é graças ao seu bom senso que os Polegares conseguem, muitas vezes, desvencilhar-se de situações de perigo.
Francisco Polegar ( William Mini / Frank Little)
Pai de Tó e Lúcia. É trabalhador e educa os filhos transmitindo-lhes valores como a amizade, a justiça e a lealdade.
Lena Polegar ( Hélène Mini / Helen Little)
Mãe de Tó e Lúcia. Tem um temperamento doce e sereno, o que não invalida que tenha pulso firme com os filhos, sempre que necessário.
Miguel Polegar ( René Mini / Ashley Little)
Primo de Tó e Lúcia. Presunçoso, um tanto pedante, gosta de se pavonear.
Dr. Buscas ( Professeur Chassard / Dr. Hunter)
Cientista que tem dedicado as suas investigações a um único propósito: provar a existência dos Polegares, que nunca conseguiu ver com os próprios olhos, mesmo com a ajuda de sofisticados equipamentos que detetam pulsações subnormais. Desconfia que Henrique saiba mais acerca deles do que deixa transparecer.
Pedroso ( Bellanger / Peterson)
Ajudante do Dr. Buscas. Segue-o para todo o lado e cumpre todas as suas ordens.
Sr. Graúdo ( M. Legrand / Mr. Bigg)
Pai de Henrique. É investigador de arqueologia na Universidade de Vale Grande, mas viaja com frequência para o exterior. Não sonha que, nas paredes da sua vivenda, vivem seres minúsculos que são amigos do seu filho.
Sr.ª Graúdo ( Mme. Legrand / Mrs. Bigg)
Mãe de Henrique. É também arqueóloga. Embora seja extremamente organizada e atenta, também não se apercebe da existência dos Polegares.
Midas ( Milo / Milo)
Apesar de avarento e egoísta, é um ancião respeitado e influente na comunidade dos Polegares. Nas reuniões do Conselho, tem uma opinião quase sempre contrária à do Avô Polegar.
Maria ( Marie / Marie)
Colega e amiga de Henrique.
D. Eva ( Mme. Simon / Mrs. Evans)
Senhora que, na ausência dos pais de Henrique, toma conta dele.
1. Cuidado com os caçadores
O Dr. Buscas deseja dar a conhecer ao mundo a sua fabulosa descoberta: a existência de pequenos seres, denominados Polegares, que vivem nas paredes dos humanos. Sofisticados detetores de pulsações subnormais levam-no até à casa de Henrique Graúdo – o único adolescente que contacta com esta espécie –, e Tó e Lúcia são capturados pelo seu aspirador…
2. A cidade perdida
Durante umas escavações, os pais de Henrique encontram a estátua de um antigo líder Polegar, o Rei Iota. A descoberta desperta também o interesse do Dr. Buscas, que pensa ter encontrado uma pista sobre os Polegares. Ao descobrir que, numa noite de lua cheia, a estátua emitirá um som que hipnotizará e conduzirá todos os Polegares a uma cidade perdida, Henrique tenta neutralizá-la…
3. O grande susto
Para pertencer ao clube dos Rodas de Fogo, Henrique sujeita-se a uma perigosa descida de bicicleta em Vale Grande. Desafio superado, o rapaz é então instigado a uma última prova de coragem: deverá passar uma noite sozinho numa casa assombrada. É claro que os outros membros do clube irão dificultar-lhe a tarefa, mas, sabendo das suas intenções, os Polegares resolvem entrar em ação…
4. Luz, câmara, Polegares!
Os Polegares preparam uma adaptação cinematográfica de O Pequeno Feiticeiro de Oz, que será protagonizada por Lúcia. Tó é encarregue de entregar o filme a Henrique, para que este o revele, mas, com ciúmes da irmã, resolve deitá-lo fora. Contudo, ao chegar à lixeira, é apanhado numa armadilha do Dr. Buscas. Tó consegue libertar-se, mas o filme fica na posse dos caçadores…
5. Os espíritos da noite
Amélia, uma senhora idosa e cega, é despejada da casa onde vive. Através do diário do seu falecido marido, o ganancioso senhorio descobre que ele deixou, escondida, uma avultada quantia em dinheiro, e tenta apossar-se dela sem que a senhora desconfie. Na tentativa de ajudar a velhinha, os Polegares tentam antecipar-se e descobrir, primeiro, onde está o dinheiro.
6. O polegar vencedor
Catita foi o vencedor de um concurso que oferecia um modelo de avião motorizado. À revelia da família, e embora não possa expor-se publicamente, Catita resolve ir pessoalmente levantar o prémio. Quando tomam conhecimento, Tó, Lúcia e o Avô Polegar apressam-se a pedir a ajuda de Henrique para que este se apresente como vencedor, no lugar de Catita.
7. Para males de polegar, grandes remédios
Helena é envenenada por um gás que o Dr. Buscas introduziu numa boca de esgoto. Tó e Lúcia pedem ajuda a Henrique, que finge ter os mesmos sintomas de Helena e é transportado para o hospital. O objetivo será aplicar a Helena o mesmo tratamento prescrito ao rapaz. Inesperadamente, o Dr. Buscas aparece no hospital e tenta desmascarar a farsa…
8. A invasão das ratazanas
Durante uma forte tempestade em Vale Grande, as ratazanas invadem as casas e colocam a vida dos Polegares em perigo, pois não só ameaçam a sua integridade física como devoram todos os mantimentos que encontram. Tó, Lúcia, Catita e o Avô Polegar, tentam proteger-se e minimizar os estragos…
9. Um conto de fadas
Maria, amiga de Henrique, foge depois de receber o boletim de notas: teme a reação do pai, que lhe exigira um “A” a todas as disciplinas. Henrique e os Polegares tentam descobrir o seu paradeiro. Lúcia disfarça-se de fada e tenta convencê-la a regressar e a enfrentar o problema…
10. Receita para a desgraça
Os Polegares acompanham o caso da mãe de Ângela, que, ao ingerir uma grande dose de comprimidos, age com a filha de forma agressiva. Ângela pensa que a solução será também ela tomar os comprimidos. Enquanto isso, uma drageia cai ao chão e o seu conteúdo é espalhado por uma tarte que Catita come, o que lhe provoca alucinações…
11. Os Escuteiros Polegares
Tó, Lúcia, Catita e o Avô Polegar, na qualidade de Escuteiros Polegares, fazem uma expedição pela floresta. Inesperadamente, avistam um piloto da Força Aérea que foi obrigado a ejetar-se. Os Polegares vêem-se na obrigação de lhe prestar socorro – naturalmente, sem serem vistos…
12. Muito sarilho por um pouco de ouro
Henrique e a sua amiga Maria caem num buraco e ficam presos numa mina desativada. Enquanto procuram uma saída, encontram um velho assustador, que percorre os túneis da mina em busca de ouro. Caberá aos Polegares coordenar a operação de resgate de Henrique e da sua amiga.
13. O pesadelo de Catita
Catita perde o controlo do seu avião e este despenha-se. O Dr. Buscas encontra o aparelho e segue a pista dos Polegares até à casa de Henrique. Este, deixando-se seduzir pela promessa de se tornar famoso, trai os seus amigos. Os Polegares são revelados ao mundo, e o Dr. Buscas coloca-os como atração num jardim zoológico. Conseguirá Catita pôr fim a este pesadelo?
14. Os Polegares da Floresta
Durante um piquenique na floresta, Lúcia e Ana caem de um penhasco e, dentro de um barco, são levadas pela corrente. Tó, Catita e o Avô Polegar vão em sua busca e encontram uma raça de Polegares pigmeus. Apesar de não estabelecerem comunicação verbal, estes ajudam-nos a escapar do furão portador de uma câmara que o Dr. Buscas pôs à solta, na tentativa captar imagens dos Polegares.
15. Amas-secas
Henrique oferece-se para tomar conta do filho de uma amiga dos seus pais. Contudo, surge um tentador convite dos seus amigos para ir jogar à bola. Henrique deixa o bebé Óscar entregue aos cuidados dos Polegares, que aceitam a missão, apesar da oposição do Avô Polegar. A tarefa revela-se complicada e por pouco não termina em tragédia…
16. Cada voto conta
Como medida de prevenção contra as armadilhas do Dr. Buscas, os Polegares estão proibidos de sair para o exterior, o que nem todos aceitam de forma pacífica. Juca Sorridente, candidato a Presidente da Câmara, promete eliminar estas restrições, caso venha a ser eleito. Lúcia e o Avô Polegar percebem que as suas promessas são infundadas e decidem apoiar Elias, o outro candidato.
17. S.O.S. Pássaros
Os Polegares decidem criar o seu próprio jardim zoológico. Para isso, será necessário capturar diversas espécies de animais. Lúcia discorda desta iniciativa e vai para o safari contrariada, colocando os animais a salvo sempre que pode. Entretanto, Lúcia e Tó encontram um pássaro ferido e decidem cuidar dele, escondendo a situação do primo Miguel, para que este não o capture.
18. O Dia das Bruxas
Na noite do Dia das Bruxas, Henrique é convencido pelos amigos a explorar uma casa onde se diz que vive um velho feiticeiro que transforma os miúdos em gatos (e os Polegares em ratos). O Avô Polegar não acredita nessa lenda e, para convencer Catita, resolve ir visitar o seu primo Zacarias, que vive na dita casa. Só que, quando lá chegam, são apanhados numa ratoeira…
19. O concerto de rock ’n’ roll
Henrique promete levar os jovens Polegares ao concerto dos Copacetics, a sua banda favorita. Apesar de tanto os pais de Tó e Lúcia como o Avô Polegar os proibirem de sair, Henrique leva Tó e Lúcia no seu bolso, enquanto Catita e Miguel vão até lá no avião de Catita. Mas também o Dr. Buscas estará no recinto, decidido a encontrar Polegares.
20. A Avó Polegar
Tó, Lúcia e Catita têm achado o Avô Polegar triste e decidem que o melhor presente que podem oferecer no seu aniversário será uma “Avó Polegar” que lhe faça companhia. Quando toma conhecimento, o Avô Polegar fica deprimido, achando que os netos já não gostam dele, por o consideram velho, e resolve sair de casa…
21. Os gémeos
Catita deseja anunciar a sua mais recente invenção: um automóvel a gás. Mas as atenções voltam-se todas para o nascimento de gémeos, um acontecimento histórico entre os Polegares. Catita, enciumado, resolve desaparecer com a cama de bronze que Henrique comprou para oferecer aos recém-nascidos, e na qual o Dr. Buscas instalou um transmissor…
22. A Rainha da Amazónia
Henrique e os Polegares viajam até à Amazónia, onde o Professor Mendonça, amigo dos pais de Henrique, espera encontrar Alondra, a sua filha que desapareceu na selva, bem como um misterioso diamante que dizem estar amaldiçoado. Catita e Miguel encontram e roubam o tal diamante, e os Pequeños – uma tribo de Polegares – fazem Lúcia refém até que a pedra lhes seja restituída.
23. O falso tesouro
Os Polegares visitam os seus primos que vivem na montanha, entre eles Rita, uma menina que anda de cadeira de rodas, mas que demonstra ser capaz de grandes habilidades. Quando Rita menciona a existência de um tesouro enterrado no bosque, Miguel rouba o mapa e convence Tó e Catita a irem juntos procurá-lo.
24. A viagem à Irlanda
De passagem pela Irlanda, Henrique visita o Sr. Finnegan, um amigo dos seus pais que é especialista em duendes. Catita fica impressionado com as fantásticas histórias de duendes que ele conta e veste-se de verde para tentar apanhar um. Mas acaba por ser capturado por Finnegan, que o confunde precisamente com um duende…
25. Tut II
Durante uma visita ao Egito, Henrique e os Polegares são raptados e conduzidos até uma pirâmide. Devido à sua semelhança física com o Rei Tut, os egípcios acreditam que ele seja a reencarnação do faraó. Henrique parece entusiasmado com o tratamento que recebe, até se aperceber que terá de passar ali o resto da sua vida…
26. Ben Catita
Em Roma, os Polegares encontram uma passagem secreta que os conduz a um subterrâneo. Aí, descobrem que existem Polegares que vivem aprisionados e escravizados por um imperador tirano que os impede de subir à superfície. Catita é confundido com um lendário gladiador Polegar e, contando com o apoio popular, faz frente ao imperador…
27. Polegares em órbita
Henrique e os pais visitam uma nave espacial que está prestes a ser lançada para o espaço. Acidentalmente, os Polegares estão a bordo no momento da descolagem. Já em órbita, Catita decide trocar um chip do equipamento, provocando uma grave avaria, que colocará a vida de todos os tripulantes (e a deles próprios) em risco…
28. As jóias da coroa
Na Índia, Henrique troca a sua câmara com a de uma princesa. Esta acaba por descobrir os Polegares, que deseja ter como brinquedos. Entretanto, os Polegares descobrem que o Primeiro-Ministro colocou, na câmara da princesa, uma bomba de gás que deverá explodir durante uma exposição, permitindo-lhe roubar as jóias da coroa…
29. Perigo em Hollywood
Henrique visita Hollywood e dececiona-se ao conhecer o seu ator preferido, pois constata que as suas cenas de ação são feitas por um duplo e que, além disso, ele é um alcoólico. É precisamente o excesso de álcool que vai originar uma série de incidentes no estúdio…
Esta série é baseada na coleção de livros The Littles, do americano John Peterson, cujo primeiro volume foi publicado em 1967.
No primeiro livro, a família Bigg, que vive em perfeita harmonia com os Polegares – embora ignore a sua existência –, vai de férias e aluga a casa aos Newcombs. Estes deixam a casa desorganizada e suja, atraindo os maiores inimigos dos Polegares: os ratos. Para agravar a situação, os Newcombs decidem arranjar um gato que os ajude a afastar os roedores – mais uma dor de cabeça para os Polegares!
Nos livros, contrariamente ao que acontece na série, Henrique Graúdo (Henry Bigg) nunca toma conhecimento da existência dos Polegares. Para além disso, não existem o Dr. Buscas e o seu assistente Pedroso.
Produzida pela DIC Entertainment, esta série animada resultou de uma parceria entre a França e os Estados Unidos, existindo assim em duas versões.
Para o visual dos Polegares, os criadores Bernard Deyriès e Edouard David inspiraram-se, em primeiro lugar, nos duendes – o que deu origem às suas orelhas pontiagudas – e no facto de eles viverem nas paredes, como os ratos – explicando-se assim as caudas e o formato dos dentes.
A produção de Os Polegares iniciou-se em 1981, com a criação de um especial em três partes, exibido nos Estados Unidos, na ABC. Este especial deu a conhecer a forma como Henrique Graúdo travou conhecimento com os Polegares.
Em 1985, estes episódios, compilados, deram origem a uma longa-metragem exibida em França: Les Minipouss: leur véritable histoire | Here Come The Littles. Curiosamente, essa exibição deu-se depois de terem sido transmitidos, na televisão francesa, os episódios regulares, funcionando assim como prequela.
A série teve 29 episódios, repartidos em 3 temporadas.
Nas duas primeiras temporadas, as aventuras dos Polegares desenrolam-se na cidade de Vale Grande e arredores, girando grande parte das histórias em torno das perseguições do Dr. Buscas.
Na última temporada, na qual o cientista não aparece, os Polegares viajam pelo mundo, geralmente na companhia de Henrique.
Os episódios das duas primeiras temporadas encerravam com um pequeno segmento intitulado “Pequenas dicas para os pequenos graúdos”.
Nesta rubrica, os Polegares mostravam como aproveitar pequenos objetos do dia-a-dia, alguns sem aparente utilidade, para a construção de brinquedos ou engenhocas.
Algumas destas invenções partiram de sugestões dos espectadores da série.
Na terceira temporada, o bloco de encerramento, “As pequenas astúcias da história”, dava a conhecer factos históricos ou geográficos relacionados com o episódio exibido.
Em 1986, foi produzido um telefilme: Les Minipouss et la Statue de la Liberté | Liberty and the Littles. Este filme, dividido em três episódios, foi incluído tanto em algumas exibições da série – não foi o caso da RTP – como nas edições em DVD.
Em Portugal, a série passou às quartas-feiras, ao fim da tarde, no espaço Brinca Brincando. Mais tarde, repetiu no Agora Escolha.
Embora a RTP exibisse o genérico com o logotipo em francês (Les Minipouss), as vozes de fundo cantavam em inglês (“We are the Littles…”).
Tanto na versão americana como na versão francesa, cada temporada teve um genérico diferente. Já em Portugal, o genérico da primeira série foi o utilizado em todos os episódios.
O tema do genérico em francês foi editado em single.
Em Espanha, onde a série teve o título de Los Diminutos, foi lançada uma caderneta de cromos.
Também em Espanha, a Comics Spain produziu uma coleção de 4 bonecos em PVC.
É possível encontrar várias edições da série em DVD (infelizmente, nenhuma com a dobragem portuguesa).
Também o filme foi lançado em DVD nos Estados Unidos. Em França, apenas existiu uma edição em VHS.